Usuário(a):W. Kafka/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ligante[editar | editar código-fonte]

Mioglobina (azul) com seu ligante heme (laranja) ligado. Baseado em PDB 1MBO

Em bioquímica e farmacologia, um ligante é uma substância que forma um complexo com uma biomolécula para servir a um propósito biológico. A etimologia deriva de ligare, que significa 'ligar'. Na ligação proteína-ligante, o ligante é geralmente uma molécula que produz um sinal ligando-se a um sítio em uma proteína-alvo. A ligação normalmente resulta em uma mudança de isomerismo conformacional (conformação) da proteína alvo. Em estudos de ligação de DNA-ligante, o ligante pode ser uma pequena molécula, íon, [1] ou proteína [2] que se liga à dupla hélice do DNA. A relação entre ligante e parceiro de ligação é uma função de carga, hidrofobicidade e estrutura molecular.

A ligação ocorre por forças intermoleculares, como ligações iônicas, pontes de hidrogênio e forças de Van der Waals. A associação ou encaixe é realmente reversível através da dissociação. A ligação covalente mensuravelmente irreversível entre um ligante e a molécula alvo é atípica em sistemas biológicos. Em contraste com a definição de ligante na química metalorgânica e inorgânica, na bioquímica é ambíguo se o ligante geralmente se liga a um sítio metálico, como é o caso da hemoglobina. Em geral, a interpretação do ligante é contextual em relação ao tipo de ligação observada.

A ligação do ligante a uma proteína receptora altera a conformação afetando a orientação da forma tridimensional. A conformação de uma proteína receptora compõe o estado funcional. Os ligantes incluem substratos, inibidores, ativadores, lipídios sinalizadores e neurotransmissores. A taxa de ligação é chamada de afinidade, e esta medida tipifica uma tendência ou força do efeito. A afinidade de ligação é atualizada não apenas pelas interações hospedeiro-convidado, mas também por efeitos de solvente que podem desempenhar um papel estérico dominante que impulsiona a ligação não covalente em solução. [3] O solvente fornece um ambiente químico para o ligante e o receptor se adaptarem e, assim, aceitarem ou rejeitarem um ao outro como parceiros.

Radioligantes são compostos marcados com radioisótopos usados in vivo como marcador radioativo em estudos de PET e para estudos de ligação in vitro.

Inchaço genital[editar | editar código-fonte]

{{{nome}}}
Detalhes
Precursor Inchaço genital
Estruturas de vulva com rótulos

Os lábios maiores (singular: labium majus ) são duas dobras cutâneas longitudinais proeminentes que se estendem para baixo e para trás do mons pubis ao períneo. Juntamente com os pequenos lábios, eles formam os lábios da vulva.

Os grandes lábios são homólogos ao escroto masculino. [4]

Sintomas e sinais[editar | editar código-fonte]

Um homem de 34 anos com uma história de 12 anos de cromoblastomicose e micrografia eletrônica de sua pele mostrando esporos de Fonsecaea pedrosoi.

O trauma inicial que causa a infecção é muitas vezes esquecido ou não percebido. A infecção aumenta no local ao longo dos anos, e uma pequena pápula vermelha (elevação da pele) aparece. A lesão geralmente não é dolorosa, com poucos ou nenhum sintoma. Os pacientes raramente procuram atendimento médico neste momento.

Várias complicações podem ocorrer. Normalmente, a infecção se espalha lentamente para o tecido circundante enquanto permanece localizada na área ao redor da ferida original. No entanto, às vezes, os fungos podem se espalhar pelos vasos sanguíneos ou vasos linfáticos, produzindo lesões metastáticas em locais distantes. Outra possibilidade é a infecção secundária por bactérias. Isso pode levar à estase linfática (obstrução dos vasos linfáticos) e à elefantíase . Os nódulos podem tornar-se ulcerados, ou múltiplos nódulos podem crescer e coalescer, afetando uma grande área de um membro.

Mecanismo[editar | editar código-fonte]

Ao longo de meses a anos, uma pápula eritematosa aparece no local da inoculação. Embora a micose se espalhe lentamente, geralmente a mesma permanece localizada na pele e no tecido subcutâneo. Pode ocorrer disseminação hematogênica e/ou linfática. Múltiplos nódulos podem aparecer no mesmo membro, às vezes coalescendo em uma grande placa. Pode ocorrer infecção bacteriana secundária, algumas vezes induzindo obstrução linfática. A porção central da lesão pode cicatrizar, produzindo uma cicatriz, ou pode ulcerar.

  1. Teif VB (October 2005). «Ligand-induced DNA condensation: choosing the model». Biophysical Journal. 89 (4): 2574–87. Bibcode:2005BpJ....89.2574T. PMC 1366757Acessível livremente. PMID 16085765. doi:10.1529/biophysj.105.063909  Verifique data em: |data= (ajuda)
  2. Teif VB, Rippe K (October 2010). «Statistical-mechanical lattice models for protein-DNA binding in chromatin». Journal of Physics: Condensed Matter. 22 (41). 414105 páginas. Bibcode:2010JPCM...22O4105T. PMID 21386588. arXiv:1004.5514Acessível livremente. doi:10.1088/0953-8984/22/41/414105  Verifique data em: |data= (ajuda)
  3. Baron R, Setny P, McCammon JA (September 2010). «Water in cavity-ligand recognition». Journal of the American Chemical Society. 132 (34): 12091–7. PMC 2933114Acessível livremente. PMID 20695475. doi:10.1021/ja1050082  Verifique data em: |data= (ajuda)
  4. «Sex Organ Homologies». www.meddean.luc.edu. Consultado em 9 de agosto de 2020 "Sex Organ Homologies". www.meddean.luc.edu. Retrieved 2020-08-09.