Tião Carreiro & Pardinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tião Carreiro e Pardinho)
Tião Carreiro & Pardinho
Informação geral
Origem Monte Azul (Tião Carreiro)
São Carlos (Pardinho)
País  Brasil
Gênero(s) Música sertaneja, moda de viola, pagode de viola, cateretê.
Período em atividade 1954-1978; 1981-1988
Gravadora(s) Chantecler; Continental; RCA-Victor
Integrantes José Dias Nunes
Antônio Henrique de Lima

Tião Carreiro & Pardinho foi uma dupla brasileira de música sertaneja, expoente de uma de suas variantes mais tradicionais, a moda de viola, e do pagode de viola, uma variante do cateretê. A dupla era composta pelos músicos José Dias Nunes (Tião Carreiro), responsável pelos solos de viola caipira e pela voz mais grave, e Antônio Henrique de Lima (Pardinho), encarregado do som de base, no violão ou na viola, e da voz mais aguda.

Embora tradicionalmente na música sertaneja a voz mais aguda ocupasse o lugar da primeira voz, a dupla se destacou pela proeminência da voz mais grave, e, consequentemente, na maior parte de suas canções Tião Carreiro realizava a primeira voz. Sua carreira se estendeu por dois períodos, de 1954 a 1978 e 1981 a 1993.

A dupla teve papel fundamental na difusão da música sertaneja junto ao grande público, levando-a dos programas sertanejos das rádios nas madrugadas aos teatros, rodeios e exposições, e para o horário nobre da televisão.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1954, Tião Carreiro conheceu Pardinho no Circo Rapa Rapa, em Pirajuí, quando Tião ainda tinha o pseudônimo de Zé Mineiro. Lá, eles cantaram pela primeira vez. Em 1956, resolveram tentar a sorte em São Paulo, onde conheceram o prestigiado compositor sertanejo Teddy Vieira que, ouvindo a dupla, batizou José Dias Nunes de Tião Carreiro. Em novembro de 1956, gravaram o primeiro disco juntos com destaque para as músicas "Cavaleiro do Bom Jesus" (de João Alves, Nhô Silva e Teddy Vieira) e "Boiadeiro Punho de Aço" (de Teddy Vieira e Pereira).

A dupla Tião Carreiro e Pardinho é tida como uma das principais da música sertaneja de raiz e inventores do pagode, considerados artistas de primeira linha no gênero. Encenaram também duas peças teatrais, "O Mineiro e o Italiano", um melodrama baseado na música, e "Pai João", o drama de um velho carreiro, e gravaram o filme Sertão em Festa, ambos com grande sucesso. Tião Carreiro e Pardinho chegaram a gravar quase 30 LPs, todos remasterizados em CDs, que continuam em catálogo.

Discografia[editar | editar código-fonte]

A discografia da dupla é composta por mais de 55 álbuns, com cerca de setecentas canções.[1]

Observação: em 1978, houve o anúncio do fim da dupla na época, e Tião Carreiro formou dupla com o cantor e compositor Paraíso e lançaram 3 LPs, sendo um (1978) pela Gravadora Continental e outros dois (ambos em 1980) pela gravadora Chantecler. Já Pardinho, formou a dupla Pardinho & Pardal, lançando 5 LPs (1 em 1978, 1 em 1979, 2 em 1980 e o último em 1981).

Referências

  1. Cravo Albin 2002.
  2. a b c d e f g h i j k l m Menezes 2002, p. 35.
  3. a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z aa ab ac ad ae af ag ah ai aj ak al am Menezes 2002, p. 36.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Menezes, Benildo Machado de (2002). Moda de viola: a autêntica música caipira (Trabalho de conclusão de curso de graduação em história). Universidade Federal de Uberlândia. 272 páginas. Consultado em 16 de outubro de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.