The Secret of the Sword

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Secret of the Sword
The Secret of the Sword
Capa do lançamento em DVD
No Brasil O Segredo da Espada Mágica
 Estados Unidos
1985 •  cor •  91 min 
Gênero
Direção
  • Ed Friedman
  • Lou Kachivas
  • Marsh Lamore
  • Bill Reed
  • Gwen Wetzler
Produção
Roteiro
  • Larry DiTillio
  • Bob Forward
Elenco
  • John Erwin
  • Melendy Britt
  • Alan Oppenheimer
  • Linda Gary
  • George DiCenzo
  • Erika Scheimer
  • Lou Scheimer
Música
Edição Joe Gall
Companhia(s) produtora(s) Filmation
Distribuição Atlantic Releasing
Lançamento 22 de março de 1985
Idioma inglês
Orçamento US$ 2 milhões[1]
Receita US$ 6.500.000[2]

The Secret of the Sword, também conhecido como He-Man and She-Ra: The Secret of the Sword (bra: O Segredo da Espada Mágica)[3][4][5] é um filme estadunidense de 1985, dos gêneros animação e fantasia, produzido pela Filmation. Embora lançado antes da série She-Ra: Princess of Power começar, o filme foi uma compilação dos primeiros cinco episódios com pequenas edições feitas. O filme fez parte de uma tendência de filmes de animação lançados nos cinemas, criados por produtores de programas de TV e brinquedos, durante os anos 1980.[6]

The Secret of the Sword foi mostrado pela primeira vez na televisão, em sua forma episódica original, durante a semana da estreia da série She-Ra, de 9 de setembro de 1985 a 13 de setembro de 1985. Para fins de série, o filme é conhecido como o enredo The Sword of She-Ra.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Em Eternia, a Feiticeira do Castelo de Grayskull é acordada uma noite por uma misteriosa espada mágica que a leva a um portal brilhante conhecido como 'Portal do Tempo'. Reconhecendo a espada como a 'Espada de Proteção', a Feiticeira convoca Príncipe Adam e Pacato, o tigre, para o Castelo de Grayskull e os envia através do portal para encontrar a pessoa destinada a possuir a espada.

No outro mundo dimensional de Etheria, Adam e Pacato descobrem que Etheria é governada por um exército intergalático maligno conhecido como Horda. Adam entra em uma luta com alguns soldados da Horda e os vence com a ajuda de Arqueiro, que diz a Adam que ele e seu amigo Corujito são membros da 'Grande Rebelião'. Os dois levam Adam e Pacato para a base da rebelião na Floresta do Sussurro. Eles encontram os outros rebeldes, incluindo sua líder, a Princesa Cintilante, o povo da árvore, O Twiggetts, e Madame Rizzo, a bruxa comicamente inepta, que chega montada em Vassourito, sua Vassoura falante, para revelar que a Horda está ameaçando escravizar os aldeões, a menos que os rebeldes sejam responsáveis ​​pela briga e se entregam. Arqueiro está disposto a fazer isso, mas Adam e Cintilante convencem o grupo de que eles devem lutar para salvar os aldeões.

Enquanto a Horda, liderada pela Capitã da Força, Adora, começa a levar embora os aldeões, eles são atacados pelos Rebeldes, ajudados por Adam e Pacato, em suas identidades secretas de He-Man e Gato Guerreiro. He-Man confronta Adora e a Espada de Proteção brilha na presença dela, revelando que ela é quem ele está procurando. Essa distração permite que a Horda nocauteie He-Man e o capture.

Madame Rizzo usa adivinhação para descobrir que a Horda levou He-Man para sua prisão na Ilha da Besta, e os rebeldes vão até lá para tentar resgatá-lo. Na prisão, Adora interroga He-Man e concorda que a espada parece destinada a ela, ao que He-Man retruca que ele deve dá-la a alguém que serve ao bem ao invés do mal. Acontece que Adora pensa que os rebeldes são maus e a Horda os governantes legítimos e benevolentes de Etheria, embora ela admita não saber muito sobre a vida fora da base da Horda. Quando He-Man a desafia a ver por si mesma como é realmente a vida em Etheria, Adora diz que vai pensar sobre isso. Os rebeldes chegam na Ilha da Besta e conseguem entrar na prisão para encontrar He-Man, mas acabam capturados e presos. Felizmente, Corujito consegue escapar da captura e liberta He-Man, que então liberta os outros e destrói a prisão. Nesse meio tempo, Adora se aventura nas cidades fora da Zona do Medo e vê as crueldades que os cidadãos de Etheria são forçados a suportar nas mãos da Horda.

Enquanto Hordak e Sombria debatem sobre He-Man, eles são confrontados por Adora empunhando a Espada de Proteção. Ela descobrira o quão cruel a Horda realmente é, mas Sombria encanta Adora em um sono místico que a fará esquecer o que ela aprendeu e pega a espada, planejando aprender seus segredos. Mais tarde, Hordak mostra à Horda sua mais recente arma, o Magna-Beam, um transportador movido a força de vontade que permitirá que ele mande toda a base rebelde para o exílio para sempre. No entanto, nenhum dos cativos da Horda tem força de vontade suficiente para carregar totalmente a máquina. He-Man entra furtivamente na base da Horda procurando por Adora, mas Adora mais uma vez pensa que ele é o vilão e o prende. Hordak então coloca He-Man no Magna-Beam para carregá-lo durante a noite.

