Wikipédia:Esplanada/propostas/Criação do "Café dos destacadores" (11jun2017)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Após dar uma olhada no sistema de destacamento de artigos da versão anglófona do projeto, notei que muitos artigos destacados que renderam o prêmio do "Million Award" tinham mais de um editor trabalhando em sua promoção a AB/AD, como pode ser visto aqui. Noto que na WP lusófona muitos destaques são feitos por um único editor, fora algumas exceções, oque considero algo muito contraprodutivo para o projeto. Muitos artigos que poderiam ser destacados mais rapidamente devido ao trabalho em conjunto de editores, ou alguns artigos nem se destacam devido ao fato de que um editor que poderia o destacar foca-se no destacamento de outro artigo. Sei que não é uma solução exata, mas creio que ajudaria a destacar mais artigos seria criar o "Café dos destacadores", onde editores poderiam solicitar ajuda para promover artigos a destacados ou bons, pedir opiniões sobre seu projeto para destacar, dentre outros. Creio que criá-lo ajudaria a promover mais artigos a AD/AB, além de criar um lugar onde artigos que pretendem ser promovidos poderiam ser revisados, corrigindo os problemas antes da EAD. Jasão 19h13min de 11 de junho de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo. !Silent (discussão) 19h16min de 11 de junho de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo Sempre bom o trabalho em equipe. Igor G.Monteiro (discussão) 19h39min de 11 de junho de 2017 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário O projeto já passou por algo semelhante quando existia Wikipédia:Revisão de candidatos a destaque - no entanto, foi desativado pela falta de interesse da comunidade. Por esta razão, vejo que precisa refletir se vale a pena ter algo pra discutir sobre destacar artigos. WikiFer msg 20h59min de 11 de junho de 2017 (UTC)

Creio que o Café dos destacadores seja necessário principalmente para ter mais comunicação entre os editores que desejarem destacar artigos, no intuito de serem realizados mais deles. Revisar artigos é só um complemento, e seria diferente da Revisão de candidatos a destaque. No Café dos destacadores os interessados iriam ler o artigo e apontar lá mesmo os erros e correções. Jasão 21h03min de 11 de junho de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo E é até uma forma de aumentar as visualizações para uma parte do projeto que anda tão pouco vista, e até tinha algumas idéias sobre isso e pretendia trazer para a esplanada. E aproveito para chamar o ArgonSim que também tinha idéias parecidas. A única coisa que eu não gostei foi do nome. Mr. Fulano! 🔔Fale Comigo📩 21h11min de 11 de junho de 2017 (UTC)

Olá Mr. Fulano, qual nome sugere? Jasão 21h17min de 11 de junho de 2017 (UTC)
@Jasão: Que tal "Café dos autores"? É que destacadores não fica legal. Mr. Fulano! 🔔Fale Comigo📩 21h55min de 11 de junho de 2017 (UTC)
@Mr. Fulano: Também acho que destacadores fica estranho, mas acho que autores fica sem muita especificação, apesar de ser um bom nome. "Café dos desenvolvedores" ficaria bom quanto a especificar, mas soa estranho, ao meu ver. Jasão 23h50min de 11 de junho de 2017 (UTC)
@Jasão: Café dos desenvolvedores vai ficar parecendo com um lugar onde os programadores se juntam, no caso, o WP:CP. Estou sem criatividade no momento, mas acredito que alguém aparecerá com uma ideia melhor. Mr. Fulano! 🔔Fale Comigo📩 00h15min de 12 de junho de 2017 (UTC)
@Mr. Fulano: Realente pareceria o Café dos Programadores, mas eu também estou sem criatividade, não consigo pensar em um nome que soe bem e que mostre do que se trata o café. Jasão 00h21min de 12 de junho de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo--Agent010 Yes? 00h19min de 12 de junho de 2017 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário Seria interessante ver se os usuários que costumam destacar artigos possuem interesse em:

  1. Trabalhar em conjunto com outras pessoas, caso contrário ninguém deixaria pedidos nesse novo café;
  2. Contribuir consideravelmente para as propostas que outras pessoas tiverem feito, caso contrário nenhum dos pedidos nesse novo café será atendido.

