Viper: diferenças entre revisões
Linha 19: | Linha 19: | ||
== História == |
== História == |
||
O Viper é uma das bandas pioneiras no estilo [[heavy metal]] no [[Brasil]]. A história da banda começou em meados dos anos 80 quando os irmãos [[Pit Passarell]] (Baixo e Voz) e [[Yves Passarell]] (Guitarra), juntamente com o vizinho [[Felipe Machado]] (Guitarra), decidiram formar uma banda com influências de [[Iron Maiden]] e outras bandas |
O Viper é uma das bandas pioneiras no estilo [[heavy metal]] no [[Brasil]]. A história da banda começou em meados dos anos 80 quando os irmãos [[Pit Passarell]] (Baixo e Voz) e [[Yves Passarell]] (Guitarra), juntamente com o vizinho [[Felipe Machado]] (Guitarra), decidiram formar uma banda com influências de [[Iron Maiden]] e outras bandas da [[NWOBHM]]. A formação foi completada com [[Cássio Audi]], um colega de escola, na bateria e, posteriormente, com [[André Matos]], um vizinho de prédio, assumindo os vocais. Em 1985, eles gravam a demo ''The Killera Sword''. Em seguida, veio um dos melhores álbuns de heavy metal o, [[Soldiers of Sunrise]], dando ao grupo o título de o Iron Maiden brasileiro. No álbum seguinte, [[Theatre of Fate]], onde houve uma mudança no som da banda, com intenso uso de teclados. O que antes era um heavy metal tradicional, ficou mais melódico e André Matos mostra que, sem duvida, é um dos melhores vocalistas do Brasil. Nesse álbum, o baterista era o músico [[Sérgio Facci]]. Por divergências musicais com o resto da banda (que queria retornar ao heavy metal tradicional) e muito ocupado com a sua faculdade de música, André Matos sai do Viper e Pit Passarell assume os vocais. O grupo lança outro álbum, que buscaria um metal mais pesado, o [[Evolution (álbum)|Evolution]], gravado pelo novo baterista [[Renato Graccia]]. Este álbum mostrou um Viper heavy/thrash, mas maduro. É considerado um dos melhores álbuns da banda, que nessa época chega ao seu auge. Veio a bem-sucedida turnê no [[Japão]], um álbum ao vivo, o [[Maniacs in Japan]]: uma gravação bem aplicada para um álbum de metal ao vivo. Nesta época, a banda ainda gravou um EP denominado [[Vipera Sapiens]], lançado somente no Japão com mais algumas músicas inéditas. O próximo álbum chama-se [[Coma Rage]] e, novamente, a banda muda o som e assume um heavy metal com algumas influências no [[hardcore]]. Porém, muito do [[Evolution (álbum)|Evolution]] ainda se vê neste álbum. O álbum é bem produzido e bem recebido pelos fãs. No álbum seguinte, [[Tem Pra Todo Mundo]], a banda tenta se aproximar do público brasileiro fazendo um álbum com letras em português e com influências do pop. Apesar das mudanças, o álbum é bem produzido e bem recebido pela crítica, mas não tão bem recebido pelos fãs. Além disso, o álbum mal chega às lojas, devido a falência da nova gravadora da banda na época (Castle). Com esse imprevisto, a banda parou, retornando anos depois. |
||
Em 2005, a banda regressou com [[Ricardo Bocci]] nos vocais, [[Val Santos]] na guitarra (substituindo Yves Passarell toca na banda [[Capital Inicial]]) e [[Guilherme Martin]] (que havia tocado na turnê do álbum Theatre Of Fate) na bateria. A banda lançou em agosto de 2005 o DVD '''''Living For The Night – 20 Years of Viper''''', contendo imagens e vídeos de toda a carreira da banda. |
Em 2005, a banda regressou com [[Ricardo Bocci]] nos vocais, [[Val Santos]] na guitarra (substituindo Yves Passarell toca na banda [[Capital Inicial]]) e [[Guilherme Martin]] (que havia tocado na turnê do álbum Theatre Of Fate) na bateria. A banda lançou em agosto de 2005 o DVD '''''Living For The Night – 20 Years of Viper''''', contendo imagens e vídeos de toda a carreira da banda. |
Revisão das 19h22min de 6 de novembro de 2013
A neutralidade deste artigo foi questionada. |
Viper | |
---|---|
Informação geral | |
Origem | São Paulo |
País | Brasil |
Gênero(s) | Heavy metal, power metal, speed metal, thrash metal, metal progressivo |
Período em atividade | 1985 - 1996 2004 - 2009 2012 - atualmente |
Gravadora(s) | Eldorado |
Afiliação(ões) | Angra, Capital Inicial, Shaman |
Integrantes | Andre Matos Pit Passarell Felipe Machado Hugo Mariutti Guilherme Martin |
Ex-integrantes | Cassio Audi Valdécio Santos Renato Graccia Yves Passarel Ricardo Bocci |
Viper é uma banda brasileira de heavy metal, formada em 1985 na cidade de São Paulo.
