Saltar para o conteúdo

Usuário Discussão:Beremiz/2007/Novembro

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estarei wiki-ausente durante um ano. Egídio Campos, em 29/abril/2007


Se precisar, contudo, deixe sua mensagem AQUI! ou poste-a para egidiofc@gmail.com
Bem-vindo(a)!

Falar-me?
Aqui!
Agora é(são)... 19h11min (UTC), 2024, novembro, 8, um(a) abençoado(a) sexta-feira
A Luso-Wikipédia está com 1 137 115 artigos agora!
MEU ARQUIVO GERAL
2006
Nov Dez
2007 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
2008 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez















  • MENSAGENS DE NOVEMBRO DE 2007

Salve meu caro! Estou surpreso por perguntas tão difíceis que vocês andam me fazendo! Hehehehe...
Realmente são perguntas de puxar a orelha! Estou muito surpreso pelas dúvidas pois são dúvidas extremamente IMPORTANTES. A verdade é que a IUPAC pouco se pronuncia acerca destas classificações, cabendo aos autores de livros universitários adotá-las ou não. Há uma publicação na revista Química Nova de 1999 que trata deste assunto de forma leve, recomendando a não usar o termo METALÓIDE. Veja:

  • ROCHA-FILHO, Romeu C.; CHAGAS, Aécio Pereira. Sobre os nomes dos elementos químicos, inclusive dos transférmios.
Quím. Nova, São Paulo, v. 22, n. 5, 1999. Disponível aqui. Acesso em 1/nov/2007.

Este é o mesmo artigo que diz qual a forma e grafia correta para o nome dos elementos no português do Brasil.
É o mesmo artigo que trata da questão cromo/crômio. O autor, escreve o artigo RECOMENDANDO tal forma, em virtude das formas adotadas pela SPQ (Sociedade Portuguesa de Química).
Quanto ao assunto metalóide, ele é abordado de raspão no artigo. Veja:
"Devido a seu uso inconsistente, em diferentes línguas, o termo "metalóide" deve ser abandonado. Os elementos devem ser classificados como metais, semimetais e não-metais."
Mais adiante no artigo, observa-se este comentário bastante comprometedor:
"Alguns comentários ainda se fazem necessários:
No ítem d:
d) Estas normas mencionam que "os elementos podem ser classificados como metais, semimetais e não-metais", porém estes não são definidos ou indicados."
Finalmente, sabendo agora que tais classificações são um verdadeiro samba do crioulo doido e que cada autor segue ou não a seu gosto, posso te dizer que, pra quem segue este tipo de classificação, é comum colocar o selênio como AMETAL. Como ponto a favor a esta opinião, na tabela periódica divulgada pela SBQ, os semi-metais (B, Si, Ge, As, Sb e Te) foram extintos (o Po poucas tabelas colocam-no como semi-metal, deve ser o coringa da história), há apenas um campo enorme verde que vai dos metais até Al, Ge, Sb e Po. Na porção direta temos os ametais em amarelo e o grupo 18 (antiga coluna 8A ou zero) em azul. Neste caso, como bons brasileiros que somos, vamos seguir às recomendações da tabela da SBQ. Se aparecer algum lusitano para questionar, peça para que ele apresente uma tabela da SPQ para que possamos ter por onde barganhar e deixar o artigo amistoso para todas as Wikipédias.
Forte abraço e agradeço pelo contato. Espero ter ajudado.
--Mago® 16h31min de 1 de Novembro de 2007 (UTC)

Distribuições eletrônicas

[editar código-fonte]

Salve Egídio. Realmente não entrei na explicação sobre distribuição eletrônica, uma vez que a classificação dos elementos em grupos quanto às suas semelhanças pode apresentar falhas e no ramo da quântica evito dar palpite também! heheeh
Distribuição eletrônica é algo que me incomoda profundamente, pois há as famosas exceções:
Aqueles com elétrons hibridizados. No caso: Cr, Cu, Nb, Mo, Ru, Rh, Pd, Ag, Pt, Au.
Na série dos Lantanídios e actinídeos, isso ocorre também com: La, Gd, Ac, Th, Pa, Np, Cm
O mais interessante é que o elemento de número atômico 111, o Roentgênio, reconhecido em 2004, tem sua distribuição eletrônica terminando em d(9), onde eu imaginava que terminaria em d(10).
É assunto que dá pano pra manga. Se você tiver orkut, gostaria de convidá-lo a participar da comunidade PROFESSORES DE QUÍMICA. Há um colega lá chamado Maurício que pode te ajudar bem mais do que eu. Eu costumo fugir da quântica assim como o diabo da cruz. heheeheheh
Ainda tenho traumas de ter que provar que E Y = H Y (Y = função de onda)

