Usuário(a) Discussão:Jpsousadias

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bem-vindo(a) à Wikipédia, Jpsousadias. A Wikipédia existe desde janeiro de 2001. Desde então, e após várias discussões, foram sendo estabelecidos princípios que devem guiar o proje(c)to. O que se segue é uma compilação não exaustiva da filosofia da wikipédia. Por favor, reserve alguns minutos do seu tempo para a leitura dos textos de apoio antes de começar sua colaboração, que esperamos frutuosa, na Wikipédia.

Outras páginas que não dispensam a sua leitura, apesar de serem acessíveis por outros caminhos:


If you have trouble understanding Portuguese, please consider using Wikipedia:Babel (available in many other languages) so we are aware of your difficulties.

ATENÇÃO: Para deixar uma mensagem a um usuário é necessário escrever na página de discussão dele, caso contrário o destinatário não será notificado do seu envio com <<Você tem novas mensagens>> e é muito provável que ele não lhe responda. No final da mensagem adicione quatro tis (~~~~) a título de assinatura, para que o usuário saiba quem é o remetente.

Boa estadia e bom trabalho.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal 02:15, 16 Dezembro 2005 (UTC)

Por favor, indica sempre a origem e o copyright das imagens que carregares para a Wikipédia.
Não indicaste estes dados de forma completa na imagem Bensaude-m.png. Peço que também verifiques todas as imagens que carregaste para ver se alguma delas encontra-se sem estes dados essenciais. Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da Wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na Wikipédia em língua portuguesa consulta Política de imagens, FAQ:Direitos Autorais e Como usar imagens.

Notas importantes
  1. A Wikipédia em língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim, sem restrição de uso, mesmo comercial.
  2. Se não fores o autor da imagem, certifica-te que a imagem respeita a regra 1 acima antes de carregá-la para a Wikipédia.
  3. O fato de uma imagem estar disponível em sites na Internet não significa de maneira alguma que a imagem respeite a regra 1 acima! Diversos sites na Internet possuem imagens sem informação de licença ou de direitos autorais. Por favor, não carregues tais imagens para a Wikipédia, pois elas serão eliminadas.
  4. A Wikipédia em língua portuguesa não aceita imagens sob fair use. Por favor, não carregues imagens sob esta licença, mesmo que a imagem esteja presente em uma ou mais Wikipédias em língua estrangeira. Essa licença tem restrições de uso, por isso não respeita a regra 1.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens, consulta Predefinições de copyright e direitos autorais.

Para otimizar o uso de espaço nos servidores da Wikimedia Foundation, sugerimos que carregues as imagens no Commons, um projeto irmão da Wikipédia para armazenamento de arquivos (ficheiros) (imagens, vídeos, etc) ao qual todas as Wikipédias de todas as línguas têm acesso. Este procedimento é aconselhável para evitar sobrecarregar a Wiki PT desnecessariamente. Também, antes de carregares alguma imagem, verifica se uma imagem equivalente já não está disponível no Commons. Obrigado e boas contribuições!--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal 02:15, 16 Dezembro 2005 (UTC)

Acho óptimo. Parabéns pela ideia. Angrense 15:53, 5 Março 2006 (UTC)

Qual o propósito de cirar um artigo assim? Isso é o mesmo que nem existir, e inclusiv está dentre as regras para eliminação rápida. -- Fernando Ф 01:38, 14 Março 2006 (UTC)

Não há necessidade disso. Podes muito bem criar o artigo já pronto com uma só edição. Dessa forma, se algum leitor ver, o artigo vai ficar com cara deque está em contrução, e devemos passar a idéia de qu ou ele existe ou não. Além do mais, é um desrespeito a quem vê um interlink azul sem conteúdo. -- Fernando Ф 01:57, 14 Março 2006 (UTC)

Salvamento sucessivo em "Clemens von Pirquet"

Caro utilizador, notamos que está trabalhando no artigo Clemens von Pirquet. Entretanto, observe que o sistema oferece a opção de mostrar uma previsão do texto que acabou de escrever, antes de gravá-lo.

