Turku

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Turku
Åbo
View from Turku Cathedral tower.jpg
Bandeira de TurkuÅbo
Bandeira
Brasão de armas de TurkuÅbo
Brasão de armas
Turku.sijainti.suomi.2008.svg
Código postal 20000–20960
Sítio www.turku.fi

Turku (em sueco: Åbo) é uma cidade do sudoeste da Finlândia com cerca de 178.630 habitantes (2011), o que a torna a quinta cidade do país em população.[1] [2]

É a mais antiga cidade finlandesa, fundanda no século XIII. Localizada na proximidade da foz do rio Aura no sudoeste do país. Turku é uma cidade bilingue, com uma das maiores populações de língua sueca da Finlândia, embora a maioria seja de língua finlandesa.[3] Os habitantes de Turku são chamados turkulaiset (singular: turkulainen) em finlandês.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localizado às margens do rio Aura no sudoeste de Finlândia, Turku cobre uma área de 243 km² (94 milhas) de terra, está nos dois lados do rio. O lado leste, onde está a Catedral de Turku, é popularmente referido como täl pual jokke ("este lado do rio"), enquanto o lado oeste é chamado de tois pual jokke ("outro lado do rio"). O centro da cidade está localizado perto da costa do rio, em âmbos os lado, ainda que o desenvolvimento recentemente está se expandindo à oeste.

Há nove pontes no rio Aura em Turku. A primeria ponte na área da cidade é conhecida como Pennisilta, foi construída em 1414, e foi demolida. A mais velha das pontes que estão atualmente em Turku é a Auransilta, que foi construída em 1904. A mais nova é a Teatterisilta (ponte do teatro), para pedestres - a única construída em 1997. Um dos pontos turísticos mais conhecidos é o Föri, uma pequena balsa que transporta pedestres e bicicletas no rio.

A região de Turku é a terceira maior região na Finlândia, depois da Grande Helsínquia e a área ao redor de Tampere.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

A cidade é dividida em 78 distritos e nove bairros.

Clima[editar | editar código-fonte]

Turku tem um clima continental. Como muitas cidades da Finlândia do Sul, Turku experimenta o calor do verão, com temperaturas de 25 ºC, e normalmente nos invernos neva. O mês que costuma ser mais quente é Julho, com uma temperatura média de 17 °C, mas em Janeiro pode chegar a -30°C.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Mikael Agricola, bispo de Turku, foi o primeiro, em 1554, a utilizar o finlandês como língua escrita, numa tradução da Bíblia.

Mikael Hakanen, presidente de Turku, eleito em 2009.

Referências

  1. Johan Lindberg. "Åbo" (em sueco). Uppslagsverket Finland - Enciclopédia Finlândia. Consultado em 29 de dezembro de 2015. 
  2. Ernby, Birgitta; Martin Gellerstam, Sven-Göran Malmgren, Per Axelsson, Thomas Fehrm. Norstedts första svenska ordbok (em sueco). Estocolmo: Norstedts ordbok, 2001. Capítulo: Åbo. , 793 p. p. 775. ISBN 91-7227-186-8
  3. K. Westerlund, R. Lahtinen/H. Laaksonen. "Åbo" (em sueco). Enciclopédia Finlândia. Consultado em 26 de janeiro de 2015. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Turku
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Finlândia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.