Abraços

P.S.: Apenas complementando o que disse, parece que a categoria semimetais foi extinta em 2006. Estou procurando por fontes boas que falem a este respeito ou se foi uma tendência seguida sem muita discussão.
--Mago® 00h55min de 2 de Novembro de 2007 (UTC)

Sei que não tem nada a ver com sua pergunta anterior, mas... veja essa brincadeira: Faça a distribuição eletrônica para o Paládio (Z=46) seguindo o diagrama de Linus Pauling.
Informação: A distribuição eletrônica do Paládio é 2,8,18,18 e não 2,8,18,16,2
Alguns brincam, dizendo que ele tem 0 elétrons na última camada ou 18 elétrons na última.
Aquele que consegue "brincar" com a regra do octeto.
--Mago® 21h10min de 1 de Novembro de 2007 (UTC)

Dissociação/Ionização

[editar código-fonte]

Caro Egídio,

Realmente eu não tenho conhecimentos tão amplos sobre as tantas variantes de dissociação que você sugeriu, mas se você conhecê-las, tome as honras de inseri-las.
Realmente, a parte conceitual, por mais que tenha a linha corrente e mais "correta", sempre gera muita discussão. Eu disse ao meu professor de química algo sobre essa discussão entre dissociação e ionização e ele me falou sobre como foi a mudança da nomenclatura de química orgânica na década de 80 e 90, levando quase 15 anos pra concluir. Logo vou fazer algumas atualizações nos dois artigos e adicionar o debate que tivemos (o Mago®, você e eu) na página de discussão.

Uirabr 22h32min de 1 de Novembro de 2007 (UTC)

Eliminação rápida

[editar código-fonte]

Prezado Egídio, não sei se o que vou lhe falar já é de seu conhecimento e espero não lhe causar má impressão, interprete meu comentário como, somente, uma dica para facilitar o seu trabalho na Wikipédia, se é que posso fazer isto. Vi alguns comentários solitários nesta discussão, feitos por você. Não é necessário fazer algo do tipo quando se quer eliminar uma página, basta usar o recurso da eliminação rápida. É extremamente simples: utilize a seguinte predefinição {{ER1|lista|~~~~}}, clique em "Mostrar previsão", veja a lista de opções de justificativas para a eliminação, escolha o número e troque a palavra "lista", inserida anteriormente, pelo número correspondente à alternativa. Espero que possa compreender minha mísera explicação.

Grande abraço! Vinicius Siqueira ¿MSG 01h18min de 5 de Novembro de 2007 (UTC)

Alegre Vinicius Siqueira ¿MSG 15h05min de 5 de Novembro de 2007 (UTC)

Não morda os veteranos...

[editar código-fonte]

Assim seja, assim seja! --Leonardo Stabile msg 00h04min de 6 de Novembro de 2007 (UTC)

Belanidia...

[editar código-fonte]
  • Sabias que já conhecia essa música? Passou numa novela brasileira, aqui... Alegre BelanidiaMsg 15h07min de 7 de Novembro de 2007 (UTC)

Desprotegi o artigo Fidelidade como ninguém mais se manifestou, não vejo razão para que você seja impedido de fazer as mudanças que sugeriu. Quanto ao outro ele já foi protegido e desprotegido, como parece que apenas um usuário é contra a alteração ele terá que se conformar e aceitar. Cumprimentos. Fabiano msg 21h20min de 8 de Novembro de 2007 (UTC)

Caro Egídio,

Aquele detalhe gramatical realmente foi uma falha cotidiana de meus olhos apressados. Ainda bem que não foi grave, podia ser pior... algo como fazem três anos ou o artigo consta na Wikipedia. Obrigado pelo toque (sem ambigüidades, =) ).
Uirabr 00h20min de 9 de Novembro de 2007 (UTC)

Tenho de reconhecer que o exemplo de "Um ano mais dois anos fazem três anos" faz sentido, e até onde sei é perfeitamente viável. Porém, sobre o uso do verbo constar, os dois dicionários online que tenho acesso (Michaelis e Houaiss) trazem a mesma regência verbal, que seria o artigo consta da Wikipedia. É claro que não serei eu o paladino do certo e do errado, mesmo porque a regência mais usada na oralidade é consta em. Não estou duvidando do que você diz, mas, por ora, continuarei usando na escrita a conjugação consta de.

