Wikipédia:Critérios de notoriedade/Brinquedos e jogos eletrônicos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Vários brinquedos, aparelhos eletrônicos de crianças, jogos de plataforma, e o jogos eletrônicos foram desenvolvidos, publicados, e vendidos. O objetivo desta proposta é ajudar a trazer com uma definição do que faz um brinquedo, jogo, ou jogo eletrônico notório além das guias gerais em WP:N e WP:CORP. Essas guias também se aplicam a expansões de jogos.

A sua entrada é bem-vinda. Por favor sinta-se livre de discutir modificações na página de discussão, ou até ser AUDAZ e editar com brainstorming as guias abaixo.

Um brinquedo ou jogo são geralmente notáveis se ele encontrar verificabilidade através de fontes fiáveis, um ou vários dos critérios seguintes:

  1. O jogo ou brinquedo que foram sujeitos[1] de múltiplos, trabalhos publicados não-triviais[2] cujas fontes são independentes do jogo ou tópico,[3] com pelo menos alguns desses trabalhos que servem a um público geral. Isto inclui trabalhos publicados em todas as formas, como artigos de jornal, outros livros, documentários de televisão, revistas e websites. Alguns desses trabalhos devem conter o comentário crítico suficiente para permitir que o artigo para além de um sumário de regras ou informação do jogo.[4]
    • O critério precedente imediato exclui reimpressões de meios de comunicação de lançamentos de imprensa, cópia da capa e/ou encarte, ou outras publicações onde o autor, o seu publicador, agente, ou outros partidos de auto-interesse que anunciam ou falam sobre o jogo porque a auto-promoção e a colocação do produto não são vias a ter um artigo de enciclopédia. Os trabalhos publicados devem ser por outra pessoa que escreva sobre o brinquedo ou jogo.[5]
    • A cobertura de um review online (escrito ou por vídeo) um website pode ser considerada não-trivial para o critério prévio se a cobertura incluir trabalho por pelo menos um revisor profissional ou escritor da equipe do site. Múltiplos reviews de um website único não comunica a notabilidade adicional, portanto os reviews online devem vir de múltiplas fontes ou ser apoiadas por cobertura adicional. O mesmo para os previews.
  2. O brinquedo ou jogo que ganharam um prêmio notável ou elogio de educadores nacionais ou internacionais reconhecidos, pais, médicos, ou grupo de consumidores ou algum outro corpo semelhante.[6]
  3. Uma cópia do brinquedo ou jogo está incluída na coleção de qualquer galeria notável, museu, ou outra instituição educativa como o Smithsonian ou Museu Britânico.
  4. O brinquedo ou o jogo que representam um marco significante no desenvolvimento de brinquedos ou jogos, ou demonstraram alguma forma de significação histórica, cultural, ou técnica, ou tiveram um impacto principal na cultura ou na cultura pop, como referido por um documental notável ou retrospetivo.[7]
    • Este critério inclui o primeiro jogo a usar uma mecânica de jogo que foi depois largamente adotado; o primeiro a ser publicado de certo modo, por exemplo online ou lançamento em demanda; ou que é de outra maneira descrito como um marco significante por múltiplas fontes fiáveis.

Artigos de brinquedos e jogos eletrônicos devem ser editados de acordo com as outras políticas da Wikipedia e manuais. Especialmente, todo o conteúdo deve ser verificável por fontes fiáveis.

Outras evidências de notoriedade[editar código-fonte]

Um brinquedo ou jogo não são simplesmente notáveis com base em ser produzido, divulgado, ou vendido. Sem cobertura significante, pode ser eliminado pelo processo de proposta de eliminação, ou se não for caso claro de PE que seja via artigos da eliminação. Contudo, alguns brinquedos e jogos que não passam os testes mencionados acima ainda podem ser notáveis, e devem ser avaliados nos seus próprios méritos. Alguns critérios inclusionistas para considerar são dados abaixo.

Brinquedos e jogos não-eletrônicos[editar código-fonte]

Isto inclui tabuleiro, carta, dados e jogos de miniaturas inclusive wargames, bem como RPGs tradicionais e LARPs.

