When the Sun Goes Down (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"When the Sun Goes Down"
Single de Arctic Monkeys
do álbum Whatever People Say I Am, That's What I'm Not
Lançamento 16 de janeiro de 2006
Formato(s) CD, 7", 12"
Gravação Lincolnshire, Londres e Liverpool
Inglaterra
Gravadora(s) Domino
Composição Arctic Monkeys
Letrista(s) Alex Turner
Produção Jim Abbiss, Mike Crossey e James Ford
Cronologia de singles de Arctic Monkeys
"I Bet You Look Good on the Dancefloor"
(2005)
"Fake Tales of San Francisco"
(2006)

"When the Sun Goes Down" é o segundo single da banda Arctic Monkeys, lançado no dia 16 de janeiro de 2006. A música traz como tema a prostituição no distrito de Neepsend, em Sheffield, e foi originalmente intitulada "Scummy". Assim como o primeiro single da banda, I Bet You Look Good On The Dancefloor, a canção atingiu a primeira posição nas paradas britânicas. A faixa faz parte do álbum de estréia da banda, Whatever People Say I Am, That's What I'm Not, que foi lançado na semana seguinte à divulgação do single. O verso "and he told Roxanne to put on her red light," é uma referência à música "Roxanne", do The Police, que envolve a mesma temática. A capa do single mostra uma rua em Sheffield.[1]

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

A letra da canção conta uma história a partir do ponto de vista de um indivíduo que se mostra preocupado ao ser assediado por uma prostituta; ele então observa um "homem canalha" que anda pela vizinhança. Está subtendido que o homem é o cafetão da garota ou o seu cliente. Essa parte da música consiste somente dos vocais de Alex Turner acompanhado de uma guitarra elétrica. Após o verso "I said he's a scumbag don't you know", a música muda drasticamente em uma batida rápida em que o baixo acompanha a guitarra. Na letra da música, agora cantada de maneira mais venenosa, a prostituta se oferece ao narrador da canção e ele a rejeita educadamente; ele então observa o "homem canalha" buscá-la em um Ford Mondeo. A garota fica "encantada ao vê-lo" porque "ela deve estar congelando, pouco vestida sob o céu limpo da noite". O refrão consiste na constante repetição do verso "they said it changes when the sun goes down around here" (dizem que muda quando o sol se põe por aqui"), com destaque para a evidente diferença entre o aspecto da cidade durante o dia e a obscuridade da zona de prostituição que o narrador observa à noite. Após o segundo refrão, a música retorna ao estilo do início. O último verso, "I hope you're not involved at all" (espero que você não esteja envolvida"), pode expressar o desapontamento do narrador ao ver que a garota sucumbiu à prostituição ou ser um aviso a quem ele conta a história, que também pode estar envolvida com o homem canalha - ou mesmo aos próprios ouvintes.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O videoclipe da música foi dirigido por Paul Fraser e estreou no dia 21 de dezembro de 2005, na MTV Rocks. O vídeo tem a participação de Lauren Socha e Stephen Graham. O clipe se utilizou de imagens do filme "Scummy Man", que foi baseado na canção e conta a história de Nina, a garota sem nome da música.

Faixas[editar | editar código-fonte]

Todas as letras escritas por Alex Turner, todas as músicas compostas por Arctic Monkeys.

CD
N.º Título Duração
1. "When the Sun Goes Down"   3:20
2. "Stickin' to the Floor"   1:18
3. "7"   2:10
7"
N.º Título Duração
1. "When the Sun Goes Down"   3:20
2. "Settle for a Draw"   3:19
12"
N.º Título Duração
1. "When the Sun Goes Down"   3:20
2. "Stickin' to the Floor"   1:18
3. "Settle for a Draw"   3:19
4. "7"   2:10

Referências

  1. O local da foto da capa pode ser encontrado aqui [1] on Google Street View.