Usuário(a):Martiniano Hilário/Wikologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Bullet grey.svg

Este usuário ficará inativo por tempo indeterminado, interrompendo as edições no domínio principal, portanto, sua página de usuário foi esvaziada e arquivada, por uma questão de segurança e de respeito à privacidade do usuário. Quando voltar, o usuário tratará de reverter o conteúdo. O usuário optou por manter esta página na íntegra em respeito aos usuários que aderiram à campanha.



Primer vuelo (para E.) - Transp.gif WIKIPECOLOGIA: por uma Wikipédia ecológica

A Wikipecologia visa a promoção de um ambiente comunitário saudável, em que as individualidades são respeitadas, a diversidade valorizada e a democracia praticada. A ecologia estuda a casa, o habitat em termos de planeta, enquanto a wikipecologia interessa-se pela casa, em termos do projeto da wikipédia, mais especificamente da comunidade que o habita.

Conceito[editar | editar código-fonte]

Giant Panda 2004-03-2.jpg
Por muitos anos, eu tenho apontado que a Ecologia não é mais uma

subdivisão da Biologia, mas tem emergido de suas próprias raízes Biológicas para tornar-se uma disciplina separada que integra organismos, o ambiente

físico e os seres humanos.
Odum, E. P.

Wiki-ecologia é o estudo das interações dos wikipedistas entre si e com o projeto. A palavra e o conceito foram criados parafraseando o conceito cunhado em 1866 pelo biólogo alemão Ernst Haeckel, como está descrito no artigo ecologia. Para os wikipecologistas, o wiki-ambiente inclui não só os fatores técnico-políticos como o uso do software e o respeito às legislações vigentes nos países lusófonos, mas também os indivíduos que formam a comunidade, tanto os que editam artigos como os que os consultam. O wiki-ambiente afeta os usuários não só pelo espaço necessário à sua permanência e contribuição -- levando, por vezes, ao territorialismo ideológico -- mas também às suas funções criativas, incluindo o seu comportamento, através das suas contribuições ou da escassez destas. Por essa razão, o wiki-ambiente -- a sua qualidade -- determina o número de indivíduos que podem compartilhar o mesmo projeto colaborativo. Por outro lado, os usuários também alteram permanentemente o wiki-ambiente em que contribuem. O exemplo mais dramático é a discussão dos temas conflituosos com atitudes defensivas e/ou ofensivas, bem como as votações para tomada de decisões. As relações entre os diversos usuários envolvidos num projeto incluem a competição pelo espaço, pela criação ou por parceiros para a consolidação de suas idéias, a predação de uns usuários por outros, a simbiose entre diferentes pessoas que cooperam para a sua mútua sobrevivência, o comensalismo, o parasitismo, o vandalismo, o uso de sock puppets e outras (para melhor analogia ver a página Relações Ecológicas). Da evolução destes conceitos e da verificação das alterações de outros projetos comunitários -- principalmente a sua degradação -- pelos participntes, levou ao conceito da wiki-ecologia que estuda as relações entre o usuário e a Wikipédia, principalmente do ponto de vista da manutenção da sua contribuição, não só atual, mas também no futuro.

Por outro lado, apareceram também os conceitos de Conservação e do Conservacionismo que se impuseram, quer através das ações de regulamentação do uso da tecnologia e dos seus requerimentos, quer através de várias ações da comunidade que promovem a disseminação do conhecimento sobre estas interações entre os usuários e o projeto. O ramo científico da ecologia humana tem como objeto de estudo a relação do ser humano com o wiki-ambiente. De constituição física bastante desvantajosa, o ser humano (Homo sapiens sapiens), por meio da cultura, adotou, e levou às últimas conseqüências, a estratégia de adaptar o meio ambiente ao seu corpo. Logrou, assim, sobreviver, até agora e em todos os ambientes terrestres do planeta, sem adaptações corporais que levassem sequer à formação de outras sub-espécies ou mesmo de raças. O desdobramento desta ciência foi aqui definida como wikipecologia humana.

Wikipecologia humana[editar | editar código-fonte]

As pessoas não navegam pela Web. Elas agora têm o poder de criá-la.