Ao lado do botão Salvar página existe o botão Mostrar previsão, que serve justamente para que não seja necessário salvar repetidas vezes um mesmo artigo. Utilize o botão Mostrar previsão tantas vezes quantas forem necessárias e procure salvar a página apenas quando as alterações já forem significativas ou o trabalho estiver concluído.

Este nosso pedido é motivado pelo fato de que, a cada clique em Salvar Página, o sistema salva todo o conteúdo, preservando cada uma das edições salvas para efeito da história da composição do artigo e consumindo assim um espaço desnecessário nos servidores da Wikipédia.

Agradecemos a colaboração, boas contribuições.

-- Fernando Ф 02:16, 14 Março 2006 (UTC)

Caro José, peço desculpas pelo ocorrido, mas quando marquei como lixo, nada aparecia no artigo, realmente deveria levar em conta que se tratava de um artigo de um usuário registrado e por isso eu deveria ter esperado um tempo maior, prestarei mais atenção a esses detalhes. abraço. Rangelpalma 12:59, 17 Março 2006 (UTC)

José, obrigado pelo aviso, vou já corrigir. Uma abraço  Rei-artur  18:58, 18 Março 2006 (UTC)

José mais uma coisa, caso num artigo exista a [Categoria:Físicos da Itália] não é necessário colocar a [Categoria:Físicos] (uma categoria inferior), porque assim estás a criar categorias redundantes, como aconteceu aqui. Um abraço e continua com o optimo trabalho.  Rei-artur  20:07, 18 Março 2006 (UTC)

José, pois é muito complicado, talvez a melhor solução seja assim, Lista de Físicos (filósofos, biólogos, ...).  Rei-artur  22:38, 21 Março 2006 (UTC)

Portal de História da Ciência[editar código-fonte]

Prezado José Pedro,

Parabéns pelo portal! Era algo assim que eu estava querendo ver na Wiki.pt []'s --Roberto Cruz 12:18, 1 Abril 2006 (UTC)


Sua crítica é que me parece injusta e exagerada.
  • Primeiro porque tenho andando a consertar dezenas e dezenas de artigos sobre neurologistas criados sem qualquer critério por um anônimo que insere várias categorias sem propósito. Eu praticamente passei dois dias ajustando os artigos.
  • Segundo: um esboço sobre a vida de uma pessoa exige um {{esboço-biografia}} e não um esboço sobre qualquer outra coisa! Esboços de artigos sobre personalidades são um esboço sobre biografias e foi por isto que modifiquei a predefinição no artigo por você mencionado. Podemos até discutir este critério específico, mas não me venha dizer que não contribuo com nada ou que sou hostil, pois aí fico realmente chateado. --Dantadd 11:35, 6 Abril 2006 (UTC)
Perfeito, entendo seu raciocínio. É que realmente acho estranho que um artigo biográfico seja classificado com o esboço de "História da Ciência", por mais que aquela personagem tenha contribuído para a "História da Ciência", mas aceito seu questionamento. Só não acho correto mesmo a inserção, para citar um exemplo hipotético, de {{esboço-literatura}} num artigo-esboço sobre Florbela Espanca, percebe? Se é um artigo biográfico deve ser um esboço sobre biografia, caso contrário não haveria nenhum {{esboço-biografia}}, pois todos os biografados também têm ligação com seu oficío. --Dantadd 11:58, 6 Abril 2006 (UTC)

Ótima idéia! Prefiro a segunda hipótese (A predefinição categoriza em "!Esboços de biografias de história da ciência" ou "!Esboços de biografias de cientistas" e esta é uma subcategoria de "!Esboços de biografias" e "!Esboços sobre História da ciência"). Se precisar de ajuda, diga. Abraços, --Dantadd 13:31, 6 Abril 2006 (UTC)

