Usuário(a):Imsantos/artigo teste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Queda do Muro de Berlim e a Integração Europeia[editar | editar código-fonte]

O início da Queda do Muro de Berlim.

A Queda do Muro[1], de Berlim, iniciada a 9 de Novembro de 1989,marca o começo da verdadeira Integração Europeia,que teve o seu início através dos Tratados de Roma (1957), quer no aspecto económico, quer no aspecto social e político, terminando com décadas de separação,oposição e conflitos[2], entre a Europa Ocidental e a Europa de Leste.

A década de 60 foi, na Europa Ocidental, um bom período para a economia[3], favorecida pelo facto de os países da Comunidade Económica Europeia (CEE), terem deixado de cobrar direitos aduaneiros[4], sobre as trocas comerciais realizadas entre si. Estes países decidiram também, implementar um controlo conjunto da produção alimentar, de forma a assegurar alimentos suficientes para todos. Refere-se ainda, o facto da maioria dos países do ocidente europeu viver em clima de liberdade de expressão e movimentos. Entre esses países encontrava-se a República Federal da Alemanha (RFA, em alemão: Bundesrepublik Deutschland), que contava como integrante do seu território, a parte ocidental da cidade de Berlim, pertencendo a parte oriental à República Democrática Alemã (RDA, em alemão: Deutsche Demokratische Republik - DDR). Durante a ocupação e o domínio soviético[5] da Alemanha Oriental iniciou-se um movimento migratório crescente dos cidadãos alemães, do lado comunista para o lado capitalista, sendo mais visível na cidade de Berlim. Em 13 de Agosto de 1961, tropas da RDA fecharam as vias de acesso a Berlim Ocidental e iniciaram a construção do Muro[6], que isolou a parte ocidental da cidade.

A Europa dos 27

A Queda do Muro, em 1989, e a reunificação alemã, em Outubro de 1990, marcaram o início do fim da Guerra Fria, que viria a terminar com a extinção da União Soviética, em 1991. Pouco tempo depois da queda do Muro, a Comunidade Europeia (CE) estabeleceu relações diplomáticas com os países da Europa Central e Europa Oriental, que até então se encontravam sob a área de influência da União Soviética, suprimindo também as quotas de importação de certos produtos, impostas desde há algum tempo. O Programa PHARE[7], lançado em 1989 para apoiar a reconstrução das economias da Polónia e da Hungria, fornecendo competências técnicas e ajudas ao investimento, tornou-se progressivamente extensível ao conjunto dos países da Europa Central e Oriental[8], , tornando-se o principal instrumento financeiro nas estratégias de pré-adesão à União Europeia. Durante a década de 90, a CE e os estados-membros concluíram acordos de associação com dez países da Europa Central e Oriental. Como consequência, o comércio entre a UE e esses países cresceu rapidamente, culminando com os pedidos de adesão, entre Março de 1994 e Junho de 1996, e as adesões, em 2004 (Hungria, Polónia, Eslováquia, Letónia, Estónia, Lituânia, República Checa, Eslovénia, Chipre e Malta) e em 2007 (Roménia e Bulgária)[9], .

Referências

  1. «Muro de Berlim». Wikipédia, a enciclopédia livre. Consultado em 13 de Março de 2011 
  2. Guerra Fria - designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991).«Guerra Fria». Wikipédia, a enciclopédia livre. Consultado em 15 de Março de 2011 
  3. «Os anos 60 – Um período de crescimento económico». Comissão Europeia. Consultado em 13 de Março de 2011 
  4. «O que são os Direitos Aduaneiros». Direcção Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo. Consultado em 13 de Março de 2011 
  5. «História da Alemanha após 1945». Wikipédia, a enciclopédia livre. Consultado em 13 de Março de 2011 
  6. «Muro de Berlim». Wikipédia, a enciclopédia livre. Consultado em 13 de Março de 2011 
  7. «O Programa Phare». Comissão Europeia-Europa-O Portal da União Europeia. Consultado em 14 de Março de 2011 
  8. «Os Países da Europa Central e Oriental». Parlamento Europeu. Consultado em 14 de Março de 2011 
  9. «Alargamento da União Europeia». Wikipedia, a enciclopedia livre. Consultado em 14 de Março de 2011