Usuário(a):TiagoLubiana/Esmerilhão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nomenclatura[editar | editar código-fonte]

O esmerilhão foi descrito e ilustrado pelo naturalista inglês Mark Catesby (como "gavião-pombo", pigeon hawk) em seu Natural history of Carolina, Florida and the Bahama Islands , publicado em 1729-1732. [1] [2] Com base nessa descrição, em 1758 Carl Linnaeus incluiu a espécie na décima edição de seu Systema Naturae e introduziu o nome binomial atual Falco columbarius com a localidade-tipo como "América". [3] O nome do gênero é do Latim tardio ; falco deriva de falx, falcis, uma foice, referindo-se às garras do pássaro. [4] O nome da espécie columbarius é latim para "de pombas" a partir de columba, "pomba". [5] Treze anos após a descrição de Linnaeus, Marmaduke Tunstall reconheceu os pássaros eurasianos como um táxon distinto Falco aesalon em seu Ornithologica Britannica . Se duas espécies de merlins forem reconhecidas, os pássaros do Velho Mundo receberão o nome científico de F. aesalon .

Sistemática[editar | editar código-fonte]

As relações do esmerilhão não são resolvidas de forma satisfatória. Em tamanho, forma e coloração, é bastante distinto entre os falcões vivos. O falcão de pescoço vermelho às vezes é considerado mais próximo do merlin do que outros falcões, mas isso parece ser uma coincidência devido a hábitos de caça semelhantes; não pôde ser confirmado em estudos mais recentes. Na verdade, o esmerilhão parece representar uma linhagem distinta de outros falcões vivos desde pelo menos o Plioceno Inferior, cerca de 5 milhões de anos atrás. Como sugerido por dados de biogeografia e sequência de DNA, pode ser parte de uma radiação não monofilética antiga de Falcos da Europa para a América do Norte, ao lado de ancestrais de formas como o quiriquiri (F. sparvierus) e o falcão-de-coleira ( F. femoralis ) e seus parentes. Uma relação com o falcão de pescoço vermelho (F. chicquera) foi proposta com base em sua semelhança fenética, mas isso não é considerado provável hoje.

Subespécie europeia aesalon. Macho adulto (frente) e fêmea (atrás)

Subespécies[editar | editar código-fonte]

Que o esmerilhão tem uma presença de longa data em ambos os lados do Atlântico é evidenciado pelo grau de distinção genética entre as populações da Eurásia e da América do Norte. Dependendo da perspectiva, pode-se argumentar que eles podem são espécies distintas, com o fluxo gênico tendo cessado há pelo menos um milhão de anos, mas provavelmente mais.

Em geral, a variação de cor em qualquer grupo segue independentemente a regra de Gloger. Os machos da subespécie suckleyi da floresta tropical temperada do Pacífico são quase uniformemente pretos na parte superior e têm manchas pretas na barriga, enquanto os da subespécie mais leve, pallidus, têm pouca melanina não-diluída, com padrão cinza na parte superior e inferior avermelhado .

Presumivelmente esmerilhão da floresta costeira (F. c. Suckelyi ), Potter Marsh, Anchorage (Alasca, Estados Unidos)

Grupo americano

  • Falco columbarius columbarius (Linnaeus, 1758) - esmerilhão da taiga, esmerilhão boreal, esmerilhão da tundra
Canadá e norte dos Estados Unidos ao leste das Montanhas Rochosas, exceto Grandes Planícies. Migratório, passam invernos no Sul da América do Norte, América Central, Caribe e Norte da América do Sul, das Guianas ao sopé do norte dos Andes. Raramente invernam no no norte dos EUA.
  • Falco columbarius richardsonii (Ridgway, 1871) - esmerilhão das pradarias
Grandes Planícies de Alberta a Wyoming. Residente (alguma dispersão no inverno).
  • Falco columbarius suckleyi (Ridgway, 1873) - esmerilhão negro, esmerilhão da floresta costeira
Costa do Pacífico da América do Norte, do sul do Alasca ao estado de Washington. Residente (alguns movimentos altitudinais).

Grupo euro-asiático

  • Falco columbarius / aesalon aesalon (Tunstall, 1771) - Esmerilhão da Eurásia
Eurásia do norte, das Ilhas Britânicas, pela Escandinávia, até o centro da Sibéria. A população do norte da Grã-Bretanha mostra evidências de fluxo gênico de subaesalon. Residente da população das Ilhas Britânicas, migratório de resto; invernam na Europa e na região do Mediterrâneo até o Irã .
Macho (presumivelmente F. c./a. pallidus) invernando em Pequeno Rann de Kutch (Gujarat, Índia)
Islândia e Ilhas Faroé . A última população tem algum fluxo gênico com aesalon. Residente (alguma dispersão de inverno).
  • Falco columbarius / aesalon pallidus (Sushkin, 1900) - esmerilhão pálido, esmerilhão das estepes
Estepes asiáticas entre o Mar de Aral e as montanhas Altai. Migratório, invernam no Sul da Ásia Central e na parte Norte do Sul da Ásia .
  • Falco columbarius / aesalon insignis (Clark, 1907) - Esmerilhão da Sibéria Oriental
Sibéria entre os rios Ienissei e Kolimá. Migratório, inverna no Leste Asiático .
  • Falco columbarius / aesalon lymani (Bangs, 1913) - Esmerilhão da Ásia Central
Montanhas do leste do Cazaquistão e países vizinhos. Migrante de curta distância.
  • Falco columbarius / aesalon pacificus (Stegmann, 1929) - Esmerilhão do Pacífico
Extremo Oriente russo até Sacalina. Migratório, passa invernos no Japão, Coréia e arredores.
Um smyril masculino é apresentado neste selo das Ilhas Faroé por Edward Fuglø

[[Categoria:Aves da República Dominicana]] [[Categoria:Espécies descritas por Linnaeus]] [[Categoria:Aves descritas em 1758]] [[Categoria:Falco]] [[Categoria:Espécies pouco preocupantes]]

  1. Catesby, Mark (1729–1732). The natural history of Carolina, Florida and the Bahama Islands (em inglês e francês). Volume 1. [S.l.]: W. Innys and R. Manby 
  2. «Merlin». Audubon (em inglês). 13 de novembro de 2014. Consultado em 27 de janeiro de 2020 
  3. Linnaeus, Carl (1758). Systema Naturæ per regna tria naturae, secundum classes, ordines, genera, species, cum characteribus, differentiis, synonymis, locis (em latim). Volume 1 10th ed. [S.l.]: Laurentii Salvii 
  4. Shorter Oxford English dictionary. Oxford: Oxford University Press. 2007. 3804 páginas. ISBN 978-0199206872 
  5. Jobling, James A (2010). The Helm Dictionary of Scientific Bird Names. London: Christopher Helm. pp. 114, 266. ISBN 978-1-4081-2501-4