Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Glum/backup/Seda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Seda é uma marca de xampu pertencente à Unilever. É famosa, não só pela presença em residências brasileiras, mas também pelos comerciais de laboratórios supostamente futuristas e tecnológicos, uma aposta de marketing usada com frequência por produtos da mesma linha. Como apelo de marketing, utiliza termos em inglês e até fictícios. O marketing, quando não voltado a componentes supostamente exclusivos e avançados de suas fórmulas, volta-se também ao tema "produtos naturais" e tem grande visibilidade na mídia brasileira, na televisão, revistas e jornais, através de anúncios apregoando a utilização de ingredientes naturais em suas formulações.

A marca Seda é propriedade da Divisão de Higiene e Beleza da Unilever Brasil Ltda. Seda e seus logotipos são marcas registradas de terceiros: Elida Ponds, Hair Institute, Gessy Lever e Unilever Brasil. Ela é líder no mercado brasileiro de xampus, com 25% de participação, e de pós-xampus (cremes e condicionadores) com 27,4% (Dados de 2003 da a A.G. Nielsen).

A linha Seda sofreu diversas modificações no decorrer de sua existência, não somente de produtos e embalagens, mas também no reposicionamento de sua marca.

Atualmente, devido às recentes mudanças de hábito do consumidor, campanhas de marketing e produtos têm tido mais apelo aos homens, um mercado então crescente e menos explorado.

Seda é uma marca popular, com participação distribuída entre todos os segmentos sociais e como estratégia de comunicação mantém uma campanha de marketing direcionada para o segmento AB.

A marca Seda tem como missão oferecer produtos de qualidade e com preço acessível que atendam às necessidades de cada tipo de cabelo, e necessidades específicas de cada tipo de consumidor.

Evolução da marca em seu segmento de mercado

[editar | editar código-fonte]

Em 2003, uma análise das vendas das redes de supermercados, divulgada pela ACNielsen mostravam um crescimento de 4,3% no mercado de higiene e beleza em volume, e 12,3% em valor. Neste ano, a inflação medida nas categorias desse segmento foi de 7,7% no ano de 2002.

Em 2001, o aumento medido dos preços foi de 5,6%, com um incremento de 1% em volume e 6,6% em valor financeiro.

Segundo a ACNielsen, em 2002, a categoria de produtos que mais se destacou no segmento foi a do pós-xampu, tais como reparadores de ponta, cremes e máscaras de tratamento.

Naquele ano, um novo hábito de cuidar de cabelo se desenhava e novos produtos surgiam, com objetivos que iam além do limpar. Neste cenário a venda de condicionadores tornou-se extremamente reelevante. Mesmo com uma inflação de 12,53%, e o preço do produto tendo aumentado 14%, o crescimento deste mercado em 2002 permaneceu acima dos 5% verificados em 2001 e as vendas cresceram 12,6% (26% em valor). A partir de então, passou a vigorar no mercado de higiene e beleza uma tendência do consumidor de não somente cuidar da beleza instantânea e atual, mas também de se preocupar com a manutenção da beleza e jovialidade. Os xampus Seda não apenas embarcaram nesta tendência, como podem ser considerados seus impulsionadores, por meio de campanhas publicitárias que enalteciam a manutenção da beleza dos cabelos.

Dados de mercado (2004)

[editar | editar código-fonte]
Percepção da marca
  • Top of mind na categoria de shampoo: 53% das consumidoras mencionaram Seda em primeiro lugar;
  • 52% das mulheres usavam Seda como marca mais freqüente;
  • Seda estava presente em mais da metade dos lares brasileiros, com 51% de penetração;
Participação no mercado
  • Na categoria de pós-shampoos, Seda tinha 27% de penetração no mercado, contra 7,5% da segunda colocada.
Segundo pesquisa de marketing realizadas pela Unilever em 2004, 45% das mulheres tingiam o cabelo no Brasil. Nesse universo, várias combinações e fatores foram pesquisados e, em 2004, a pesquisa mostrou que, dentre as mulheres que tingiam os cabelos:
  • 49% tingiam para cobrir os cabelos brancos;
  • 48% tingiam mudar o visual;
  • 28% buscavam "se revelar com uma nova cor" e
  • 24% recorriam às tinturas apenas com o objetivo de dar mais brilho aos fios.

História dos produtos

[editar | editar código-fonte]

A linha Seda possui uma grande variedade de produtos, com diversos lançamentos e relançamentos ao longo dos anos. A história dos produtos Seda exemplifica a evolução do mercado de cosméticos brasileiro e, como marca antiga, tradicional e popular, acompanhou a trajetória econômica do Brasil.

