Saltar para o conteúdo

Véspera de ano-novo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Adicionei a transliteração da palavra "réveillon".
mxhshb8x9c ww xfc gyust wsx7g 7s x8hxbstd7bdf7bhxuh
Linha 23: Linha 23:
|observações = Dia que celebra a chegada do novo ano.
|observações = Dia que celebra a chegada do novo ano.
}}
}}
A '''Véspera de [[Ano-Novo]]''', também chamada de '''''réveillon '''''[reveiõ],<ref>Réveillon ''do morro''. Disponível em http://www.bondinho.com.br/reveillon-do-morro/. Acesso em 23 de dezembro de 2012.</ref><ref>''Dicionário escolar da língua portuguesa/Academia Brasileira de Letras. ''2ª edição. São Paulo. Companhia Editora Nacional. 2008. p. 1 127.</ref> '''virada de ano'''<ref>[http://oglobo.globo.com/mundo/a-virada-de-ano-pelo-mundo-3542718]</ref> ou '''passagem de ano'''<ref>[http://www.passagemdeano.net/]</ref>, refere-se ao dia [[31 de dezembro]], precedente ao [[Ano Novo|Dia de Ano-Novo]], nos países que seguem o [[calendário gregoriano]].
# A '''Véspera de [[Ano-Novo]]''', também chamada de '''''réveillon '''''[reveiõ],<ref>Réveillon ''do morro''. Disponível em http://www.bondinho.com.br/reveillon-do-morro/. Acesso em 23 de dezembro de 2012.</ref><ref>''Dicionário escolar da língua portuguesa/Academia Brasileira de Letras. ''2ª edição. São Paulo. Companhia Editora Nacional. 2008. p. 1 127.</ref> '''virada de ano'''<ref>[http://oglobo.globo.com/mundo/a-virada-de-ano-pelo-mundo-3542718]</ref> ou '''passagem de ano'''<ref>[http://www.passagemdeano.net/]</ref>, refere-se ao dia [[31 de dezembro]], precedente ao [[Ano Novo|Dia de Ano-Novo]], nos países que seguem o [[calendário gregoriano]].
Na [[cultura ocidental]], faz-se uma [[ceia]] no dia da véspera, para se aguardar o ano que chega e, à [[meia-noite|meia]] noite todos querem chanpan


buweyshx8ere7dxsvqd7s8rtxvsvi.
Na [[cultura ocidental]], faz-se uma [[ceia]] no dia da véspera, para se aguardar o ano que chega e, à [[meia-noite]] da passagem de [[31 de dezembro]] para [[1 de janeiro]], faz-se uma queima de [[fogos de artifício]].


Segundo o [[folclore]] [[Portugal|português]], esta celebração está ligada a uma [[lenda]] popular que deu, a esta noite, o nome de [[Noite de São Silvestre]].
Segundo o [[folclore]] [[Portugal|português]], esta celebração está ligada a uma [[lenda]] popular que deu, a esta noite, o nome de [[Noite de São Silvestre]].

Revisão das 16h06min de 8 de abril de 2014

Véspera de ano-novo

Comemorações de ano-novo em Sydney, na Austrália
Celebrado por todo o mundo
Tipo Mundial
Data 31 de dezembro - 1 de janeiro
Início Meia-noite do dia atual
Término Meia-noite do dia seguinte
Tradições Dia que celebra a chegada do novo ano.
  1. A Véspera de Ano-Novo, também chamada de réveillon [reveiõ],[1][2] virada de ano[3] ou passagem de ano[4], refere-se ao dia 31 de dezembro, precedente ao Dia de Ano-Novo, nos países que seguem o calendário gregoriano.

Na cultura ocidental, faz-se uma ceia no dia da véspera, para se aguardar o ano que chega e, à meia noite todos querem chanpan

buweyshx8ere7dxsvqd7s8rtxvsvi.

Segundo o folclore português, esta celebração está ligada a uma lenda popular que deu, a esta noite, o nome de Noite de São Silvestre.

