Usuário(a):Leo4580/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paper Mario

Desenvolvedora(s) Intelligent Systems
Publicadora(s) Nintendo
Designer(s) Ryota Kawade
Escritor(es) Kumiko Takeda

Kaori Aoki

Compositor(es) Koji Kondo

Yuka Tsujiyoko
Taisha Senda

Plataforma(s) Nintendo 64

Virtual Console
iQue
Lançamento Nintendo 64

Virtual Console

Gênero(s) RPG
Modos de jogo Um jogador
 Recepção
Resenha crítica
Publicação Nota
AllGame 4 de 5 estrelas.[1]
Edge 7/10[2]
Electronic Gaming Monthly 9.33/10[3]
Eurogamer 9/10[4]
Famitsu 33/40[5]
GamePro 4/5[a]
Game Revolution B+[7]
GameSpot 9.5/10[8]
IGN 9/10[9]
N64 Magazine 90% (EU)[10]
85% (JP)[11]
Next Generation 5 de 5 estrelas.[12]
Nintendo Life 10/10[13]
Nintendo Power 4.5 de 5 estrelas.[14]
Official Nintendo Magazine 93%[15]
Pontuação global
Agregador Nota média
Metacritic 93/100[16]

Paper Mario, conhecido no Japão como Mario Story (マリオストーリー Mario Sutōrī?) é um RPG eletrônico desenvolvido pela Intelligent Systems e publicado pela Nintendo para o Nintendo 64, sendo lançado em 2000 no Japão e internacionalmente em 2001, sendo Paper Mario relançado oficialmente para o console virtual do Nintendo Wii em Julho de 2007, para o Virtual Console do Wii U em abril de 2015 e finalmente para o Nintendo Switch Online dezembro de 2021. O jogo é o primeiro da Série Paper Mario, combinando elementos de RPG com conceitos e recursos da série Mario.[4][8]

Originalmente a Square, atual Square Enix, iria desenvolver o título (assim como havia feito com Super Mario RPG, jogo de proposta muito similar), porém a equipe estava ocupada com o desenvolvimento de Final Fantasy VII, sendo então proposto seu desenvolvimento pela Intelligent Systems[17]. O jogo recebeu críticas majoritariamente positivas, tendo sendo nomeado em 63º lugar no ranking de "Top 200 Games" da revista Nintendo Power, em 2006[18]. O jogo tem como sequência da série Paper Mario: The Thousand Year-Door, lançado em 2004 para o GameCube.

Parceiros de batalha[editar | editar código-fonte]

Ao decorrer do Enredo, Mario adquire parceiros, outros personagens que te auxiliam durante a luta e possuem habilidades especiais que podem ser utilizadas fora de combate, interagindo com Mario e o ambiente.

[COLOCAR AQUI IMAGEM COM COOPRIGHT]

FALAR DO PARCEIRO TEMPORÁRIO

FALAR DE CADA UM E HABILIDADE/USO

Enredo/Guia[editar | editar código-fonte]

Na tela de abertura do jogo, é mostrado que Bowser invadiu Star Haven, moradia de estrelas que podem conceder desejos e pedidos das pessoas, para roubar a Star Rod, que era protegida por sete Star Spirits, e aprisionou estes guardiões em cartas.

Prólogo - Um apelo às estrelas[editar | editar código-fonte]

O jogo se inicia com uma Cutscene onde Parakarry entrega na caixa de correio da casa do Mario e Luigi um envelope contendo o convite escrito pela Princesa Peach, os convidando para uma festa no castelo do Reino Cogumelo. Já na festa, pode-se interagir com convidados vindos de outras regiões, até que no momento em que Mario encontra-se com a Princesa Peach, o castelo é levitado, revelando que o castelo de Bowser estava debaixo do castelo.

