Foo Fighters (álbum)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de This Is a Call)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Foo Fighters
Álbum de estúdio de Foo Fighters
Lançamento 4 de julho de 1995
Gravação 17 de outubro-23 de outubro de 1994
Gênero(s) Rock alternativo
Grunge
Duração 44:01
Gravadora(s) Roswell
Capitol Records
Produção Foo Fighters
Barrett Jones
Opiniões da crítica

O parâmetro das opiniões da crítica não é mais utilizado. Por favor, mova todas as avaliações para uma secção própria no artigo. Veja como corrigir opiniões da crítica na caixa de informação.

Cronologia de Foo Fighters
The Colour and the Shape
(1997)

Foo Fighters é o álbum de estreia da banda americana Foo Fighters, foi lançado no dia 4 de julho de 1995.

Teve origem de uma fita demo que Dave Grohl fez, onde ele tocava todos os instrumentos.

Gravação e turnê de divulgação[editar | editar código-fonte]

Dave Grohl passou quatro anos como baterista da banda grunge Nirvana. Nesse período desenvolveu uma série de composições não divulgadas, uma forma de preservar a interação do grupo. Em contrapartida Dave gravou algumas demos em estúdio, sendo que algumas canções foram compiladas no álbum Pocketwatch, lançado com o pseudônimo "Late!", em 1992. Kurt Cobain, ao saber que Dave estava a grava com Barrett Johnes, pediu pra ouvir o material. Segundo Dave, ele ouviu as versões demo de Alone + Easy Target, Exhausted e Big me, tendo gostado bastante das duas primeiras a ponto de sugerir que elas se tornassem músicas do Nirvana, algo que infelizmente não ocorreu devido ao próprio Dave desencorajar Kurt, talvez temendo que isso mais tarde acabasse em uma disputa por poder criativo que resultasse no fim do grupo.

Após a morte de Kurt Cobain em Abril de 1994, Grohl considerou abandonar a música, mas eventualmente resolveu gravar como "experiência catártica" suas composições. Em Outubro do mesmo ano, Grohl entrou no Robert Lang's Studio em Seattle com o amigo e produtor musical Barrett Jones. No espaço de uma semana, Grohl gravou as faixas cantando e tocando todos os instrumentos, com exceção de uma guitarra em "X-Static" por Greg Dulli do grupo americano Afghan Whigs. Para manter o anonimato, Grohl escolheu o nome "Foo Fighters" para criar a ilusão de que era uma banda em vez de "aquele cara do Nirvana".

Grohl passou fitas das gravações para amigos, e eventualmente atraiu a atenção de gravadoras. Eventualmente um contrato foi assinado com a Capitol Records por Grohl conhecer o presidente Gary Gersh desde que ele era da gravadora do Nirvana. A fita se tornou o primeiro álbum do Foo Fighters, também intitulado Foo Fighters.

Para divulgar o trabalho e tocar as músicas ao vivo, Grohl decidiu montar uma banda completa. Grohl chamou o guitarrista Pat Smear, que tocara no The Germs e era membro da banda de turnê do Nirvana, e após tomar conhecimento sobre o fim da banda conterrânea de rock alternativo Sunny Day Real Estate, convocou o baixista Nate Mendel e o baterista William Goldsmith. A banda realizou sua primeira turnê ainda em 1995 abrindo concertos para Mike Watt. O Foo Fighters tocaria cerca de 190 vezes ao longo de 1995 e 1996.

Seu primeiro single "This Is a Call" foi lançado em junho de 1995, e o álbum de estréia no mês seguinte. "I'll Stick Around" e "Big Me" foram os singles lançados nos meses seguintes.

Faixas[editar | editar código-fonte]

Todas as faixas por Dave Grohl.

N.º Título Duração
1. "This Is a Call"   3:53
2. "I'll Stick Around"   3:52
3. "Big Me"   2:12
4. "Alone+Easy Target"   4:05
5. "Good Grief"   4:01
6. "Floaty"   4:30
7. "Weenie Beenie"   2:45
8. "Oh, George"   3:00
9. "For All the Cows"   3:30
10. "X-Static"   4:13
11. "Wattershed"   2:15
12. "Exhausted"   5:45
Duração total:
44:01
Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de Foo Fighters é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.