Variedade complexa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em geometria diferencial e topologia , uma variedade complexa é definido de maneira que cada vizinhança possua uma correspondencia a um n-espaço complexo atraves de uma mudança ou sistema de coordenadas analiticas .ou seja, Mais precisamente, uma variedade complexa tem um atlas suave de cartas para o disco unitario aberto [1] em , tais que a mudança de coordenadas entre cartas seja holomórfica.

O termo variedade complexa geralmente e utlizado para representar uma variedade definida como acima (o qual pode ser especificado como uma variedade complexa integrável), e uma estrutura quase complexa, como discutida abaixo.

Implicações da estrutura complexa[editar | editar código-fonte]

Dado que funções analíticas complexas são muito mais rígidas que as funções de classe , as teorias de variedades e complexas têm aspectos muito diferentes: variedades complexas compactas são muito mais próximas a variedades algébricas que as variedades diferenciáveis.

Por exemplo, o teorema da imersão de Whitney nos diz que cada variedade pode ser imersa como uma subvariedade de R, aonde é "raro" para uma variedade complexa ter uma imersão holomórfica em Cn. Considera-se por exemplo qualquer compacto, variedade complexa conectada : qualquer função holomórfica sobre ele é constante localmente pelo teorema de Liouville. Agora se nós temos uma imersão holomórfica de M em Cn, então as funções coordenadas de Cn se restringirão às funções holomórficas não-contantes em M, contradizendo a compactação, exceto no caso que M é apenas um ponto. variedades complex que podem ser imersas em Cn são chamadas distribuições de Stein e formam uma classe muito especial de variedades, incluindo, por exemplo, variedades algébricas complexas refinadas.

A classificação de distribuições complexas é muito mais sutil que a de distribuições diferenciáveis. Por exemplo, enquanto em dimensões outra que não quatro, uma dada distribuição topológica tem mais finitas estruturas , uma distribuição topológica sustentando uma estrutura complexa pode e frequentemente o faz sustentar incontáveis estruturas complexas. superfícies de Riemann, distribuições bidimensionais munidas com uma estrutura complexa, as quais são topologicamente classificadas pelo gênero, são um importante exemplo deste fenõmeno. O conjunto de estruturas complexas sobre uma dada superfície orientada, equilalência biholomórfica em de módulo, em si forma uma variedade algébrica chamada um espaço de módulos, estrutura a qual é objeto de ativa pesquisa.

Desde que os mapas de transição entre cartas são biholomórficos, distribuições complexas são, em particular, e canonicamente orientadas (não apenas orientáveis: um mapa biholomórfico a (um subconjunto de) dá uma orientação, como mapas biholomórficos são preservantes da orientação).

Exemplos de variedades complexas[editar | editar código-fonte]

Variedades algébricas complexas lisas[editar | editar código-fonte]

Variedades algébricas complexas lisas são estruturas complexas, incluindo:

Similarmente, os quaterniônicos análogos destes são também estruturas complexas.

Simplesmente conectadas[editar | editar código-fonte]

As estruturas simplesmente conectadas 1-dimensionais complexas são:

  • , o disco unidade em
  • , o plano complexo
  • , a esfera de Riemann

Note-se que há inclusões entre estes como , mas que não há nenhum mapa não constante na outra direção, pelo teorema de Liouville.

Disco vs. Espaço vs. Polidisco[editar | editar código-fonte]

Os seguintes espaços são diferentes do ponto de vista das suas estruturas complexas, mostrando que a geometria e mais rígida que a característica das suas propias estruturas complexas (comparadas a estruturas lisas):

  • o disco unitario ou bola aberta,
  • palno complexo
  • o polidisco

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Um deve usar o disco unidade aberto em como o espaço modelo em vez de porque não são isomórficos, diferentemente de variedades reais.
  2. Isto significa que todos os espaço projetivos complexos são orientáveis, em contraste com o caso real
Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.