Saltar para o conteúdo

Timo Tolkki: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 186.206.32.64 por adicionar informações sem fontes a uma biografia (usando Huggle)
adicionado informação extra sobre o músico.
Linha 17: Linha 17:
|website = [http://tolkki.org/ tolkki.org]
|website = [http://tolkki.org/ tolkki.org]
}}
}}
'''Timo Tolkki''' ([[Klaukkala]], [[Nurmijärvi]], [[3 de Março]] de [[1966]]) é um [[guitarrista]], [[produtor]] e [[compositor]] [[Finlândia|finlandês]], mais conhecido como o fundador e ex-guitarrista da banda [[Stratovarius]]. Durante toda a sua carreira, Tolkki tocou guitarras [[ESP (guitarras)|ESP]].
'''Timo Tolkki''' ([[Klaukkala]], [[Nurmijärvi]], [[3 de Março]] de [[1966]]) é um [[guitarrista]], [[produtor]], pelota e [[compositor]] [[Finlândia|finlandês]], mais conhecido como o fundador e ex-guitarrista da banda [[Stratovarius]]. Durante toda a sua carreira, Tolkki tocou guitarras [[ESP (guitarras)|ESP]].


== Biografia ==
== Biografia ==

Revisão das 18h37min de 14 de dezembro de 2013

Timo Tolkki

Em Agosto de 2007
Informação geral
Nascimento 3 de março de 1966 (58 anos)
Origem Klaukkala
País Finlândia Finlândia
Gênero(s) Power metal
Instrumento(s) Guitarra, vocal, baixo, teclados
Afiliação(ões) Stratovarius, Revolution Renaissance, Symfonia, Avantasia
Página oficial tolkki.org

Timo Tolkki (Klaukkala, Nurmijärvi, 3 de Março de 1966) é um guitarrista, produtor, pelota e compositor finlandês, mais conhecido como o fundador e ex-guitarrista da banda Stratovarius. Durante toda a sua carreira, Tolkki tocou guitarras ESP.

Biografia

Stratovarius

Tolkki juntou-se à banda Stratovarius em 1984. Antes disso tocou em bandas como Antidote, Thunder e Road Block. Nos primeiros tempos em que esteve na banda Stratovarius, para além de guitarrista, foi também vocalista e, por vezes, baixista.

Em 1994 lançou o primeiro álbum a solo Classical Variations and Themes, que é bastante diferente do seu trabalho com Stratovarius; em 2002 apresenta o segundo álbum, Hymn To Life, que contém um lado mais pessoal.

Em 2004, pouco tempo depois da banda Stratovarius se separar, é-lhe diagnosticado um distúrbio bipolar. Após um período de reabilitação, Tolkki se recupera.

Em 2005 a banda volta a se reunir e lançam um novo disco intitulado Stratovarius e realizam uma turnê mundial para lançamento do mesmo. Em novos momentos de crise no começo de 2008, Tolkki anuncia o fim da banda Stratovarius. Como forma de gratidão e protesto aos antigos companheiros, Tolkki autoriza Timo Kotipelto e Jens Johansson a continuarem com o nome Stratovarius.

Projetos solo: Revolution Renaissance e Symfonia

Ainda em 2008, Tolkki decide voltar a trabalhar em um projeto antigo e intitula sua nova banda com o nome Revolution Renaissance, que durou até 2010 e lançou três álbuns.

No fim de 2010, Timo Tolkki formou um supergrupo chamado Symfonia, formada pelo vocalista André Matos, Timo Tolkki na guitarra, Jari Kainulainen no baixo, Mikko Harkin nos teclados e Uli Kusch na bateria. As gravações do primeiro álbum da band aconteceram em novembro no Studio Mega na Suécia, e o disco foi lançado em março de 2011, com o nome In Paradisum. Menos de um ano depois, anunciou o fim do projeto e seu afastamento da música "por um tempo".

Anúncio de aposentadoria

Em dezembro de 2011, Tolkki publicou uma nota em sua página na internet lamentando a última turnê com o Symfonia, o cansaço e a falta de reconhecimento. Ele comunicou seu afastamento da indústria da música em caráter provisório, mas considerou remota a possibilidade de um dia retornar.

Retorno às atividades, novo estúdio e Avalon

Em abril de 2012, Timo Tolkki anunciou que estava gravando um novo álbum de forma independente, sem propriamente montar uma banda, e com divulgação pela internet, sem a intervenção de qualquer gravadora. Ele disponibilizou em sua página músicas novas, e anunciou o título do álbum como sendo Classical Variations 2: Credo, e participações de ex-membros do Stratovarius, como Tuomo Lassila (baterista original) e outros músicos conhecidos, como Michael Kiske, Michael Vescera e Michele Luppi.[1]

Contudo, em 26 de julho, ele anunciou o cancelamento do projeto.[2] Em janeiro de 2013, ele anunciou o seu novo estúdio de mixagem e masterização, Studiotolkki, administrado em conjunto com Mikko Paakkanen (CEO) e Juha Rautio (diretor de estúdio).[3]

Em fevereiro de 2013, Timo anunciou seu novo projeto, Avalon, que contará com diversos músicos convidados, tais como Michael Kiske (Unisonic, ex-Helloween), Sharon den Adel (Within Temptation), Elize Ryd (Amaranthe), Russell Allen (Symphony X, Adrenaline Mob, Star One), Rob Rock (Impellitteri, M.A.R.S.), Tony Kakko (Sonata Arctica), Jens Johansson (Stratovarius, ex-Yngwie Malmsteen), Derek Sherinian (ex-Dream Theater) e Alex Holzwarth (Rhapsody of Fire).[4] O primeiro álbum do projeto deve sair em 17 de maio de 2013 e acompanhará uma história passada num futuro pós-apocalíptico. Em 2055, a Terra foi quase destruída por catástrofes naturais. Um pequeno grupo de sobreviventes decidem iniciar uma busca por um local sagrado conhecido como The Land of New Hope[4] (título do álbum, que significa "A Terra da Nova Esperança" em inglês).

Discografia

Stratovarius

Revolution Renaissance

Symfonia

Solos

  • Classical Variations and Themes (1994)
  • Hymn to Life (2002)
  • Saana – Warrior of Light (2007)
  • Classical Variations 2: Credo (cancelado)

Avalon

Participações

Bibliografia

  • Loneliness of a 1000 years (2010)
  • Golden Handbook of Recording Heavy Metal Music (2012)

Referências

  1. «Timo Tolkki: novo solo terá antigos membros do Stratovarius». Whiplash. 14 de abril de 2012 
  2. Tolkki, Timo (2012-07-26). "Canceling the pledge campaign". PledgeMusic. Acessado em 31 de julho de 2012.
  3. «Former Stratovarius Mainman Timo Tolkki Opens Mixing And Mastering Studio». Blabbermouth.net. 8 de janeiro de 2013. Consultado em 9 de janeiro de 2013 
  4. a b «TIMO TOLKKI'S AVALON - Michael Kiske, Sharon Den Adel, Elize Ryd, Russell Allen Featured On The New Land Of Hope Metal Opera». Brave Words. 26 de fevereiro de 2013. Consultado em 26 de fevereiro de 2013 


Predefinição:Stratovarius