Usuário(a):Latinoamericanreader/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

José Baroja (Valdivia, 4 de agosto de 1983) é um escritor e editor chileno.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho mais velho de três irmãos, nasceu no Hospital Regional de Valdivia, Chile, em 1983.[2]Em 2009, formou-se pela Pontifícia Universidade Católica do Chile com bacharelado em Letras, menção em Linguística e Literatura Hispânica, e mestrado em Letras e menção em Literatura, ambos obtidos com a mais alta distinção acadêmica. Desde 2007, como especialista nas obras da Idade de Século de Ouro Spanhol e na língua espanhola, começou a ministrar palestras e workshops sobre ambos os assuntos em várias universidades e institutos do Chile, principalmente em Santiago e Talca, além de adicionar vários artigos em periódicos acadêmicos, ao mesmo tempo, participa de seminários e congressos da área.[3]Erro de citação: Elemento de fecho </ref> em falta para o elemento <ref> seguido de outros prêmios na Argentina e no Chile, além da publicação de seu primeiro livro, El hombre del terrón de azúcar y otros cuentos.

Em 2018, Baroja é convidado pela primeira vez ao México, primeiro para o XI Encontro Internacional de Pesquisadores de Língua e Literatura, organizado pela UNACH em Tuxtla Gutiérrez,6 e, posteriormente, para a Feira Internacional do Livro de Guadalajara.7 Em outubro do mesmo ano, publicou vários artigos e reportagens sobre o surto social no Chile, levando a bandeira da necessidade de uma transformação estrutural do país por meio de uma solução institucional para o conflito.8

Em 2019, após uma fugaz visita à Cidade do México, Toronto, Barcelona e Buenos Aires, estes últimos lugares onde veio à tona El curioso caso de la sombra que murió como un recuerdo y otros cuentos e Cuentos Reunidos-Antología Breve, decidiu migrar para Guadalajara, México. Mais tarde naquele ano, co-fundou em Lebu, Chile, junto com os escritores chilenos Jaime Magnan e Alfredo O. Torres, a revista de artes e letras Sudras y Parias.

Durante sua estada no México, Baroja torna-se membro do Movimento Poetas do Mundo, além de cofundador, diretor de projetos e editor-chefe da Audacia Editorial10, em Zapopan, Jalisco.11

Em 2022, casou-se com a escritora mexicana Leyda Mariscal Arciniega.12

Estilo e influências[editar | editar código-fonte]

A narrativa de Baroja caracteriza-se por uma linguagem simples e bem conservada, embora com um fundo que exige certa bagagem cultural; em contraste, sua poesia tende ao visceral e pouco conteúdo.13 Entre suas influências narrativas, destacam-se Jorge Luis Borges, María Luisa Bombal, Rubem Fonseca e Oscar Wilde, autores de quem tira sátira, ironia e cuidado com a linguagem.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • El hombre del terrón de azúcar y otros cuentos (Impresos Lebu: Lebu, 2015)
  • Un hijo de perra y otros cuentos (Ediciones Escaparate: Concepción, 2017)
  • En memoria del alma de Don Trementino Marabunta y otros cuentos (Ediciones Escaparate: Concepción, 2018)
  • El curioso caso de la sombra que murió como un recuerdo y otros cuentos (Ediciones Oblicuas: Barcelona, 2018)
  • Historia de dos hombres que se extraviaron en el olvido y otros relatos (Claudàtor: Barcelona, 2018)
  • Mi último invierno (Editorial Equinoxio: Mendoza, 2018)
  • Cuentos Reunidos–Antología Breve (Editorial Equinoxio: Mendoza, 2019)
  • Cuentos de un escritor chileno en México (Minilibros de Sonora: San Luis Río Colorado, 2019)
  • Cuentos de un escritor trasnochado, en formato braille (Punto Táctil: Neuquén, 2020)
  • Sobre la extraordinaria memoria de Ernesto Faundez Sanhueza (Minilibros de Sonora: San Luis Río Colorado, 2020)
  • El lado oscuro de la sombra y otros ladridos (Ediquid: Lima, 2020)
  • No fue un catorce de febrero y otros cuentos (TerraIgnota Ediciones: Barcelona, 2021)
  • De las sombras que escondió Gustavo Guarnieri en el espejo (Editorial Equinoxio: Mendoza, 2022)

Prêmios e reconhecimentos[editar | editar código-fonte]

Baroja ganhou vários prêmios durante sua carreira. Entre eles estão o Concurso Internacional Gonzalo Rojas Pizarro, no Chile, Tierras Poéticas y Exilio, na Argentina, país onde também foi reconhecido por sua contribuição ao mundo da literatura, obtendo, durante 2022, o benefício de um fundo da Fundación del Centro Western Argentina pela publicação do romance Das sombras que Gustavo Guarnieri escondeu no espelho.

Da mesma forma, destaca-se sua participação em várias antologias, tanto em inglês quanto em espanhol, entre as quais podemos citar Alien Minds, publicação em inglês de La Rama Dorada, Argentina, Nueva Poesía y Narrativa Hispanoamericana del Siglo XXI, de Ediciones Lord Byron, em Madri, Espanha, Os 100 escritores mais destacados da Ibero-América, da Ediciones Hispana, nos Estados Unidos, versões 2018-2019 e 2020-2021, Escritor Libre Internacional, da Tahiel Ediciones, em Buenos Aires, Argentina, e Tributo a escritores de Jalisco, da editora Maya Cartonera, em Chiapas, México. Por fim, relata sua aparição em diferentes revistas literárias, como a Revista Verbo (Des)nudo, no Chile, a Revista Interpretextos,15 no México, a Revista Guardarraya, na Espanha, e a Revista Cultural Calle B,16 em Cuba, entre outras.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Escritores.org. «Baroja, José». www.escritores.org. Consultado el 7 de abril de 2022
  2. «LIBROS, CUENTOS, RELATOS Y "OTRAS YERBAS"». LIBROS, CUENTOS, RELATOS Y "OTRAS YERBAS". Consultado el 7 de abril de 2022.
  3. admin (11 de septiembre de 2018). «Los encuentros de escritores». El Andino. Consultado el 7 de abril de 2022.