Temporada (esporte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Em uma liga esportiva organizada, uma temporada (inglês: season) é a porção de um ano na qual jogos regulamentados do esporte acontecem. No futebol brasileiro, a temporada se inicia com os principais campeonatos estaduais, em janeiro, e acaba no começo de dezembro, com o fim do Campeonato Brasileiro; no futebol europeu, é geralmente de agosto até maio (apesar de que em alguns países, especialmente aqueles da Escandinávia, a temporada comece na primavera e termine no outono devido às condições de clima encontradas durante o inverno). Na Major League Baseball, uma temporada dura aproximadamente de abril a setembro. Um ano, muitas vezes, pode ser dividido em várias partes distintas (às vezes, elas mesmas chamadas “temporadas”). São elas:

Pré-temporada[editar | editar código-fonte]

A maioria dos esportes coletivos tem um período de treinos e partidas de exibição ou amistosas antes do início oficial da temporada. Os resultados dos jogos não têm nenhum significado para a temporada que está por vir, mas servem como um modo de preparar os jogadores e a equipe, e elevar o perfil da equipe por meio de excursões lucrativas.

Temporada regular[editar | editar código-fonte]

O termo temporada regular (regular season) é usado para indicar o tempo quando a parte principal das partidas é disputada. Na América do Norte, é comum estabelecer um número de jogos a serem disputados na temporada regular, antes da pós-temporada. Em outros lugares, competições de liga e/ou copa são jogadas durante esse tempo. Dependendo do esporte e da liga, todas as equipes podem ou não jogar umas contra as outras. Há normalmente um número predeterminado de jogos. Tipicamente, uma equipe jogará metade das partidas em sua “casa” e outra metade “fora”.

Pós-temporada[editar | editar código-fonte]

Ver Competições eliminatórias

Em esportes com mata-matas (ou playoffs), eles geralmente ocorrem após o término da temporada regular. Um número seleto de equipes, geralmente aquelas com a melhor marca total (mais vitórias, menos derrotas), entram em um torneio mata-mata. Cada esporte pode usar um de muitos sistemas de mata-mata para determinar o campeão. As equipes competem entre si pelo prêmio máximo de sua liga.

Baixa temporada[editar | editar código-fonte]

A baixa temporada (off-season) é o tempo do ano quando não há nenhuma competição oficial. Embora a gerência dos clubes continue a trabalhar, os atletas tirarão férias. Também, vários eventos como drafts, transferências e importantes contratações de agentes livres ocorrem. Geralmente, a maior parte dos atletas mantém a forma durante a baixa temporada em preparação para a próxima temporada. Certas novas regras na liga podem ser feitas durante esse tempo, e se tornarão válidas durante a próxima temporada regular.

Temporadas por esporte[editar | editar código-fonte]

Temporadas regulares de certos esportes ocorrem normalmente durante esses meses:

  • Automobilismo - O ano todo, mas geralmente concentrado de março a outubro.
  • Basquetebol — Na maioria dos países, no final de outubro a meados de abril, com os playoffs (mata-mata) se estendendo até meados de junho.
  • Beisebol — De abril a início de outubro, com os playoffs se estendendo até o início de novembro.
  • Futebol - Normalmente, de agosto a maio, no hemisfério norte, e de fevereiro a novembro, no hemisfério sul. Em alguns países do hemisfério norte com climas severos no inverno (como Estados Unidos, Noruega e Suécia), a temporada é disputada dentro de um ano civil (aproximadamente de março a novembro) para evitar o pior clima. No entanto, outras ligas usam pausas de inverno para evitar a maioria dos dias mais frios para evitar que os jogadores sofram de hipotermia.
  • Futebol Americano — No caso da NFL, a temporada regular começa no segundo fim de semana de setembro (depois de um mês de jogos de exibição) e termina 17 semanas depois, em torno do dia de Ano Novo. Os playoffs culminam com o Super Bowl (final) no primeiro domingo de fevereiro.
  • Golfe - O ano todo.
  • Hóquei no Gelo — Na maioria dos países onde é praticado, de início de outubro a meados de abril, com os playoffs se estendendo até o início de junho.
  • Natação - O ano todo.
  • Tênis - O ano todo.