  • Desde o lançamento da marca, em 1968, até 1981, alguns produtos continham óleo em sua formulação.
  • Até 1985, a tampa era de rosquear. A tecnologia "flip-top" foi incorporada somente a partir desse ano.
  • Desde 1990 a embalagem deixou de mudar drasticamente, como havia acontecendo até então.

Cronologia do desenvolvimento da marca

[editar | editar código-fonte]
1968

Os primeiros produtos da marca Seda foram lançados em 1968. A primeira linha era composta por:

O slogan da campanha publicitária era: "Liberte toda a beleza dos seus cabelos". As embalagens eram modernas para a época, com design composto de retas e curvas.

1969

Em 1969 eram os mesmos produtos, porém em embalagem totalmente diferente, em formato cilíndrico de 350ml, trazendo inscrições em inglês. Nesse ano foi lançado também o produto Seda Hair Spray que possuía uma resina peculiar que podia ser facilmente removida com uma escova.

1971

Novos produtos surgiram em 1971:

  • Seda Tônico para "cabelos cansados" (sic).
  • Creme rinse Seda, uma espécie de condicionador pós-banho embalado em um tubo rosa e com as inscrições: "Para enxaguar os cabelos". Em 1972 esse produto ganhou as versões para cabelos normais, oleosos e secos.
  • Seda Erva, para cabelos "rebeldes" e ressecados.

As embalagens se tornaram mais simples, com uma curva nos lados, bem semelhante ao primeiro lançamento. O novo slogan era: "Seda faz por você mais do que qualquer outro cosmético".

1975

Em 1975 surgiu o produto Bálsamo que tinha o apelo publicitário de "ingredientes naturais". A campanha girou ao redor desse tema.

1976

No ano de 1976 foi relançado o Seda Hair Spray com uma nova formulação e as inscrições: "Fixa solto". Os cremes rinses também foram relançados em novos tamanhos. Foi lançado o Seda Babosa, desenvolvido a partir da seiva dessa planta.

A embalagem passou a trazer um rosto feminino estampado, semelhante ao símbolo usado até os dias de hoje. A embalagem mudou novamente: tornou-se mais larga nos fundos e mais fina em cima. A tampa era branca e o corpo de plástico transparente.

1981

Em 1981, a embalagem afinou em relação ao ano de 1976 e seu design foi modernizado. Foi relançado novamente o fixador Seda Hair Spray. Neste ano houve o relançamento de toda a linha Seda.

O creme rinse foi substituído pelo condicionador, com a novidade de não conter óleo. A linha antiga mudou de nome:

  • Nutritivo Bálsamo
  • Cremoso Lanolina
  • Adstringente Limão
  • Revitalizante Ovo
  • Tonificante Seiva de Babosa

e surgiu o produto Suave Alecrim do Campo.

1984

O ano de 1984 trouxe o novo produto Seda Mel, segundo a fabricante, baseado em mel. A embalagem continuou muito semelhante à do ano de 1981.

1985
O tipo da tampa mudou para flip-top, uma novidade na época. — a foto é da tampa de um condicionador Seda Melanina UV de 2003.

A novidade de 1985 foi a embalagem com tampa flip-top que não precisa ser desrosqueada como as anteriores. Os fracos foram relançados com laterais mais retas, com leve curva para dentro. Surgiram os produtos:

  • Gérmen de Trigo
  • Limão-Menta

A partir deste ano, o apelo de marketing voltou-se à suposta alta tecnologia no desenvolvimento das formulações. A campanha também trouxe a novidade de ter o depoimento de Dusty Fleming, estilista e cabeleireiro mundialmente famoso.

1986

Lançamentos de 1986:

  • Henna Natural de Seda
  • Seda Cenoura, complementando a linha original. A embalagem mudou pouco visualmente.
1989

Próximo dos anos 90 foi relançando o Seda Hair Spray com novas embalagens e nova formulação. Lançamento do produto Seda Proteínas Naturais da Seda na mesma campanha do ano de 1985 e que viria a encerrar em 1991.

1990

Com uma embalagem bem diferente, em 1990 foram relançados todos os produtos da Seda.

1991

A Seda lançou o que então era uma novidade: Seda 2 em 1, com xampu e condicionador em uma embalagem de 350ml. Foi lançado também o condicionador Seda Maciez e Brilho.