--ArgonSim (discussão) 19h00min de 13 de junho de 2017 (UTC)

Sim, não adianta criar o café dos destacadores sem ver a opinião dos destacadores. Não conheço todos que tem o hábito de destacar artigos, mas irei chamar alguns para opinar (peço para que chame outros que tiver conhecimento): @Hume42: @Cléééston: @Tuga1143: @Érico:. Peço aos usuários que citei que opinem sobre a proposta. comentário não assinado de Jasão (discussão • contrib) 22h28min de 13 de junho de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo Excelente ideia! Jimmymsg 20h10min de 13 de junho de 2017 (UTC)

Eu Symbol support vote.svg Apoio a proposta e se precisar de ajuda é so pedir. Dhedhalhus (discussão) 20h18min de 16 de junho de 2017 (UTC)

Eu Symbol support vote.svg Apoio a proposta. Muito interessante e didática. Ricardo Ferreira de Oliveira Diga 20h19min de 16 de junho de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Apoio, muito boa a ideia. Precisamos centralizar o processo de destaque dos artigos, e criar um café seria um excelente solução, e pode ser algo menos rígido do que minha proposta de tornar obrigatório um processo de revisão por pares. Sobre o título do café, talvez não seja necessário denomina-lo necessariamente com o nome dos editores que destacam os artigos (aqui proposto como "destacadores"), e sim sobre o processo em si; que tal algo como Café do conteúdo destacado? --Hume42 21h23min de 16 de junho de 2017 (UTC)

@Hume42: Gostei da proposta de nome. Algo como esse nome ou "Café dos destaques" para mim é uma boa ideia. Ainda concordo plenamente com tudo o que foi proposto aqui na esplanada em "Mudar o sistema das EADs" (só acho que quem promoveu a AD/AB mais de um artigo não deveria ser obrigado a passar pela revisão), mas isso não vem ao caso. Jasão 21h29min de 16 de junho de 2017 (UTC)

Symbol question.svg Pergunta @Jasão: Mas quem quiser continuar destacando os artigos sozinho vai poder continuar fazendo ou vai ser obrigado a chamar a participação de outros editores? --Pap@ Christus msg 22h23min de 16 de junho de 2017 (UTC)

Olá Papa Christus! Não, quem quiser destacar artigos sem ajuda de outros editores poderá fazê-lo sozinho, chamar a ajuda é opcional. Jasão 22h26min de 16 de junho de 2017 (UTC)
@Jasão: Obrigado pela explicação! --Pap@ Christus msg 22h40min de 16 de junho de 2017 (UTC)

Symbol support vote.svg Apoio Pra mim também é uma boa ideia criar um local para solicitar ajudar para os artigos destacados/bons. --Pap@ Christus msg 22h40min de 16 de junho de 2017 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo Página semelhante já existiu e foi inativada por falta de participação. Além do mais o café dos tradutores e as páginas de discussão são suficientes para requirir ajuda. Os próprios comentários nas votações também, muitos artigos foram destacados após melhorias e sugestões feitas na própria votação. Edmond Dantès d'un message? 05h54min de 17 de junho de 2017 (UTC)

Olá Conde Edmond Dantès. Pedir revisões seria só mais uma possibilidade dentro do café dos destacadores. O café dos tradutores é destinado a tirar dúvidas e pedir ajuda sobre traduções, não sobre melhoria de artigos. Creio que nas votações não foram modificações drásticas (grandes adições de conteúdo, por exemplo). Explicando melhor: No café, se algum usuário quisesse destacar o artigo de Enéas Carneiro, por exemplo, a ajuda requisitada não seria exclusivamente para melhorias menores, e sim para tais melhorias (se necessárias) e adição de conteúdo. Jasão 06h02min de 17 de junho de 2017 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo Qual é o problema em usar o local em que isso sempre foi feito, que é nas páginas dos wikiprojetos e/ou nas próprias páginas de discussão dos artigos? aq (discussão) 17h17min de 18 de junho de 2017 (UTC)

