Vitória Lima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vitória Lima
Nascimento 1946 (78 anos)
Recife,  Brasil
Género literário Poesia
Movimento literário Pós-modernismo
Magnum opus Fúcsia, Anos Bissextos


Maria das Vitórias de Lima Rocha, Vitória Lima, (Recife, 1946) é uma escritora, jornalista e poetisa pernambucana, radicada na Paraíba. Autora dos livros Fúcsia (2007) e Anos Bissextos (1997), é considerada uma das maiores escritoras da cena cultural de João Pessoa. Vitória Lima também é responsável pela criação do bloco de carnaval As Muriçocas do Miramar. Vitória Lima possui o título de Cidadã Pessoense [1] concedido pela câmara de vereadores de João Pessoa.


Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida em Recife, Vitória Lima veio morar em Campina Grande aos 4 anos, quando seus pais se deslocaram para a Paraíba. Em 1969, concluiu a graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, onde passou a lecionar como professora Professora de Literatura em Língua Inglesa de 1970 até 1992. Foi organizadora do I Seminário de Mulheres e Literatura ocorrido na Universidade Federal da Paraíba, em 1987[2]. Vitória Lima também é formada pela Universidade de Denver Colorado, onde concluiu o mestrado em inglês e na Shakespeare Institute, Universidade de Birmingham, onde graduou-se em Estudos Shakespeareanos[3].

Também é conhecida por, junto com Antônio Gualberto, também professor universitário, fundar o bloco de carnaval Muriçocas de Miramar, que atua durante as prévias carnavalescas em João Pessoa e é tido como o maior bloco de arrasto pré-carnavalesco do mundo[4]. A criação do bloco surgiu como uma comemoração para o aniversário de seu filho, Thiago Gualberto, em 1986. Atualmente, Vitória colabora no jornal A União como articulista, onde contribui com o suplemento litérario Correio das Artes, e é integrante do Conselho Estadual de Cultura[5].

Obra[editar | editar código-fonte]

A obra de Vitória é considerada um fragmento da sua vida. São temáticas recorrentes a passagem do tempo, o ser mulher; o mundo feminino; morte; experiências pessoais e um olhar sensível, metalinguístico e introspectivo sobre a vida[6]. Seus textos muitas vezes trasitam entre o aforrismo e o haikai[7]. Seu livro Fúcsia (2007) traz reflexões sobre o cotidiano enquanto Anos Bissexetos (1997) apresenta um olhar perante a vida depois de um luto, dada a morte de seu filho um ano antes da publicação.

Lista de Obras[editar | editar código-fonte]

Poesia[editar | editar código-fonte]

  1. Anos Bissextos, João Pessoa: Editora A União, 1997
  2. Fúcsia, João Pessoa: Editora Linha D´Agua, 2007.

Participação em Antologias[editar | editar código-fonte]

  1. Nordestes, Fundação Joaquim Nabuco/SESC São Paulo (SP), 1999.
  2. Estação Recife, Coletânea Poética 3, Prefeitura do Recife (PE), 2004.
  3. Autores Paraibanos – Poesia, João Pessoa: Editora Grafset, 2005.
  4. Imagem Passa Palavra – Poesia – Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto (PT), 2004. Coletânea Antônio Maria de Crônicas, vol. 1, Prefeitura do Recife, 2010.

Referências

  1. Vitória Lima. Vitória Lima , Paraíba Criativa. 15 de junho de 2016.
  2. Vitória Lima. Anos Bissextos. 1997.
  3. Grande Campina. Vitória Lima é homenageada com sarau poético promovido pelo Ariel Coletivo Literário. . 16 de Abril de 2013.
  4. Muriçocas do Miaramar
  5. Jornal da Paraíba. Homenagem a Vitória Lima. 18 de Setembro de 2012.
  6. Olavo Barreto de Souza. Vozes femininas da lírica na Paraíba: a Poesia de Vitória Lima . Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/enlije/trabalhos/0a8f89f564ce8eb9d7a8d12a1af21c9c_380_148_.pdf
  7. Carlos Machado, Poesia.net. Alguma Poesia. 8 de Agosto de 2007.