Usuário(a):Adventurous36/Cur (cão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um cão cur Black Mouth

Cur (a pronúncia é similar a primeira parte de curry, tipo de molho) é um termo que se refere a um tipo de cães considerados de valor inferior, geralmente mestiços. Originalmente, a palavra cur se referia a um certo cão de trabalho inglês, de cauda curta, boiadeiro, conhecido apenas através de registros históricos, o cur dog,[1] mas no uso moderno se aplica a muitos cães, e algumas variedades específicas e até raças de trabalho integraram o termo ao nome.

No jargão da luta de cães um cão cur é um cão que desiste ou perde fácil uma luta.[2]

Entre os cinófilos, curs são quaisquer um dos vários cães de trabalho norte-americanos estreitamente relacionados a cães de caça de rastreamento, alguns dos quais, desde então, alcançaram reconhecimento como raças puras.[1]

Terminologia[editar | editar código-fonte]

A derivação da palavra cur data do século XIII. Acredita-se que seja uma abreviação do inglês médio curdogge, que deriva da palavra curren, que significa grunhir. [3] De acordo com o Dicionário das Etimologias Verdadeiras, a raiz original da palavra pode ser germânica, possivelmente do nórdico antigo kurra que significa resmungar. [4] Em caso afirmativo, a palavra pode ser onomatopéica do inglês com o mesmo significado.

O cão cur britânico[editar | editar código-fonte]

Em 1790, Thomas Bewick escreveu sobre este extinto cão: [5]

O Cur Dog é um servo fiel e útil para o fazendeiro e o pecuarista; e, embora não seja percebido pelos naturalistas como uma raça distinta, ainda assim é tão usado em geral, especialmente no norte da Inglaterra, e tão grande atenção é dada em sua criação, que não podemos deixar de considerá-lo como um tipo estabelecido. São principalmente empregados na condução de gado; são extremamente úteis. São maiores, mais fortes e mais ferozes do que o Cão de Pastor; e seu pelo é mais liso e mais curto. São principalmente de cor preto e branco. Suas orelhas são semi eretas; e muitos deles tem rabos curtos, que parecem ter sido cortados: são chamados de Self-tailed dogs. [...]; e como sempre fazem seu ataque nos calcanhares, o gado não tem defesa contra eles[...] um bom cão vigia; e, se algum gado de fora aparecesse entre o rebanho, embora espontaneamente, o cur parte rapidamente contra ele, e com mordidas os obriga a ir embora.

Raças e variedades[editar | editar código-fonte]

Algumas das raças consideradas cur, entre elas algumas do tipo coonhound:

Referências

  1. a b Morris, Desmond. Dogs: The Ultimate Dictionary of over 1,000 Dog Breeds. [S.l.: s.n.] pp. 459–460. ISBN 978-1-57076-410-3 
  2. «Dog Fighting Detailed Discussion» (PDF). Animal Legal and Historical Center (2005), Page 7 
  3. Room, Adrian, Routledge & Kegan Paul, London and New York, 1986
  4. «merriam-webster.com» 
  5. A General History of Quadrupeds by Thomas Bewick, Newcastle, 1790, p.286-287