Transurb

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Transurb S/A
Privada
Slogan Transportando pessoas com qualidade
Fundação 1996
Sede Engenho de Dentro, Rio de Janeiro Rio de Janeiro RJ
Brasil Brasil[1]
Empregados Aproximadamente 500
Produtos Transporte urbano de passageiros e turismo
Website oficial http://www.transurb-sa.com.br/[ligação inativa]

Transurb é uma empresa brasileira de transporte coletivo urbano da cidade do Rio de Janeiro. É uma concessionária municipal filiada ao Rio Ônibus.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Fundada em agosto de 1997 a partir de uma cisão da Viação Verdun, a mesma passou a operar de forma independente a partir de 1999, ligando os bairros da Zona Sul, Centro e Grande Tijuca.

A empresa já operou a linha C3 Central x Carioca (também foi operada pela São Silvestre), que era uma linha de integração Trem Ônibus e a 422A Largo do Machado x Cosme Velho (hoje operada pela São Silvestre com o número 580 Largo do Machado x Cosme Velho.

A empresa esteve envolvida em mais de uma centena de ações judiciais decorrentes de acidentes nas linhas em que opera, principalmente no bairro de Santa Teresa, onde já ocorreram diversos acidentes com os bondes.

Após a padronização imposta pelo poder público municipal em 2010, deixou suas cores originais e passou a adotar a pintura do Consórcio Intersul e do Consórcio Transcarioca.

Desde agosto de 2011, seus ônibus passaram a ser o principal meio de transporte em Santa Teresa, devido a suspensão dos serviços dos tradicionais bondes, que foram retirados de circulação após um grave acidente, onde um deles tombou deixando 6 mortos e mais de 50 feridos.

Em 2018, passou a adotar a cor azul em seus carros, depois da liberação das pinturas próprias das empresas de ônibus municipais.[2]

Frota[editar | editar código-fonte]

  • Caio Millennium IV: Mercedes-Benz O-500U BlueTec 5
  • Neobus Thunder+ 2016: Mercedes-Benz LO-916 BlueTec 5
  • Caio Apache Vip (2014): Mercedes-Benz OF-1721 BlueTec 5

Referências

  1. a b Rio Ônibus. «Transurb». Consultado em 25 de julho de 2015. Cópia arquivada em 25 de julho de 2015 
  2. «Crivella anuncia novas pinturas de ônibus no Rio, aplicativo de celular, recuperação de BRT e ronda em ônibus». Diário do Transporte. 3 de agosto de 2018. Consultado em 11 de junho de 2020 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Transurb