Com o poder da Star Rod roubada Bowser se torna invencível e derrota o jogador, sendo Mario jogado aos céus para fora do castelo, iniciando sua jornada. Mario então precisa libertar as sete Star Spirits, estão todas distribuídas em locais no Reino dos Cogumelos ou em locais adjacentes, sendo todas mantidas por Chefes designados por Bowser.

Mario cai na Vila Goomba, onde é auxiliado pela família de Goombario, um jovem muito interessado em aventuras, e quando tenta retornar à Cidade Toad, Mario é identificado por Kammy Koopa, que impede a saída de Mario ao posicionar um bloco amarelo no portão de saída. Após uma queda na mata próxima, Mario une-se à Goompa, o primeiro parceiro de equipe. Após achar em um arbusto um martelo que é capaz de quebrar blocos amarelos, Mario é intimado por Jr. Koopa por ter entrado em "seu território", mas após o derrotar Mario retorna à Vila Goomba, onde recruta como seu parceiro de equipe Goombario e Goompa retorna aos seus afazeres, saindo da equipe, mas lhe oferecendo uma insígnia, sua primeira.

Quebrado o bloco amarelo, no caminho da Cidade Toad, se é parado pelos Goombas Vermelho e Azul, que após derrotados fogem para uma nova luta junto ao Rei Goomba, que após derrotados se refugiam em seu castelo, e são ejetados para longe após se achar e ativar um interruptor azul. Há uma cutscene mostrando que Bowser confiou a primeira Star Spirit aos Koopa Bros (uma referência às Tartarugas Ninjas[19]).

Se prosseguindo até o pico das estrelas caídas, passado pela cratera do local onde era o castelo da Peach, chegando no topo, Mario consegue conversar com projeções das Star Spirits. Após este momento, há uma intermissão mostrando a Peach mantida presa no castelo, quando é visitada por Twink, uma estrela nova, que então Peach à pede para entregar uma insígnia à Mario.

No caminho de Mario de volta à Cidade Toad, Twink o acha e lhe dá a insígnia Lucky Star, que o permite usar comandos de ação e oferece lhe oferece um tutorial de como usar. Em seguida Magikoopa, que seguiu Twink, desafia Mario, que tem que o derrotar.

Na Cidade Toad agora há quatro Toads com o cogumelo na cabeça de cor diferente da usual, que impedem sua passagem até a Vila Koopa. Falando com Merlon, o mago, ele consegue revelar as verdadeiras formas destes toads, que se mostraram os Koopa Bros disfarçados, que fogem e assim abrem a passagem para o caminho agradável, iniciando o Capítulo 1.

Capítulo 1 - Invadindo a Fortaleza Koopa Bros[editar | editar código-fonte]

No caminho agradável, pegando o caminho inferior chega-se à Vila Koopa, onde Fuzzies estão causando o caos e roubando cascos de koopas, incluisive de Kooper, Mario vai atrás e recupera seu casco, o recrutando para sua aventura. Posteriormente seguindo pelo caminho superior, é possível ir até a fortaleza, onde após cruzar armadilhas e capangas, Mario acaba caindo numa cela de prisão, junto à Bob-ombs rebeldes, fazendo amizade e recrutando Bombette, que estoura um buraco na cela, permitindo a saída.

Com isso, pode-se avançar na fortaleza, sendo atacados com canhões de Bullet Bills, até se encontrar com uma luta de chefe com fase inicial de robô Bowser, que após ser destruído, em sua segunda fase se enfrenta os Koopa Bros, que com sua derrota acabam caindo na mesma cela que Mario havia caído (mas agora com o buraco concertado), assim Mario liberta a primeira Star Spirit, Eldstar.

Após a luta, há uma intermissão, em que Peach junto à Twinky lê o diário de Bowser, descobrindo que a próxima Star Spirit estará nas ruínas de Dry Dry, no deserto Dry Dry. Retornando para a Cidade Toad Jr. Koops te desafiará novamente, e posteriormente Twinky revelará à Mario que a jornada continua no deserto. Com Bombette agora no time, pode-se estourar a pedra que estava bloqueando o trem, permitindo a ida ao deserto Dry Dry, iniciando o segundo capítulo.