Mais tarde naquela noite, Adora tem pesadelos sobre o destino de He-Man e ouve uma voz chamando seu nome. Adora descobre a Feiticeira falando com ela através da Espada de Proteção e convencendo-a a ajudar He-Man, que a Feiticeira revela ser não apenas o mocinho, mas também o irmão gêmeo de Adora, no qual Adora imediatamente acredita. Depois de ouvir a instrução da Feiticeira, Adora pensa sobre o que ela disse, mas descobre que He-Man está em apuros. Sentindo amor por seu irmão, Adora quebra os feitiços de Sombria para sempre, e então segue a instrução de Feiticeira segurando a espada e dizendo "Pela Honra de Grayskull!", transformando-se na superpoderosa She-Ra, A Princesa do Poder. Após salvar He-Man, a dupla destrói o Magna-Beam e foge no cavalo de Adora, Espírito, que na presença de She-Ra é transformado em um unicórnio alado falante chamado Ventania.

She-Ra então revela a He-Man ser sua irmã, deixando-o confuso, pois ele tem certeza de que não tem uma irmã. Quando She-Ra explica que quem lhe contou foi a 'mulher na espada', He-Man usa a Espada de Proteção para contatar a Feiticeira e ela explica tudo. Quando Adam e Adora nasceram do Rei Randor e da Rainha Marlena, Eternia foi invadida pela Horda. Incapaz de derrotar o poder combinado do exército Eterniano e a magia do Castelo de Grayskull, Hordak conspirou para desmoralizá-los sequestrando os membros da realeza recém-nascidos, auxiliado por seu pupilo favorito (e futuro arqui-inimigo de He-Man) Esqueleto. Embora o sequestro tenha sido interrompido por Duncan, Hordak escapou com Adora e fugiu através de um Portal do Tempo. A Feiticeira não conseguiu descobrir para qual dimensão Hordak levara Adora, então ela lançou um feitiço sobre o povo de Eternia, exceto nela mesma, em Duncan, no Rei Randor e na Rainha Marlena, o qual apagou todas as memórias sobre Adora. Assim, Adam foi criado sem saber da existência de sua irmã. Convencido pela história da Feiticeira, He-Man aceita She-Ra como sua irmã. Retornando ao acampamento Rebelde como Adam e Adora, a Rebelião aceita Adora depois de saber que Adora tivera sua mente controlada para servir a Horda. Os rebeldes também descobrem que a Rainha Ângela, legítima governante do Reino de Lua Clara, está sendo mantida prisioneira nas proximidades da Montanha Talon, então Adam e Adora se oferecem como para resgatá-la. Como He-Man e She-Ra, eles derrotam Hunga, a Harpia, a carcereira da Rainha Angela, libertam a Rainha Angela e a reúnem com seu povo e com sua filha Cintilante.

Adam leva Adora de volta para Eternia para se reunir com seus pais, mas Hordak descobriu que Adora está com os rebeldes e os persegue através do Portal do Tempo. Encontrando-se de volta à Eternia, Hordak vai para sua antiga base na Montanha da Cobra e descobre que o Esqueleto é agora o principal vilão de Eternia. Esqueleto não fica satisfeito em ver seu antigo mentor. Ao saber que Hordak está atrás de Adora, Esqueleto concorda em ajudá-lo a se livrar dele. Disfarçados magicamente de cozinheiros, e com Hordak escondido dentro de um bolo gigante, Esqueleto e seus capangas conseguem se infiltrar no palácio real e sequestrar Adora.

Enquanto Duncan, Teela e He-Man garantem ao desesperado rei e rainha que eles vão salvar Adora, Esqueleto trai Hordak e o força de volta para Etheria, planejando resgatar Adora ele mesmo. No entanto, Adora consegue enganar seus captores e, recuperando sua espada, lida com os vilões como She-Ra antes de encontrar o grupo de resgate. Adora decide retornar a Etheria para ajudar a Rebelião, uma decisão aceita por sua família, e a Feiticeira envia Adora e Espírito de volta para Etheria, dizendo-lhes que eles podem usar a Espada de Proteção para invocar ajuda de Eternia caso precisem. Adam e Pacato vão junto, se oferecendo para "ajudar Adora a dar um grande começo na Rebelião". Como He-Man e She-Ra, os gêmeos ajudam os rebeldes a libertar Lua Clara, aprendendo mais sobre os poderes de She-Ra no processo, incluindo o uso de empatia para se comunicar com os animais selvagens da Floresta Sussurrante e curando Ventania quando ele é baleado pela Horda. He-Man e Gato Guerreiro então retornam para Eternia, enquanto She-Ra e Ventania decidem ficar até que Etheria esteja livre.

Referências

  1. Aljean Harmetz (1 de maio de 1985). «Video Alters Economics of Movie Animation». The New York Times (em inglês). Nova Iorque, EUA: The New York Times Company. p. C19. Consultado em 29 de setembro de 2021 
  2. «A Rally For G Ratings Clubhouse Gets Bandwagon Rolling For Family Entertainment». Orlando Sentinel (em inglês). Tribune Publishing. Consultado em 29 de setembro de 2021 
  3. «DVD He-Man e She-Ra : O Segredo da Espada Mágica». HBCollection. Consultado em 29 de setembro de 2021 
  4. «Filmes tipo O Segredo da Espada Mágica». FilmesTipo. Consultado em 29 de setembro de 2021 
  5. André Azenha (22 de junho de 2020). «MESTRES DO UNIVERSO (Masters of The Universe, 1987) e o He-Man do cinema que acabou não sendo». Histórias do Cinema. Consultado em 29 de setembro de 2021 
  6. Leonard Maltin, Jerry Beck (1987). Of Mice and Magic: A History of American Animated Cartoons (em inglês) 2ª, ilustrada, revisada ed. EUA: New American Library. p. 351. ISBN 9780452259935 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.