Tribler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tribler
Logótipo
Tribler
Captura de tela
Tribler
Lançamento ?
Versão estável 6.5.1 (15 de março de 2016; há 8 anos) [±] [+/-]
Versão em teste [+/-]
Escrito em Python
Sistema operacional Microsoft Windows, Mac OS X e GNU/Linux
Gênero(s) Cliente BitTorrent
Licença LGPL (software livre)
Estado do desenvolvimento Ativo
Tamanho Windows:
46,6 MB
Mac OS X:
30,1 MB
Ubuntu:
5,6 MB
Página oficial https://www.tribler.org/

Tribler é um cliente bittorrent[1] descentralizado, de código-aberto, que permite transferências peer-to-peer anonimamente por padrão. Ele é baseado no protocolo bittorrent, e usa uma rede sobreposta para busca de conteúdo, o que torna o programa capaz de operar independentemente de quaisquer sites externos,[carece de fontes?] e consequentemente, é imune a ações limitadoras externas, tais como restrições governamentais.[1] Devido a esta rede sobreposta, o Tribler não querer sites externos, nem serviços indexadores para descobrir conteúdo. A interface do Tribler é bastante básica, e focada na facilidade de uso, ao invés de ser focada na diversidade de recursos. O programa funciona em Linux, Windows e OS X.

As funcionalidades do Tribler incluem: busca somente de vídeo e streaming de vídeo experimentais, e um player de vídeo integrado. Tribler está disponível para Linux, Windows e OS X. O nome Tribler deriva da palavra tribo, referindo-se ao uso de redes sociais no cliente P2P. A primeira versão do Tribler foi uma pequena melhoria do ABC (Yet Another Bittorrent Client). Em 2009, a equipe de desenvolvimento por trás Tribler afirmou que os seus esforços para os próximos anos estão focados na integração do Tribler no hardware das televisões. Em 2012, o pesquisador-chefe afirmou: "vamos tomar privacidade na Internet para o próximo nível", liberando Tribler com uma camada de proxy. É distribuído sob a licença LGPL e é multiplataforma.

Referências

  1. a b Waugh, Rob (9 de fevereiro de 2012). «New file-sharing technology is IMMUNE to government attacks». Daily Mail. Consultado em 2 de maio de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.