Saindo dos túmulos dos planos de negócios falidos, essas comunidades colaborativas de autores e criadores são os profetas da renascença cultural e

talvez política.
ecologiadigital.net

Os elementos do wiki-ambiente original manipulados pelos envolvidos passaram então também a integrar a vida pessoal dos usuários e de outras pessoas sujeitas aos efeitos da ação da comunidade. O wiki-ambiente humano combina, assim, tanto os elementos originais (humanos e tecnológcos) quanto os culturais que dão suporte à disseminação do conhecimento humano nas diversas culturas em que ele se desenvolve e pode ser observado em diferentes escalas espaciais: da página de um usuário até ao projeto wikimedia como um todo. O wiki-ambiente humano pode ser mais ou menos favorável à manutenção da saúde da comunidade, ou seja, à normalidade das funções individuais, cognitivas ou emocionais, necessárias para a permanência e multiplicação do número de usuários. Há, contudo, um limite mínimo de convívio saudável que é aquele que possibilita a sobrevivência de uma quantidade mínima de colaboradores com um bom nível de qualidade das contribuições nos artigos e a entrada de novos colaboradores numa taxa suficiente para repôr os usuários desistentes. Abaixo desse limite mínimo de salubridade, o projeto está fadado à extinção. Esse limite mínimo é bastante inferior aos padrões de conforto (entendido como bem-estar da comunidade) atualmente considerados aceitáveis. A questão intergeracional impõe, contudo, um limite máximo ao conforto usufruído por uma dada comunidade humana, pois este não pode ser obtido às custas do sacrifício dos meios necessários para a manutenção de um projeto viável para as gerações futuras. Podemos assim definir o wiki-ambiente humano saudável como aquele que permite a permanência por tempo indeterminado de colaboradores e, ao mesmo tempo, satisfaz, no maior grau possível, as necessidades de cada colaborador, proporcionando-lhe a oportunidade de ter uma participação digna. Essa definição inclui tanto a dimensão intelectual, quanto a sócio-interativa (a necessidade de respeito a cada indivíduo, evitando o cinismo estatístico, e a concepção de bem de cada cultura/país de origem) de um wiki-ambiente saudável. É, portanto, uma definição relativamente aberta e que deverá ser especificada para cada estágio de evolução da comunidade por meio do debate ético.

A questão da poluição[editar | editar código-fonte]

A wiki-poluição é a liberação de elementos ou agentes contaminantes no wiki-ambiente, prejudicando o projeto ou os usuários. Mesmo atitudes relativamente benignas da atividade humana podem ser consideradas wiki-poluentes, se elas precipitarem efeitos negativos posteriormente. As piadas ou brincadeiras corriqueiras, por exemplo, são freqüentemente citadas como poluidoras, embora o próprio humor não seja prejudicial. Na verdade, é a carga irônica ou ofensiva envolvida que converte essas piadas em agentes poluentes. Muitas vezes, depende-se do contexto para classificar uma abordagem como poluição ou não. O termo wiki-poluição também pode se referir a atitudes desrespeitosas, beligerantes ou provocativas. Uma interpretação mais ampla do termo deu origem a idéias como wiki-poluição inibidora, wiki-poluição desmotivadora expulsante e ainda wiki-poluição degradante. Esta última contribuindo para um tipo clássico de poluição cíclica causada por vândalos.

A questão do lixo[editar | editar código-fonte]

Lixo, ou resíduo, é qualquer material, que é considerado inútil, supérfluo, repugnante ou sem valor, gerado pela comunidade (inclusive os anônimos), e que precisa ser eliminado. Muito do lixo encontrado nos artigos pode ser reutilizado e reciclado, desde que adequadamente tratado, gerando conhecimento significativo, além de contribuir para evitar a poluição ambiental. Outros resíduos, por outro lado, não podem ser reutilizados de nenhuma forma, como lixo encontrado na maioria das atividades de vandalismo e as quebras das normas de conduta por parte dos usuários, por exemplo.