1993

Em 1993 houve o relançamento do Seda Henna Natural e do Seda 2 em 1 com adição de vitamina B-5 e Pantenol. Com embalagem ainda muito semelhante à de 1990, foi lançado a Seda Linha Pro, voltada para profissionais do cabelo, com os produtos:

  • Nutritivo
  • Anti-Oleosidade
  • Energizante
  • Pro 2 em 1
  • Condicionador Ação Intensiva e Suave
  • Máscara Capilar de Tratamento Profundo
  • Concentrado para Pontas em aerosol
1996

Lançadas novas embalagens, com um formato semelhante às anteriores, mas com design modernizado. Neste ano, foi lançada a linha Seda Ceramidas, com grande campanha de marketing. As novidades nessa linha foram:

  • Algas Proteinadas para cabelos oleosos.
  • Duas versões de Seda 2 em 1.
  • Um concentrado em cápsulas de 18ml.

O marketing girou em torno de um "agente selante" (sic) que, segundo a fabricante: "reagrupa as escamas componentes dos fios devolvendo-lhes a resistência e o brilho."

1998

Em 1998 a Seda lançou uma linha para cabelos cacheados chamada Hidraloe composta de xampu e condicionador, um "Creme Hidratante" e um "Creme para Pentear". Os produtos Seda Ceramidas foram lançados também em sachês de pequena quantidade.

1999

Em 1999 surge o tema publicitário "Cabelos longos: feminilidade & sedução". Surge também a linha Seda DNA Vegetal, para cabelos longos. Relançamento do Creme para Pentear e do Seda Hidraloe, sem enxagüe e com extra-hidratação para cabelos cacheados.

Relançamento, somente na região nordeste, do xampu e condicionador Seda nas versões Ceramidas e Hidraloe. Nesse ano surgiram as primeiras embalagens opacas.

2001

Lançamentos em 2001 do Seda Control, xampu e condicionador anticaspa. A logomarca e alguns detalhes do rótulo mudaram, além da adoção de cores mais vivas e diversificadas na embalagem, uma adaptação ao estilo internacional.

Foi lançada também a linha Seda Verão Intenso com Complexo Hidro Protetor, criada para, segundo a fabricante, devolver ao cabelo a vitalidade e a flexibilidade perdidas em função da exposição ao sol, à água e ao vento.

2002

O apelo futurístico e tecnológico do marketing começa a tomar ainda mais força. Lançamentos de 2002:

  • Linha Seda Citric Fresh que promete "retirar a oleosidade, deixando a sensação de frescor".
  • Linha Seda Pro-Color, tintura permanente;
  • Kits com loção colorante, creme revelador, luvas profissionais e creme intensivo semanal chamado Lumin E.
  • Linha Seda Lissage, para cabelos lisos ou levemente ondulados.

Relançamentos de 2002:

  • Linha Seda Hidraloe com Polyproteína, para redução de efeito Frizz.
  • Linha Seda Verão Intenso
  • Linha Seda Control Umect: anticaspa (a base de Zinco Piritiona) e novo complexo "umectante" (sic).
2003

Em 2003, a Seda entrou no mercado de tinturas com Seda Pro-Color.

Relançou a linha Seda Ceramidas, mas com a adição de "Pró-Retinol A" que, de acordo com a própria fabricante, "estimula a renovação celular e proporciona brilho intenso". Relançou também a linha Seda Keraforce para cabelos crespos.

2004

O formato da embalagem permaneceu ainda muito semelhante desde 1990. No ano de 2004 houve os seguintes lançamentos:

  • Tratamento pré-xampu, a ser aplicado nos cabelos três minutos antes da lavagem.
  • Linha Guaraná Active, com a promessa de "ativar o brilho natural dos cabelos normais".
  • Kit Básico Seda Pro-Color, renovado, com embalagem compacta, tintura e creme revelador.
  • Três novas cores do Kit Seda Pro-Color: Vermelho Pimenta 7vv, Cobre Claro 8vc e Louro Muito Claro Natural 9.

Nesse ano, uma campanha publicitária advogava os supostos benefícios funcionais dos produtos combinados, denominados como "efeito multiplicador".

Foram relançados também:

  • Linha Verão Intenso, adicionada de um dito "complexo Sol Action UV".
  • Linha Color Vital, com o que se denominou "Color-Firm", que promete "cuidado intensivo e duração da cor".

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
  • PACANHAN, M. N. ; STAHL, L. M. ; MIRANDA, S. R. F. ; MAZO, M. S. . As Influências Pessoal, Familiar E Situacional No Processo De Compra: Um Estudo Da Estratégia Da Unilever Para O Xampu Seda. In: XI EREAD SUL - Encontro Regional dos Estudantes de Administração, 2003, Cascavel. XI EREAD SUL - Mostra de Iniciação Científica, 2003.