Vila Anastácio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vila Anastácio
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Fundação 1919
Imigração predominante  Hungria
 Croácia
 Itália
 Rússia
 Lituânia
Distrito Lapa
Subprefeitura Lapa
Região Administrativa Oeste

Vila Anastácio é um bairro da região oeste de São Paulo. Pertence ao distrito da Lapa e administrado pela Subprefeitura da Lapa.

No século XVIII a região onde hoje encontra-se o bairro constituía a propriedade de um militar. A fazenda do coronel Anastácio de Freitas Trancoso, daí o nome do bairro, era cortada por um caminho dos bandeirantes, o Caminho dos Goiases que ligava a São Paulo ao atual Centro-Oeste brasileiro.[1] O bairro em si foi criado em 1919, devido ao crescimento da Lapa[2] e a partir de 1925, com o término da Primeira Guerra Mundial, passou a ser ocupado por imigrantes europeus que buscavam emprego e melhores condições de vida. Influencia da comunidade Húngara é muito grande bairro, a começar pela atual Paroquia de Santo Estevão Reis, construída por Húngaros e lideradas pelo saudoso Padre Arnaldo (D. Arnaldo Szelecz) que chegou ao Brasil em 1931 e inaugurou a Paróquia de Vila Anastácio em 1939 e faleceu em 1972, hoje a no Bairro existe a Praça Padre Arnaldo em sua Homenagem, Padre Arnaldo era também Professor de Geografia e lecionou no Colégio Santo Américo, que ele também ajudou a fundar , bem como o Mosteiro São Geraldo, inicialmente no Centro de São Paulo, bairro de Higienópolis e atualmente na zona Sul, bairro do Morumbi.

Futebol os Húngaros também marcaram presença em 1920 Surgiu o Esporte Clube Húngaro Ypiranga, em 1925 a Associação Húngaro Anastácio, início da década de trinta 25/01/1932 ( conforme matéria do jornal A GAZETA ESPORTIVA de 07/11/1957 [3]], falando do aniversário de 25 anos ) Grupo de Húngaros fundaram a Equipe (CRCR) - Comunidade Romana Católica do Rei Santo Estevam, e posteriormente passou a Chamar (GERSE) Gremio Esportivo e Recreativo Santo Estevam, e em 21/08/1959 (Conforme Diário Oficial de 22/09/1959) passou a chamar (SERVA) Sociedade Esportiva e Recreativa de Vila Anastácio e existe ainda hoje.

Influência Húngara no Bairro criou o Grupo de Escoteiros Botocudos e sua sede era próximo onde hoje está a Ponte Comunidade Húngara.

Também havia no Bairro o Cine Santo Estevão, onde trabalhava o Pai do Zé do Caixão (José Mojica), e a Drogaria Santo Estevão fundada em 07/06/1950, conforme contrato social na junta comercial de São Paulo.

Presença de outros Imigrantes também era Grande no Bairro, Italianos, Espanhois, Japoneses, Romenos, Croatas, Russos, Sirios, Libaneses e Lituanos (grande número).

Atualmente o bairro está sendo modificado com a chegada de prédios luxuosos e projetos ecológicos ao redor desses novos empreendimentos. O bairro é muito disputado pelo motivo de sua ótima localização para a saída de São Paulo, pois está ao lado da Marginal Tiête e com fácil acesso para as rodovias dos Bandeirantes, Anhanguera e Castelo Branco.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.