Predefinição:Esboço-bio-cientistas[editar código-fonte]

Caro José Pedro, desculpe-me por não ter postado uma mensagem no "Projecto de história da ciência", pois eu não o conhecia. Caso faça contribuições do gênero no futuro, postarei mensagens por lá. Você disse: "daria menos confusão usar uma prédefinição que apareça nas listagens depois de "Esboço-biografia" e não antes, como acontece com a denominação que deste à tua." Qual listagem você se refere? Entre abreviar "biografia" e/ou "cientistas", prefiro abreviar biografia. Se abreviar apenas cientistas, fica muito estranho deixar biografia sem abreviar. Acredito que "bio-cientistas" fica mais fácil de compreender do que "biografia-cien". Com relação ao outro ponto, pelo menos eu gosto de não colocar o <noinclude>, pois se clicar na predef. de esboço, poderei ver os outros esboços existentes do mesmo tipo. Mas aí, como não há uma regra específica da Wiki-pt para este assunto, fica ao critério do freguês... rs... tanto pode ficar com como sem. E sinceramente, imagens menores do que 30px ficam muito pequenas, quase invisíveis. Atenciosamente, --Ricadito 10:24, 7 Abril 2006 (UTC)

Caro Jpsousadias, não conhecia a lista que você me indicou, e sua observação é válida. Concordo com vc. Conhecia apenas a WP:EB. Eu prefiro que não abrevie cientistas para cien. Talvez seja uma boa perguntar no café dos categorizadores se vale a pena abreviar o {{esboço-biografia}} para {{esboço-bio}}, ou quem sabe encontrar outra solução para futuros esboços específicos de biografias. --Ricadito 10:48, 13 Abril 2006 (UTC)

José, esta predef não é necessário porque a {{Portal}}, já dá para colocar vários portais, repara:

{{Portal|
|Portal=
|Portal2=
|Portal3=
...
}}

Um abraço  Rei-artur  ? 13:03, 15 Abril 2006 (UTC)

Regras para uso de maiúsculas nos títulos em língua portuguesa[editar código-fonte]

Prezado JP Sousa Dias,

estão sendo neste momento discutidas novas regras para uso de maiúsculas nos títulos escritos em língua portuguesa na Wikipédia. O objetivo de debate é obter consenso ou fechar propostas para serem colocadas em votação a respeito do tema.

Chamo a atenção para o fato de que, seguindo sugestão dos participantes, estão sendo discutidas regras que se aplicarão a todos os títulos em português da Wikipédia: livros, filmes, discos, disciplinas do saber, etc. O portal de História da ciência, portanto, será diretamente afetado pelos resultados deste debate.

Por favor, manifeste-se sobre a questão em Wikipedia Discussão:Votações/Nova normatização do uso de maiúsculas nos artigos da Wikipédia e divulgue a discussão para os outros interessados que costumam colaborar no portal.

Abs, Loge | fogo! 19:21, 1 Maio 2006 (UTC)

Predefinição do Portal[editar código-fonte]

Desculpe se demorei um tanto para responder. De fato, não está escrito em lugar algum que as predefinições para portais obrigatoriamente devem ser daquele modelo, mas, as demais seguem. Existe uma "força-tarefa" para deixar as predefinições de navegações mais discretas, a fim de não atrapalharem quem vem fazer consultas. Apesar de bela, ela infelizmente não estava tão discreta... Não poderia tentar encontrar um meio termo, talvez usando apenas cores diferentes, mas, o mesmo padrão de tamanho das demais predefinições? Note que alguns projetos de edição de verbetes costumam colocar avisos e convites para as pessoas participarem do projeto na página de discussão das entradas, e não no texto das mesmas. Espero que me compreenda. Boas contribuições. Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntalmsg 00:11, 13 Junho 2006 (UTC)

Wikipedia:Opinião de terceiro[editar código-fonte]