Capítulo 2 - O Mistério das Ruínas Dry Dry[editar | editar código-fonte]

Pegando o trem chega-se à Mt. Ruggeg e Mario encontra-se com Parakarry, um koopa carteiro, que lhe pede que encontre na localidade cartas que ele acabou deixando cair por aí. Explorando o local, pode-se encontrar todas as cartas e devolvê-las, permitindo que Parakarry una-se à equipe como mais um parceiro de batalha. Seguindo em caminho ao deserto Dry Dry, Mario é abordado pelo urubu Buzzar, que o reconheceu de uma pôster de recompensa oferecida pelo Bowser, sendo questionado, se Mario negar, segue seu caminho, se confirmar sua identidade, deve o enfrentar.

Atravessando o deserto chega-se a um entreposto, deve-se provar merecedor diante do misterioso Moustafa, morador da última casa, para receber uma gema pulsante, que indica o local que onde inserida é capaz de levantar da areia as ruínas Dry Dry.

Já nas ruínas, deve-se cruzar todos os desafios e corretamente achar e inserir a pedra piramidal, a pedra diamante e a pedra lunar em seus respectivos lugares abaixo das estátuas de chomps, abrindo desta forma a escadaria para a luta contra o faraó e chefe Tutankoopa. Que após derrotado permite a libertação de Mamar, segundo Star Spirit.

Na intermissão a seguir, Peach e Twinky pelas sombras do salão do castelo vai até a Biblioteca, ouvindo secretamente que Tubba Blubba, que vive além da Forever Forest, no castelo no topo do Gusty Gulch, está protegendo uma das Star Spirts. E além disto, Tubba Blubba estaria invencível, e comendo fantasmas da vila próxima, porém possuiria alguma fraqueza comprometedora. De volta à Cidade Toad, aproximando-se da guarita da Forever Forest um fantasma mordomo o pede para que vá até a Boo's Mansion, onde sua chefe a espera, prometendo notícias sobre um Star Spirit. Entrando na floresta se dá inicio ao terceiro capítulo.

Capítulo 3 - O "invencível" Tubba Blubba[editar | editar código-fonte]

Na Forever Forest, guiado pelos caminhos com alguma característica peculiar, chega-se à Boo's mansion. No interior de uma sala há um fantasma guardando um baú, desta forma deve-se obter um disco de vinil de outros fantasmas acertando com quem o disco ficou por último e tocando este disco pode-se distrair e obter um peso. Colocando tal peso no candelabro, Mario abre uma passagem secreta que há escondido sob prateleiras um Porta-retrato de Boo, que quando inserido no quadro vazio libera o acesso ao terceiro andar, onde Lady Bow entra em seu grupo e revela que os Boos capturaram uma Star Spirit e lhe dará apenas após a derrota de Tubba Blubba, que atormenta os Boos.

Seguindo em direção ao castelo de Tubba Blubba, deve-se avançar de forma escondida, até que encontra-se Tubba Blubba dormindo em seu quarto, e furtivamente Mario abre o armário da sala, e encontra uma chave mística falante, que logo dedura Mario, fazendo muito barulho, e uma fuga de Mario inicia-se. Em posse da chave mística, pode-se abrir o moinho de vento que contém o coração de Tubba Blubba, o motivo de sua invencibilidade, fazendo muito dano à seu coração, este foge até Tubba Blubba e retorna ao seu local dentro do chefe, mas uma vez que este retorna, Tubba Blubba torna-se capaz de ser derrotado facilmente, libertando todos os Boo comidos anteriormente, permitindo que Mario obtenha sua recompensa, a Star Spirit Skolar.

