Usuário(a):Tetraktys

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tetractys.svg
Bem-vindos à página de Tetraktys!


Atena, deusa da Justiça, da Estratégia e do Engenho.Atena Giustiniani, atribuída a Fídias. Museu Chiaramonti, Vaticano. Apolo, deus da Razão, da Profecia, da Beleza, das Artes e da Civilização. Apolo Belvedere, atribuído a Leocarés. Museu Pio-Clementino, Vaticano. Hermes, deus da Eloquência e o perfeito Hermeneuta.Hermes Ludovisi, atribuído a Fídias. Museu Altemps, Roma.
Atena, deusa da Justiça, da Estratégia e do Engenho.

Atena Giustiniani, atribuída a Fídias. Museu Chiaramonti, Vaticano.
Apolo, deus da Razão, da Profecia, da Beleza, das Artes e da Civilização.

Apolo Belvedere, atribuído a Leocarés. Museu Pio-Clementino, Vaticano.
Hermes, deus da Eloquência e o perfeito Hermeneuta.

Hermes Ludovisi, atribuído a Fídias. Museu Altemps, Roma
.


Santa Cecília, patrona da Música, a rainha das Artes.

Imagem no altar-mor da Igreja de Santa Cecília, Porto Alegre..



A filosofia do Prêmio Quadriga, que a Wikipédia recebeu em 2008 em conjunto com sua comunidade de editores:
“O Quadriga é dedicado a todos cuja coragem derruba muros e a todos cujo engajamento cria pontes. O Quadriga honra [anualmente] quatro pessoas e projetos cujos pensamentos e ações são baseados em valores. Valores que conduzam a visão, coragem e responsabilidade. O Quadriga honra modelos. Modelos para a Alemanha e modelos da Alemanha. Combinando uma orientação para os valores e a distinção de ideias inovadoras e benéficas para o futuro, o Quadriga destaca sua autenticidade e relevância pública".
Die Quadriga. The Award and the Philosophy: We Honour Values.


Declaração dos jurados do Prêmio Quadriga:
“Reconhecemos a Wikipédia este ano por sua ‘missão de iluminar’. A Wikipédia torna real o antigo sonho da humanidade: reunir todo o conhecimento do mundo em um só lugar. Colaboração, participação e contribuição voluntária estão nas bases da eficiência da Wikipédia. A visão do fundador Jimmy Wales: ‘Cada mulher e cada homem se torna um autor, em qualquer lugar, a qualquer hora, simplesmente clicando no botão ‘editar’. Não há barreiras e o acesso livre é o segredo desta rede que agora tem 262 línguas e mais de 10 milhões de artigos’."
Walsh, Jay. "Wikipedia to receive German national honor: the Quadriga Award”. Wikimedia Blog, 21/08/2008


O Prêmio Quadriga recebido pela Wikipédia.


Texto que consta na insígnia do Prêmio Erasmo, que o projeto Wikipédia recebeu em 2015 em conjunto com sua comunidade de editores:
Variae sunt ingeniorum dotes multae seculorum varietates sunt. Quod quisque potest in medium proferat nec alteri quisquam invideat qui pro sua virili suoque modo conatur publicis studiis utilitatis aliquid adiungereErasmo de Roterdã.
(Diversos são os dons do engenho humano e variadas são as coisas do mundo. Que cada um revele o escopo de sua competência e que ninguém inveje o semelhante que, sendo fiel à sua voz, tenta dar uma contribuição útil à educação de todos)


Declaração dos jurados do Prêmio Erasmo:
"A Wikipédia recebe o Prêmio porque tem promovido a disseminação do conhecimento através de uma enciclopédia abrangente e universalmente acessível. Para conseguir isso, os fundadores da Wikipédia conceberam uma plataforma nova e democrática. O Prêmio reconhece especificamente a Wikipédia como uma comunidade – um projeto compartilhado que envolve dezenas de milhares de voluntários em todo o mundo, que ajudam a dar forma a esta iniciativa. [...] Por distribuir conhecimento em lugares onde ele antes era inacessível, a Wikipédia desempenha também um papel importante em países onde a neutralidade e a informação livre não são garantidos. Com seu alcance mundial e seu impacto social, a Wikipédia faz justiça à ideia de um mundo unido mas diversificado. É uma obra de referência digital acessível em várias línguas e em desenvolvimento permanente. Através do seu caráter aberto, a Wikipédia salienta que as fontes do conhecimento não são neutras e devem sempre ser analisadas criticamente. Com sua atenção central ao texto, às fontes e à expansão do conhecimento, a Wikipédia reflete as ideias de Erasmo, o cidadão do mundo que batiza o Prêmio".
Praemium Erasmianum Foundation. Erasmus Prize 2015 for Wikipedia.


Declaração dos jurados que em 2015 concederam o Prêmio Princesa das Astúrias ao projeto em conjunto com sua comunidade de editores:
“O Juri valorizou o importante exemplo de cooperação internacional, democrática, aberta e participativa, onde colaboram desinteressadamente milhares de pessoas de todas as nacionalidades, que conseguiu colocar ao alcance do mundo o conhecimento universal em uma linha similar à do espírito enciclopedista do século XVIII”.
Fundación Princesa de Asturias. Wikipedia: Premio Princesa de Asturias de Cooperación Internacional 2015.