The Rain Song

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"The Rain Song"
Canção de Led Zeppelin
do álbum Houses of the Holy
Lançamento 28 de março de 1973
Gravação 1972
Gênero(s) Folk rock, rock progressivo, hard rock[1]
Duração 7:37
Gravadora(s) Atlantic
Composição Jimmy Page / Robert Plant
Produção Jimmy Page
Faixas de Houses of the Holy
Último
"The Song Remains the Same"
(1)
"Over the Hills and Far Away"
(3)
Próximo

"The Rain Song" é uma canção da banda britânica de rock Led Zeppelin condita em seu quinto álbum de estúdio Houses of the Holy, de 1973. A canção foi composta por Jimmy Page e Robert Plant e gravada em 1972 pela Atlantic Records. "The Rain Song" foi tocada pela banda em seus shows e está presente em seu álbum ao vivo The Song Remains the Same de 1975.

Gravação[editar | editar código-fonte]

"The Song Rain" é uma balada de mais de 7 minutos de duração. O guitarrista Jimmy Page originalmente construiu a melodia desta canção em sua casa em Plumpton, Inglaterra, onde tinha instalado recentemente um console de estúdio. Um novo modelo de Vista, que foi, em parte, feito a partir do Pye Mobile Studio, que tinha sido usado para gravar o concerto do grupo no Royal Albert Hall e o álbum Live at Leeds, do The Who.[2]

Page foi capaz de trazer um arranjo concluído da melodia, para o qual o cantor Robert Plant compôs as palavras. Esta canção é considerada por Plant como o seu melhor desempenho vocal em geral.[3] A canção também possui um mellotron interpretado por John Paul Jones adequando-se ao efeito orquestral, enquanto Page toca uma guitarra Danelectro.[2]

George Harrison teria sido a inspiração para "The Rain Song", quando ele fez um comentário para o baterista da banda, John Bonham, sobre o fato de que o grupo nunca escreveu nenhuma balada.[4] [5] Em homenagem a Harrison, a abertura de dois acordes é reconhecidamente emprestada da primeira linha de sua balada "Something" com os Beatles.[4]

O título de trabalho para esta faixa era "Slush", uma referência à escuta fácil de arranjo orquestral simulada.[2]

Créditos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Janovitz, Bill. «The Rain Song - review». All Media Guide (em inglês). Allmusic. Consultado em 12 de outubro de 2012. 
  2. a b c Lewis 1994
  3. Scaggs, Austin. Q&A: Robert Plant, Rolling Stone, 1º de novembro de 2010. Página visitada em 09 de maio de 2014.
  4. a b Edwards, Gavin (30 de julho de 2003). «Houses Of The Holy - Led Zeppelin» (em inglês). Rolling Stone. Consultado em 09 de maio de 2014. 
  5. Brad Tolinski (2012), Light & Shade Conversations Jimmy Page, Crown Publishing Group, ISBN 0307985717

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

  • Lewis, Dave (2004). The Complete Guide to the Music of Led Zeppelin (em inglês) Omnibus Press [S.l.] p. 96. ISBN 0-7119-3528-9. 
  • Welch, Chris (1998). Led Zeppelin: Dazed and Confused: The Stories Behind Every Song (em inglês) 1ª ed. (Nova Iorque, NI: Thunder's Mouth Press). p. 160. ISBN 1-56025-818-7. 
Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.