Ultramar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Além-mar redireciona para este artigo. Para a banda de música portuguesa, veja Alémmar. Para a canção da banda Asa de Águia com a cantora Ivete Sangalo, veja Além Mar. Para outros significados, veja Território ultramarino.

Ultramar designou, primeiramente, durante o tempo das cruzadas, os estados cruzados na Terra Santa e no Próximo Oriente, por se situar do outro lado do mar Mediterrâneo.

No período moderno, ultramar serviu para designar as colónias europeias situadas fora do continente europeu — daí, por exemplo, chamar-se de Guerra do Ultramar à guerra colonial portuguesa (1961–1974).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.