Wikipédia:Esplanada/geral/Lista de cursos em páginas de universidades (11fev2018)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Procurei nos temas recorrentes mas não encontrei nada, portanto trago à avaliação: Faz sentido listas ou tabelas de cursos oferecidos por universidades que tenham artigo nesta enciclopédia, a exemplo de UniRitter e UFSM? Para mim beira a um WP:GUIA que só serve para poluir os artigos, além de ser uma informação possivelmente desatualizada, e muitas vezes não referenciada. Muito melhor seria, em minha opinião, ter um link para a página dos cursos oferecidos pela instituição em Ligações externas. Porém, existem casos em que lista-se um pouco mais que os cursos oferecidos, como a data em que foram fundados, p.e. em UNISC. Em minha opinião isso pouco acrescenta, e como exemplo de página que vai muito bem obrigado sem essas tabelas de cursos, vide UNICAMP. Algum editor faria oposição à remoção dessas tabelas ou listas de cursos mediante adição de ligação externa para a página da universidade listando-os? Saturnalia0 (discussão) 20h23min de 11 de fevereiro de 2018 (UTC)

Vale notar que há Lista de cursos da Universidade Estadual de Campinas, que penso em submeter a EC. Saturnalia0 (discussão) 20h25min de 11 de fevereiro de 2018 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo Citação: Saturnalia0 escreveu: «Para mim beira a um WP:GUIA que só serve para poluir os artigos, além de ser uma informação possivelmente desatualizada, e muitas vezes não referenciada. Muito melhor seria, em minha opinião, ter um link para a página dos cursos oferecidos pela instituição em Ligações externas.» Se está sem fontes deve ser removido. Se está com fontes, mas só lista os cursos sem nenhuma informação adicional, ainda convém remover, pois o site da universidade é o local ideal para ver isto, não a Wikipédia, onde a informação fica desatualizada. Se houver informações adicionais, aí precisa ser visto caso-a-caso. Talvez as informações adicionais estejam contando a história da instituição, ou falando sobre a qualidade do curso, ou algo assim, que certamente contribuiu para uma enciclopédia. --Mister Sanderson (discussão) 20h28min de 11 de fevereiro de 2018 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo que essas listas nada têm de enciclopédico, pois vão contra o espírito de WP:GUIA e a atemporalidade duma enciclopédia, além de estarem quase sempre condenadas a estar desatualizadas, terem erros nos nomes, mal referenciadas e sujeitas a invenções. Salvo erro já houve pelo menos uma discussão algures em que não houve oposição a que essas listas fossem removidas. --Stego (discussão) 20h30min de 11 de fevereiro de 2018 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo em deixar isso apenas com uma ligação na secção "Ligações externas". Luís Almeida "Tuga1143 20h34min de 11 de fevereiro de 2018 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo Tetraktys (discussão) 00h29min de 13 de fevereiro de 2018 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo que uma lista simples de cursos, ainda que referenciada a mera existência, não configura conteúdo enciclopédico. É material impróprio mesmo e deve ser eliminado e removido. A caráter enciclopédico vem com informações adicionais como contextualização dos cursos, história, avaliação da qualidade, e afins. Simplesmente apontar que existe (que aquele cursos é oferecido) é WP:GUIA, ainda que referenciado. Adicionar a unidade universitária ou câmpus em que é oferecido o curso não entra como "informações adicionais", mas reforma o caráter de guia. Adicionar a data de criação do curso entra nas "informações adicionais". Entretanto o fato de não estar referenciado esse conteúdo, tal como se passa no mencionado artigo UNISC, torna o conteúdo removível conforme a política de verificabilidade. Sobre a adição de uma ligação externa específica para uma lista de cursos, eu Symbol declined.svg Discordo. Simplesmente basta apontar a página inicial da instituição. Quem quiser saber dessas coisas e outras, que acesse essa página inicial e lá ache a lista de cursos. Adicionar tal ligação externa específica é tão desnecessário quanto adicionar ligação externa específica para a página de matrícula, de editais e chamamentos, de cada câmpus, curso ou unidade específica, de notícias da instituição, de vestibular e seleção, etc. A partir da página inicial da instituição se chega a todas essas, que estão relacionadas e subordinadas ao tema. --Luan (discussão) 11h02min de 13 de fevereiro de 2018 (UTC)

Como não houve oposição, estou a efetuar as mudanças nos artigos citados e em outros com que me deparar, linkando para cá inicialmente caso algum editor interessado não tenha acompanhado a discussão. Qualquer coisa, basta reverter-me e discutir aqui. Saturnalia0 (discussão) 00h39min de 14 de fevereiro de 2018 (UTC)

Edições como esta não estão de acordo com o que foi consensuado aqui. Isso devido ao fato de ter apagado mais do que devia. Apagou a lista de cursos, tal como aqui se previu. Entretanto, O revolucionário aliado acabou por apagar também o texto referenciado pelo qual dados e estatísticas sobre a atividade de ensino oferecida pela universidade. Isto é totalmente enciclopédico e não deveria ter sido apagado. O texto foi reposto. Caso a situação tenha se repetido noutro artigo, o trecho enciclopédico deve ser reposto. --Luan (discussão) 02h11min de 17 de fevereiro de 2018 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo com a proposta, não só em páginas de universidades mas em páginas de instituições que oferecem cursos, como CEFET´s, escolas técnicas, institutos federias (ou seja universidades e afins) ou qualquer página que tenha este tipo de conteúdo, como cidades, distritos, etc.. Exemplo do município de Picos [1] que na seção educação tem (ou tinha) uma lista de universidade e os cursos oferecidos. E discordante ter consenso para as universidades e deixar que listem nas páginas de cidades. O "R" Aliado 04h09min de 25 de fevereiro de 2018 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo absolutamente com o O revolucionário aliado. Luís Almeida "Tuga1143 13h18min de 25 de fevereiro de 2018 (UTC)