War Thunder

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
War Thunder
Logotipo oficial do jogo.
Desenvolvedora(s) Gaijin Entertainment
Publicadora(s) Gaijin Entertainment
Produtor(es) Anton Yudintsev
Kirill Yudintsev
Programador(es) Elizaveta Mahatkova
Pavel Kulikov
Sergey Kolganov
Artem Romanko
Vyacheslav Bulannikov
Kirill Vostretsov
Sergey Volkov
Konstantin Klimenko
Artista(s) Andrei Suvorov
Elena Bykova
Ivan Nekaev
Anton Novichkov
Alexei Kim
Sergey Golovachev
Alexander Porozov
George Amelekhin
Mikhail Sinko
Compositor(es) Georgy Zheryakov
Zahar Antonov
Motor Dargor Engine 4.0
Plataforma(s) Microsoft Windows
Mac OS X
Linux
Android
Data(s) de lançamento Versão Atual:
1.67 Assault
(16 de Março de 2017)

Gênero(s) Ação
Combate aéreo
Modos de jogo Singleplayer
Multiplayer
www.warthunder.com

War Thunder é um simulador MMO de combates aéreos, navais e blindados, ambientado durante a Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria, desenvolvido e publicado pela desenvolvedora russa Gaijin Entertainment.

War Thunder concorre diretamente com World of Tanks (MMO de combate entre blindados), World of Warplanes (MMO de combate entre aeronaves), e World of Warships (MMO de combate entre embarcações). Esses três últimos são pertencentes à desenvolvedora Wargaming.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O desenvolvimento do War Thunder começou em 2009. A desenvolvedora do jogo, a Gaijin, fez uso da sua experiência em simuladores de voo anteriormente desenvolvidos, como "IL-2 Sturmovik: Birds of Prey", "Apache: Air Assault" e "Birds of Steel", sendo que todos os títulos utilizam o motor de jogo próprio da empresa, o Dagor Engine. Para o desenvolvimento de War Thunder esse mesmo motor também foi utilizado.

Inicialmente recebeu a denominação de "World of Planes" ("Mundo dos Aviões" em português). Posteriormente, esse nome foi alterado para "War Thunder", devido à similaridade com o nome do jogo concorrente, World of Warplanes, que também foca no combate entre aeronaves, e também devido à vontade dos produtores em criar um jogo que não se focasse unicamente em aviões, abrindo a possibilidade de no futuro ser possível controlar blindados e navios de guerra.[1]

Em 2014, pouco mais de um ano após o seu lançamento, o jogo lançou toda uma gama de blindados com mapas para o combate entre os próprios. O desenvolvimento do modo de combate entre embarcações foi anunciado no final de 2016, com previsão de inclusão em 2017, porém com embarcações simples (torpedeiros e lanchas de patrulha).

Jogabilidade:[editar | editar código-fonte]

Nações (países):[editar | editar código-fonte]

War Thunder conta com 5 nações (Alemanha, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Japão e União Soviética). O jogador é livre para escolher em qual nação que progredir para desbloquear aeronaves e blindados. Não é obrigatório progredir em somente uma nação, tendo o jogador a possibilidade de mudar de nação quando quiser.

Cada nação possuí veículos próprios, mas a mesma pode contar com veículos de outras nações em sua árvore de pesquisa. Esses veículos de outras nações podem ser veículos capturados, fornecidos (lend-lease), ou veículos de nações aliadas cuja a mesma não se encontra como uma nação dedicada atualmente dentro do jogo, como por exemplo, a Grã-Bretanha possuí veículos de seus aliados australianos e franceses, enquanto a Alemanha possuí veículos de seus aliados italianos.

Economia interna:[editar | editar código-fonte]

O jogo conta com 4 tipos de moedas internas principais (Golden Eagles, Silver Lions, Research Points e Convertible Research Points). Ainda há recompensas, como Pontos de Experiência (XP) e War Bonds.

  • Golden Eagles (GE): É a principal moeda interna do jogo, sendo utilizada na aquisição de veículos premium, compra de peças instantâneas sem a necessidade de pesquisá-las e decalques (roundels). Diferentemente das outras moedas, Golden Eagles não são fornecidos ao jogador no terminar de uma batalha, independentemente de quantos oponentes o mesmo tenho eliminado, só sendo possível adquiri-las por meio de moeda real, através de transações bancárias.
  • Silver Lions (SL): É a moeda mais comum do jogo. Silver Lions são utilizados somente na compra de veículos ou peças já pesquisadas. Silver Lions são fornecidos ao jogador no terminar de uma batalha. Quanto mais oponente o mesmo eliminar, maior será a quantidade de Silver Lions recebidos.
  • Research Points (RP): É a moeda utilizada para pesquisa de veículos e peças. Research Points são fornecidos ao jogador no terminar de uma batalha. Quanto mais oponente o mesmo eliminar, maior será a quantidade de Research Points recebidos, e consequentemente, maior será a sua velocidade de progresso na árvore de pesquisa.
  • Convertible Research Points (CRP): É a moeda utilizada para acelerar pesquisas de veículos. Para converter CRPs em RPs, é necessário Golden Eagles. Quanto maior for o número desejado de RPs, maior será o custo de CRPs e GEs. Convertible Research Points são fornecidos ao jogador ao terminar de uma batalha.
  • Experience Points (XP): São pontos dados ao jogador ao terminar uma batalha e ao eliminar oponentes. XPs são utilizados para aumentar o nível do jogador.
  • War Bonds: São pontos fornecidos ao jogador quando o mesmo completa uma missão (desafio) diário. War Bonds podem ser utilizados na aquisição de veículos premium.