Antero de Quintal Bem, muitos wikiprojetos podem não ter visibilidade o suficiente para tal. Creio que a criação do café dos destacadores, como disse Mr. Fulano, aumentaria a visibilidade para esta parte do projeto, pouco vista. Jasão 18h52min de 18 de junho de 2017 (UTC)

Symbol oppose vote.svg Contra Mais um projeto baseado numa Wiki cerca de 10 vezes maior que a nossa onde a realidade é outra. Não acho que o fato de a maioria dos candidatos a AD/AB serem de autoria de um único editor seja contraprodutivo. Nessa Wiki é exatamente o contrário. Como já exposto, acho isso, em minhas palavras, um esquecimento dos wikiprojetos. Eles foram feitos justamente para isso, para ser um local de planejamento de destacamento e melhoria dos artigos relacionados por tema. É muita redundância mais esse local. Outro problema em querer copiar algo da anglófona é o fato de que lá há o que aqui não tem: número de editores em massa que são participativos e que discutem e planejam. Diversificar as possibilidades de locais de "bate-bapo" sobre a qualidade dos artigos não torna a Wiki mais eficiente. Torna a Wiki cheia de projetos, que são abandonados ou esquecidos ano após ano caso ele não tenha um enorme apelo (como história e sociedade, por exemplo, que é um tema forte e consolidado por aqui). Os que dizem que é necessário centralizar mais as discussões sobre possíveis candidatos a AD/AB são os mesmos que têm boas ideias, mas não vão aos Wikiprojetos melhorar os debates. Também não faz nenhum sentido implicar que não há espaços o suficiente para se discutir sobre a qualidade dos verbetes. O que mais tem aqui é espaço para isso: Discussão, Cafés, Central de fusões, Wikiprojetos, Discussão de editores e o Domínio Wikipédia. Já estamos saturados de espaços que ninguém usa e diz que tá faltando. E só para para lembrar: se esses espaços para discussões são pouco participativos, então a culpa é nossa, que não chama os editores e que não comparecem nem para ler do que se trata. --Zoldyick (discussão) 17h51min de 18 de junho de 2017 (UTC)