Venho por meio dessa pedir o voto do colega, para o caso da pagina [1],proposta para ser apagada, a mesma tem a finalidade de diminuir as disputas localizando o seu foco e aumentar a camaradagem na wikipédia, através da prática de discussão, em vez dos dispositivos arbitrários utilizados na mesma até a presente data. Agradeço desde já a boa vontade do colega para o fato em questão. E também ao item seguinte Centro de Pesquisa Manuel Teixeira da Costa (UFMG/IGC), pois a pesquisa cientifica no Brasil precisa de todo apoio. Obrigado --EJC 11:03, 1 Julho 2006 (UTC)

William Crookes[editar código-fonte]

Percebi que a edição mais antiga do artigo sobre William Crookes é sua. Lá consta uma informação que não vi em outras biografias de Crookes existentes na Web. Trata-se da informação de que ele trabalhou com química aplicada "no tratamento de afluentes de esgotos". Sei que houve o tempo em que ele trabalhou para o governo mas não achei o detalhe que você colocou. Você tem a fonte dessa informação? Se tiver, gostaria que me informasse para que eu a pudesse manter na versão ampliada que estou preparando indicando a referência.Renato Costa 17:26, 30 Junho 2006 (UTC)

William Crookes[editar código-fonte]

Grato pela resposta, amigo. Então, como o esboço sobre William Crookes não contém nenhuma referência vou substituí-lo por uma tradução que fiz do artigo que consta da Wikipedia em inglês, com alguns acréscimos. Respeitarei tudo do esboço menos duas coisas:

1) a informação sobre o trabalho com afluentes de esgotos pois não encontrei nenhuma referência a esse fato. Pode até ser fato mas seria necessário ter a fonte da informação. 2) a informação de que não há comprovação do interesse de William Crookes nos fenômenos espiritualistas, por ser uma informação falsa ao extremo. Crookes foi um dos mais sérios pesquisadores do espiritualismo até hoje e deu várias provas (verificáveis em livros e fotos) de acreditar firmemente na mediunidade tanto de Daniel Dunglas Homes quanto de Florence Cook.Renato Costa 00:32, 3 Julho 2006 (UTC)

Mais sobre William Crookes[editar código-fonte]

Grato pela resposta.

Então vou subsituir o esboço pelo artigo que traduzi da Wikipedia em inglês.

Respeitarei todas as informações, categorias e a referência ao portal de ciência. Somente duas informações serão exceção:

1) a informação de que Crookes trabalhou com efluentes de esgoto. Ela pode ser veradeira mas só a transcreveria se achasse uma referência e não achei.

2) a informação de que Crookes nunca afirmou acreditar no Espiritualismo, por ser falsa. Há vários livros em inglês e em português de vários autores que transcrevem escritos de Crookes onde ele enfatiza que pesquisou a mediunidade de Daniel Dunglas Home e Florence Cook e confirmou que o fenômeno era real.Renato Costa 00:41, 3 Julho 2006 (UTC)

Clara Pinto Correia[editar código-fonte]

Olá. Creio que conheças bem o trabalho da Clara Pinto Correia. Tentei tornar um pouco mais aceitável a menção aos incidentes na Revista Visão no artigo da wiki.pt, mas creio que, ainda que seja uma informação inalienável devido ao eco que manteve nos meios de comunicação social, poderia estar mais bem contextualizada. Lê também a discussão do artigo. Manuel Anastácio 20:11, 6 Setembro 2006 (UTC)

Olá, Jpsousadias, receba as nossas boas-vindas.


Notamos teu interesse em Geografia e gostaríamos de convidar-te a participar do desenvolvimento do Wikiprojeto Geografia. Se desejar fazer parte desse esforço colaborativo dirija-se à página do Projecto e inscreva-se.