Segue-se uma intermissão em que Bowser indaga Peach acerca das fraquezas de Mario, sendo possível escolher de forma à favorecer Mario. Voltando pela Forever Forest, uma versão evoluida de Jr. Troopa novamente enfrenta Mario, estando mais forte. Enquanto Mario e sua equipe estavam fora da Cidade Toad, Shy Guys a invadiram e até estão roubando itens dos Toads. Derrotados todos os Shy Guys, pode-se entrar em uma casa que ao ficar invisível é possível ver um Shy Guys atravessando a parede falsa, que revela à Mario uma Caixa de Brinquedos, local ocupado pelos Shy Guys onde se seguirá o resto da trama.

Capítulo 4 - Testes na Caixa de Brinquedos[editar | editar código-fonte]

Dentro da Caixa de Brinquedos há uma estação de trem, mas que agora o trem está sumido, assim deve-se achar e abrir o baú, protegido pelo que a Peach anteriormente respondeu à Bowser que "Mario teria medo", obtendo-se a chave da loja da Cidade Toad, que uma vez lá usada se obtém um Trem de Brinquedo, que colocada por fora na Caixa de Brinquedos, agora em seu interior é capaz de o utiizar. Na próxima estação, há um Shy Guy enorme, Gourmet Guy. obstruindo o caminho dos trilhos, tendo que prosseguir pela direita, onde pode-se obter de volta uma frigideira roubada pelos Shy Guys, e a devolvendo à Tayce T. torna possível que ela cozinhe para Mario, e em retribuição ela lhe dá um bolo, que pode então se oferecido à Gourmet Guy, que muito deliciado saí do local, permitindo o uso do trem.

Na próxima estação há blocos misteriosos da mesma cor das estações, adiante há Shy Guys carregando uma nota misteriosa e um dicionário roubado, que quando obtido pode ser devolvido à Russ T., que é capaz de traduzir a nota, revelando a ordem na qual se deve martelar as caixas, liberando o caminho para a última estação.

A próxima estação se liga a uma sala escura, onde se encontra Big Ghost Lantern, um fantasma segurando um lampião, o chefe que quando derrotado, de sue lampião sai Watt, nosso próximo parceiro. Prosseguindo, pode-se iluminar o caminho, afastando os Shy Guys até uma parede, que então logo se quebra, levando ao chefe General Guy, um general que possui um tanque, que quando derrota, liberta a quarta Star Spirit, Muskular.

Na intermissão, é mostrado que Gourmet Guy, no castelo Bowser, dá a chave à Peach para que ela lhe cozinhe um bolo, oque é possível preparar na cozinha com as instruções da receita lida por Twinky. Dando o bolo à Gourmet Guy, ele por gratidão revela que há uma Star Spirit no Monte Lavalava, na Ilha Lavalava, que fica ao sul. No caís da Cidade Toad Mario encontra Kolorado junto à uma baleia atormentada por um Fuzzipede em seu interior, após Mario o derrotar, a baleia pode o levar para a Ilha Lavalava.

Capítulo 5 - Tempos Quentes Quentes na Ilha Lavalava[editar | editar código-fonte]

Seguindo na ilha, pode-se observar de longe a entrada do vulcão, que encontra-se inacessível, e em outra direção encontra-se uma vila de Yoshis e uma selva. Na selva Jade Kolorado, que te segue, sendo necessário que Mario o salve de um Spear Guy, voltando À Vila Yoshi se nota que ela está em pânico, havendo todas as crianças Yoshi sumido, então Mario vai à sua procura.

No caminho Mario encontra Sushi presa no topo de uma árvore, e após a resgatar, ela entra na equipe para ajudar na busca. Resgatados todos os Yoshis perdidos, o líder da Vila Yoshi entrega à Mario a gema Jade Raven, que pode ser colocada numa estátua ao norte, abrindo um caminho que tem como fim uma tirolesa até a entrada do vulcão.

