Usuário(a) Discussão:Raphael.lorenzeto/2006/08

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

RE 2, a missão[editar código-fonte]

OK, ridículo o título para esse comentário, mas não tenho culpa se você resolveu arquivar as discussões antes de eu responder rsrs. Acabo de ler o comentário anônimo, mas não concordei com algumas idéias dele. Enfim, o debate será grande caso ele se registre e resolva iniciar todas as discussões a que se propõe.

Quanto ao movimento da Terra, era o que eu sabia, pelo menos. Mas essa "teoria" já pode estar ultrapassada, já que não tenho acompanhados as novas descobertas e teorias. Quero mesmo saber como é essa teoria sua, ou já está provada? Qualquer coisa você desenha e me manda por e-mail hehe. Sabe, adoro desenhos :).

Lendo novamente suas mensagens, vi uma coisa: e refere à Terra ou à terra? rsrs, só para te estressar um pouquinho :). Até depois! Mateus Hidalgo diga! 15:17, 4 Junho 2006 (UTC)

Pedido de mapas[editar código-fonte]

Oi Raphael,

Antes de mais nada eu gostaria de agradecê-lo por seu despreendimento e pelo seu tempo dedicado ao projeto, realmente o seu trabalho é de excelente qualidade. Bem! Vamos ao que interessa.

Você poderia criar os seguintes mapas, por favor:


Mesorregião do Sudeste Rio-grandense;

Microrregião de Jaguarão;

Cidade de Arroio Grande;

Cidade de Herval;

Cidade de Jaguarão;

Cidade de Pedras Altas.


As cidades ficam na mesorregião e microrregião já citadas.

Mais uma vez obirgado! Ass.: Cícero H. Rodrigues msg + 04:35, 5 Junho 2006 (UTC)


Todos os mapas das meso e micrirregiões do Rio Grande do Sul já foram colocados conforme as políticas oficiais do projeto.
Tenho mais uma lista de cidades, da Microrregião de Pelotas, para você criar os mapas que segue:
Abraços! Ass.: Cícero H. Rodrigues msg + 07:53, 6 Junho 2006 (UTC)

RE:Detalhe[editar código-fonte]

Todos os dados enviados são do IBGE. Os nomes das micros e mesos também. Mateus Hidalgo diga! 00:39, 6 Junho 2006 (UTC)

Help![editar código-fonte]

Boa noite!
Preciso de sua ajuda. Não consigo corrigir Águas de Santa Bárbara da última edição que fizeram! Não consigo reverter ou editar. Obrigado! --Reynaldo 22:28, 6 Junho 2006 (UTC)

O "mal" dos Bots...[editar código-fonte]

Rafa,

Sei que é mesmo gigantesco vosso trabalho por dotar este projeto de mais e mais informes sobre os municípios, estados e regiões. Pouco tenho contribuído, mas resolvi ir aos poucos ampliando alguns municípios baianos, começando pelos de minha região.

Foi neste trabalho que me deparei com algo interessante, e que merece a vossa atenção (e sobretudo do dono dos Bots responsáveis pelas atualizações automáticas...).

Acho que foi no verbete de Sebastião Laranjeiras. Alguém havia editado "dentro" de o bot que adicionara o prefeito... ou melhor, copiara, colara, e danou a editar entre os <>...

Já tinha me deparado com a dificuldade de, ao editar, escolher o lugar melhor de fazê-lo, em meio a tantos itens dos "bots"... Se isto ocorreu comigo, que não me assusto com o pedido para não mexer em bots, imagine o que não deve estar se passando com os possíveis moradores de tantas pequenas cidades desse Brasilzão?

Seria interessante que, ao dispor do espaço de edição, fosse colocado, também, os links = = Histórico = = e = = Características = = pois, assim, ao clicar em editar, o usuário menos experiente poderá acrescentar informes sem que fique perdido naquele cipoal de predefinições para as quais há o cabal aviso de não os remover...

Não sei se isto será possível... Mas é algo um tanto urgente, acredito...

Esperando ter trazido alguma contribuição, deixo meu abraço, Conhecer DigaêNuvola apps kolourpaint.png 07:51, 7 Junho 2006 (UTC)

Mapas[editar código-fonte]

Que trabalho excelentissimo!!! Esses mapas do Rio Grande do Sul (e outros): perfeitos! Muito obrigado! Pierbe 18:53, 8 Junho 2006 (UTC)


RBot[editar código-fonte]

Raphael, o teu bot inseriu aqui a predef, assim no mesmo artigo ficaram duas predef sobre o municipio. um abraço  Rei-artur  ? 19:55, 8 Junho 2006 (UTC)

Verbetes que passeiam[editar código-fonte]

O pior é que talvez ele não tenha feito por mal... Eu realmente não vejo nada no livro de estilo que nem padronize e nem despadronize casos como esses. Só vou desfazer o movimento por conta da quantia enorme de afluentes que há no outro título. Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntalmsg 02:25, 9 Junho 2006 (UTC)

Re: desambiguação[editar código-fonte]

Olá Raphael! Acho que ainda não existe nenhum padrão concreto, por isso vou propor na Esplanada a criação de uma política para regulamentar isso. Assim que eu tiver um tempinho eu faço isso. um abraço! Lipe Vai Brasil! Rumo ao Hexa! ҉ 12:59, 9 Junho 2006 (UTC)

RE:Desculpe, não pude evitar[editar código-fonte]

Olá Raphael! Não era nenhuma crítica envolvendo os modelos de navegação, pelo contrário. A parte que diz "(...) equivocados protestos (...)" significa que estava equivocado (LOL, perdoe-me, não consegui explicar melhor). Os novos modelos de navegação são melhores e arrependi-me do que disse (achava que só ia ficar aquela predef atual em Roraima, mas, pelo que vejo, vira uma outra, bem melhor [deveria me informar antes de dar pitacos]). Mas, o que é o arrependimento senão um sentimento que nos previne a cometer os mesmos erros novamente? A você só devo desculpas por aquelas minhas grossas e estúpidas palavras, no entanto, eu não sou expert nisso...
No mais era só isso. Abraços, Salles Neto + | 14:44, 9 Junho 2006 (UTC)


