Telstra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Telstra Corporation Limited
Fundação 12 de junho de 1975
Sede Melbourne, Austrália
Pessoas-chave David Thodey (CEO)

Catherine Livingstone (Chairman)

Produtos Linhas de telefone fixo e móvel, serviços de internet e televisão digital.
Website oficial telstra.com

Telstra Corporation Limited (OTC Pink: [1]) é maior companhia australiana na área de telecomunicações, operando desde a construção,operação e manutenção de redes de telefonia fixa e móvel.A companhia também atua nas áreas de internet é a maior fornecedora de televisão a cabo do país.Por quase cem anos,a empresa foi a única fornecedora de serviços de telecomunicação no país.Originada da mesma comissão que fundou o "Australian Post" (Correios da Australia). Desde 2011,a empresa é totalmente privada.Atualmente,mais de um milhão de australianos possuem ações da empresa.[1]

História[2][editar | editar código-fonte]

A Australian Communications era controlada originalmente pela organização estatal Postmaster General's Department, criada em 1901. Em 1 de julho de 1975, comissões separadas foram estabelecidas por lei para substituir a PMG. A responsabilidade dos serviços postais é transferido para a Australia Post. Mais tarde a Telecom Australia, passou adquirir os serviços da AC. Em 1989, a ATC foi reconstituída como Australia Telecommunications Corporation.

Em 1992, a Comissão de Telecomunicações do Exterior, uma agência governamental independente, fundada em 1946, se fundiu com a Comissão Australiana de Telecomunicações que continuou a operar sob as identidades conjuntas de Australia Telecom e OTC.Em 1993,ambas foram renomeadas como a Telstra Corporation Limited . O nome "Telstra" é derivado da palavra Australia Telecomunications (TEL Telecomunicações e STRA de Austrália). A marca "Telstra",foi operada internacionalmente a partir de 1993,enquanto que nacionalmente,a marca Telstra só passou a ser usada a partir de julho de 1995,quando até então a empresa usava o nome de "Australia Telecom".A mudança de nome foi realizada aos poucos dentro do território australiano para que quando a empresa perdesse o monopólio estatal a população já estivesse acostumada com a marca e o nome

Desde 1996,quando a legislação de telecomunicações australiana foi alterada, a Telstra passou a enfrentar a concorrência da Optus que se tornou a segunda maior empresa de serviços de telefonia da Austrália e ao braço australiano da operadora Vodafone. Ainda assim,ela é opera a maior parte das linhas de telefone fixas e moveis do país.Somada a isto,a operadora ainda registra o maior número de assinantes do seu serviço de televisão a cabo da Austrália.

Referências

  1. «Future Fund completes portfolio rebalancing and achieves market weight in Telstra» (PDF). Future Fund. Australian Government. 15 de agosto de 2011. Consultado em 3 de dezembro de 2013. 
  2. Telstra. «The Telstra History». Consultado em 9 de dezembro de 2012.