Olá Zoldyick. Esse projeto não é algo que estou trazendo da enwiki, tanto que até onde sei não existe lá. Esta é justamente uma maneira adaptada para a ptwiki de aumentar a visibilidade para o destacamento de artigos. Bem, não acho contraprodutivo a promoção para AD/AB por um único editor, e sim não ter uma "central" onde pedidos podem ser feitos. Sempre é bom o trabalho em equipe, e poder requisitá-lo é algo que enxergo como produtivo. Em suma, criar uma central de pedidos de ajuda para destacar artigos aumentaria bastante, ao meu ver, a visibilidade desta parte do projeto, visto que os wikiprojetos estão esquecidos e criar o café seria uma solução imediata a tal problema. Jasão 18h52min de 18 de junho de 2017 (UTC)
Só que é aí que mora outro problema, Jasão, que talvez não tenha percebido: assim como você disse que os wikiprojetos estão esquecidos, o que impede que, num eventual futuro, esse café dos destacadores também não caia no esquecimento? A premissa dos wikiprojetos quando eles foram criados era excelente. Só que, com o tempo, todo mundo achou que podia criar diversos wikiprojetos menores sobre temas específicos e, quando foram ver, existiam tantos wikiprojetos com tantas assinaturas que não conseguiram dar conta da "logística", do "planejamento" etc. O que aconteceu é que no final foram sendo esquecidos e suas atividades simplesmente foi à lona. A maioria esmagadora dos wikiprojetos foram desativados e repassados para wikiprojetos maiores (história e sociedade, saúde, música, entretenimento). Nada impede que o mesmo não aconteça com esse café dos destacadores. Do resto, já existem diversas "centrais" informais onde qualquer editor pode propor possíveis AD/AB, são as discussões do domínio principal, cafés (os que já existem), Wikiprojetos, PD de editores e o domínio Wikipédia, como já disse. Se nós queremos que esses espaços que já existem sejam mais participativos, então precisamos fazer algo. Criar mais páginas de discussões além dessas só estaria criando mais um local para pedidos e ajudas, como se a Wikipt já não tivesse tantos. --Zoldyick (discussão) 19h22min de 18 de junho de 2017 (UTC)
@Zoldyick: Observando os outros cafés que em sua maioria possui participação regular, não acho que o café possuiria pouca participação, inclusive que pelo que pude observar, usuários iriam utilizar o café. Deixando um pouco o café de lado, que medidas você sugere para solucionar tais problemas? Jasão 19h26min de 18 de junho de 2017 (UTC)
Usar com mais ênfase os wikiprojetos e chamar o pessoal quem tem sua assinatura como membro pras discussões. Simples assim. A ptwiki não possuí tantos editores quanto deveria, o ideal então é insistir com os experientes que já existem para que possam dar um pouco de sua experiência, sabedoria e opinião crítica sobre a qualidade de possíveis candidatos a AB/AD. A ideia de um café de destacadores - editores que "caçam" e propõe artigos para destacar e vivem disso - daria certo numa Wiki maior, com mais editores como a anglo, mas nós não somos a anglo. Acho que se usarem mais e mais os wikiprojetos para propor artigos que deveriam ter as estrelinhas, os que já são membros desses projetos vão se interessar e, como você mesmo disse, vão trabalhar mais em grupo e menos de forma individual. Vale também lembrar que artigos (domínio principal) têm discussões, e elas deveriam ser mais aproveitadas e melhor aproveitadas. Essa é a minha ideia, anti-burocrática, simples e totalmente informal. --Zoldyick (discussão) 19h42min de 18 de junho de 2017 (UTC)
@!Silent, Igor G.Monteiro, WikiFer, Mr. Fulano, Agent010, ArgonSim, Jimmy.T., Dhedhalhus, Ricardo Ferreira de Oliveira, Hume42, Papa Christus, Conde Edmond Dantès, e Antero de Quintal: Oque acham disto? Jasão 20h01min de 18 de junho de 2017 (UTC)
Jasão, eu possuo a mesma opinião que você. A ferramenta serve para facilitar e desburocratizar o sistema, tudo o que precisamos. Se continuarmos pensando pequeno nós nunca chegaremos ao porte da Wikipedia anglófona. Jimmymsg 19h45min de 19 de junho de 2017 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário - No Projecto Aviação temos um bom grupo de usuários activos, embora alguns dos que aparecem na lista de participantes apenas estejam já para "ver as vistas". Contudo, creio que é seguro dizer que somos um projecto mais que activo. Em relação aos destaques, os usuários do projecto costumam quase sempre trabalhar sozinhos, e é comum antes de um usuário submeter um artigo a votação, ir à página de discussão ou ao chat chamar os outros participantes para que estes revejam o artigo antes de o próprio ser inserido na lista de possíveis destaques. Além disso, na página do projecto, temos uma secçãozinha onde, sempre que existe um artigo em votação, ele é inserido nessa secção para que todos os membros tenham conhecimento da votação a decorrer. Se o artigo tiver pouca aderência, também é comum nós mandarmos uma mensagem a todos os participantes de que X artigo está em votação e necessita de avaliação. Conclusão:

  1. temos um grupo de usuários activos por muito pequeno que seja;
  2. costumamos chamar uns aos outros para dar ideias ou ajudar a rever erros em possíveis destaques;
  3. temos uma secção onde podemos ver se existe algum artigo relacionado com o projecto que esteja em votação;
  4. em caso de fraca aderência na avaliação e votação, informamos os interessados sobre a ocorrência.