História
O Viper é uma das bandas pioneiras no estilo heavy metal no Brasil. A história da banda começou em meados dos anos 80 quando os irmãos Pit Passarell (Baixo e Voz) e Yves Passarell (Guitarra), juntamente com o vizinho Felipe Machado (Guitarra), decidiram formar uma banda com influências de Iron Maiden e outras bandas da NWOBHM. A formação foi completada com Cássio Audi, um colega de escola, na bateria e, posteriormente, com André Matos, um vizinho de prédio, assumindo os vocais. Em 1985, eles gravam a demo The Killera Sword. Em seguida, veio um dos melhores álbuns de heavy metal o, Soldiers of Sunrise, dando ao grupo o título de o Iron Maiden brasileiro. No álbum seguinte, Theatre of Fate, onde houve uma mudança no som da banda, com intenso uso de teclados. O que antes era um heavy metal tradicional, ficou mais melódico e André Matos mostra que, sem duvida, é um dos melhores vocalistas do Brasil. Nesse álbum, o baterista era o músico Sérgio Facci. Por divergências musicais com o resto da banda (que queria retornar ao heavy metal tradicional) e muito ocupado com a sua faculdade de música, André Matos sai do Viper e Pit Passarell assume os vocais. O grupo lança outro álbum, que buscaria um metal mais pesado, o Evolution, gravado pelo novo baterista Renato Graccia. Este álbum mostrou um Viper heavy/thrash, mas maduro. É considerado um dos melhores álbuns da banda, que nessa época chega ao seu auge. Veio a bem-sucedida turnê no Japão, um álbum ao vivo, o Maniacs in Japan: uma gravação bem aplicada para um álbum de metal ao vivo. Nesta época, a banda ainda gravou um EP denominado Vipera Sapiens, lançado somente no Japão com mais algumas músicas inéditas. O próximo álbum chama-se Coma Rage e, novamente, a banda muda o som e assume um heavy metal com algumas influências no hardcore. Porém, muito do Evolution ainda se vê neste álbum. O álbum é bem produzido e bem recebido pelos fãs. No álbum seguinte, Tem Pra Todo Mundo, a banda tenta se aproximar do público brasileiro fazendo um álbum com letras em português e com influências do pop. Apesar das mudanças, o álbum é bem produzido e bem recebido pela crítica, mas não tão bem recebido pelos fãs. Além disso, o álbum mal chega às lojas, devido a falência da nova gravadora da banda na época (Castle). Com esse imprevisto, a banda parou, retornando anos depois.
Em 2005, a banda regressou com Ricardo Bocci nos vocais, Val Santos na guitarra (substituindo Yves Passarell toca na banda Capital Inicial) e Guilherme Martin (que havia tocado na turnê do álbum Theatre Of Fate) na bateria. A banda lançou em agosto de 2005 o DVD Living For The Night – 20 Years of Viper, contendo imagens e vídeos de toda a carreira da banda.
