Windows 9x

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Windows 9X
Captura de tela
Windows 9x
Windows 95, primeiro Windows da família 9X.
Produção Microsoft
Modelo Código fechado
Lançamento Dezembro de 1995 (primeira versão da família)
Versão estável Windows ME 4.90.3000
Arquitetura(s) i386
Núcleo Monolítico, posteriormente micronúcleo
Interface Interface gráfica (linha de comando também disponível)
Licença MS-EULA
Estado de desenvolvimento
Descontinuado

Windows 9X é um termo genérico que se refere às versões do Microsoft Windows híbridas 16/32 bits: Windows 95, Windows 98 e Windows ME, produzidas na década de 90 (daí o nome). Todos esses sistemas fazem parte da série 4.X e contam com o MS-DOS, porém não são interfaces gráficas.

Após ser instalado um sistema Windows 95, 98 ou ME, o MS-DOS é automaticamente instalado no disco rígido para carregar o sistema posteriormente. Entretanto, no Windows 95 e 98, o MS-DOS pode ser utilizado normalmente apenas encerrando o Windows e entrando no modo MS-DOS. Esta funcionalidade, portanto, foi removida do Windows ME a fim de oferecer maior velocidade no carregamento do sistema.

Os sistemas Windows 9X e NT possuem grandes diferenças em sua arquitetura. Apesar dos sistemas Windows NT compartilharem a mesma interface gráfica e alguns programas com os sistemas 9X, eles não são baseados no mesmo código fonte. O Windows ME (DOS) e o Windows 2000 (NT), como exemplo, lançados ambos no mesmo ano, compartilham diversas similaridades gráficas e alguns conjuntos de aplicações, porém não compartilham do mesmo código.

Relação com o MS-DOS[editar | editar código-fonte]

A família 9X reduziu notavelmente a dependência do MS-DOS. O Windows 95 e 98 eram executados sobre o MS-DOS e dividiam o controle do hardware. Já no Windows ME, O MS-DOS apenas servia como um programa de boot e como auxílio ao uso de programas de 16-bits. Ao iniciar o o PC, o MS-DOS era carregado e abria o arquivo WIN.COM, que carregava o sistema operacional. O arquivo, depois do "boot", desligava o DOS.

Versões[editar | editar código-fonte]

Várias versões do Windows estão incluídas na família 9X. São elas:

Requisitos de Hardware[editar | editar código-fonte]