No vulcão é necessário escapar de muitos inimigos e bolas de espinhos rolantes, que acabam quebrando a parede e liberando o caminho ao Boss da área, a Piranha de Lava, que quando derrotada faz com que o vulcão entre em erupção, em que sobra para Misstar, a Star Spirit revelada, salve Mario, seu companheiro e Kolorado saindo pelo topo (oque decepciona Kolorado, que não encontrou seu tesouro.

Em uma intermissão, Peach consegue acabar em um show de quiz, onde ganha como prêmio um artefato que torna possível se transformar visualmente em outros. De volta à Mario, pode-se obter o tesouro que foi ejetado na erupção na selva, o Vaso do Vulcão, que dado à Kolorado lhe retribui com uma Semente Mágica. Voltando à Cidade Toad Jr. Troopa tentou te seguir todo o caminho nadando, te enfrentando em um estado precário.

Desta forma, na Cidade Toad há um Bub-ulb junto à Minh. T, revelando que o Campo das Flores está sendo atacado pelos recrutas do Bowser, sendo necessário ir à procura de Mais Sementes mágicas, que são as chaves para uma nova área, estando elas outras na Cidade Toad, em Mt. Rugged e na Forever Forest. Desta forma, pode-se as dar à Minh. T na Cidade Toad, que as planta, abrindo uma porta mágica que nos permitirá prosseguir para o sexto capítulo!

Capítulo 6 - Dias sombrios no Campo das Flores[editar | editar código-fonte]

No campo das flores, Mario precisa ouvir a Wise Wisterwood, e desta forma achar uma forma de identificar e derrotar oque está bloqueando o sol no local. Inicialmente se deve fazer tarefas como derrotar as toupeiras que estão a atrapalhando, te sendo dado um Feijão Mágico. No caminho à esquerda, pode-se dar uma Red Berry (obtida da árvore do centro do mapa) à Flor Vermelha e ela abrirá o portão no qual prosseguindo pode-se encontrar uma árvore que fornece a Yellow Berry e obter Solo Fértil com Posie.

Agora, no caminho à direita, Mario dá a Yellow Berry para que a Flor Amarela abra o próximo portão, podendo-se encontrar a Blue Berry e Lily, que precisa de uma Water Stone, que pode se obtida de Rosie (do caminho à esquerda e do meio) apenas após à dar uma Crystal Berry, que pertence à Posie. Desta forma, obtém-se Água Milagrosa e se torna acessível a árvore de Bubble Berry.

No caminho à esquerda em cima, pode-se dar a Bubble Berry à Blue Bubble Plant, permitando a passagem sobre os espinhos, prosseguindo pode-se encontrar o Sol, que na volta se enfrenta Lakilester, na qual se propõem a se juntar a equipe. De volta ao centro, seguindo pelo caminho da direita ao topo, pode-se resolver um puzzle que o levará à Huff N. Puff’s Huff Huff Machine, que está produzindo as nuvens que tampam o Sol, derrotando os inimigos de guarda, pode-se a atacar e desativar, permitindo que o Sol brilhe novamente.

Com isto feito, pode-se no centro do local plantar o Feijão Mágico no Solo Fértil e regar com a Água Milagrosa para crescer uma planta que levará Mario ao céu, onde se encontrará e batalhará Huff N. Puff, libertando Klevar, a penúltima Star Spirit.

Haverá uma intermissão com Peach se disfarçando de inimigos, podendo obter a chave do castelo e indo em direção ao topo, mas sendo capturada. Com Mario de volta à Cidade Toad, na casa do Merlon há Ninji, vindo de Starborn Valley, ao norte extremo da Terra, trazendo a notícia que Merle, haveria algo importante para o contar, devendo Mario se apressar para ir para o local através dos caminhos subterrâneos dos canos da Cidade Toad. Devendo Mario descer no cano da cidade, ir pelo buraco, atravessar a água, atravessar os espinhos e proseguir até achar os portões azuis de Shiver City, onde a última Star Spirit o aguarda!