Os países insulares de Kiribati e Samoa são os primeiros a celebrar o ano-novo, enquanto Honolulu, no Havaí, é o último local a comemorar a data.[5][6]

Etimologia

Réveillon é o nome da festa noturna no dia antes do natal e no dia antes do ano-novo; tem origem no verbo francês réveiller, "acordar", "deixar de dormir", do latim velare, "fazer vigília", de vigilare, "velar, cuidar, não dormir".[7] Na França, o termo é usado mais comumente no Natal, mas também é usado no ano-novo como Réveillon de la Saint-Sylvestre, pois o dia 31 de dezembro é o dia de São Silvestre. No Brasil, o termo se popularizou para se referir à festa de ano-novo.

Celebração ao redor do mundo

A passagem do ano-novo é, hoje, celebrada por todo o mundo e, normalmente, envolve queima de fogos de artifício em festas públicas, reuniões familiares ou com amigos, jantares ou ceias festivas e diferentes tipos de promessas e simpatias.

Brasil

Fogos de artifício durante as comemorações de ano-novo na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, Brasil
  • No Rio de Janeiro, há queima de fogos e shows musicais ao longo de toda a orla marítima da cidade. A principal congregação, entretanto, ocorre na Praia de Copacabana. Na virada de 2011 para 2012, a queima de fogos em Copacabana durou 16 minutos e contou com cerca de 2 000 000 de espectadores[8]. Ainda na mesma festa, a cidade do Rio recebeu, do World Travel Guide, o prêmio de maior festa de réveillon do mundo.[9]
  • Em São Paulo, a Avenida Paulista concentra a queima de fogos e as apresentações musicais. Em 31 de dezembro de 2008, a festa reuniu 2 400 000 pessoas, incluindo mais de 100 000 que eram turistas.[10][11][12][13]. Mais cedo, durante a tarde do dia 31, a cidade sedia anualmente a Corrida de São Silvestre, com um percurso de 15 quilômetros contornando o Centro da cidade.
  • Em Fortaleza, a principal queima de fogos acontece no aterro da Praia de Iracema. De 2009 para 2010, foram registrados 1 100 000 espectadores na festa[14].foi considerado em 2012 como a 2° cidade com o maior réveillon (atrás apenas do Rio de Janeiro) com aproximadamente 1.500.000 (um milhão e quinhentos mil) pessoas presentes para a virada do ano. A queima de fogos é desparada do Espigão Democrito Dummar por radiofrequência acompanhada de uma trilha sonora especialmente feita pra festa, criando no céu uma verdadeira coreografia de luzes cores e musica.
  • Em Balneário Camboriú, a principal queima de fogos é feita na orla central da praia (no centro da cidade);
  • Em Recife, a queima de fogos ocorre por toda a área litorânea da região metropolitana, nas praias de Boa Viagem, Pina, etc. Na virada de 2012-13, foram usadas duas barcas que renderam aproximadamente 10 minutos de queima de fogos, além de um público (total) de mais de 900.000 espectadores.
  • Em Belo Horizonte, a principal festa pirotécnica acontece na Lagoa da Pampulha, realizada pela TV Alterosa, é a maior queima de fogos embarcada em lagoa do Brasil[carece de fontes?] e, eventualmente, tem participações de bandas e shows musicais. São cerca de 15 minutos de fogos.

Portugal

Fogos de artifício em Funchal, na região autónoma da Madeira, Portugal.
  • No Porto, a celebração mais famosa é a da Avenida dos Aliados, em que toda a gente espera o novo ano, atentos no relógio da Câmara Municipal do Porto, memorável pelo seu fogo de artifício cruzando os edifícios, e pelos concertos populares.
  • Em Lisboa a passagem de Ano é comemorada a a partir do Terreiro do Paço[15]. Quer a cidade de Almada como Lisboa partilham o fogo de artífício do Rio Tejo.[16]
  • Na região autónoma da Madeira, onde o fim de ano é provavelmente o dia mais festivo durante o ano, o réveillon se concentra na principal cidade, Funchal, estando o espectáculo de fogo de artifício citado no livro Guinness World Records como o "maior espectáculo pirotécnico do mundo".[17] Esse espectáculo ganha especial interesse pois o Funchal é uma cidade em anfiteatro, onde as pessoas espalham-se numa área com mais de dezessete quilômetros e com mais de seiscentos metros de altitude. A cidade recebe, ainda, na orla marítima, dezenas de navios de cruzeiro, o que aumenta o ambiente de festa. Durante cinco dias, a ilha recebe mais de 50 000 turistas, que aproveitam para, mesmo em Dezembro, banharem-se nas águas temperadas do arquipélago e apanharem algum sol. À noite, ainda há tempo para vislumbrar as inúmeras decorações de cambiantes luzinhas que se espalham por quase todas as ruas da cidade.
  • Em Setúbal, a passagem de Ano é comemorada com um fogo de artifício no rio Sado.[18].

