Windows Neptune

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Microsoft Neptune
Versão do sistema operativo Windows NT
Vista-looknfeel.png
Produção Microsoft
Modelo Código Fechado
Versão estável Neptune Beta Build 5111
Núcleo Micronúcleo
Licença Lançamento para testes
Página oficial Microsoft Corporation
Estado de desenvolvimento
Descontinuado

O Microsoft Neptune (em português: Microsoft Netuno) era uma versão do Microsoft Windows de 32 bits que foi desenvolvida entre janeiro de 1999 e janeiro de 2000, sendo projetada como uma versão Home Edition do Windows 2000, já que este sistema operacional era direcionado a empresas e o público geral não precisava de muitos dos recursos pensados para o sistema corporativo. Paralelamente a isso, a linha 9x, ainda baseada no velho DOS, já demonstrada claros sinais de cansaço, como a dificuldade para gerenciar memória RAM e armazenamento em grande volume, por exemplo. Se o projeto fosse continuado, seriam removidos os aplicativos corporativos, e o sistema se tornaria muito mais orientado à multimídia.

Após a Microsoft abandonar o desenvolvimento do sistema, muitas idéias e funções que seriam introduzidas no Neptune e no Windows 2000 foram incorporadas ao projeto Whistler, lançado em 2001 como Windows XP, e a Microsoft lançou outro sistema operacional para usuários baseada em DOS derivado do Windows 98, o famigerado Windows Me.

Entendendo o Windows Neptune[editar | editar código-fonte]

Recursos[editar | editar código-fonte]

Algumas das ferramentas introduzidas no Neptune build 5111 são um rudimentar firewall para internet e conexões de rede, solução posteriormente integrada ao Windows XP como Firewall para Conexões de Internet, rebatizada posteriormente como Windows Firewall. Outra função importante incluída nos builds do Windows Neptune foi o sistema de controle de usuários, que já existia no Windows NT (e também no Windows 2000), mas que trabalhava de forma mais discreta, embora muito eficiente. O Neptune trazia uma abordagem mais amigável, inclusive com uma nova tela de logon de usuário, uma novidade à época. Com o abandono do projeto Neptune pela Microsoft, este foi mais um recurso que foi incorporado ao projeto "Whistler".

Ambiente Gráfico[editar | editar código-fonte]

Quanto ao ambiente gráfico, fica muito próximo ao ambiente do Windows 2000 e Windows Millenium, com o clássico 3D acinzentado. A tela de carregamento (inicialização) do "Microsoft Neptune" é bastante semelhante à do Windows 2000, com destaque para os dizeres Under Construction - Em Construção.

Sistema de Arquivos[editar | editar código-fonte]

O sistema de arquivos padrão é o formato NTFS, que é suportado por todas as versões do Windows NT, pelo Windows 2000, XP, pela família Windows Server (2003, 2008 e 2012) e Windows Vista, e mais recentemente por Windows 7, 8, 8.1 e 10, tendo suporte nativo também ao FAT 16 usado pelo Windows 3.x e Windows 95 e ao FAT 32 usado pelo Windows 98 e Windows Me.

Versões Existentes[editar | editar código-fonte]

Apenas duas builds do Microsoft Neptune foram compiladas: 5000 e 5111, sendo a build 5111 compilada apenas algumas semanas antes do projeto ser abandonado.

Numeração das versões[editar | editar código-fonte]

As versões alpha do Microsoft Neptune tem os números de build 5000 e 5111 porque, apesar de não ser baseado na linha 9x/Me/DOS, seria a versão sucessora dos mesmos, herdando a numeração da série 9x/Me em vez da série NT. Em comparação direta, o Windows 2000 - lançado dois meses depois da versão final do Neptune - tem ID de versão 2195. A série NT supera a linha 9x apenas em Julho de 2005 com a build Windows Vista Beta 1, com o ID de versão 5112.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]