Resposta[editar código-fonte]

Não sei pq perder a linha. SÓ ESTOU CORRIGINDO algo que está fora doa padrões. Pq o nome do verbete da cidade de São Paulo (São Paulo (cidade)) é diferente da cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro (Rio de Janeiro))? Quem não entende nada sou eu. Era para ficar igual. Por isso, mexi, mas acho que não foi aceito, não é mesmo? De maneira alguma fiz isso para te prejudicar, apesar de ter esquecido de colocar na parte da discussão. Espero que compreenda que foi para melhorar e não piorar, apesar dos erros. OBS: criei mais dois verbetes: Lista de cemitérios do Brasil e Lista de unidades hospitalares do Brasil. Outra pergunta: para que dois verbetes falando do bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro? No mais não mais, só isso. Críticosim? 17:25, 9 Junho 2006 (UTC)

Divisão Política do Brasil.png[editar código-fonte]

Raphael, ultimamente isto tem acontecido por diversas vezes, eu não coloquei a imagem para eliminação mas sim a pagina na wiki:pt. Se repares, a imagem está no commons e o que foi proposto para eliminação foi a pagina na wiki:pt, vê aqui o historico. Um abraço  Rei-artur  ? 17:32, 9 Junho 2006 (UTC)

Pois é...[editar código-fonte]

Eu tentei observar e usar um padrão. Quando é um adjetivo, como por exemplo "central, não vai preposição (Mesorregião Central do Paraná, p. ex.). Quando não, vai, assim como nos pontos cardeais, como em Mesorregião do Centro Goiano, Mesorregião do Leste Goiano e por aí vai. Dê uma olhada aqui e veja que tentei manter a coerência. O artigo que você passou fica um pouco estranho pois é bem longo e ainda tem esses ocidentais e orientais. Mesorregião do Centro Ocidental Rio-grandense estaria certo, então (se fosse "ocidente", seria Mesorregião do Centro do Ocidente Rio-grandense, mas seria pior. Eu segui todos os nomes das tabelas do IBGE, mas lá não aparecem as preposições, então a gente tem que se virar).

Quanto aos artigos do Rio, eu os olhei e estão bons. Agora é só começar a desenvolvê-los melhor. E se você encontrar algum nome de subdivisão estranho me avise, pos posso ter me equivocado.

Só por curiosidade, para quem e como você passou as tabelas do IBGE? Mateus Hidalgo diga! 19:51, 9 Junho 2006 (UTC)

Caro Raphael,

Aquelas indicações que te fiz, como disse anteriormente, é a divisão política e econômica atual do estado do Rio. Vi também a página do IBGE, mas posso te dizer que as informações que eles têm lá, são contraditórias com as constantes nos mapas mantidos pelo governo fluminense e que utilizo em meu trabalho.

Um grande abraço!

Microrregião de Jaguarão[editar código-fonte]

Oi Raphael,

Hoje eu constatei, no mínimo, uma incoerência do IBGE; observando as últimas modificações que você fez nas meso e microrregiões do Rio Grande do Sul, notei que a cidade de Pedras Altas no mapa interativo e no mapa que você desenvolveu pertence a Microrregião de Jaguarão já em outros dados do instituto, a referida cidade pertence a Microrregião das Serras de Sudeste.

O mapa que você desenvolveu para a microrregião das Serras de Sudeste não consta o município de Pedras Altas.

Agora a dúvida: qual é o correto? E será há mais casos com este? Ou será que eu é que estou totalmente equivocado?

Ass.: Cícero H. Rodrigues msg + 07:01, 10 Junho 2006 (UTC)

Raphael,

Não alterarei mais os links. Só que volto a lhe informar: essa divisão feita pelo IBGE, nunca foi vista em lugar algum. Nenhuma lei estadual ou federal (principalmente com relação a RM do Rio de Janeiro), incluem a microrregião de Vassouras na mesma, por exepmplo. Aquelas "divisões de Governo" apresentadas no mapa da fundação DER-RJ, são os mapas aceitos em todo o Est. do Rio, e é algo que pode a vir gerar reclamações futuras, já que as divisões apresentadas pelo IBGE não respeitam a identidade regional fluminense.

Estou lhe escrevendo e solicitando a mudança com base nos dados estaduais, por causa disso. Para comprovar, é só perguntar a alguém que mora em Paty do Alferes ou Vassouras em qual região do Estado ele está, se na Baixada ou no Sul Fluminense.

Um grande abraço!


O que devemos fazer com relação, especificamente, ao município de Pedras altas? Devemos modificar os mapas ou as relações dos municípios das Microrregiões?
Talvez devessemos contactar o IBGE para termos a posiçao ofical do Instituto. O que você acha?
Ass.: Cícero H. Rodrigues msg + 06:51, 11 Junho 2006 (UTC)


Ok Raphael! Eu vou tentar entrar em contacto com o instituto. Quando eu receber uma resposta eu posto aqui. Abraços! Ass.: Cícero H. Rodrigues msg + 22:20, 11 Junho 2006 (UTC)

Erros[editar código-fonte]

Advertido pelo quê, Raphael? Só estou corrigindo o q está errado. Tem erros grosseiros na Wiki e ninguém diz nada, como por ex: pq o verbete da cidade do RJ é "Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)" e o da cidade de SP é São Paulo (cidade) (?) (acho que já lhe enviei isso (!)). Ao meu ver isso não é certo. Ok? Crítico 1:16, 10 Junho 2006 (UTC)

Help, novamente![editar código-fonte]

Boa noite! Que eu saiba não existe mesorregião de Franca e o 201.48.2.84 insiste neste fato, dá uma 'passadinha' lá. Abração.--Reynaldo 04:52, 11 Junho 2006 (UTC)

Obrigado por 'acertar' Franca mas o não registrado fez 'estragos' em Lista de municípios do Estado de São Paulo - Lista de municípios do estado de São Paulo por população - São Paulo Geografia - e até em Ribeirão Preto, Ufaaa!!! Brasil--Reynaldo 15:55, 11 Junho 2006 (UTC)

A impressão que ele tem 'ciumes' de Ribeirão e quis tirar as referências de Franca! Na econômia principalmente. Se fossemos considerar a Mesorregião de Ribeirão, na minha opinião teria de continuar! Como é referente ao município (Ribeirão) fico na dúvida. De qualquer modo lá a mudança é mínima.