Capítulo 7 - Uma Star Spirit no gelo[editar | editar código-fonte]

Mario chega à Shiver City, a cidade habitada por penguins, porém ao entrar na casa do Prefeito, se depara com seu corpo, sendo logo acusado do crime e não podendo deixar a cidade até que se prove o contrário. No lago congelado, pode-se quebrar e obter a chave do depósito, o abrindo e podendo subir até seu teto e entrar pela chaminé de outra casa, encontrando Herringway, que ao Mario contar do evento ocorrido com o prefeito, imediatamente ambos saem e voltam à casa do Prefeito, onde na verdade se vê que ele apenas tinha caído e desmaiado, e com o caso solucionado, Mario pode ir à caminho de Starborn Valley.

No caminho para Starborn Valley Jr. Troopa se intromete novamente, estando mais poderoso. Ao prosseguir, Mario será parado por um monstro, que é estranhamente fraco, podendo-se descobrir que não passa de um conjunto de estrelas crianças, protegendo a entrada de Starborn Valley. Falando com Merle, ele o dará um cachecol, que pode ser colocado junto à onde outros semelhantes estão, em bonecos de neve que então abrem a entrada da Shiver Mountain.

No interior da montanha, Mario é notado por monstros capazes de imitar personagens e seus parceiros, e abrindo caminho na caverna secreta Madame Merlar te permite obter a Star Stone, que é a chave para descer para o Palácio de Cristal. No palácio há puzzles que desafiam Mario, além de mais monstrons querendo imitar Mario e seus parceiros. A sala final encontra-se bloqueada por mais um puzzle, onde se deve empurrar as estátuas para abrir a passagem. Chegando-se ao Crystal King, poderoso Boss que protege Kalmar, a última Star Spirit.

Há uma intermissão onde Bowser fica sabendo que Mario resgatou todas as Star Spirits, e tentará ir ao castelo! Com isso, Mario pode fazer todo o caminho até a Cidade Toad, e então na Shooting Star Summit as Star Spirits farão um feixe que o poderá levar até o céu.

Capítulo 8 - Um confronto movido por estrelas[editar | editar código-fonte]

Tendo sido levado pelas Star Spirits, Mario prossegue pela Star Way, caminho único que leva à Star Haven, um pequeno local onde no santuário das Star Spirits elas concedem à ele a habilidade Star Beam, além de uma nave que o leva até o Castelo Do Bowser.

Lá, pode-se obter a Chave do Castelo derrotando inimigos, entrando pela porta da ponte, com isto Mario precisa passar por um caminho recheado de puzzles e inimigos, precisando usar da habilidade de seus companheiros para passar por tudo, além de quizes e desafios proposto pela Porta Estátua com a cara do Bowser. Assim Mario pode acessar a entrada principal do Castelo, liberando prisioneiros e derrotando mais guardas, além de Jr. Troopa, que mais uma irá retardar Mario.

Com isto, pode-se chegar ao Castelo da Peach, e Mario pode ir ao mesmo local onde foi derrotado por Bowser no Prólogo, para uma revanche na qual agora Mario pode utilizar sua nova habilidade para retirar sua invencibilidade dada pela Star Rod, o fazendo fugir até uma ilha flutuante, e lá Bowser usa a Star Rod para ficar tão forte que nem a nova habilidade de Mario consegue o ferir!

Porém, Peach e Twinky assistindo entram em combate com Kammy, que logo após Peach utilizar em cada rodada seus desejos, Twinky torna-se capaz de dar dano e dar dano em Kammy, fazendo Peach perceber que deve desejar para aumentar os poderes das estrelas, e é oque ela faz. De volta ao Mario, agora sua habilidade especial se torna Peach Beam, que desta vez é eficaz e permite Mario dar dano até que derrote Bowser e recupere a Star Rod.