É provável que um brinquedo ou jogo são notáveis se:

  • O brinquedo ou o jogo estiveram em produção e comercialmente disponíveis durante 20 anos ou mais.
  • O brinquedo ou jogo foram produtos de alta vendagem durante um ano ou feriado documentado em fontes secundárias.[8]

Videogames[editar código-fonte]

Graças ao grande volume de cobertura dada para lançamentos de consoles, qualquer jogo autorizado para console que foi publicado e largamente lançado provavelmente será notável, mas essa cobertura ainda deve ser encontrada para o artigo. Os jogos não autorizados com menor probabilidade de receber a cobertura necessária, mas aqueles que o fazem são supostamente notáveis.[9]

Diferentemente de jogos de console, onde uma licença do fabricante de console deve tipicamente publicar um jogo na sua plataforma proprietária, os jogos de sistemas de computador caseiro podem ser programados literalmente por qualquer um, e por isso as exigências da inclusão devem ser examinadas mais estritamente. Os jogos multi-plataforma lançados para uma plataforma de computador pessoal bem como um consolo principal provavelmente serão notáveis, mas tipicamente todos os lançamentos do mesmo jogo devem estar incluídos no mesmo artigo a menos que o lance do enredo ou jogabilidade na versão do computador sejam substancialmente diferentes da versão console, e ambas as versões são verificáveis detalhadamente por citações a fontes fiáveis.

Os jogos online provavelmente serão notáveis se eles tiverem una grande base de assinantes.[10] os jogos à base de Browser, como os que utilizam o Adobe Flash Player, improvavelmente serão notáveis. As versões online genéricas de jogos de quebra-cabeça não são notáveis.

Jogos feitos em casa, shareware ou os jogos gratuitos, cabines individuais de MAME, e jogos "tipo" caça-níqueis (contendo vários jogos como Pôquer, Reversi e Tetris) provavelmente não serão notáveis.

Artigos derivados[editar código-fonte]

É um consenso geral na Wikipedia que os artigos não devem ser desmembrados em tratamento de minúcias, com cada divisão que normalmente abaixa o nível da notabilidade. Enquanto um jogo pode ser notável, não é normalmente aconselhável ter um artigo separado do(s) seu(s) personagem(ns) ou guidebook/rulebook. As colocações fictícias, os personagens e outros elementos não herdam tipicamente a notabilidade do jogo no qual eles aparecem; eles devem ser tratados segundo as guias de notoriedade de ficção. Isto não impede a sua menção em um artigo do próprio jogo; ele só aplica à oferta deles aos seus próprios artigos.[11] Assim como com as expansões de jogos eletrônicos, é apropriado criar redirecionamentos para elementos imaginários não-notáveis, e criar sumários concisos de elementos da notabilidade limitada.

Em algumas situações, onde um jogo não se ajusta nos critérios de notoriedade estabelecidos mas o desenhista ou distribuidor tem um artigo na Wikipedia, pode ser melhor apresentar a informação do jogo naquele artigo, antes que criar um artigo separado do jogo. Contudo, o jogo não deve ser mencionado excessivamente fazendo o conteúdo se desgarrar do artigo. De modo inverso, se um rulebook realmente tem sinais de notoriedade mas o jogo tem um artigo na Wikipedia, pode ser melhor apresentar o material sobre o rulebook no artigo do jogo, antes que criar um artigo separado do rulebook.

Outras considerações[editar código-fonte]

Publicações próprias[editar código-fonte]

A auto-publicação e/ou a publicação por uma gravadora autônoma são indicativas, mas não o determinante da falta de notabilidade. Justamente por isso, ele sempre deve pesar contra a inclusão de um artigo se o autor ou outra parte interessada forem o criador do artigo na Wikipedia. Ver Wikipedia:Conflito de interesse e Wikipedia:Autobiografia para mais informação.

Contudo, nem todos os jogos auto-publicados são não-notáveis, e alguns jogos primeiros independentemente publicados são notáveis precisamente porque eles estiveram entre o primeiro a ser publicado independentemente.

Lojas online[editar código-fonte]

A listagem de um jogo em lojas online como Barnes & Noble.com ou Amazon.com não é por si mesmo uma indicação de notoriedade pois tais não são exclusionistas, inclusive grandes números de publicações de publicações autônomas Não há nenhum acordo presente sobre o quanto um livro deve cair na listagem da fila comercial da Amazona ("na seção" de detalhes de produto da listagem de um livro) para fornecer evidência da sua notoriedade.

Expansões de jogos[editar código-fonte]

As publicadoras de jogos às vezes lançam pacotes de expansão de jogo. Para determinar a notoriedade deles, esses devem ser tratados como jogos separados; eles não herdam a notoriedade do seu "pai". Se a expansão não se encontrar nos critérios mencionados acima independentemente do jogo "pai", então é o melhor criar um redirecionamento e cobrir o tópico da expansão em uma seção do artigo do jogo. Se a expansão for independentemente notável, é apropriado criar um artigo separado para ele, deixando um sumário conciso no artigo "pai". Ver Wikipedia:Estilo sumário para saber mais como criar tais sumários.