Árvore de pesquisa:[editar | editar código-fonte]

É na árvore de pesquisa onde o jogador tem a possibilidade de pesquisar e desbloquear novos veículos ou peças para o mesmo. Cada veículo possuí um custo em pesquisa, eagles (este sendo somente utilizado para aquisição de veículos premium) e lions próprios. Quanto melhor e moderno for o veículo, mas caro ele custará.

Veículos:[editar | editar código-fonte]

No jogo estão presentes aviões, blindados (e futuramente, navios) desde a era pré-Segunda Guerra Mundial, passando pela Guerra da Coréia, indo até o auge da Guerra Fria. A maioria dos mapas são direta ou indiretamente baseados em paisagens onde ocorreram batalhas durante as épocas descritas acima.[2]

As duas categorias de veículos atualmente (aeronaves e blindados), possuem subcategorias, são elas:

Blindados:[editar | editar código-fonte]

  • Tanques leves: São rápidos, ágeis e leves, porém possuem baixo poder de fogo e pouca blindagem.
  • Tanques médios: Possuem velocidade, agilidade, peso, poder de fogo e blindagem considerável.
  • Tanques pesados: São lentos, pouco ágeis e pesados, porém possuem alto poder de fogo e blindagem.
  • Caça-tanques: São rápidos e ágeis, possuem um bom poder de fogo, blindagem e peso consideráveis. Geralmente, não possuem torres, sendo que para disparar além do limite horizontal do canhão, é necessário girar todo o blindado, diferentemente dos blindados com torre.
  • Anti-aéreas: São rápidas, ágeis e leves, porém possuem baixo poder de fogo e blindagem. Possuem armamentos e torres próprias para o combate contra alvos aéreos.

Aeronaves:[editar | editar código-fonte]

  • Caças: São aeronaves designadas para combaterem outros tipos de aeronaves. Variam em velocidade, agilidade e poder de fogo.
  • Caças-navais: Semelhantes aos caças, porém essa categoria possuem aviões utilizados por forças marinhas. Suas principais diferenças estão relacionadas a capacidade de decolarem ou aterrissarem em porta-aviões e de carregarem torpedos (úteis contra a destruição de navios inimigos).
  • Caças-pesados: São aeronaves designadas para combaterem aeronaves de grande porte (como bombardeiros, por exemplo). Possuem poder de fogo pesado (tais como metralhadoras e canhões de maior calibre), são um pouco menos ágeis e velozes em comparação aos caças e caças-navais.
  • Caça-bombardeiro: São caças que podem desempenhar tanto sua tarefa principal, quanto a de bombardeiros, possuindo capacidade para combater unidades terrestres de leve e médio porte (tais como blindados leves e médios, posições de artilharia e pequenas embarcações). São adaptáveis para carregarem uma variedade de bombas e foguetes, e por isto, geralmente são um pouco menos ágeis em comparação aos caças convencionais.
  • Bombardeiro: São aeronaves de grande porte (em comparação as outras unidades). São designadas para bombardear bases, coluna de blindados, bunkers, posições de artilharia pesada e aeródromos. Para realizar tais funções, carregam diversas e diferentes bombas. São aeronaves pouco velozes e ágeis, e devido a isto, são vulneráveis aos caças, porém possuem defesas como torres equipadas com canhões e metralhadoras em diferentes partes da fuselagem.
  • Hidroaviões: São qualquer categoria de aeronaves descrita acima, porém são equipadas com flutuadores ou cascos para operarem a partir dá água, seja em rios ou em oceanos. Como necessitam de flutuadores e cascos resistentes, possuem um arrastro maior, e consequentemente, uma velocidade e agilidade menor. Alguns hidroaviões de flutuadores fixos (isto é, seus flutuadores não podem ser ejetados ou recolhidos) são incapazes de operar em aeródromos em terra devido a falta de um trem de pouso convencional. Porém, se o jogador conseguir aterrissar com hidroaviões em aeródromos sem ter grandes danos, o avião será reparado e municiado assim como qualquer outro, com a exceção que o jogador será reposicionado na água após o processo, para decolar novamente.

Modos de jogo:[editar | editar código-fonte]

War Thunder conta com diferentes modos de jogo. São eles:

Batalhas Arcade (Arcade Battles, AB):[editar | editar código-fonte]

No modo Arcade, o jogo baseia-se em duas equipes (onde podem jogar até 16 jogadores em cada equipe) com diferentes aviões e diferentes nações a lutar entre si, sendo também possível ver jogadores de times opostos com a mesma nação utilizando o mesmo modelo de avião ou blindado.

Nesse modo, o jogador conta com um assistente de mira, que mostra aonde você deve disparar (sendo que no caso das aeronaves, para compensar o disparo) e também exibe aonde a blindagem do blindado oponente é mais fraca.

