Wikipédia:Artigos bons/arquivo/Scream 2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Scream 2 (Pânico 2, no Brasil; Gritos 2, em Portugal) é um filme americano do gênero slasher lançado em 1997, dirigido por Wes Craven e escrito por Kevin Williamson. Trata-se da segunda parte da quadrilogia Scream. O filme se passa um ano após os acontecimentos de Scream e segue novamente a história de Sidney Prescott (Neve Campbell), que frequenta a ficcional Universidade de Windsor, local que se torna o novo alvo de ataque de um "novo" Ghostface, utilizando o mesmo traje como no primeiro filme. Dewey Riley (David Arquette), Gale Weathers (Courteney Cox), Randy Meeks (Jamie Kennedy) e Cotton Weary (Liev Schreiber), todos presentes no primeiro filme, voltam nesta sequência, e também foram contratados novos atores, como Jerry O'Connell, Elise Neal, Timothy Olyphant, Sarah Michelle Gellar, Jada Pinkett Smith, Omar Epps e Laurie Metcalf. Como seu antecessor, Scream 2 combina a violência do gênero slasher com elementos de comédia e mistério "Quem matou?" enquanto satiriza os clichês das sequências de vários filmes. O filme foi seguido por duas continuações, Scream 3 (2000) e Scream 4 (2011).

Ao escrever o roteiro para Scream, Williamson também desenvolveu dois rascunhos de cinco páginas para possíveis sequências, na esperança de atrair potenciais compradores. Após uma pré-estreia bem sucedida, um sucesso financeiro e crítico do primeiro filme, a Dimension Films aprovou sua sequência enquanto o filme ainda estava nos cinemas, com os "sobreviventes" retornando, e Craven, Williamson e Marco Beltrami retornaram como diretor, escritor e compositor, respectivamente.

A produção sofreu diversos problemas técnicos, principalmente quando o roteiro vazou na internet, revelando a identidade dos assassinos e uma boa parte do enredo. (leia mais...)