Aproveitando! (rsrs) tenho uma certa facilidade com o photoshop mas não sei 'lidar' como o .SVG (mapa.svg), ou não aprendi (prá mim é novidade e olha que imagens digitais eu manipulo há mais de 25 anos! Eta idade que chega (rs)), ou que soft usar nele. Acredito também que seja perder tempo criando em .jpg (como eu fiz em Imagem:Estado Sao Paulo mun Avare.jpg, por isso vou acabar pedindo a você (que abuso né?) alguns mapas municipais (em princípio do Estado SP), não houver incoveniente o .jpg continuo, se não, como passar uma relação das cidades para você? Obrigadão novamente! Brasil--Reynaldo 16:49, 11 Junho 2006 (UTC)

Será que eu descobri a América? O Corel trabalha com o .SVG, pelo menos eu consegui abrir com ele (tenho a versão 13) ele abre como .cdr mas tem a opão de gravar como...SVG. Pela sua resposta é onde você trabalha as imagens - tô certo? Tenho uma certa familiaridade com o Corel - uso desde a versão 3 (olha aí a idade novamente, rsrs) bem menos que eu uso Photoshop, mas uso! Se vc usa o Corel, você abre o .svg ou importa? Tanto faz? Se eu carregar - SaoPaulo_MesoMicroMunicip.svg - que é limpo e 'avermelhar' o(s) município(s) que estou trabalhando, vai valer? Sua matriz é igual ou melhor? Segundo sua orientação os dados a serem colocados seriam os abaixo, estarão corretos ou modifico alguma coisa?

{{Information|
|Description      = Map locator of [[Avaré]] in São Paulo
|Source           = derivated work from [[Image:SaoPaulo MesoMicroMunicip.svg]]
|Date             = junho, (11) (2006)
|Author           = José Reynaldo da Fonseca
|Permission       = {{self2|GFDL|cc-by-2.5}}
|other_versions   =
}}

[[Category:Maps of São Paulo]]

Obrigadão! --Reynaldo 19:13, 11 Junho 2006 (UTC)

Página Principal[editar código-fonte]

oi Raphael, como ninguém fez nada, eu deu o primeiro passo. Eu não queria deixar mensagens nas paginas de discussão, mas não encontrei outra solução, foi "obrigado" porque ninguém respondia nem comentava. Uma boa PP é essencial para a wikipedia e estamos nisto à mais de um ano. Um abraço  Rei-artur  ? 14:47, 11 Junho 2006 (UTC)

Olha só (resposta)[editar código-fonte]

  • 1-Com relação a x(cidade) ou x(estado) isso eu estou corrigindo (ao menos os que eu introduzi).
  • 2-Eu estou movendo os que são realmente necessários para a forma correta. Muitas vezes não sou o único a mover dessa forma. Quem garante que sou o único que está fazendo dessa forma!? Eu não driblei sistema nenhum, apenas ajo conforme for preciso e correto. Com relação a mover para (Rio de Janeir) a máquina acabou por processar dessa maneira.
  • 3-As minha tabelinhas ridículas (como vc mesmo diz) são um complemeto do infobox, em que eu inclusive havia colocacado esse tema na discussão solicitando que as infobox sejam mais completas (o n/i é por causa que eu não consegui haver tais informações). Como eu solicitei ali na discussão, deveriamos fazer uma infobox mais completa.
  • 4-Com relação as imagens, eu tenho pego emprestado de outras wikis e carregado na nossa wiki. Por acaso há um problema nisso? Se tem VDA é pq eles já vinham dali.
  • 5-Quando eu me refiro a não resolverem tais problemas, me refiro aos que estão errado (tem muito verbete de cidade no interior do Brasil que está errado mesmo, inclusive eu corrigi alguns, como por exemplo as principais cidades do Nordeste e Norte do Brasil).
  • 6-Queria te pedir sinceras desculpas se eu te prejudiquei de alguma forma. Não foi minha intenção, pois só quis contribuir.
  • Finalizando: a verdade acima de tudo! Crítico (sim?) 16:30, 11 Junho 2006 (UTC)

Países platinos, enfim[editar código-fonte]

EEEEEEEEE!!! Até que enfim!! Descobri!! Eis: Argentina, Uruguai e Paraguai (ver). Quem me achou por mim foi o Glum Haha. Bem, valeu pela ajuda, agora sim vou fazer o trabalho Tongue.png (Aproveitar e criar o artigo aqui na wiki, alguém ainda há de passar por isso assim como eu :)))). Abraços! Salles Neto + | 16:50, 11 Junho 2006 (UTC)

"Medalha Subdivisões do Brasil"[editar código-fonte]

Olá Raphael! Queria falar contigo melhor, mas não dá :(, bem, eu tive uma idéia e a citei pro Mateus, ele gostou Alegre. Bom, é o seguinte:

  • Seria feita uma medalha, com o objetivo de turbinar as edições e incentivar as melhorias nos artigos que nós "cuidamos";

Tática:

  • Entregar a medalha ao usuário que mais contribuir em um artigo, e que mostrar a maior dedicação.

Pois, o merecedor seria escolhido ou pela comunidade do proj. ou por ti e pelo Mateus (que são os mais "ligados" nele). Eu acharia bem uma por mês, mas é apenas uma proposta. O layout dela seria desenvolvido depois.