  • Aeronaves: O dano provocado e as leis da física são simples mas nunca deixam o realismo de parte, por exemplo, ao ser atingido por projéteis, o jogador pode ver o seu avião com furos, com uma asa danificada e até mesmo partida, o avião pode incendiar-se ou ter um vazamento de combustível, o que faz com que o motor deixe de funcionar assim que o combustível acabe, o piloto pode ser alvejado, ficar inconsciente e até mesmo morrer, o que faz com que o avião deixe de ser operável. Porém, neste modo de batalha, um avião em mergulho a alta velocidade não tem as suas asas quebradas (coisa que acontece nas batalhas realísticas), porém aviões como bombardeiros perdem alguma facilidade de manuseio. A força G é sentida em todos os mapas e por todos os aviões, o que faz com que o piloto deixe temporariamente de conseguir fazer mira devido à força da manobra exercida, tornando-o inconsciente; assim que a força G volta ao normal, o piloto volta imediatamente a ser capaz de fazer mira. O modo Arcade compreende dois tipos de jogos. Nas missões "Ground Strike", para haver uma vitória é necessário destruir todas as unidades terrestres inimigas, e nas missões "Domination" há a necessidade de conquistar as bases aéreas inimigas aterrissando em suas pistas, ou capturando áreas estratégicas, fazendo com que a equipa adversária perca pontos.
  • Blindados: Novamente com as leis da física simples, ao jogador ser alvejado, poderá ter seu blindado danificado ou sua tripulação ferida. Algumas partes danificadas podem tornar o blindado inoperante, como por exemplo, ao perder um lagarta (esteira), o blindado ficará imóvel; ao ter seu artilheiro ferido, o blindado não poderá disparar até o mesmo ser reposto. Existem várias táticas para a jogabilidade com blindados, como por exemplo, manter um angulação entre seu blindado perante o blindado inimigo, oque aumentará as chances do projétil inimigo ricochetear e não penetrar no blindado do jogador; esconder o casco (chassi) de seu blindado e deixar apenas a torre exposta, caso o mesmo possua uma baixa blindagem em seu casco porém possua uma grande blindagem em sua torre.

Batalhas Realísticas (Realistic Battles, RB):[editar | editar código-fonte]

Este modo é recomendado para os jogadores mais avançados e experientes. O aumento do realismo do jogo faz com que disparar a uma longa distância se torne mais difícil, e devido à força G realística, fazer manobras muito fechadas a alta velocidade fará com que certas peças do avião se partam, podendo mesmo o avião ficar inoperável (coisa que não acontece no modo arcade). Nesse modo, o jogador não conta com o assistente de mira do modo acima.

Aqui os jogadores são agrupados de acordo com o a nação que querem representar, sendo possível reencenar batalhas históricas, como a Batalha de Stalingrado, entre a Alemanha Nazista e a União Soviética.

  • Aeronaves: No modo realístico, os aviões se comportam completamente diferentes. Nesse modo, por exemplo: caso o jogador faça uma manobra brusca (como fazer uma curva acentuada em alta velocidade), poderá ter sua asa partida ou sua fuselagem danificada, oque em certos casos poderá resultar na perda total da aeronave. O combustível também é limitado, sendo exibido em uma contagem regressiva no canto superior esquerdo. No começo da partida, o jogador pode selecionar a quantidade (em minutos) de combustível que seu avião irá portar. Grandes quantidades de combustível tornam o avião lento e mais vulnerável a explosão, caso seja alvejado por projéteis inimigos. O jogador deve controlar a potência da aeronave de modo que a temperatura do óleo, da água e do próprio motor esteja regularizada. Caso este número esteja alto demais, o motor poderá parar de funcionar ou até mesmo ser danificado.
  • Blindados: Como ocorre nas aeronaves, o comportamento dos blindados também são diferentes. Nesse modo, a agilidade do blindado é perceptível, o jogador percebe que a velocidade de rotação da torre é menor, caso a mesma seja rotacionada manualmente. Nesse modo, a uma espécie de atraso nos comandos do blindado, como por exemplo, caso o blindado esteja em alta velocidade e o jogador pressiona a tecla para freia-lo, esse comando, de certa forma, será repassado do comandante ao motorista, que dependendo da experiência de comunicação da tripulação, poderá ser demorado. Ao começo da partida, o jogador possui um certo número de pontos, sendo que cada blindado exige um certo número de pontos para ser utilizado. Para começar a jogar com um blindado, ele gastará o número de pontos exigido para o utilizo do blindado. Caso o jogador consiga, já dentro da partida, eliminar oponentes e conseguir mais pontos, ao ser alvejado e perder seu blindado, ele poderá jogar novamente com outros 4 blindados.

Batalhas Simuladas (Simulator Battles, SB):[editar | editar código-fonte]

As batalhas simuladas baseiam-se na simulação mais realística possível dentro do jogo, ou seja, o manuseio do avião é feito a partir de dentro do cockpit, e as leis da física neste modo são as mais aproximadas da realidade dentro do jogo. Estas batalhas desenrolam-se de maneira semelhante às batalhas realísticas, colocando duas nações diferentes uma contra a outra.

Alterar as definições do jogo para o nível mais próximo da realidade requer que o jogador jogue com um joystick e não com um rato/mouse e teclado. É possível optar por um rato e teclado, porém torna-se muito mais difícil manusear a aeronave. Para a jogabilidade em blindados, ainda são utilizados o mouse e teclado, porém com a nova jogabilidade simulada.

