The White Buffalo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2018). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The White Buffalo
A Carga do Búfalo Branco (PRT)
O grande búfalo branco (BRA)
 Estados Unidos
1977 •  cor •  97 min 
Direção J. Lee Thompson
Roteiro Richard Sale
Elenco Charles Bronson
Jack Warden
Kim Novak
Will Sampson
Género aventura western
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

The White Buffalo (pt: A Carga do Búfalo Branco / br: O grande búfalo branco) é um western dos Estados Unidos de 1977, realizado por J. Lee Thompson.

O filme foi produzido pelo estúdio Dino de Laurentiis Corporation e distribuído pela United Artists, com argumento de Richard Sale, baseado em livro dele mesmo. A música é de John Barry, a fotografia de Paul Lohmann, o desenho de produção de Tambi Larsen, a direção de arte de James L. Berkey, o guarda-roupa de Dennis Fill e Eric Seelig e a edição de Michael F. Anderson.

O roteiro traça um interessante paralelo na vida de duas figuras lendárias do Velho Oeste: Cavalo Louco e Wild Bill Hickok, célebres pela selvageria, ódio aos inimigos e valentia demonstrada nas guerras da cavalaria estadunidense contra os índios, cada um lutando por um lado diferente. E mortos em épocas próximas, ambos à traição: Hickok foi assassinado por um tiro nas costas em 1876, durante um jogo de cartas; e Cavalo Louco foi morto por um soldado quando era prisioneiro, em 1877. Mas o elo entre os dois se torna evidente só depois que surge um imenso e feroz Búfalo Branco nas terras indígenas.

Mas os produtores resolveram alcançar um público maior e aproveitaram a história de alguns homens lutando contra uma força monstruosa da natureza, parecida com a do mega-sucesso Jaws de dois anos antes, e forçaram ainda mais a semelhança entre os filmes, como se fosse a mesma história mas desta vez ambientada no Velho Oeste. Sob esse aspecto os efeitos especiais decepcionaram e prejudicaram o filme, não chegando nem perto da técnica mostrada por Steven Spielberg.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 1874 Wild Bill Hickok retorna para o Oeste atraído por pesadelos diários com um enorme búfalo branco que o apavora. Sem saber da sua já grande fama, tenta usar o nome de James Otis, mas é constantemente reconhecido por antigos camaradas, amores e por vários inimigos. Em sua primeira parada, na cidade de Cheyenne (Wyoming), uma visão perturbadora: milhares de ossos de búfalos se amontoam ao longo dos trilhos dos trens (comboios). Continuando a viagem, ele passa pela cidade de Fetterman e chega enfim em Deadwood, Dacota do Sul, onde reencontra o antigo camarada caolho Charlie Zane. Este lhe confirma que o búfalo é real, pois o viu há alguns dias nas terras sagradas dos índios, nas montanhas de Black Hills. Os dois resolvem partir para a caça ao monstruoso animal: Hickok, para tentar acabar com os pesadelos; e Zane para ganhar um bom dinheiro, pois ouviu falar que Buffalo Bill recebera uma fortuna quando vendeu a cabeça de um outro búfalo albino a um milionário.

No caminho, avistam um guerreiro Sioux sendo atacado por vários inimigos de uma tribo rival. Eles não sabem que ele é Cavalo Louco, grande chefe de sua tribo. Mas agora Cavalo Louco se chama Verme, pois seu antigo nome lhe fora retirado pelos outros índios até que mate o Búfalo Branco. Isso aconteceu porque, depois que o animal atacara a aldeia e matara uma de suas filhas, Cavalo Louco ficou tão abalado que perdeu a confiança de seus guerreiros. Como punição eles o retiraram do nome e de suas honrarias e só as devolveriam se ele conseguisse trazer a carcaça do búfalo, morto pelas suas próprias mãos.

Os dois brancos e o sioux são inimigos mortais, mas para surpresa de Zane, Hickok resolve ajudar Cavalo Louco contra seus atacantes e depois em sua missão, pois sente que o índio e o búfalo estão ligados a ele. E no fim ouvirá uma revelação que confirmará sua intuição.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

Applications-multimedia.svg A Wikipédia tem o