E então, o que tu achas? (aviso que só devo tornar a entrar no sábado)
oh, aqui está, hehe Alegre. Abraços! Salles Neto + | 23:22, 11 Junho 2006 (UTC)

Opa, blz?
Idéia melhor: Olha, como a idéia do "Wikiconcurso da Sub-divisões do Brasil" é bastante arriscada, proponho que experimentemos simplesmente entregar a medalha à quem merecer (como a de "carrasca" por exemplo). Testamos isso por um tempo x... se acharmos que a comunidade irá participar do "wikiconcruso da subd..." aí sim nós fazemos... o que acha? É menos perigoso...
Ah... e eu andei esboçando o layout da medalha à mão (hehe, fui advertido pelo prof. por estar fazendo isso em aula Tongue.png), acho que ficou legal, qdo eu puder faço no pc para você ver (algo que certamente não será nem hj nem amanhã... Tristeza). No mais é só. Abraços! Salles Neto + | 21:43, 12 Junho 2006 (UTC)

Explico[editar código-fonte]

Gostaria de colocar em pratos limpos com relação as perguntas não respondidas:

  • 1-Me refiro aos artigos como um todo (tanto os que eu movi quanto os que já estavam de tal jeito).
  • 2-Há muitos artigos que precisam ser wikificados e eu os wikifiquei.
  • 3-Não vou apontar nomes, mas são vários que fazem também.
  • 4-Tudo bem quanto as tabelas. Vou colocar somente as que tiver informações e não colocarei mais o CEP e n/i. Juro.
  • 5-Com relação ao (Rio de Janeir), houve um erro realmente e não foi da minha máquina, mas na hora de apertar salvar o sistema não aceitou (esclareço que isso foi antes da mensagem que vc me mandou escrito isso).
  • 6-Tais problemas em que eu me refiro são aqueles verbetes em q tinham VDA ou eram mal feitos. Tinha vários. Um exemplo é o da cidade de Picos, Mossoró e Coari (veja as comparações anteriores pra vc ver), que estavam com erros grosseiros e eu os consertei (ou pelo menos ajeitei).
  • 7-O fato de eu demorar a responder não quer dizer que eu esteja ignorando, mas peço disculpas se fiz grosserias e desagradei a alguns. Não era essa minha intenção também.
  • 8-Eu suponhei que todos os estados deveriam ter "Predefinição:Municípios mais populosos de X", mas já vi que é meio q perda de tempo isso, não é?
  • 9-Que é um "sock puppet"? Tem haver com os "muppet babys"? Eles tb sacaneavam uns aos outros.
  • 10-Se vc não quer tabelas com n/i, então supostamente deveriamos retirar todos os infobox, pois alguns tb são incompletos.
  • 11-Com relação ao IDH acho que vc tem razão em parte, pois o IDH é uma informação parcial e não revela esses dados.
  • 12-Não sei o que vc chama de "novato". Não há um parâmetro para isso.
  • 13-Eu faço atualizações e correções a cada dois minutos. Vai ver o tamanho da lista de Campo Grande que colocaram. E olha que eu diminuí antes de colocarem novamente.
  • 14-No mais se perguntar eu respondo. Desculpe as bola fora. Crítico (sim?) 15:30, 12 Junho 2006 (UTC)

Resposta[editar código-fonte]

  • 1-Vc diz o campo da macrorregião ou prefeito? Sobre a macrorregião eu vou colocar na discussão tb, pois é necessário.
  • 2-Por não ter esses campos é que deveriamos discutir sobre isso.
  • 3-Falando no VDA, tenho visto em vários usuários ser a favor do fair use. Vc disse que isso foi discutido e não aceito. Mas então pq tem gente (Sales Neto e Machocarioca, por exemplo) que solicita? Fica difícil pois tem artigo que necessita de foto e não tem nenhuma (artigos de geografia, música e cultura). Dentro disso, como um aluno de universidade vai saber como é uma determinado item sem foto?
  • 4-Nem demora nem sacanagem, mas sim convicência. Com relação a minha demora, eu analiso antes o texto para buscar uma resposta mais convincente e verdadeira depois.
  • 5-Vc disse bem: cometi, pois agora eu compreendi e não estou fazendo mais, apenas completando o que falta (infobox e a parte de texto).
  • 6-Com relação a essas tags, concordo em parte, pois precisa-se de uma mais completa mesmo. Nas cidades do estado do Rio de Janeiro (não vai explodir de raiva, hein?) eu coloquei essas tags (municípios mais populosos do RJ) apenas nos municípios que são mencionados nela. E essas tags só mostram poucos municípios e não mostram as macrorregiões, mesorregiões e microrregiões, sendo realmente imprecisos.
  • 7-Com relação aos muppet babys eu estava brincando.
  • 8-Com relação aos n/i eu concordo, mas e se tiver uma informação importante que pode ser encontrada depois?!
    • Os principais campos foram discutidos apenas, não? Pois acho que outros campos também deveriam, como vereadores, gini, bairros, área urbana, padroeira, entre outros. Tb deveria ser questionado se todos os links deveriam ficar no fim do verbete de cidade ou se dá para colocar o link de prefeitura do lado da informação do prefeito.
    • Realmente eu concordo com vc e deveria ser retirado pobreza em razão de ter o IDH, mas o numero de eleitores deveria ter, assim como comarca também.
    • Se vc tem esses banco de dados pq não coloca as bandeiras e brasões de todos os municípios? Tem muitos que necessitam de bandeira e brasão.
    • Se a infobox está passando por reformulações, pq a de Goiânia e Cachoeirinha por exemplo são diferentes? Eram para seguir esse mesmo modelo. Pois bem, talvez minha "infobox" não seja oficial, mas pode ser útil para os estudantes.
    • Na sua opinião quase 2 mil é pouco? Pode ser, pois tem gente que tem bem mais do que isso.
  • 9-Se eu modifiquei a pagina de Campo Grande (Mato Grosso do Sul) tanto assim é para corrigir as besteiras que fazem, pois há usuários que colocam muitas listas. Um dia desses eu coloquei 12 listas e atualmente tem mais de 50. Por que? pq colocaram?. Mas não foi apenas essa, tb contribuí para Porto Alegre também, onde coloquei aquela infobox que ninguém quis. Sobre Francisco Beltrão, que vc cita ser correta, é oficial? Eu acho que não, não é?
  • 10-Eu não copio artigos, eu me inspiro para fazer outros. Por acaso é igual? Ás vezes essa é a unica alternativa para tal artigo ficar melhor e wikificado.
  • 11-Mas se essas fotos (tiradas por pessoas que gastaram uma fortuna em filmes, como vc diz) estão ali é pq não tem VDA, não é? Então não tem problema de serem reutilizadas, creio eu. Sem mais paro por aqui. qualquer pergunta estou aqui. Crítico (sim?) 20:30, 12 Junho 2006 (UTC)

