Artéria pulmonar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tronco pulmonar)
Artéria pulmonar
Artéria pulmonar
Vista anterior de um coração aberto.
Nome em Latim truncus pulmonalis, arteria pulmonalis
Gray's subject # 543
Origem ventrículo direito
Veia veia pulmonar
MeSH A07.231.114.715

As artérias pulmonares são os vasos sanguíneos que, partindo do coração, em particular do ventrículo direito, alcançam os pulmões, penetrando no hilo pulmonar e se ramificando junto aos brônquios. São as únicas artérias (além das artérias umbilicais) que transportam sangue pobre em oxigénio e rico em dióxido de carbono (sangue venoso).

No coração humano, o tronco da artéria pulmonar começa na base do ventrículo direito do coração. Ele é pequeno e largo - aproximadamente 5 cm de comprimento e 3 cm de diâmetro. Ele se ramifica em duas artérias pulmonares (esquerda e direita), que levam sangue pobre em oxigênio para o pulmão correspondente.

Papel na doença[editar | editar código-fonte]

A hipertensão pulmonar ocorre sozinha e como uma conseqüência de várias doenças de pulmão. Ela pode ser consequência de um doença cardíaca como também uma causa (falha do ventrículo direito do coração); isso também ocorre como uma conseqüência de embolismo pulmonar e escleroderma. É caracterizado pela redução à tolerância de exercícios físicos. Formas severas, geralmente, tem um prognóstico sombrio. elas tem ligaçao direta com o coraçao e nelas existe valvulas e musculos

Tronco pulmonar[editar | editar código-fonte]

O tronco da artéria pulmonar é a origem da Pequena circulação|circulação pulmonar. Se origina do ventrículo direito do coração, de quem recebe o (sangue venoso) que deve ser dirigido aos (pulmões) para oxigenação. Se divide em dois ramos, a arteria pulmonar esquerda e a artéria pulmonar direita.

Imagens adicionais[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre sistema circulatório é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.