O termo wiki-lixo aplica-se geralmente para materiais de ordem lingüística ou digital. As temáticas consideradas inúteis ou supérfluas, são, enquanto isto, geralmente chamadas de não-enciclopédicas.

wikipecologismo[editar | editar código-fonte]

Transi 2.jpg

O ecologismo é uma ideologia política surgida a partir do questionamento sobre o esgotamento dos recursos naturais e o futuro da vida no planeta. O wikipecologismo é um movimento surgido a partir do questionamento sobre o esgotamento do potencial de contribuições e o futuro do projeto da Wikipedia no projeto global. O wikipecologismo incorpora temas dos movimentos sociais contemporâneos como o ambientalismo, o anti-sexismo, o pacifismo e luta contra qualquer tipo de preconceito na atuação da comunidade. Os wikipecologistas, em essência, não postulam funções administrativas, embora alguns possam eventualmente exercer essas funções. Os wikipecologistas defendem a liberdade de pensamento e de expressão, não tendo como premissa o apoio mútuo em questões polêmicas apenas por posicionamento partidário ou ideológico. Embora defendam uma causa comum, não se caracterizam por posicionamentos unânimes ou de conchavos.

Ações wikipecológicas[editar | editar código-fonte]

More generally, it is in the nature of all of us that we can't avoid or ignore each other. It's impossible. This truth is subtly expressed in all circumstances, but becomes obvious when you pass someone in an otherwise empty place: you can't not respond; ignoring is itself a vivid, if negative, response. There's no escape from having to do with each other, which is our torment and also our only salvation.
Stephen L. Talbott, in [1]
  • Não espalhar wiki-lixo nas discussões. (ofensas, palavras dúbias, ironias maldosas, cinismo, sarcasmo, xingamentos)
  • Recolher todo lixo que encontrar e reposicioná-lo ao local adequado. (usar abordagem madura e frontal para combater o wiki-lixo)
  • Não poluir discussões com preconceitos, bairrismos, intimidações
  • Reciclar o wiki-lixo produzido por si mesmo. Para isso não hesitar em retratar-se, corrigir-se, esclarecer mal-entendidos
  • Evitar ser vítima da poluição, para isto rejeitar que acusações, ameaças ou intimidações prejudiquem suas contribuições
  • Ser colaborativo, incentivar os novatos, ensinar o que sabe, estar aberto a aprender, sempre que cabível elogiar o trabalho dos outros publicamente e procurar criticar mais reservadamente.
  • Partir do princípio que o outro tem boa-fé e erra levado por ela
  • Evitar fazer julgamentos sobre a vida particular dos usuários, e se os fizer, não torná-los públicos
  • Respeitar todos os usuários igualmente, inclusive os chamados sock puppets, os anônimos, os que tem poucas contribuições, os novatos, os antigos e os administradores
  • Agir de forma ética sempre, desde ações mais visíveis como o respeito aos direitos autorais, seja em menos visíveis como ao fazer um comentário num sumário.
  • Exercer a cidadania consciente, fazer valer seus direitos e dos outros, trazendo à luz as regras e as sanções sempre que for o caso.

Wikipecologistas[editar | editar código-fonte]

Os integrantes deste movimento podem ser identificados simplesmente pela forma como se comportam na comunidade, porém alguns desejam se declarar abertamente como praticantes e/ou simpatizantes do wikipecologismo através da adoção da userbox do wikipecologismo. Alguns podem também expressar seu apoio ao movimento deixando sua assinatura abaixo:

19:49, 24 Março 2006 (UTC)

Userboxes propostas (sugestões são bem-vindas)[editar | editar código-fonte]

Primer vuelo (para E.) - Transp.gif Este usuário é um wikipecologista.


Zoom.gif Este usuário é a favor da wikipecologia.

(Isto não é uma votação)

  • Ou uma ou outra?
  • As duas?
  • Nem uma nem outra? Uma terceira?
  • ...
  • - Se quiserem dar sugestões deixem na discussão, por favor. Obrigado.

Princípios norteadores[editar | editar código-fonte]

Princípio 1: Normas de conduta
Princípio 2: Regras para resolução de conflitos
Princípio 3: Não faça ataques pessoais
Princípio 4: Paz
Princípio 5: Sanções para insultos
Princípio 6: Pausa para reflexão

Lista dos wikipecologistas[editar | editar código-fonte]

Mascote[editar | editar código-fonte]

Primer vuelo (para E.) - Transp.gif Este saltitante amarelinho se chama Blanquito (uma homenagem a seu criador), e é o mascote-fundador do movimento wikipecologista. No futuro, outros mascotes poderão ser incorporados, já que na Wiki como na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.


O debate saudável produz luminosidade. O atrito verbal só produz fogo e cinzas. Saiba debater, ouvir, ponderar e... mudar de opinião, se for o caso. Fazer luz ou brasa, ser bom ou mau, só depende de você... (Fonte:Conhecer)