Uirabr 00h06min de 10 de Novembro de 2007 (UTC)

Vestibular e aquecimento global

[editar código-fonte]

Egídio,

Por falar em FUVEST, sabe que apesar de ser um esforço enorme e haver um grande desgaste psicológico, os vestibulares também ensinam muitas coisas. Quando eu prestei UnB no meio do ano, eu me deparei com um gráfico bastante interessante (não encontrei em nenhum outro lugar). Ele mostrou uma coisa curiosa: os problemas ambientais muitas vezes nos levam a becos sem saída. O ozônio, tão importante na ozonosfera protegendo-nos da radiação U.V., também tem sua parcela de culpa no aquecimento global. Mas o que fazemos, retiramos todo o ozônio da atmosfera? E a água então? É virtualmente impossível alterar tão significativamente o ciclo da água de forma a tirar o seu poder como gás de efeito estufa (GEE) na atmosfera. Achei muito curioso ao ler no artigo do GWF que "o potencial de aquecimento global geralmente não é calculado para o vapor de água, porque este é um valor praticamente irrelevante", com esse gráfico que lhe apresentei.

Por isso que eu acho essa área realmente fascinante. Pena que a mídia e às vezes até os próprios cientistas tenham se comportado tão mal frente a essas questões. —Uirabr 23h58min de 11 de Novembro de 2007 (UTC)


Ótima edição. JSSX uai 15h56min de 13 de Novembro de 2007 (UTC)

Salve, meu caro amigo ! A recomendação é sempre colocar do lado esquerdo. Sendo A = massa e z = número atômico. O número de nêutrons não costuma ser representado mas, para ensino, é comum colocarmos entre o A e o z, ficando o A no canto superior esquerdo e o z, no canto inferior esquerdo. Há outras regras paa carga dos íons e quanto ao nome por extenso dos isótopos. Como exemplo: carbono-12. Por extenso deve ser escrito assim. A exceção parece que é o Hidrogênio que tem um nome particular para os três isótopos... acho que prótio, deutério e trítio. Este artigo abaixo cita isso meio que por cima, é a publicação escolar daquele artigo que fala sobre a correta grafia do nome dos elementos químicos. É mais símples e mais objetiva.

Veja aqui: <http://www.cq.ufam.edu.br/cd_24_05/Nomes_recomendados.pdf>

Vejo que está animado nos artigos da Wikipédia. Eu por aqui ainda com pouco tempo. Minha "dead line" será sexta feira da semana que vem. Estou limitando-me a reverter vandalismos em minhas passadas rápidas por aqui, pois nao exige mto do meu tico e teco que já andam bastante lesados ultimamente. Abração --Mago® 17h56min de 13 de Novembro de 2007 (UTC)

Sintaxe wikipediana

[editar código-fonte]

Acho que podemos fazer usando "sub" e "sup" como você fez. Nada contra até onde sei. Não sei se há algo específico no livro de estilos, creio que não. Abração --Mago® 19h13min de 13 de Novembro de 2007 (UTC)

Agora que caiu a ficha acerca da sintaxe. Avisei-lhe acerca dos lesados neurônios. Nossa saída será o Latex mesmo, o que dificultará isso. Porém... creio que poucos artigos precisarão de tal sintaxe, uma vez que é comum apenas citar a passa do isótopo. Abraços --Mago® 21h28min de 13 de Novembro de 2007 (UTC)

Acabo de adquirir a nova Tabela Periodica da SBQ e minhas suspeitas se confirmaram. Esta tabela é atualizada de 2007 com o Roentgênio como elemento de número atômico 111. Adivinha o que aconteceu com o grupo dos semimetais? Isso mesmo... eles sumiram. Agora ou é METAL ou AMETAL. Não existe nenhuma publicação (que eu tenha achado) que justifique o porquê disto, creio ser uma postura internacional acerca desta tão contraditória e estranha classificação de semimetais. Forte abraço --Mago® 18h03min de 13 de Novembro de 2007 (UTC)

Eu sou contra este "aviso médico", é uma posição pessoal. Em artigos sobre enfermidades, até aceito, mas o aborto não é uma doença. Não vejo motivo para que o aviso esteja lá. Dantadd 18h26min de 14 de Novembro de 2007 (UTC)

Que eu saiba não. Se houver, aceitarei e respeitarei. Dantadd 19h36min de 14 de Novembro de 2007 (UTC)
Ok, só espero o link para a decisão sobre a obrigatoriedade do aviso. Dantadd 23h04min de 15 de Novembro de 2007 (UTC)
Sim, mas continuo esperando o link. Dantadd 23h14min de 15 de Novembro de 2007 (UTC)

Na verdade não tinha visto ainda, pois estou sem tempo. Mas, em uma lida rápida, me parece bom. Cumprimentos. Fabiano msg 19h56min de 14 de Novembro de 2007 (UTC)

Salve Egídio. Ando passando rapidin por aqui. Estou com medo dos outros artigos estarem sendo vandalizados. No momento, de Químico virei micreiro. Estou montando alguns computadores e apanhando com o Windows Vista. Vi as cores e não entendi bem o porquê daquelas cores diferentes. O artigo parece que está bom. Olhei por cima e parece que tá bom sim. Abração --Mago® 15h16min de 21 de Novembro de 2007 (UTC)