Batalhas Personalizadas:[editar | editar código-fonte]

Nas batalhas personalizadas, não há qualquer tipo de recompensa ou controle de níveis. O jogador poderá enfrentar jogadores com veículos dos anos 30 até jogadores com veículos dos anos 50 ou 60. Batalhas Personalizadas são salas (partidas) criadas manualmente. O jogador poderá escolher entre entrar em uma partida ou criar uma, escolhendo o modo principal (AB, RB ou SB), duração da partida, mapa, nações e veículos permitidos, dentre outras opções.

Eventos (Events):[editar | editar código-fonte]

São batalhas criadas pela Gaijin. Eventos podem durar de poucos dias ou até mesmo um ou dois meses. Eventos podem fornecerem decalques exclusivos e veículos de presente/especiais ou recompensas. Eventos possuem certas regras, como veículos específicos.

Outros modos:[editar | editar código-fonte]

War Thunder ainda possuí diversos outros modos, como corrida de aviões, batalhas históricas (onde ocorrem recriações de batalhas históricas) e batalhas de esquadrão (equipes dedicadas de jogadores).

Mapas:[editar | editar código-fonte]

No jogo estão presente uma ampla variedade de mapas. Esses, são semelhantes as regiões em que ocorreram batalhas histórias, tais como a Europa Oriental (frente oriental), Berlim (onde decorreu a Batalha de Berlim), Stalingrado (onde decorreu a Batalha de Stalingrado), Canal da Mancha (onde decorreu a Batalha da Inglaterra), e ainda mapas ambientados no oceano Pacífico, Norte da África (onde decorreu a Campanha Norte-Africana) e Coréia (onde decorreu a Guerra da Coréia).

As diferentes características dos mapas interferem significativamente no veículo do jogador e na jogabilidade. Em mapas mais quentes (isto é, mapas mais equatoriais), como na Tunísia, a água, o óleo e o próprio motor da aeronave tende a aquecer com mais facilidade, diferentemente de mapas mais meridionais (isto é, mapas mais frios), como Stalingrado. Mapas poderão fornecer vantagens ou desvantagens ao blindado do jogador. Alguns mapas possuem maior quantidade de rochas, morros, vegetação e construções para proteção, ideais para blindados leves, já outros possuem um vasto campo aberto e sem proteção, oque deixa esse mesmo tipo de blindado vulnerável.

Muitos elementos dentro do mapa (como árvores, construções e veículos de cenário) são destrutíveis. Esses mesmos elementos podem ser utilizados para elaboração de táticas entre os jogadores da equipe.

Veículos norte-americanos (inclui canadenses):[editar | editar código-fonte]

Aeronaves:[editar | editar código-fonte]

Tier (nível) Caças Caças-navais Caças-bombardeiros Bombardeiros Premium Especiais
1

P-26A-34 (M2) Peashooter  P-26A-33 Peashooter 

P-26B-35 Peashooter 

P-36A Hawk 

P-36A Hawk 

P-36G Hawk

F2A-1 Buffalo 

F2A-3 Buffalo 

F3F-2

OS2U-1 Kingfisher 

OS2U-3 Kingfisher 

SBD-3 Dauntless

TBD-1 Devastator 

PBY-5 Catalina 

PBY-5A Catalina 

B-18A Bolo

Thach's F2A-1 Buffalo 

B-10B

P-26A-34 Peashooter 

Rasmussen's P-36A Hawk

2 P-40E-1 Kittyhawk 

P-400 Airacobra 

P-39N-0 Airacobra 

P-39Q-5 Airacobra 

P-38E Lightning 

P-38G-1 Lightning

F4F-3 Wildcat 

F4F-4 Wildcat 

F4U-1A Corsair 

F4U-1A (USMC) Corsair

F6F-5 Hellcat

A-36 Apache 

A-20G-25 Havoc 

SB2C-1C Helldiver

B-34 Lexington 

TBF-1c Avenger 

B-25J-1 Mitchell

✪ Ki-43-II Hayabusa 

✪ Ki-61-Ib Hien 

✪ A6M2 Zero 

XP-55 Ascender

XP-38G Lightning 

P-51A (TL) Mustang

3 P-51 Mustang 

P-47D-25 Thunderbolt 

P-47D-28 Thunderbolt 

P-63A-5 Kingcobra 

P-63A-10 Kingcobra 

P-63C-5 Kingcobra 

P-61C-1 Black Widow

F4U-1D Corsair 

F6F-5N Hellcat 

F4U-1C Corsair

SB2C-4 Helldiver 

PBJ-1H Mitchell 

PBJ-1J Mitchell

B-25J-20 Mitchell 

B-17E Flying Fortress 

B-17E /Late Flying Fortress

✪ Bf 109 F-4 

XP-50 Skyrocket 

BTD-1 Destroyer 

P-61A-1 Black Widow

XF5F Skyrocket
4 P-38J-15 Lightning 

P-38L-5-LO Lightning 

P-47N-15 Thunderbolt 

P-51D-5 Mustang 

P-51D-30 Mustang 

F-82E Twin Mustang

F8F-1 Bearcat 

F8F-1B Bearcat 

F7F-1 Tigercat

A-26B-50 Invader 

AD-2 Skyraider

B-17G-60-VE Flying Fortress

B-24D-25-CO Liberator 

B-29A-BN Superfortress

✪ Fw 190 A-8 

✪ Spitfire Mk IX

A-26C-45 Invader 

A-26C-45DT Invader 

Bostwicks's P-47M-1-RE Thunderbolt

Wetmore's P-51D-10 Mustang 

P-51D-20-NA Mustang 

P-38K Lightning 

F7F-3 Tigercat 

Bong's P-38J-15 Lightning

5 P-80A-5 Shooting Star 

F-80C-10 Shooting Star 

F-84B-26 Thunderjet 

F-86A-5 Sabre 

F-86F-25 Sabre 

F-86F-2 Sabre 

F2H-2 Banshee 

F9F-2 Panther 

F9F-5 Panther 

F9F-8 Cougar

B-57A Canberra 

B-57B Canberra

Blindados:[editar | editar código-fonte]