RE: Infoboxes[editar código-fonte]

(Aonde está o emoticon envergonhado?) Perdoe a trapalhadaHein?, não repetirá... e qto há "dist_capital", refere-se à distância rodoviária ou em linha reta?
Deixe comigo, farei as infoboxes dos de Roraima com o maior prazer, meu maior problema é tempo mesmo Tristeza, é final de bimestre escolar (muitos trabalhos) e tempo de simulados no meu curso de mat...Hein?.
Abraços! a propósito, fomos mal, hein? :( Salles Neto + | 23:37, 13 Junho 2006 (UTC) E apenas uma observação: Eu não sou de Roraima, moro aqui. Salles Neto + | 23:43, 13 Junho 2006 (UTC)

LOL, não te preocupas Alegre, até considero-me daqui por vezes, tamanho meu amor por este estado. Boa noite, Salles Neto + | 23:48, 13 Junho 2006 (UTC)

Resposta[editar código-fonte]

Como não? eu tenho o skipe. Meu nick é Jefrecar. É só me contatar. Crítico (sim?) 20:30, 12 Junho 2006 (UTC)

Eu sei...[editar código-fonte]

...que estou esquecendo de alguma discussão, mas não sei qualHein?...Me avise qualquer coisa e caso descubra qual é. Abraço. Mateus Hidalgo diga! 05:39, 14 Junho 2006 (UTC)

Boa Vista[editar código-fonte]

. T+! Salles Neto + | 00:40, 16 Junho 2006 (UTC)

Resposta[editar código-fonte]

Eu faço o que eu posso para melhorar. Sobre distâncias eu coloquei outra página (verbete) pq os mesmos estavam ficando longos e o infobox eu só coloquei o que estava faltando. Crítico (sim?) 20:30, 16 Junho 2006 (UTC)

Userbox-Sugestão[editar código-fonte]

Amigo Raphael,

Estive verificando na discussão de Tupã, têm um userbox


BrasaoTupa.png Este usuário nasceu e/ou vive na cidade de Tupã





- Que poderia ser usado em eventos - Por exemplo personalidades famosas - Fica interessante e talvez até bem prático em termos de pesquisa, de uma estudada, se é possível incluir na tabela de Municípios.

Saudações wikepedista

levslevs 20:03, 16 Junho 2006 (UTC)


Mapa de Santa Catarina[editar código-fonte]

Olá Raphael! Eu vi que o Cicero carregou um mapa de Florianópolis no Commons com base nos seus. Você sabe se ele ou mais alguém está fazendo os mapas para as outras cidades de Santa Catarina? Caso não, talvez eu possa ajudar. Aproveitando já, qual seria acor RGB que o município destacado deve ser colorido? --Giro720 15:26, 24 Junho 2006 (UTC)

Projeto Subdivisoes do Brasil[editar código-fonte]

Gostaria de aceitar o seu convite e participar do projeto "subdivisoes do Brasil" incuindo daods sobre a região do brejo paraibano.

Mapa Mesorregião do Norte de Minas[editar código-fonte]

Criei o artigo Mesorregiões de Minas Gerais e como você pode ver não consegui achar a imagem da Mesorregião do Norte de Minas, não sei se você esqueceu ou não a fez por algum motivo. Sei que é chato pedir, mas eu não entendo patavina de fazer imagens como estas. Um abraço e obrigado, --Dantadd 21:25, 25 Junho 2006 (UTC)

Pedido de Mapas[editar código-fonte]

Queria perdir para você fazer um mapa, localizando a cidade de Tubarão em Santa Catarina! Obrigado João Felipe C.S 23:10, 25 Junho 2006 (UTC)

Litoral Norte de São Paulo[editar código-fonte]

Olá! Criei a uns dias atrás, um artigo falando sobre o litoral norte de São Paulo (é bem pouca coisa, quase não tive tempo de mexê-lo), e eu vi agora que tem bastantes links sobre microrregiôes e mesorregiões, e eu gostaria de saber o que pode ser feito com esse artigo? De repente, ele poderia ser fundido a um outro artigo, ou ser feito um redirecionamento ou mesmo nem mexer nele. Será que você poderia me dar uma ajudinha Alegre?

Mapa do município de Bragança, Pará[editar código-fonte]

Oi Raphael, eu "fiz" um mapa do município de Bragança (Pará) baseado no seu mapa do Pará (image:ParaMunicípioBragança.svg). Espero que consegui ficar no padrão que vocês estão seguindo, e que citei o seu trabalho de forma adequada. Se tiver algum problema, por favor me informe para concertar-lo! Abraço, Ulf Mehlig 2006-06-28 11:45 UTC

Eles voltaram

Você foi convidado.


Obrigado![editar código-fonte]

Olá Raphael, boa tarde, sei que está ausente mas quando voltar... estou deixando um abraço! Você é e foi muito 'legal' comigo. MUITO OBRIGADO! Um abração!

O motivo:


Foto B.B.

