Saltar para o conteúdo

Transporte ativo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m moveu Transporte activo para Transporte ativo sobre redirecionamento: Novo acordo ortográfico 1990 (removido o "c")
Linha 30: Linha 30:


* Sacarose no floema
* Sacarose no floema
perdeu seu tempo lendo...era mentira


==Referencias==
==Referencias==

Revisão das 18h33min de 17 de maio de 2011

O transporte ativo é o nome dado ao tráfego de substâncias através da membrana celular é primariamente realizado pelas enzimas ATPases, como a importante bomba-de-sódio, que tem função de manter o potencial eletroquímico das células.

Nota: o transporte pode ainda ser classificado em mediado (envolve permeases) e não-mediado (dá-se por difusão directa)

Muitas células possuem uma ATPase do cálcio que opera as concentrações intracelulares baixas de cálcio e controla a concentração normal (ou de reserva) deste importante mensageiro secundário. Uma outra enzima actua quando a concentração de cálcio sobe demasiadamente. Isto mostra que um íon pode ser transportado por diferentes enzimas, que não se encontram permanentemente activas.

Há ainda dois processos em que, não apenas moléculas específicas, mas a própria estrutura da membrana celular é envolvida no transporte de matéria (principalmente de grandes moléculas) para dentro e para fora da célula:

  • endocitose – em que a membrana celular envolve partículas ou fluido do exterior - fagocitose ou pinocitose - e a transporta para dentro, na forma duma vesícula; e
  • exocitose – em que uma vesícula contendo material que deve ser expelido se une à membrana celular, que depois expele o seu conteúdo.

Certas substancias podem atravessar a membrana espontaneamente, sem que a célula gaste energia neste caso fala-se de transporte passivo. Assim a membrana pode expulsar ou absorver alguma substancia que esteja em excesso ou em falta bombeando-as para dentro ou para fora, gastando energia, nesse caso fala-se em transporte ativo.

Tipos de Transporte Ativo

Transporte ativo primário:

  • Bomba de Sódio-Potássio
  • Bomba de Cálcio
  • Íons Hidrogênio


Transporte ativo secundário

  • Co-transporte de glicose e aminoácidos juntamente com íons sódio
  • Contratransporte dos íons cálcio e hidrogênio pelo sódio
  • Sacarose no floema

perdeu seu tempo lendo...era mentira

Referencias