Remakes de jogos notáveis[editar código-fonte]

Remakes de jogos notáveis não são notáveis se falta conteúdo único que requeira seus próprios artigos. Este conteúdo deve ter uma significância considerável no mundo real e não estar limitado a novas características e regras. As novas versões de jogos notáveis não são notáveis se eles necessitarem de bastante conteúdo único que necessitaria que eles tivessem os seus próprios artigos. Este conteúdo deve ter significação mundial verdadeira e não ser limitado a novas características em-jogo ou regras. Além disso, "escrever" sobre as modificações da regra baseada na experiência ao jogar entre o jogo original e a nova versão constitui uma pesquisa original, enquanto listar diferenças menores do jogo menores qualifica como seção curiosidades; ambos devem ser estritamente evitados.

Jogos ainda não publicados[editar código-fonte]

Já que a Wikipédia não é uma bola de cristal artigos de jogos que não foram publicados ainda são desencorajados. Porém jogos eletrônicos em casos raros são totalmente cancelados (a maioria das vezes em um console ou região(ões) apenas). Jogos que não foram lançados ainda só são notáveis se: o título do jogo e sua data de publicação foi anunciada, o jogo está em uma fase pré-produção, produção ou pós-produção por um(a) estúdio/desenvolvedora aclamada, e esses fatos possam ser documentados por fontes fiáveis.

  1. O "sujeito" de um trabalho significa o tratamento não-trivial e exclui a mera menção do jogo, do seu autor ou da sua publicação, listagens de preço e outro tratamento de detalhe não-substantivo.
  2. "Não-trivial" exclui websites pessoais, blogs, conselhos de boletim, Usenet posts, wikis e outros meios de comunicação que não são fiáveis. Uma análise da maneira do tratamento é crucial também; o Slashdot.org por exemplo é fiável, mas as nomeações para aquele sítio por membros do público em um sujeito não compartilham a sanção do sítio. Tenha cuidado verificar que o autor, publicador, agente, vendedor. etc. de um determinado brinquedo/jogo não são de modo nenhum interessados em nenhuma fonte de terceira pessoa.
  3. "Uma fonte independente" é uma fonte que descreve um tópico de um desinteressado (mas não necessariamente uma neutra) perspectiva. Independente não significa independente do brinquedo e indústria de ato de jogar, mas só se refere aos de fato implicados com o determinado jogo. Os lançamentos pelo publicador de um jogo não estabelecem a notoriedade; por exemplo, os reviews na revista "Dragon" não podem ser usadas para estabelecer a notoriedade de produtos lançados pela TSR, Inc. ou Wizards of the Coast. Sourcebooks de uma third-party em um tópico são em geral referências não independentes pelo tópico que elas cobrem, desde que os seus autores têm um interesse financeiro naquele tópico.
  4. Não é suficiente mostrar que um tópico é notório dentro de um determinado jogo; as fontes devem estabelecer que o tópico é notório de uma perspectiva mundial verdadeira. A menos que uma fonte contenha um montante de cobertura não-trivial de um jogo de uma perspectiva mundial verdadeira, ele não conta em direção a este critério. Em particular, as descrições do jogo e mecânicas de jogo de um tópico não estão neste critério.
  5. (Ver Wikipedia:Autobiografia para a verificabilidade e problemas de neutralidade que afetam o material onde o sujeito do próprio artigo é a fonte do material). O barômetro da notabilidade é se a pessoa "independente" do próprio sujeito (ou do seu autor, publicador, vendedor ou agente) tem considerado de fato o brinquedo ou o jogo bastante notável para eles escreverem e publicarem trabalhos não-triviais que o enfocam.
  6. Por exemplo Mr. Bucket receber elogio dos Associados da Terapia Ocupacional por ajudar com a coordenação de mãos e olhos de jovens pacientes.
  7. Por exemplo o Cubo de Rubik foi apresentado "em I Love the 80s".
  8. Por exemplo Tickle Me Elmo foi o brinquedo número um de 1998.
  9. Por exemplo, Wally Bear and the NO! Gang e muitos dos jogos produzidos sem licença pela Wisdom Tree têm sujeito de múltipla impressão e artigos online.
  10. Esta guia não oferece um limiar numérico por quão grande ele seja "particularmente". Melhor fontes fiáveis descreverem a base de assinante como especialmente grande, ou ter usado alguma frase eqivalente.
  11. Para orientação em como escrever sobre elementos imaginários, ver Wikipedia:Manual de Estilo (escrevendo sobre ficção).

Discussões irmãs