Outros países

A queda da Bola da Times Square em Nova York, Estados Unidos
  • Em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a celebração mais famosa de ano-novo é a de Times Square - onde uma bola gigante começa a descer às 23 horas e 59 minutos até atingir o prédio em que está instalada, marcando exatamente zero hora (00:00:00).
  • Na Escócia, há muitos costumes especiais associados ao Ano-Novo - como a tradição de ser a primeira pessoa a pisar a propriedade do vizinho, conhecida como first-footing ("primeira pisada"). São, também, dados presentes simbólicos para desejar boa sorte, incluindo biscoitos. Lá, o ano-novo é chamado de hogmanay.
  • Na Espanha, exatamente à meia-noite, as pessoas comem doze uvas e fazem um pedido a cada badalada do relógio da Porta do Sol, em Madrid. Existe uma canção do grupo espanhol Mecano que fala deste acontecimento: se chama Un Año Más[19].

Ver também

Referências

  1. Réveillon do morro. Disponível em http://www.bondinho.com.br/reveillon-do-morro/. Acesso em 23 de dezembro de 2012.
  2. Dicionário escolar da língua portuguesa/Academia Brasileira de Letras. 2ª edição. São Paulo. Companhia Editora Nacional. 2008. p. 1 127.
  3. [1]
  4. [2]
  5. When Year 2013 Starts around the World
  6. Daiana Geremias. MegaCurioso, ed. «Saiba quais são os primeiros lugares do mundo a comemorar o Ano-Novo». Consultado em 31 de dezembro de 2013 
  7. Etimologia da palavra réveillon. Disponível em http://origemdapalavra.com.br/pergunta/reveillon/ . Acesso em 24 de março de 2013.
  8. «Sob chuva e clima de paz Rio promove maior Réveillon do mundo». Folha do Turismo - Mercado e Eventos. Consultado em 2 de Janeiro de 2012 
  9. «The most spectacular New Year parties in Brazil, says World Travel Guide» (em inglês). MercoPress. Consultado em 2 de Janeiro de 2012 
  10. «Festa de Ano-Novo reúne milhões de pessoas na Paulista». Portal G1. 1 de janeiro de 2009. Consultado em 2 de janeiro de 2009 
  11. «São Paulo comemora a virada na avenida Paulista». SPTV. 1 de janeiro de 2009. Consultado em 2 de janeiro de 2009 
  12. «12ª edição do Réveillon na Paulista mostra múltiplas etnias e culturas de São Paulo». Revista In Online. 18 de dezembro de 2008. Consultado em 2 de janeiro de 2009 
  13. «São Paulo recebe mais de 100 mil turistas para eventos de Ano Novo». Jornal da Mídia. 31 de dezembro de 2008. Consultado em 2 de janeiro de 2009 
  14. «Réveillon de Fortaleza registra o maior público desde sua primeira edição». Prefeitura Municipal de Fortaleza. Consultado em 2 de Janeiro de 2012 
  15. «Passagem de Ano em Lisboa comemora-se no Terreiro do Paço». LOCAL.PT. 20 de Dezembro de 2012. Consultado em 27 de Dezembro de 2012 
  16. «Almada celebra Passagem de Ano junto ao Tejo». LOCAL.PT. 23 de Dezembro de 2012. Consultado em 27 de Dezembro de 2012 
  17. http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/lusa/2007/01/01/ult3680u328.jhtm
  18. «Setúbal comemora passagem de ano com vista para o rio Sado». LOCAL.PT. 26 de Dezembro de 2012. Consultado em 27 de Dezembro de 2012 
  19. [3]

Ligações externas

Media relacionados com véspera de ano-novo no Wikimedia Commons