Thomas Bewick

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Thomas Bewick (Thomas Sword Good, 1827)
Uma ilustração de uma coruja do livro History of British Birds de Bewick.

Thomas Bewick (Ovingham, Agosto de 17538 de Novembro de 1828) foi um importante gravador inglês (xilogravura) e ornitologista. Nasceu na Cherryburn House em Northumberland, Inglaterra.

Thomas Bewick revolucionou a técnica da xilogravura, criando a xilogravura de topo. Até então a gravura em metal era a única forma de se conseguir reproduzir um desenho com alta definição. No entanto, transferência da gravura em madeira para o metal era um processo caro que exigia uma tecnologia adicional modelagem em gesso e fundição que no final encareceria o produto. Nesse sentido a gravura feito diretamente no primeiro molde, a xilogravura, era bem mais rápida e não exigia um número muito grande de cópias para custear o produto final.

Bewick teve a idéia de usar uma madeira mais dura como matriz e marcar os desenhos com o buril, instrumento usado para gravura em metal e que dava uma maior definição ao traço. Dessa maneira Bewick diminuiu os custos de produção de livros ilustrados e abriu caminho para a produção em massa de imagens pictóricas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]