The Left Handed Gun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Left Handed Gun
The Left Handed Gun
Cartaz do filme, destacando Paul Newman
No Brasil Um de Nós Morrerá[1]
Em Portugal Vício de Matar[2]
 Estados Unidos
1958 •  p&b •  102 min 
Género cinema western
Direção Arthur Penn
Roteiro Leslie Stevens
Gore Vidal (programa de TV)
Elenco Paul Newman
Lita Milan
John Dehner
Idioma língua inglesa

The Left Handed Gun (prt: Vício de Matar; bra: Um de Nós Morrerá) é um filme estadunidense de 1958 do gênero western dirigido por Arthur Penn. O filme é sobre os lendários homens do Velho Oeste americano, Billy the Kid (Paul Newman) e Pat Garrett (John Dehner). Nesse primeiro trabalho do diretor Penn o roteirista foi Leslie Stevens que adaptou uma versão teatral para a TV de Gore Vidal. Vidal revisou seu material num filme produzido para a TV em 1989 chamado Billy the Kid.

O título original (tradução mais fiel seria "A arma do canhoto") se refere à crença da época de que Billy the Kid era canhoto, conforme uma foto histórica conhecida dele em que aparece com o coldre com a arma do lado esquerdo do corpo. Atualmente se sabe que a foto traz uma imagem reversa. Mesmo assim, na interpretação Newman usou muito em cena a mão direita pois o personagem sofreu uma grave queimadura no braço esquerdo devido a um incêndio e passa a maior parte da película com o braço ferido imobilizado ou o movimentando com dificuldade.

Elenco[editar | editar código-fonte]

James Best e Denver Pyle formariam dupla novamente em The Dukes of Hazzard (br.: Os Gatões). James Best, Denver Pyle e John Dehner voltaram a filmar juntos em Cast a Long Shadow (1959).

Sinopse[editar | editar código-fonte]

William Bonney, conhecido como "Billy the Kid", se afeiçoa a seu novo patrão criador de gado conhecido apenas como "Inglês". Quando tentava negociar um rebanho com o exército, o Inglês é emboscado e assassinado por empresários e o xerife corrupto da cidade de Lincoln, que não desejavam concorrência. Bonney se junta a dois comparsas jovens como ele e parte para a vingança contra os vilões. Nesse confronto ele acaba se indispondo contra um outro novo amigo, o pistoleiro e ex-fora-da-lei Pat Garret, que resolve assumir o cargo de xerife para perseguir Billy.

A imagem original que deu a fama de canhoto ao Billy.

Referências

  1. Um de Nós Morrerá no CinePlayers (Brasil)
  2. Vício de Matar no SapoMag (Portugal)
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme de faroeste é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.