Também em 2005 a banda lançou uma demo com novas músicas e voltou com o estilo pesado que tinha em meados dos anos 80. Guilherme Martin deixou o grupo ainda em 2005 e passou a integrar a banda Luxúria. O baterista Renato Graccia retornou, então, ao Viper.
Em 2007, a banda lançou o disco All My Life, com um lado mais puxado para o metal melódico. Iniciaram a turnê no mesmo ano e, devido a "projetos pessoais", em 2009 declararam uma pausa na banda. Felipe Machado está se dedicando a sua carreira de jornalista, Pit Passarell está com uma banda solo e continua compondo para outras bandas, Renato Graccia toca em uma banda que mescla Blues e Rock, Marcelo Mello (que assumiu o lugar de Val Santos no meio da turnê do álbum All My Life) está dando aulas de guitarra e Ricardo Bocci segue carreira solo.
To Live Again Tour e retorno de André Matos
Em 2012, a banda anunciou a turnê To Live Again Tour para comemorar os 25 anos do álbum Soldiers of Sunrise, onde tocaram pela primeira vez na íntegra os álbuns Soldiers of Sunrise e Theatre of Fate. O primeiro show aconteceu no dia 1º de julho na cidade de São Paulo, com o retorno do vocalista André Matos após 22 anos desde sua saída para a banda Angra e a formação clássica do álbum Theatre Of Fate: Pit Passarell, Felipe Machado e Guilherme Martin. O guitarrista Hugo Mariutti tocou no lugar de Yves Passarell, que eventualmente fez participações durante a turnê.[1].
Durante a turnê, a banda chegou a fazer a abertura dos shows do Kiss para as apresentações da banda norte-americana em São Paulo e Rio de Janeiro.
A banda Viper lança um DVD ao vivo da To Live Again Tour em 2013,e também possivelmente farão uma turnê para comemorar os 25 anos do álbum Evolution, lançado em 1992.[2].
Em setembro de 2013, a banda participará do dia do metal do Rock in Rio 2013, junto com o André Matos, que está em turnê de seu novo álbum solo.
Membros
- Membros Atuais
- Andre Matos - vocal, teclado (1985-1990, 2012-presente)
- Pit Passarell - baixo (1985-presente) baixo e vocal (1990-2003)
- Felipe Machado - guitarra (1985-presente)
- Hugo Mariutti - guitarra (2012-presente)
- Guilherme Martin - bateria (1989-1991, 2004, 2005, 2012-presente)
- Membros Antigos
- Cassio Audi - bateria (1985-1987)
- Valdério Santos - bateria (1989)- guitarra (2004 - 2007)
- Renato Graccia - bateria (1991-1996, 2006-2008)
- Yves Passarel - guitarra (1985-2001),Participações em (2007 e 2012)
- Ricardo Bocci - vocal (2004-2009)
- Arnaldo Andrade - teclado (1987-1990)
Linha do tempo
Discografia
- Álbuns de estúdio
- Soldiers of Sunrise (1987)
- Theatre of Fate (1989)
- Evolution (1992)
- Coma Rage (1994)
- Tem Pra Todo Mundo (1996)
- All My Life (2007)
- Álbuns ao vivo
- Maniacs in Japan (1993)
- Coletânea
- EPs
- Vipera Sapiens (1993)
- Demos
- The Killera Sword (1985)
- Viper 1989 (1989)
- Demo 2005 (2005)
- DVDs
- 20 years (2006)
- To Live Again Tour - 25 years (2013)
Videografia
- Living for the Night – 20 Years of Viper (2005)
- 25 years (2013)
Turnês
- Theatre of Fate Tour (1989-1990)
- Evolution Tour (1992-1993)
- Coma Rage Tour (1994-1995)
- All My Life Tour (2007-2009)
- To Live Again Tour (2012)
Referências
- ↑ «Viper: anunciada turnê com Andre Matos e formação clássica». Whiplash.net. 19 de abril de 2012. Consultado em 19 de abril de 2012
- ↑ «Viper: banda pode celebrar os 25 anos de Evolution». Whiplash.net. 30 de novembro de 2012. Consultado em 30 de novembro de 2012