Olá Patrick, boa noite! Você retirou a foto do Banco do Brasil, de minha autoria. Aquilo não é propaganda e sim assinatura. Já fiz a doação (livre uso - domínio público) de mais de 300 fotos (alta definição) (commons e na wiki-pt) e costumo assinar minhas fotos, não sou profissional, não as vendo(!) por isso não considero propaganda. Qualquer "obra" sempre tem a assinatura do autor (telas, escultura e outros). Se estou doando (passado e futuro) obras no custo de milhares de reais e não posso conservar o copyright pelo menos que se saiba quem foi o autor! Não resta a menor dúvida que fazer um "crop" é a coisa mais fácil em uma foto, mas é o risco. Não vou fazer desaforo à você nem aqui estou fazendo, pois admiro muito seu trabalho, (estou me justificando), não vou reverter, mas estou pedido que o faça. Esse assunto já "discuti" com o Manuel Anastácio, veja em 2 de maio de 2006 em minha discussão, lá está bem claro! OK? Um abração. --Reynaldo 06:24, 12 Julho 2006 (UTC)

Ficou mais evidente ainda, o que diz lá é: "Não assine os seus textos
"Como qualquer texto da Wikipédia pode ser alterado por qualquer outra pessoa, e isso é inevitável que aconteça, cada artigo da Wikipédia acaba por ter vários autores. Estes autores ficam guardados na base de dados automaticamente, desde que o autor esteja registrado. A lista de autores de cada artigo pode ser consultada no seu histórico. Por esses motivos, não assine as suas contribuições no artigo." (os destaques são meus). Como se pode separar os textos escritos por diversos autores? Imagem, foto, tela e etc. não é texto. Concorda? Não existe nada que se refira a imagem e pelo visto você não leu a discussão como o Manuel! Vamos tirar a assinatura das obras de Van Gog, ou de uma Djanira? Não me comparo a nenhum dos dois, mas as obras são minhas, pode chamar de orgulho ou vaidade, mas são minhas obras oferecidas a domínio público!!! Aqui também não pode haver imparcialidade, por isso peço que apague as fotos dos meus artigos e do que já introduzi veja aqui por exemplo: Editadas = onde editei até o dia 06 de junho de 2006! e os outros também, mas é fácil de achar em minhas contribuições. Em política de imagem existe a informação "Nota importante: A fonte e a predefinição de estatuto legal da imagem são informações mínimas requeridas. Imagens sem essas informações mínimas serão apagadas." Mais definido que a fonte sou eu e que no upload deixei à domínio público, estou deste modo seguindo este preceito. Se você me provar que exista algo a que se refere com respeito a imagens, vou abaixar a cabeça e pedir desculpas, o que você aponta é texto (sem dúvida nenhuma!). Você tem duas opções: retornar a imagem, ou apagar as mais de 300 que já inseri (todas assinadas), escolha. Desculpe-me se pareci duro, mas fiquei ofendido! Abraço--Reynaldo 15:04, 12 Julho 2006 (UTC)

'Sua mensagem mal-criada mostra que você não tem a intenção de colaborar para a wikipédia, mas apenas se auto-promover. --Patrick msg 17:13, 12 Julho 2006 (UTC)" - Não veja acima qualquer tipo de mal-criação, o que você não fez foi 'conversar', justificar ou pelo menos responder com bons argumentos as minhas perguntas. Estou aqui na wiki desde 22 de março de 2006 (você desde 20 de fevereiro de 2004), pela lógica você é um 'professor' aqui e eu um neófito. Mas um neófito que necessita de bons argumentos para justificar a ação. Tenho dedicado um bom tempo de minha vida aqui, tanto é assim que nesses (só) 3 meses de atividade aqui estou com 2.538 edições e em 93º lugar na lista de colaboradores, acredito que poucos neste tempo alcançaram esta marca! Isso é colaborar, ou não? Mas como já disse acima justificando (com bons argumentos) eu ainda vou lhe ficar devendo um bom pedido de desculpas. Gostaria portanto de uma boa resposta e como vc não é mal-criado como eu (você disse) acredito que terei uma boa lição de sua parte, com critério. Não estou aqui para brincar ou me promover, não tenho tempo para isso - nem idade, o meu filho mais velho deve ser mais velho que você (ele tem 40 anos!). Estou dando a 'cara para bater" não me escondendo em nickname, a minha página de usuário diz isso, em qualquer lista telefonica qualquer um encontra meu endereço. Por gentileza gostaria de uma resposta! --Reynaldo 18:39, 12 Julho 2006 (UTC)

Se você não é novato mas continua comentendo erros como se fosse um e se recusa a aprender a fazer corretamente quando te mostram o caminho, então encontre um adjetivo mais apropriado para definir-se. --Patrick msg 18:45, 12 Julho 2006 (UTC)
Eu nunca me intitulei 'experiente' e sim neófito (procure no dicionário o quer dizer) e você sim eu denominei 'professor', o bom professor consegue ensinar o aluno (um neófito como eu - veja acima) com bons exemplos e bom argumento. Não adianta argumentar com você, já percebi isso! Estou me retirando da Wiki e antes as minhas fotos e imagens também. Felicidades e bons trabalho, você merece! Me retiro já que não estou agradando!. José Reynaldo da Fonseca 18:49, 12 Julho 2006 (UTC)

Caro Raphael[editar código-fonte]

nao tenho certeza se entendi bem a nomenclatura, mas o arquivo em que voce mostra a area metropolitana de São Paulo (alias, muito bonito mapa), esta errado... vc incluiu la a area metropolitana de Santos tambem.

Desculpe se houve alguma confusao da minha parte Um abraco! Roberto Rocco r.c.rocco@bk.tudelft.nl

Parabéns pelo Projeto[editar código-fonte]

Raphael, permita-me demonstrar minha admiração pelo Projeto Subdivisões do Brasil. Claro que o projeto é integrado por várias pessoas, mas você é alguém que se destaca dentro do projeto. Faço parte do Projeto Saúde, que está um pouco devagar, e gostaria muito que você compartilhasse conosco sugestões para organizar e produzir melhor. Grato! —Leonardo Ferreira Fontenelle 00:07, 3 Agosto 2006 (UTC)

Portal Harry Potter[editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o
Portal Harry Potter
HP books.png

Olá Raphael.lorenzeto/2006/08,

Em nome do Projeto Harry Potter, convido você a visitar o novo Portal Harry Potter, uma "página (...) que tem por objectivo ajudar o leitor/contribuidor da Wikipédia a encontrar informação específica sobre categorias, artigos, tarefas a desenvolver etc." [1]

Ainda há muito trabalho a ser feito, por isso sua colaboração é muito importante. E aguardamos a sua opinião em Discussão

Grato desde já,

FlipDarius c(_) 22:59, 5 Agosto 2006 (UTC)

Enciclopedia Wiki[editar código-fonte]

Adoro o wikipedia mas há alguns amigos meus que não podem ter acesso por não possuirem internet em suas casas. Por isso quero propor que se faça uma enciclopedia Wiki a ser utilisada offline e com updates semanais ou mensais. Se já houver uma enciclopedia do tipo por favor informe-me de-me o nome e onde posso encontra-la. K-9 Kalunga-9 22:38, 16 Agosto 2006 (UTC)

RE:Mapas![editar código-fonte]

Obrigado Raphael!