Deixo estes dados para que a comunidade decida o que é melhor... e é "ressuscitar os outros projectos também" ou se é "transpor estas medidas não para wikiprojectos mas para a Wikipédia lusófona em si". Luís Almeida "Tuga1143 23h15min de 19 de junho de 2017 (UTC)

Não conheço os wikiprojetos, mas um cafe onde se encontram editores interessados em unir força para uma causa, seria muito bom. Dhedhalhus (discussão) 20h33min de 20 de junho de 2017 (UTC)

Symbol oppose vote.svg Não apoio Neste momento temos tantos projectos na Wikipédia, e a maioria deles está completamente abandona pela falta de interesse dos usuários. É já muito difícil sequer atrair votantes para artigos que ficam em WP:EAD por 30 dias, imagina criando um projecto para o qual um milhão de pessoas ir-se-á inscrever, mas no fim ninguém aparecerá. Eu acho boa a ideia, mas considerando a situação momentânea na Wikipédia, o melhor a ser feito é tentar reavivar os projectos que já existem e, caso haja sucessos, aí sim cria-se um novo projecto. E não só, os usuários da Wikipédia não têm interesse comum. Eu venho trabalhando em artigos sobre 30 Rock desde 2010 e, até hoje, cerca de quatro ou cinco usuários manifestaram interesse em trabalhar comigo, mas mesmo assim, nunca se concretizou. Suponhamos que no tal Café dos Destacadores haja uma lista infinita de artigos sobre Filosofia; menos de seis usuários contribuirão pois o tópico não é de conhecimento de muitos. Sigamos o exemplo de WP:Aviação. Tentem atrair o maior número e usuários possíveis para que se possa prestar ajuda. African Prince às 22:27:33 de quinta-feira, 22 de junho de 2017 (UTC+8)

Olá Bad Boy97. Não seria um wikiprojeto, nem teria uma "lista". Seria um café normal, os usuários pedem ajuda (se desejarem marcam usuários) e os interessados responderiam, ajudariam, e fariam tudo que outro café qualquer faz. Jasão 23h46min de 23 de junho de 2017 (UTC)
Sinceramente, apoiaria a criação de determinadas listas de contacto, onde em cada uma das listas estaria o nome de usuários. Cada usuário poderia incluir o seu nome em determinadas listas de interesse (aviação, história, política, musica, filosofia, literatura, etc) e assim ser avisado na página de discussão sobre um determinado artigo do eu interesse em votação... isto é, imaginem: "eu lanço para votação um artigo sobre musica, a seguir vou ao tal café, e vou ter à lista de usuários que têm interesse em artigos sobre musica, e a eles é enviada uma mensagem para a PDU a dizer que X artigo sobre musica está sob votação, e que estão convidados a votar". Eu tenho determinados interesses, e regra geral só tenho vontade de ler artigos que me interessam e assim avalio devidamente... o que acham da ideia? Assim juntava-se o útil (ter votos favoráveis ou desfavoráveis nos artigos) ao agradável (quem tiver interesse num determinado assunto, ficaria a saber que um artigo sobre o mesmo estaria em processo de ser destacado). Luís Almeida "Tuga1143 00h39min de 24 de junho de 2017 (UTC)
Olá Tuga1143, essa é a proposta que estávamos discutindo na discussão do Agent010? Acho que é melhor esperar a proposta, será feita em breve. Bem, quanto ao que você propôs, não acho necessário ter tais listas. A pessoa frequenta o café, vê os pedidos, e se ela se interessar entra. Jasão 01h16min de 24 de junho de 2017 (UTC)