Usuário(a):SPIC Brasil/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

SPIC Brasil[editar | editar código-fonte]

A SPIC Brasil é uma empresa de origem chinesa que atua no país no segmento de geração e comercialização de energia elétrica, com foco em fontes renováveis.

O Grupo SPIC (State Power Investment Corporation Limited) é uma das cinco maiores companhias de energia da China e a maior geradora de energia solar do mundo, presente em 47 países, totalizando mais de 213 GW de capacidade instalada, sendo mais de 62,5% de fontes renováveis.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A SPIC foi fundada em 2015 após a fusão das empresas China Power Investment Corporation e SNPTC. Sua subsidiária brasileira iniciou as atividades no Brasil em 2016, quando adquiriu, da Pacific Hydro, dois parques eólicos na cidade de Mataraca, no estado da Paraíba - o Complexo Eólico Vale dos Ventos e o Complexo Eólico Millennium.

Em setembro de 2017, adquiriu a concessão da Usina Hidrelétrica de São Simão, na divisa dos estados de Goiás e Minas Gerais, com início das operações sob o novo grupo controlador em maio de 2018.

Em 2020, a SPIC Brasil adquiriu 33% de participação das usinas de energia termelétrica GNA¹ (Gás Natural Açu) I e GNA II, em parceria com a Prumo, a BP e a Siemens Energy. Ambas as usinas estão localizadas no Porto do Açu, no município de São João da Barra, norte do estado do Rio de Janeiro.

Em 2022, adquiriu 70% de participação em dois projetos de energia solar greenfield localizados no nordeste brasileiro, em parceria com a Canadian Solar, adicionando cerca de 3% à capacidade² de energia instalada no Brasil: o Complexo Solar Panati-Sitiá³, situado na cidade de Jaguaretama, no Ceará, e o Complexo Solar Marangatu, localizado na cidade de Brasileira, no Piauí.

Parque gerador[editar | editar código-fonte]

A SPIC Brasil tem capacidade instalada de 3.106 MW, o que representa 0,94% do parque gerador brasileiro.

Energia hidrelétrica[editar | editar código-fonte]

Usina Hidrelétrica São Simão vista por drone ao anoitecer
Usina Hidrelétrica São Simão

A SPIC Brasil opera diretamente a Usina Hidrelétrica (UHE) São Simão, localizada entre os municípios de Santa Vitória, Minas Gerais, e São Simão, em Goiás. Além da SPIC Brasil, que detém 51% de participação no empreendimento, a usina possui como acionistas as empresas Zhejiang Energy, China-LAC Coop. Fund e CPD.

Inaugurada em 1978, a UHE São Simão tem seis turbinas de 258 MW cada e capacidade energética instalada de 1.710 MW, gerando energia elétrica o suficiente para abastecer cerca de seis milhões de residências por ano.

Seu lago armazena 2,54% do volume represável pelos reservatórios do Sistema Sudeste/Centro-Oeste, representando 6,7% do armazenamento de água do subsistema do Rio Paranaíba.

Energia eólica[editar | editar código-fonte]

Turbinas eólicas do Complexo Eólico Vale dos Ventos captadas por drone, perto do mar.
Complexo Eólico Vale dos Ventos

A SPIC Brasil atua no setor eólico com dois parques localizados na cidade de Mataraca, no estado da Paraíba: o Complexo Eólico Vale dos Ventos, com 60 turbinas e 48 MW de potência instalada, e o Parque Eólico Millennium, com 13 turbinas 10,2 MW, totalizando 58,2 MW de capacidade instalada. Juntos, os dois parques eólicos abastecem anualmente mais de 100 mil residências.

Em operação desde 2007, o Complexo Eólico Millennium foi o primeiro ativo em geração renovável da SPIC no Brasil. Já o Complexo Eólico Vale dos Ventos gera energia desde 2009 e é o maior ativo eólico da SPIC Brasil em operação no país.

Energia solar[editar | editar código-fonte]

Em parceria com a Canadian Solar, a SPIC Brasil também possui controle de dois complexos solares localizados no nordeste brasileiro.

O Complexo Solar Panati-Sitiá, situado na cidade de Jaguaretama, no Ceará, a cerca de 240 km de Fortaleza, possui capacidade instalada de 292 MWp, com capacidade para abastecer cerca de 350 mil residências por ano.

O Complexo Solar Marangatu, localizado no município de Brasileira, no Piauí, a 180 km de Teresina, tem 446 MWp de capacidade instalada, o suficiente para fornecer energia para cerca de 550 mil lares por ano.

Energia termelétrica[editar | editar código-fonte]

Usina Termelétrica GNA I ao entardecer
UTE GNA I

A SPIC Brasil detém 33% de controle das Usinas Termelétricas (UTE) GNA I e II, no Porto do Açu/RJ.

A primeira usina, GNA I, conta com 1.338 MW de potência e iniciou sua operação comercial em setembro de 2021. A GNA II5, maior usina a gás natural do país, conta com 1.673 MW de potência instalada.

GNA I e II, além de GNA III e IV, integram o maior parque termelétrico da América Latina e adicionam cerca de 3 GW à capacidade instalada da SPIC Brasil no país, fornecendo energia para 14 milhões de famílias.

Referências