Porém, com a derrota, a ilha flutuante em que todos estão e o Castelo do Bowser está próxima de explodir, sendo visto que Bowser e Kammy são detonados pelos céus para longe. Porém, é mostrado que as Star Spirits foram capazes de proteger Mario, Peach e seu castelo do estouro, que logo descem até seu local usual, são e Salvos.

Mario é agradecido por todas as Star Spits, que retomam a Star Rod, que reconhecem que os desejos são oque as tornam fortes, trazendo a paz para o Reino dos Cogumelos, e reconhecendo que Twinky agora é uma estrela crescida, retornando aos céus.

Ao fim, Mario e Luigi em um futuro próximo se perguntam como estarão todos os companheiros de Mario, mostrando que todos estão seguindo suas vidas e desejos, e foram convidados para um grande festejo no Castelo da Peach, que em seu discurso agradece a todos por seus esforços que trouxeram a paz!

Ao fim, Mario assiste à queima de fogos junto à Princesa Peach, e nos créditos é possível ver muitos dos personagens utilizados no jogo, em um grande desfile.

Notas

  1. A GamePro deu a Paper Mario duas pontuações de 4/5 para fator de diversão e som, 5/5 para controle e 3/5 para gráficos.[6]

Referências

  1. Frankle, Gavin. «Paper Mario». AllGame. Consultado em 25 de outubro de 2020. Cópia arquivada em 14 de novembro de 2014 
  2. «Paper Mario». Edge (96). Abril de 2002. p. 80 
  3. «Game Rankings: Paper Mario». GameRankings. Consultado em 17 de agosto de 2008. Cópia arquivada em 7 de setembro de 2008 
  4. a b Bramwell, Tom (5 de fevereiro de 2001). «Eurogamer: Paper Mario review». Eurogamer. Consultado em 18 de outubro de 2008 
  5. ニンテンドウ64 - マリオストーリー. Weekly Famitsu. No.915 Pt.2. Pg.30. June 30, 2006.
  6. Four-Eyed Dragon. «Paper Mario». GamePro. Consultado em 25 de outubro de 2020. Cópia arquivada em 2 de novembro de 2003 
  7. Silverman, Ben. «Paper Mario». GameRevolution. Consultado em 26 de outubro de 2020. Cópia arquivada em 16 de fevereiro de 2001 
  8. a b Stahl, Ben (5 de fevereiro de 2001). «GameSpot: Paper Mario review». GameSpot. Consultado em 19 de agosto de 2013. Arquivado do original em 19 de agosto de 2013 
  9. Casamassina, Matt (5 de fevereiro de 2001). «Paper Mario review». IGN. Consultado em 17 de agosto de 2008. Arquivado do original em 8 de setembro de 2009 
  10. Evans, Geraint (novembro de 2001). «Paper Mario». N64 Magazine (58). pp. 52–57 
  11. Maddrell, Alan (novembro de 2000). «Mario Story». N64 Magazine (46). pp. 62–65 
  12. Barber, Chester (maio de 2001). «Finals». Next Generation. 4 (5). Imagine Media. p. 85 
  13. «Paper Mario N64 review». 13 de julho de 2007. Consultado em 13 de julho de 2007. Cópia arquivada em 2 de maio de 2015 
  14. «Paper Mario». Nintendo Power. 141. Fevereiro de 2001. p. 122 
  15. «Paper Mario». Nintendo Official Magazine (109). Outubro de 2001. pp. 20–25 
  16. «Metacritic—Paper Mario». Metacritic. Consultado em 17 de agosto de 2008. Cópia arquivada em 25 de novembro de 2010 
  17. «20 Years Ago, Nintendo Transformed the RPG Genre With Paper Mario». PCMAG (em inglês). Consultado em 12 de janeiro de 2024 
  18. Mario Titles (em inglês). [S.l.]: PediaPress 
  19. «Teenage Mutant Ninja Turtles / Referenced By». TV Tropes. Consultado em 12 de janeiro de 2024