Estamos aguardando anciososos pelo seu retorno. Você é muito importante para o projeto e faz bastate falta. Um abraço. Ass.: Cícero H. Rodrigues msg + 15:45, 21 Agosto 2006 (UTC)

RE[editar código-fonte]

Olá! Acabei não lhe respondendo, já estava sentindo sua falta (na verdade era falta da sua organização e da criação de mapas, mas para não ser muito chato e interesseiro...). Você voltou a programar para a wiki? Então posso apagar o e-mail com o código secreto? :p

Ótimo que tenha conseguido criar esse programa, será uma mão na roda. Mas quando você volta efetivamente para a pédia? Ainda há muita coisa a se fazer, e o meu tempo não tem sido dos maiores (nem minha organização :S) para conseguir oficializar tudo no projeto (ainda faltam os municípios e estados).

Em tempo, é voilà, sei me virar só com uma mão e um nariz (andei treinando comendo sanduíches em frente ao "ecrã") e espero que volte logo rsrsrsrs.

Abraço, Mateus Hidalgo diga! 03:53, 25 Agosto 2006 (UTC)

Que bom que voltará! E boa sorte na prova. No comentário anterior eu não estava com nenhum problema gastro-intestinal. Eu já tinha treinado digitar com uma mão e o nariz enquanto comia em frente ao pc (com a outra mão segurava o sanduíche :p). Se estiver on entre no MSN, abraços. Mateus Hidalgo diga! 01:18, 29 Agosto 2006 (UTC)

Mapas[editar código-fonte]

Que ótima notícia, menos trabalho, mais resultado, como fez em Minas Gerais, você poderia dar uma atenção a Santa Catarina? JoãoFelipe hein? 22:39, 28 Agosto 2006 (UTC)

Esqueleto municípios![editar código-fonte]

Olá, boa noite Raphael! Já te comprimentei no portal. Eu coloquei infobox em pelo menos uns 300 municípios, em uma boa parte deles também um parte do esqueleto. Tem se mostrado bastante útil, o consulente (e usuários novos) tem seguido o esquema e ajudado muito preenchendo os vazios! Quando possível eu mesmo preencho. Terminei todas as rodovias SPs (de SP-8 até SP-613) e os rios de São Paulo já fiz uma boa parte deles (não sei quantos! talvez uns 150) e com um esqueleto (o que achei que ficava razoável) veja um exemplo: Rio Guaraú. Também terminei os aeroportos de São Paulo (veja um exemplo: Aeroporto de Bauru) também acho que o infobox e o esqueletos ficaram no mínimo razoáveis. Já havia terminado os aeroportos do Paraná. Quanto ao esqueleto (não é inteiro, mas o que mais se usa do esqueleto!) dos municípios há possibilidade de deixá-los? Sei que você está certissímo em apagar! Não vou ficar 'sentido' muito menos 'bravo' - longe de mim! Pelo menos colocar nos itens <!-- texto --> para futuro uso? É que tem havido muito vandalismo e erros, mais erros, e fica muito mais dificíl retornar e consertar, isso eu tenho percebido! Fui a favor de impedir os IPs de editar e criar artigos novos, mas perdemos. Hoje já reverti no mínimo 20 vandalismo e erros! Veja o que o pessoal da Alemanha está querendo, a proibição dos IPs aqui seria um mínimo! Considere e não fique bravo comigo por pedir isso! Abração e novamente é um prazer você de volta! --Reynaldo 01:45, 29 Agosto 2006 (UTC)

Bentornato[editar código-fonte]

Bentornato Lorenzeto!! Mas já trago uma reclamação: não acho legal o formato dado à lista de mesorregiões de Minas Gerais. Tanto para este artigo eu e o Samuel suamos para conseguir uma lista bem feita e gostaria que o formato anterior permanecesse, pois informa mais e é mais didático. Podemos usar o mapa colorido no início, mas o resto poderia continuar. --Δαντάδδ 11:14, 29 Agosto 2006 (UTC)

Concordo em alguns pontos, mas não vejo nenhum motivo para que um artigo como Lista de mesorregiões de Minas Gerais não possa informar mais e ser subdivido da forma que foi. Veja que no formato que está, ele contém todas as informações que o padrão exige e informa ainda mais, detalhando cada mesorregião. Não vejo porque não possa estar assim, informando de uma forma direta que microrregiões estão incluídas em cada mesorregião de um estado. E sempre, mantendo na parte inicial o padrão, com o mapa numerado e a lista numerada ao lado. É apenas aportar mais e não menos. --Δαντάδδ 12:22, 29 Agosto 2006 (UTC)

Desculpe a intromissão, Raphael, acabei lendo as discussões suas e do Dantas, acima. O link da discussão desse assunto no projeto é esse. Abraços, Mateus Hidalgo diga! 13:02, 29 Agosto 2006 (UTC)

Obrigado![editar código-fonte]