Tier (nível) Tanques leves Tanques médios Tanques pesados Caça-tanques Anti-aéreas Premium Especiais
1 M2A4 

M3 Stuart 

M3A1 Stuart

LVT(A)-1 

M8 Scott

M2 

M3 Lee

M2A2 

75mm M3 GMC

M13 MGMC M2A4 (1st Arm.Div.) M3A1 Stuart (USMC) 

M8A1

2 M5A1 Stuart 

M22 Locust

M4A1 Sherman

M4 Sherman

M4A3 (105) HVSS M10 GMC M16 MGMC M4A5 Ram II 

T14

Grant I 

M5A1 5th Arm.Div. 

LVT(A)(4) ZIS-2

3 M24 Chaffee M4A2 

M4A1 (76) W 

M4A2 (76) W

M6A1 

M4A3E2 Jumbo

M18 GMC M15 CGMC M4A3E2 Jumbo "Cobra King" 

T20 

T34 Calliope

M18 GMC “Black Cat”

M24 TL Chaffee

4 M41A1 Walker Bulldog

T92 

M56 Scorpion

M4A3 (76) W HVSS 

T25 

M26 Pershing

M4A3E2 (76) W Jumbo 

T26E1-1 Super Pershing 

T34

M36 GMC M19 TGMC M26E1 

M46 Patton (73 Tank Batalion) 

T28 

M18 Super Hellcat 

M26 T99 

T29

5 M551 Sheridan M46 Patton 

M47 Patton II 

M48A1 Patton III 

105mm M60 

M60A1

T32

M103

T95 GMC M42 Duster

M163 Vulcan

Veículos alemães (inclui italianos, norte-americanos e britânicos):[editar | editar código-fonte]

Aeronaves:[editar | editar código-fonte]

Tier (nível) Caças (linha 1) Caças (linha 2) Caças-pesados Caças-bombardeiros Bombardeiros Premium Especiais
1 He 51 A-1 

He 51 B-1 

He 51 C-1 

He 51 C-1 /Late 

He 112 V-5 

He 112 A-0 

He 112 B-0

CR.42 Falco 

G.50 Freccia serie 2 

G.50 AS Freccia serie 7 

M.C.200 Saetta serie 3 

M.C.200 Saetta serie 7 

M.C.202 Folgore

Do 17 Z-7 

Bf 110 C-4 

Ju 88 C-6

Hs 123 A-1 

Ju 87 B-2 

Ju 87 R-2

Do 17 E-1 

Do 17 Z-2 

He 111 H-3 

Ju 88 A-1 

Ju 88 A-4

Marcolin's CR.42CN Falco 

He 112 B-1/U2 (Hungria)

He 51 B-2 /Hidroavião 

He 112 B-2/U2 (Romênia) 

Fw 189 A-1

2 Bf 109 B-1 /Late 

Bf 109 E-1 

Bf 109 E-3 

Bf 109 E-4 

Bf 109 F-1 

Bf 109 F-2

He 100 D-1 

Fw 190 A-1 

Fw 190 A-4

Do 217 J-1 

Do 217 J-2

Ju 87 D-3 

Ju 87D-5 

Ju 87 G-1 

Ju 87 G-2

S.M.79 Sparviero serie 1 

S.M.79 Sparviero serie 8 

S.M.79 AS Sparviero 

S.M.79bis/TM Sparviero 

S.M.79B Sparviero 

S.M.79 Sparviero serie 4 

S.M.79bis/N Sparviero 

He 111 H-6 

Fw 200 C-1

✙IL-2 (1942) Sturmovik 

✙Wellington Mk Ic 

✙Yak-1B 

BV 238 V1

Bf 109 E-7/U2
3 Bf 109 F-4 

Bf 109 F-4/trop 

Bf 109 G-2/trop

Fw 190 A-5 

Fw 190 A-5/U12 

Fw 190 A-5/U2

Do 217 N-1 

Do 217 N-2 

Me 410 A-1 

Me 410 A-1/U2 

Me 410 B-1 

Me 410 B-1/U2

Hs 129 B-2 

Hs 129 B-3

He 111 H-16 

Do 217 E-2 

Do 217 E-4

✙P-47D-25 Thunderbolt 

✙La-5FN 

Ta 154 A-1

Bf 109 G-2 (Romênia) 

Hs 129 B-2 (Romênia)

4 Bf 109 G-6 

Bf 109 G-14 

Bf 109 G-10 

Bf 109 K-4

Fw 190 A-8 

Fw 190 F-8 

Fw 190 D-9 

Fw 190 D-12 

Ta 152 H-1 

Ta 152 C-3

Me 410 B-6/R3 

Do 335 A-0

Me 410 A-1/U4 

Me 410 B-2/U4 

Do 335 A-1

Do 217 K-1 

Do 217 M-1

✙Tempest Mk V 

Do 335 B-2 

He 219 A-7

Fw 190 D-13
5 Me 163 B 

Me 262 A-1a 

Me 262 C-1a 

Me 262 C-2b 

CL-13A Sabre Mk 5

He 162 A-2 

MiG-15bis ✙

Ho 229 V3 Me 262 A-1/U4 Ar 234 B-2 

Ar 234 C-3

Me 262 A-2a

Blindados:[editar | editar código-fonte]

