Thomas Bewick

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Thomas Bewick
Thomas Bewick
Thomas Bewick, malt av James Ramsay (National Portait Gallery, London).
Nascimento 10 de agosto de 1753
Mickley (Reino da Grã-Bretanha)
Morte 8 de novembro de 1828 (75 anos)
Gateshead
Cidadania Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda
Filho(a)(s) Jane Bewick
Irmão(ã)(s) John Bewick
Ocupação ornitólogo, gravurista, pintor, ilustrador, wood engraver, gravador em placa de cobre, historiador, xilogravador
Obras destacadas Mother Goose’s Melody

Thomas Bewick (Ovingham, 10 de agosto de 1753Gateshead, 8 de novembro de 1828) foi um importante gravador inglês (xilogravura) e ornitologista. Nasceu na Cherryburn House em Northumberland, Inglaterra.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Thomas Bewick revolucionou a técnica da xilogravura, criando a xilogravura de topo. Até então a gravura em metal era a única forma de se conseguir reproduzir um desenho com alta definição. No entanto, transferência da gravura em madeira para o metal era um processo caro que exigia uma tecnologia adicional modelagem em gesso e fundição que no final encareceria o produto. Nesse sentido a gravura feito diretamente no primeiro molde, a xilogravura, era bem mais rápida e não exigia um número muito grande de cópias para custear o produto final.

Bewick teve a idéia de usar uma madeira mais dura como matriz e marcar os desenhos com o buril, instrumento usado para gravura em metal e que dava uma maior definição ao traço. Dessa maneira Bewick diminuiu os custos de produção de livros ilustrados e abriu caminho para a produção em massa de imagens pictóricas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]