Bom dia! Fico contente que você tenha concordado (mesmo!). Quanto ao atrito foi só com um membro (Patrick) - está o texto aí em cima. Ele tem muito ciúmes dos artigos que criou de bancos e não permite que se coloque outras fotos no artigo...fui perceber bem depois e por isso mesmo nem fiquei magoado com ele! Graças a Deus tenho um bom relacionamento com todos membros e tenho tido apoio de uma boa parte de muitos, como você, foi que pesou na minha decisão. Por isso mesmo fico contente do convívio com pessoas assim. Se eu for citar os bons companheiros vou falhar e esquecer muitos. Dantadd, por exemplo, tem me auxiliado bastante, ele é muito sério e competente, e muitos e muitos outros. Aqui na Wiki não é obrigação, é um divertimento, é um aprendizado, é uma boa convivência, se não for assim não vale a pena, é melhor ir pescar...He...He...He... Obs. Não preciso adular ninguém, não tenho idade, necessidade, nem sa.. para isso, pode acreditar que é sincero. Obrigadão e um abraço. Brasil--Reynaldo 14:42, 29 Agosto 2006 (UTC)

Numerais[editar código-fonte]

Eu criei alguns artigos sobre meso e microrregiões e uma das coisas que prezo é um correto estilo. Em textos corridos (não em tabelas ou cálculos) sempre devemos usar números por extenso quando estes são inferiores a vinte ou "redondos"

um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez, onze, doze, treze, catorze, quinze, dezesseis, dezessete, dezoito, dezenove, vinte, 21, 22, 23....trinta, quarenta, cinqüenta, ..., cem, duzentos, trezentos, ..., mil, dois mil etc.

Infelizmente, seu bot acabou por "padronizar" usando algarismos em vez de números por extenso. Devemos dizer:

e não

Outra coisa, numa lista não é necessário pôr o ; após cada um dos nomes. Esteticamente polui o texto desnecessariamente. Sei que sou chato, mas a regra de estilo dos números é algo importante. --Δαντάδδ 22:14, 29 Agosto 2006 (UTC)

Legal, também te considero muito e saiba que você fez falta...todo mundo estava à sua espera...(cadê o Raphael pros mapas..?). Eu já mudei as doze mesos de Minas...o duro são todas as micros. Um abração...debatendo, numa boa. ☺ --Δαντάδδ 22:23, 29 Agosto 2006 (UTC)

Saudação[editar código-fonte]

Ola Raphael! Boa sorte na prova (andei lendo suas conversas... :D)! Juntando-me aos meus colegas aumento o coro para dizer que você é um dos colaboradores mais importante pela falta que faz. Suas noticias sobre os mapas são formidáveis. Aguardo em breve os mapas do Ceará! hehehe

Abraço, t+ David Andrade 15:20, 30 Agosto 2006 (UTC)

Pertencente à...[editar código-fonte]

Raphael, no artigo das micros, o correto seria "pertencente à mesorregião de". Ficou faltando a crase. Um abraço, --Δαντάδδ 23:03, 30 Agosto 2006 (UTC)

Sim, é obrigatório pois existe sobreposição do "a" artigo e do "a" preposição. O que percente, sempre pertence "a" alguma coisa:
  • "A Ilha de Marajó, pertencente AO estado do Pará, é....". É isso aí, abraços, --Δαντάδδ 23:43, 30 Agosto 2006 (UTC)

A dicto simpliciter ad dictum secundum quid[editar código-fonte]

Está é uma expressão que em Lógica sumariza a falácia da destruição das exceções, ou seja, as generalizações não permitem a existência de exceções por fidelidade absoluta a uma correlação de causa/conseqüência forçada. Um exemplo tosco:

  • apenas tocar as partes íntimas de outras mulheres já é adultério-> ginecologistas tocam partes íntimas de outras mulheres -> logo todo ginecologista é adúltero

Entendeu? --Δαντάδδ 01:33, 31 Agosto 2006 (UTC)

Imagens![editar código-fonte]

Boa noite! Seria um achado, não é sempre que carrego mais de 800 imagens como você... He... he...mas é comum ser mais de 4, o que torna o processo lento mesmo na banda larga e chega a desanimar. Se existe esta possibilidade seria ótimo. Obrigadão, abraço. --Reynaldo 00:51, 1 Setembro 2006 (UTC)

Já instalei!!! No momento não tenho nenhuma para carregar, mas entrei no programa e ele fez os thumbs das fotos da pasta que apontei! Com certeza vai dar certo e será realmente de uma ajuda muito boa. Até hoje fiz o upload de mais ou menos 400 fotos, faço de três em três e demora no mínimo 20 minutos cada jogo de 3. Obrigado. --Reynaldo 01:25, 1 Setembro 2006 (UTC)


Ligações externas e ver também[editar código-fonte]

Raphael, não existe um termo padrão, mas em meu ver esses dois são os mais adquados, pelo motivo de ser mais simples para os novatos. Para os novatos, isto faz muita confusão, porque ele no código vem "{{Links externos}}" no depois no artigo já salvo fica "Ligações externas", para nós isto é muito simples mas para os novatos não. Um abraço  Rei-artur  ?   18:39, 1 Setembro 2006 (UTC)

Região Sul[editar código-fonte]

Olá Raphael! Você poderia fazer um mapa da Região Sul igual como este que fizeste do Nordeste (Imagem:Brazil Region States Nordeste.svg). JoãoFelipe hein? 01:06, 2 Setembro 2006 (UTC)

Obrigado! Ficou muito bom! Só ficou um pouco estranho pois não aparece a Lagoa dos Patos, mais está bom... Obrigado novamente! JoãoFelipe hein? 13:59, 2 Setembro 2006 (UTC)
É não é tão importante destacar rios etc, só que a Lagoa dos Patos é muito grande, e ai, no mapa mostra uma massa de água tão grande como território continuo do estado do Rio Grande do Sul, pode confundir algumas pessoas... JoãoFelipe hein? 14:06, 2 Setembro 2006 (UTC)
O ideal era aparecer os dois lagos como aparece no mapa do estado (Imagem:RioGrandedoSul MesoMicroMunicip.svg) JoãoFelipe hein? 14:09, 2 Setembro 2006 (UTC)
Ok e obrigado novamente! JoãoFelipe hein? 14:16, 2 Setembro 2006 (UTC)