Tier (nível) Tanques leves Tanques médios Tanques pesados Caça-tanques Anti-aéreas Premium Especiais
1 Pz.II C 

Pz.II F 

Pz.35(t) 

Pz.38(t) A 

Pz.38(t) F 

Pz.III B 

Pz.III E 

Pz.III F 

Pz.III J

Pz.IV C 

Pz.IV E

Panzerjäger I 

StuG III A

Sturmpanzer II

Flakpanzer I 

Fkp.38(t) Gepard

Pz.II DAK 

Neubaufahrzeug

Sd.Kfz. 140/1 

Pz.II H

2 Pz.III J1 

 Pz.III L 

Pz.III M

Pz.IV F1

Pz.IV F2

Marder III 

Marder III H 

8.8 cm Flak.37 sfl

StuG III F 

StuH 42 Ausf. G 

StuG III G

Sd.Kfz. 6/2

Pz.III N 

T-34-747(r) 

Infanterie Kampfpanzer Churchill 

Panzerwerfer 42

Pz.Kpfw. M4 748 (a)
3 Pz.IV G 

Pz.IV H 

Pz.IV J

Panther D

Tiger H1 

 Tiger E

Dicker Max 

Nashorn

Hetzer 

Jagdpanzer IV

Panzer IV/70(V)

Flakpanzer IV Wirbelwind 

Flakpanzer IV Ostwind

Pz.Bfw. IV 

Pz.Kpfw. KV-1B 756(r) 

✙KV-II 754(r) 

Brummbär

KV-1B 

Panzer IV/70 (A)

4 Panther A

Panther G

Panther F

Panther II

Tiger II B (P)

Tiger II B (H)

Sturer Emil

Jagdpanther

Ferdinand

Flakpanzer V Coelian Pz.Bfw Jagdpanther 

Pz.Bfw. VI (P) 

Spähpanzer Ru 251

Tiger II (H) Sla.16
5 Leopard 1A0

Leopard A1A1

10.5cm Tiger II 

Maus

Jagdtiger

Jagdpanzer 4-5

Raketenjagdpanzer 2 

Raketenjagdpanzer 2 HOT

Flakpanzer IV Kugelblitz

Flakpanzer I Gepard

Pz.Kpfw. E-100

Veículos britânicos (inclui franceses, norte-americanos e australianos):[editar | editar código-fonte]

Aeronaves:[editar | editar código-fonte]

Tier (nível) Caças (linha 1) Caças (linha 2) Caças-navais Caças-bombardeiros Bombardeiros Premium Especiais
1 Fury Mk I 

Fury Mk II 

Hurricane Mk I /Late

Gladiator Mk II Nimrod Mk I 

Nimrod Mk II 

Sea Gladiator

Blenheim Mk IV 

Beaufort Mk VIII

Swordfish Mk I 

Hampden Mk I 

Hampden TB. Mk I 

Sunderland Mk IIIa

Tuck's Gladiator Mk II 

Wirraway 

Havoc Mk I 

Catalina Mk IVa

Gladiator Mk IIS 

Gladiator Mk IIF

2 Hurricane Mk IIB 

Hurricane Mk IV 

Typhoon Mk Ia

Spitfire Mk Ia 

Spitfire Mk IIa 

Spitfire Mk IIb

Sea Hurricane Mk IB 

Sea Hurricane Mk IC

Beaufighter Mk VIc

Sunderland Mk V 

Wellington Mk Ic 

Wellington Mk Ic /Late 

Wellington Mk III 

Wellington Mk X 

Halifax B. Mk IIIa

Boomerang Mk I 

Boomerang Mk II 

Avenger Mk.1 

Hudson Mk V

Boston Mk I 

D.520 

D.521 

DB-7

3 Typhoon Mk Ib /Late Spitfire Mk Vb/trop 

Spitfire Mk Vc 

Spitfire F. Mk IX

Fairey Firefly F. Mk I 

Fairey Firefly F. Mk V 

Firebrand TF. Mk IV

Beaufighter Mk X 

Beaufighter Mk 21

Stirling B. Mk I 

Stirling B. Mk III

Hellcat Mk I 

Mustang Mk Ia

Typhoon Mk Ib
4 Tempest Mk V 

Tempest Mk V (Vickers P) 

Tempest Mk II

Spitfire F. Mk XVI 

Spitfire LF. Mk IX 

Spitfire F. Mk XIVe 

Spitfire F. Mk XVIIIe 

Spitfire F. Mk 22 

Spitfire F. Mk 24

Seafire Mk XVII 

Seafire FR.47 

Sea Fury FB.11

Mosquito FB. Mk VI 

Mosquito FB. Mk XVIII 

Brigand B.1

Lancaster B. Mk I 

Lancaster B. Mk III 

Lincoln B Mk II

Spitfire F. Mk XIVc Plagis' Spitfire LF. Mk IXPrendergast's Spitfire FR. Mk XIVe 

Wyvern S4

5 Vampire FB.5 

Venom FB.4 

Hunter F.1

Meteor F. Mk 3 

Sea Meteor F. Mk 3 

Meteor F. Mk 4 type G.41F 

Meteor F. Mk 4 type G.41G 

Meteor F. Mk 8

Attacker FB.1 

Sea Venom FAW.20

Canberra B. Mk 2 

Canberra B(I). Mk 6

Blindados:[editar | editar código-fonte]

