Turku

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Turku
Åbo
View from Turku Cathedral tower.jpg
Bandeira de Turku Åbo
Bandeira
Brasão de armas de Turku Åbo
Brasão de armas
Turku.sijainti.suomi.2008.svg
Código postal 20000–20960
Sítio www.turku.fi

Turku (em sueco: Åbo) é uma cidade do sudoeste da Finlândia com cerca de 187.604 habitantes (2016), o que a torna a sexta cidade do país em população.

É a mais antiga cidade finlandesa, fundanda no século XIII. Localizada na proximidade da foz do rio Aura no sudoeste do país. Turku é uma cidade bilingue, com uma das maiores populações de língua sueca da Finlândia, embora a maioria seja de língua finlandesa.[1] Os habitantes de Turku são chamados turkulaiset (singular: turkulainen) em finlandês.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localizado às margens do rio Aura no sudoeste de Finlândia, Turku cobre uma área de 243 km² (94 milhas) de terra, está nos dois lados do rio. O lado leste, onde está a Catedral de Turku, é popularmente referido como täl pual jokke ("este lado do rio"), enquanto o lado oeste é chamado de tois pual jokke ("outro lado do rio"). O centro da cidade está localizado perto da costa do rio, em âmbos os lado, ainda que o desenvolvimento recentemente está se expandindo à oeste.

Há nove pontes no rio Aura em Turku. A primeria ponte na área da cidade é conhecida como Pennisilta, foi construída em 1414, e foi demolida. A mais velha das pontes que estão atualmente em Turku é a Auransilta, que foi construída em 1904. A mais nova é a Kirjastosilta (ponte da biblioteca), para pedestres - a única construída em 2013. Um dos pontos turísticos mais conhecidos é o Föri, uma pequena balsa que transporta pedestres e bicicletas no rio.

A região de Turku é a terceira maior região na Finlândia, depois da Grande Helsínquia e a área ao redor de Tampere.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

A cidade é dividida em 78 distritos e nove bairros.

Clima[editar | editar código-fonte]

Turku tem um clima continental. Como muitas cidades da Finlândia do Sul, Turku experimenta o calor do verão, com temperaturas de 25 ºC, e normalmente nos invernos neva. O mês que costuma ser mais quente é Julho, com uma temperatura média de 17 °C, mas em Janeiro pode chegar a -30°C.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Mikael Agricola, bispo de Turku, foi o primeiro, em 1554, a utilizar o finlandês como língua escrita, numa tradução da Bíblia.

Referências

  1. K. Westerlund, R. Lahtinen/H. Laaksonen. «Åbo» (em sueco). Enciclopédia Finlândia. Consultado em 26 de janeiro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Turku
Wikivoyage
O Wikivoyage possui o guia Turku
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Finlândia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.