Estou achando essa história muito estranha. Metalóide e semimetal são a mesma coisa sim. Se há um artigo específico na Wiki inglesa significa que há coisa errada por lá. Terei que pesquisar mais, uma vez que a Wiki inglesa não é boa referência também. Depois de sexta estarei mais tranquilo. Abração --Mago® 15h19min de 21 de Novembro de 2007 (UTC)

Consultei outros livros e vi que, ou aparece o termo metalóide ou semimetal. Quem usa metalóide é bibliografia desatualizada. Vi uma discussão na Wiki Inglesa sobre Físicos e Químicos. Aquilo pra mim é discutior sexo dos anjos. O termo é semimetal. Se preferem usar metalóide é gosto do freguês, mas não é nome recomendado conforme explica aquela referência do Rocha-Filho. Abração --Mago® 15h29min de 21 de Novembro de 2007 (UTC)

Salve Egídio. Como ficamos com os isótopos? LATEX mesmo? Acho que é a melhor saída. Abração --Mago® 23h30min de 21 de Novembro de 2007 (UTC)

Grau Celsius e outros nas infocaixas

[editar código-fonte]

Meu caro.. descobri que as infocaixas da farmácia estão com as unidades de temperatura erradas (°F ou ainvés de °C). Vou tentar descobrir como mudar aquilo. Isso me lembra aquela vez que tentávamos adicionar um elemento e não conseguíamos. Abraços --Mago® 00h40min de 22 de Novembro de 2007 (UTC)

Ajuda aos universitários para metalóide e semimetal

[editar código-fonte]

Caro Egídio... isso me parece mto estranho no que diz respeito ao uso do termo metalóide e semimetal. São apenas classificações e pronto. Mas.. vou levantar esta discussão à comunidade de Professores de Química para termos uma outra visão sobre o assunto. Como sei que "herrar e umano" (trocadilho) e "Errar é o mano" (frase atribuída ironicamente a Pedro Collor), vamos tratar o assunto com cautela. Vou verificar isso e já passo. Não vamos deixar um assunto com de perna manca na Wikipédia pois mta gente usa aquilo como referência. Retorno assim que possível. Forte abraço. --Mago® 19h42min de 23 de Novembro de 2007 (UTC)

Ainda em tempo... o que me colaste está em outro local além da Wikipédia? Isso foi fragmento com referência? Vou pesquisar. Abraços --Mago® 21h09min de 23 de Novembro de 2007 (UTC)

Caro Egídio. Pelo nome achei que fosse um artigo humorístico. Pois lembra a palavra picaretagem. Bom.. realmente, sou um zero a esquerda neste assunto. Quem entende muito de Bioquímica, inclusive participou ativamente do artigo de capa da Wikipédia desta semana, é uma portuguesa mto bonita (ela não tem bigodes) que usa o nickname Usuário:PatríciaR. Ela realmente entende do assunto. Outra pessoa que entende de Bioquímica, porém, que anda meio sumido, é o Professor Hinkel. Abração e boas contribuições. P.S.: Andei retornando ao artigo mol e consegui deixá-lo melhor. Erros sempre podem ser vistos, quando lemos em um outro dia. Abração --Mago® (discussão) 21h20min de 26 de Novembro de 2007 (UTC)

Re: Ajuda...

[editar código-fonte]

Olá Egídio. Desculpa a demora da resposta, mas andei ausente da Wikipédia nos últimos tempos. Vi que o verbete Semimetal foi bastante editado depois da tua edição. Tua pergunta ainda espera resposta? Abraço, Mschlindwein msg 13h27min de 25 de Novembro de 2007 (UTC)

Olá Egídio, espero que esteja tudo bem consigo também. Pois a mim não me admira nada não existir esse verbete na wiki lusófona, já que não são muitos que escrevem artigos tão específicos.

Realmente não sei responder à sua pergunta, pois trata-se de um aspecto muito clínico, algo que eu não estudei; nem trabalho com produtos farmacêuticos ou ensaios clínicos, pelo que estou mesmo "a leste" do assunto. Recomendo consultar André Teixeira Lima ou o João Carvalho, usuários de confiança com conhecimentos na área. Cumprimentos, Patrícia msg 15h54min de 26 de Novembro de 2007 (UTC)

Sem relevância, cara? Vem pro Sul pra ti ver. Cahê Machado, 19h44min de 30 de Novembro de 2007 (UTC)

  • Compreendo, mas sob esta sua ótica, 90% dos artigos da Wikipédia não tem nenhuma relevância enciclopédica. Cahê Machado, 19h55min de 30 de Novembro de 2007 (UTC)