Tier

(nível)

Tanques leves Tanques médios Tanques pesados Caça-tanques Anti-aéreas Premium Especiais
1

A13 Mk.I 

A13 Mk.II 

Tetrarch Mk.I 

Crusader Mk.II 

Crusader Mk.III 

A13 Mk.I 3rd Royal Tank 

Valentine Mk.I T17E2

A13 Mk.I 3rd Royal Tank Regiment

A1E1 Independent

A13 Mk.II 1939
2 Cromwell V 

Cromwell I 

Sherman II

Matilda II 

Churchill Mk.III

3 inch Gun Carrier 

SP 17pdr, Valentine, Mk I, Archer

Armored Car Mk.II AA

Cromwell RP-3 Grant Mk.I
3

Sherman VC Firefly 

A34 Comet I 

A30 Challenger

Churchill Mk.VII Crusader AA Mk.II AC IV Thunderbolt

17pdr. M10 65th Anti-Tank Regt. 

Sherman IC 2nd «Warsaw» Armoured Division 

Iron Duke IV

4 Centurion Mk.1 

FV4202 

Centurion Mk.3

FV 221 Caernarvon 

Crusader AA Mk.I A.43 Black Prince

Stridsvagn 81

5

Centurion Mk.10 

Chieftain Mk.3

Conqueror Mk.2 Falcon

Veículos soviéticos (inclui norte-americanos e britânicos):[editar | editar código-fonte]

Aeronaves:[editar | editar código-fonte]

Tier (nível) Caças (linha 1) Caças (linha 2) Caças (linha 3) Caças-bombardeiros Bombardeiros Premium Especiais
1 Yak-1 I-15 WR Chaika 

I-15 (M-22) Chaika 

I-15R Chaika 

I-15bis Chaika 

I-153 (M-62) Chaika 

I-16 type 5 Ishak 

I-16 type 10 Ishak 

I-16 type 18 Ishak 

I-16 type 24 Ishak

LaGG-3-8 

LaGG-3-11

BB-1 

Su-2 MV-5 

Su-2 TSS-1 

Su-2 (M-82)

SB 2M-100 

SB 2M-103 

SB 2M-103U MV-3 

SB 2M-105 

SB 2M-103U 

SB 2M-103 MV-3 

Ar-2

Zhukovsky's I-153 (M-62) Chaika 

★PBY-5A Catalina 

★Hampden TB Mk I (UTK-1)

LaGG-3-4 

LaGG-3-23 

TB-3M-17-32 

Po-2 

I-301 

MBR-2-M-34

2 Yak-7B 

Yak-1B 

Yak-9 

Yak-9B

MiG-3-15 

MiG-3-15 (BK) 

MiG-3-34 

I-16 type 27 Ishak

LaGG-3-35 

LaGG-3-66 

La-5

IL-2 (1941) Sturmovik 

IL-2 (1942) Sturmovik 

Pe-3 /Inicial

DB-3B 

IL-4 

Pe-2-1 Peshka 

Pe-2-31 Peshka 

Pe-2-83 Peshka

★P-40E-1 Kittyhawk 

★P-39K-1 Airacobra

I-153P Chaika 

I-16 type 28 Ishak 

Hurricane Mk IIb

LaGG-3-34
3 Yak-9T 

Yak-9K 

Yak-3 

Yak-3P

I-185 (M-82) La-5F 

La-5FN

Pe-3 

Pe-3bis 

IL-2-37 Sturmovik 

IL-2M (1943) Sturmovik

IL-2M type 3 Sturmovik

Yer-2 M-105 

Yer-2 M-105R LU 

Yer-2 M-105 TAT 

Yer-2 M-105R TAT 

Pe-8 (M-82) 

Pe-2-110 Peshka 

Pe-2-359 Peshka

Pe-2-205 Peshka 

★B-25J-30 Mitchell 

★P-63A-5 Kingcobra 

★P-47D-27 Thunderbolt

IL-2 "Avenger" 

★Pokryshkin's P-39N-0 Airacobra 

Golovachev's Yak-9M

4 Yak-9U 

Yak-9P 

Yak-9UT

I-185 (M-71) La-7 

La-7B-20 

La-9

IL-10 

IL-10 (1946) 

Su-6 (M-71F)

Yer-2 (ACh-30B) /Inicial 

Yer-2 (ACh-30B) /Final 

Tu-2S 

Tu-2S-44 

Tu-2S-59 

Tu-4

★Fw 190 D-9 

✭P-63C-5 Kingcobra 

✭Spitfire Mk IX 

Yak-3 (VK-107)

Dolgushin's La-7 

La-11 

Tu-2 

P-63A-10 Kingcobra

5 Yak-15 

Yak-15P 

Yak-17 

Yak-30D

MiG-9 

MiG-9 /Late 

MiG-15 

MiG-15bis 

MiG-17

La-15 IL-28 Tu-14T La-174

Blindados:[editar | editar código-fonte]

Tier (nível) Tanques leves Tanques médios Tanques pesados Caça-tanques Anti-aéreas Premium Especiais
1 BT-5

BT-7

T-50

T-26

T-26-4

T-60

T-70

SU-5-1 4M GAZ-AAA

DShK GAZ AAA

T-26 (1st Gv.T.Br.) 

