Vespas Negras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vespas Negras
Avispas Negras
País Cuba
Corporação Forças Armadas Revolucionárias
Subordinação MINFAR
Tipo de unidade força especial
Criação 1 de setembro de 1986
Sede
Guarnição Havana

Vespas Negras (em castelhano: Avispas Negras) são as forças especiais de elite das Forças Armadas Revolucionárias Cubanas (FAR). O treinamento deles acaba sendo muito específico para que possam enfrentar uma possível ofensiva à ilha. Eles foram criados oficialmente no final da década de 1980.

Na década anterior, já existiam unidades de missões especiais que atuavam como parte do Ministério das Forças Armadas Revolucionárias (MINFAR), denominadas "Tigres" e "Leões" em Angola. Considera-se que foi em 1977 quando o MINFAR decidiu ter forças especiais próprias, depois de contar com as tropas especiais do Ministério do Interior (MININT) na Batalha de Quifangondo em Angola, no final de 1975.

Treinamento e estrutura[editar | editar código-fonte]

As “Vespas Negras” trabalham em subgrupos constituídos por 5 membros, que podem ser homens ou mulheres.

Suas bases principais estão no antigo presídio militar "El Pitirre", localizado no km 8 da Rodovia Nacional, e na unidade "Praia de Baracoa", próximo à área do porto de El Mariel, atual província de Havana, e com unidades menores em "El Bosque de la Habana", fica o Departamento de Tropas Especiais do MINFAR e o "Clube El Reloj", este último próximo ao aeroporto Rancho Boyeros. Seu principal campo de treinamento se chama "El Cacho", na província de Pinar del Río, também chamada de "Academia Baraguá".

Seu treinamento é altamente rigoroso. Após a formatura, soldados e oficiais profissionais desta força realizam exercícios na Ciénaga de Zapata, ao sul da província de Matanzas, próximo à baía dos Porcos, ou nos pântanos ao sul da Ilha de Pines, imensos pântanos localizados tanto a oeste de Cuba, sob estritas condições de sobrevivência. Ser aprovado nesses exercícios significa graduar-se. Essas tropas também são especialistas em técnicas de mascaramento, uso de ambientes de selva para montar armadilhas e várias artes marciais.

As "Vespas Negras" receberam treinamento de vietnamitas, norte-coreanos, chineses, bem como VDV e Spetsnaz russos. Eles aprenderam a se comunicar e se mover silenciosamente por túneis estreitos.

A vestimenta oficial consistia em um macacão camuflado, com boina vermelha, o qual a partir de 2011 passou a ser a boina verde, ficando a boina vermelha apenas para as Tropas de Prevenção (Polícia Militar) e o escudo de vespa preta com ferrão pronto para atacar, em uma pulseira. No caso de membros profissionais, um indicativo de "Profissional" é adicionado à pulseira.

Armamento[editar | editar código-fonte]

O armamento é muito variado e é em grande parte igual ao resto das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba (FAR), embora nos últimos anos tenham sido vistas (em desfiles militares desde que as FAR guardam um sigilo ciumento sobre sua tecnologia) novas armas que incluem armas de fabricação nacional e velhas armas soviéticas modernizadas com acessórios como silenciadores e lunetas de visão óticas VILMA (Visor Lumínico para Matar Agresores), bem como fuzis antimaterial cujas características são mantidas em segredo.

Além do armamento ocidental, também usam outros de fabricação nacional cujos detalhes e equipamentos secundários como morteiros de 60 mm, 120 mm e cargas de demolição não são conhecidos.

Veículos[editar | editar código-fonte]

As “Vespas Negras” contam com uma série de veículos de diversos tipos para tornar esta força o mais móvel possível em caso de um ataque à ilha, entre os quais:

  • Fiero: veículo todo-o-terreno altamente móvel e bem armado com lança-granadas AGS-17 no teto e uma metralhadora PKM.
  • Iguana: uma espécie de Hummer cubano, armado com uma metralhadora NSV 12,7 mm no telhado. O nome Iguana não é oficial, pois os dados sobre este veículo são muito escassos e seu nome exato é desconhecido.
  • UAZ: é o padrão todo-o-terreno das FAR. As Vespas Negras têm diferentes versões deste veículo, incluindo armamento de metralhadora PKM, um lança-granadas ASG-17 e um canhão sem recuo SPG-9.
  • BRDM2: são utilizados pelos órgãos de reconhecimento das Vespas Negras e possuem o armamento padrão, como a metralhadora PKT e a metralhadora pesada KVPT.
  • BTR-60: Também usado com corpos de varredura em pequenas quantidades.

Referências

  1. López y Guerra, Humberto (2016). Triángulo de espías (em espanhol). Madrid: Editorial Verbum. p. 478. ISBN 8490744114. OCLC 1150028597 
  2. a b «Unidad de Destino Especial Cuba 2018 Entrenamiento-3». YouTube (em espanhol). 14 de janeiro de 2019. Consultado em 25 de novembro de 2023 [ligação inativa] 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]