Colocamo-nos à disposição para contacto. Alegre. Saudações, Bisbis msg 03h58min de 3 de Novembro de 2008 (UTC)


Quanto à imagem Imagem:Portail-Histoire-zoologie-botanique.png


Por favor, indique sempre a origem e o copyright das imagens que carregar para a Wikipédia.
Não indicou estes dados de forma completa na Imagem:Portail-Histoire-zoologie-botanique.png. Peço que também verifique todas as imagens que carregou para ver se alguma delas se encontra sem estes dados essenciais. Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da Wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na Wikipédia em língua portuguesa consulte Política de imagens, FAQ:Direitos Autorais e Como usar imagens.

Notas importantes
  1. A Wikipédia em língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim, sem restrição de uso, mesmo comercial. Assim, imagens "de divulgação" não são aceitas, pois têm restrições de uso.
  2. Se não for o(a) autor(a) da imagem, certifique-se que a imagem respeita a regra 1 acima antes de carregá-la para a Wikipédia.
  3. O fato de uma imagem estar disponível em sites na Internet não significa de maneira alguma que a imagem respeite a regra 1 acima! Diversos sites na Internet possuem imagens sem informação de licença ou de direitos autorais. Por favor, não carregue tais imagens para a Wikipédia, pois elas serão eliminadas.
  4. A Wikipédia em língua portuguesa não aceita imagens sob fair use. Por favor, não carregue imagens sob esta licença, mesmo que a imagem esteja presente em uma ou mais Wikipédias em língua estrangeira. Essa licença tem restrições de uso, por isso não respeita a regra 1.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens, consulte Predefinições de copyright e direitos autorais.

Desde Novembro de 2006 só é possível fazer novos uploads no Commons, um repositório global para os projectos da Wikimedia, a fim de torná-las acessíveis a partir de qualquer projecto-irmão da Wikipédia. Este procedimento foi feito para evitar sobrecarregar servidores da Wikimedia. Também, antes de carregar alguma imagem, verifique se uma imagem equivalente já não está disponível no Commons. Para saber mais sobre como carregar no Commons, veja Ajuda:Como carregar ficheiros no Commons e Commons:Primeiros passos.

Obrigado e boas contribuições! Lijealso (discussão) 15h40min de 29 de maio de 2009 (UTC)[responder]

Projetos/Manutenção/Referências[editar código-fonte]

Olá, José Pedro, vinha pedir se será possível dar uma ajuda num projeto para referenciar páginas que estão sem referências. Há uma página a explicar como ajudar. Se for possível, agradeço. Abraços e boas contribuições. Luiza Teles Lu 02h47min de 20 de abril de 2013 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Predefinição:Biografia-hist-cien[editar código-fonte]

Olá, Jpsousadias. A página Predefinição:Biografia-hist-cien que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

  • P1: Predefinição desnecessária. A predefinição não tem utilidade, foi substituída ou está vazia. ver mais info›
Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Luan (discussão) 10h48min de 11 de janeiro de 2017 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Predefinição:Portal-triplo[editar código-fonte]

Olá, Jpsousadias. A página Predefinição:Portal-triplo que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

  • P1: Predefinição desnecessária. A predefinição não tem utilidade, foi substituída ou está vazia. ver mais info›
Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Luan (discussão) 10h50min de 11 de janeiro de 2017 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Predefinição:Portal-duplo[editar código-fonte]

Olá, Jpsousadias. A página Predefinição:Portal-duplo que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

  • P1: Predefinição desnecessária. A predefinição não tem utilidade, foi substituída ou está vazia. ver mais info›
Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Luan (discussão) 11h18min de 11 de janeiro de 2017 (UTC)[responder]

O verbete Cronologia de história da biologia, editado por você, foi marcado para eliminação por consenso, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

Você poderá expor seus argumentos na discussão para manter ou eliminar, porém jamais remova o aviso de eliminação que está no verbete, pois seria considerado vandalismo.

Boas contribuições! GhostP. disc. 00h50min de 26 de novembro de 2020 (UTC)[responder]