T-III 

T-126(SP) 

T-35 

SU-57 

BM-8-24

T-26E 

RBT-5 

★M3 Lee

2 T-80 T-34 1940

T-34 1941

T-34 1942

T-34E STZ

T-28

T-28E

KV-1 L-11

KV-1S

ZIS-30

SU-76M

SU-122

72-K GAZ MM

94-KM ZIS-12

ZUT-37 

SMK

T-34 1941 (1st Gv.T.Br.) 

T-34E 

T-34 Prototype 

KV-1E

3 T-34-57

T-34-85(D-5T)

KV-2

KV-85

IS-1

SU-85

SU-85M 

SU-152

29-K

ZIS-43

T-34-57 mod. 1943 

M4A2 (76) W 

SU-100Y

T-V

KV-2 Mod. 1940

KV-2(ZIS-6)

KV-220

4 PT-76 T-34-85

T-44

T-44-100

IS-2

IS-2 mod. 1944

ISU-152

ISU-122

ISU-122S

SU-100

ZSU-37 SU-122P 

T-34-100 

T-44-122 

KV-122

T-34-85E 

IS-2 “Revenge”

IS-6

Type-62

5 Object 906 T-54 1947

T-54 1949

T-54 1951

T-62

IS-3

IS-4M

T-10M

ISU-152

SU-122-54

IT-1

ZSU-57-2

ZSU-23-4

Veículos japoneses (inclui norte-americanos e alemães):[editar | editar código-fonte]

Tier (nível) Caças Caças-navais Caças-pesados Caças-bombardeiros Bombardeiros Premium Especiais
1 A5M4 Ki-10-I 

Ki-10-II 

Ki-10-I C 

Ki-10-II C 

Ki-27 otsu

J1N1 

Ki-45 ko Toryu

F1M2 

D3A1

Ki-21-Ia 

H6K4 

H8K2

Hagiri's A5M4 

A7He1

Ki-21-I hei
2 A6M2-N Reisen 

N1K1 Kyōfū 

A6M2 Reisen mod. 11 

A6M2 Reisen 

J2M2 Raiden

Ki-43-I Hayabusa 

Ki-43-II Hayabusa 

Ki-44-I Shōki 

Ki-44-II hei Shōki 

Ki-61-I ko Hien 

Ki-61-I otsu Hien 

Ki-100

Ki-45 otsu Toryu 

Ki-45 tei Toryu 

Ki-45 hei Toryu

B5N2 G4M1 

Ki-49-I Donryu 

Ki-49-IIa Donryu

❁ F4U-1A Corsair 

❁ Bf 109 E-7 

Ki-44-II otsu 

H8K3 

Ki-100-II

3 A6M3 Reisen 

A6M3 Reisen mod. 22 

A6M3 Reisen mod. 22 ko 

A6M5 Reisen 

A6M5 otsu Reisen 

A7M2 Reppū

Ki-43-III otsu Hayabusa 

Ki-61-I hei Hien 

Ki-61-I tei Hien 

Ki-61-II Hiena

Ki-102 otsu B7A2 Ryusei Ki-49-IIb Donryu 

Ki-49-IIb Donryu /Final 

Ki-67-I ko Hiryū 

Ki-67-I otsu Hiryū

Ki-96 

❁ Fw 190 A-5 

A7M1 (NK9H) Reppū

4 N1K1-Ja Shiden-Kai 

N1K2-J Shiden-Kai 

N1K2-Ja Shiden-Kai 

J2M3 Raiden 

J2M5 Raiden 

J7W1 Shinden

Ki-84 ko Hayate 

Ki-84 otsu Hayate 

Ki-84 hei Hayate

Ki-83 P1Y1 mod. 11 G5N1 Shinzan 

G8N1 Renzan

J2M4 kai Raiden 

❁J2M5 (Type 5) Raiden 

❁B-17E Flying Fortress

A6M5 ko Reisen 

Ki-87

5 Kikka 

F-86F-30 Sabre ❁

Ki-200 Shusui R2Y2 Keiun-Kai V1 

R2Y2 Keiun-Kai V2 

R2Y2 Keiun-Kai V3

Blindados:[editar | editar código-fonte]

Tier (nível) Tanques leves Tanques médios Tanques pesados Caça-tanques Anti-aéreas Premium Especiais
1 Ha-Go 

Ke-Ni

Ka-Mi

I-Go Ko

Chi-Ha

Chi-Ha Kai

Ho-Ro Type 94 Ha-Go Commander

Ro-Go

2 Ho-I

Chi-He

Chi-Nu

Ho-Ni I

Ho-Ni III

Ta-Se Chi-Nu II Chi-Ha Short Gun
3 M24 SDF Chi-To

Chi-Ri II

Na-To So-Ki Heavy Tank No.6
4 M41 SDF ST-A1

ST-A2

Type 61

Type 60 SPRG M42 Duster SDF
5 STB-1

Type 74

Type 60 ATM Type 87

Referências

  1. Reahard, Jef (25 de janeiro de 2012). «World of Planes renamed, evolves 'beyond pure aerial combat' | Massively». Massively.joystiq.com. Consultado em 16 de agosto de 2013 
  2. http://warthunder.com/en/game/about/