Wikipédia Discussão:Página principal/Arquivo/14

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Este espaço é para discutir assuntos exclusivamente relacionados à Página Principal
Para tirar dúvidas ou enviar comentários sobre esta enciclopédia como um todo, acesse:
Ajuda:Contato/Fale com a Wikipédia.

Olá

Esta página se destina a receber mensagens de usuários que ao acessarem a Página Principal da wikipédia em português, achem algum erro ou que gostariam de fazer algum comentário.


Caso deseje fazer um teste de edição, para conhecer como funciona o software deste site, poderá faze-lo na página de testes‎ da wikipédia em português.


Observações sobre supostos erros ortográficos na Página Principal.

Um aviso ao recém-chegado sobre supostos erros ortográficos que estariam na Página Principal. Você deve ser avisado que a wikipédia é lusófona. Isto é existem editores de Portugal e de suas ex-colônias na África, como Angola e Moçambique e de outro lado o Brasil que usam tipos de notações diferentes. Isso não está errado e a wikipédia deve suportar todas as variantes da língua portuguesa.

Exemplos de variantes: Egito, Egipto, úmido, humido, quotidiano, cotidiano, equipe, equipa, console, consola, etc.

Caso deseje melhor compreender esta questão, favor consultar Wikipedia:Versões da língua portuguesa e a seção A Wikipédia e o Acordo Ortográfico de 1990.


Coloque seu comentário aqui

.

Rússia

D'onde vocês tiraram que a Rússia têm "20.100.500 km²"? O correto é 17 milhões de km² (terra e c. de 13% de água). Eu já postei uma mensagem na página de discussão da Rússia, mas parece que ninguém me ouviu. E a confiabilidade da Wikipédia cada vez pior! E pior erro na página principal! --201.19.77.91 (discussão) 10h55min de 5 de Maio de 2008 (UTC)

Obrigado pelo aviso. O erro foi corrigido.--OS2Warp msg 21h16min de 5 de Maio de 2008 (UTC)

Bom Jarjim

SEGUNDO DISTRITO: GOSTARIA DE LHE INFORMAR QUE BOM JARDIM(RJ) TEM 3 DISTRITOS E NÃO 2 CONFORME COLOCADO. ESTÁ FALTANDO SÃO JOSÉ DO RIBEIRÃO QUE É O SEGUNDO DISTRITO. P.S: ANTES DE COLOCAREM QUALQUER INFORMAÇÕES POR FAVOR PROCUREM TER NOÇÃO DO QUE ESTÃO FAZENDO, ANTES DE DAREM INFORMAÇÕES ERRADAS AS PESSOAS QUE ACESSEM ESTE SITE.o comentário precedente não foi assinado por 189.24.246.64 (discussão • contrib.)

O conteúdo de Bom Jardim (Rio de Janeiro) foi corrigido.--OS2Warp msg 21h19min de 5 de Maio de 2008 (UTC)

Paracetamol

Parabenizo os autores do artigo sobre o paracetamol. Mas, com o intuito de trocar idéias com vocês, envio-lhes alguns comentários e sugestões sobre a maneira como entendi o que foi editado.

Comentários e sugestões sobre:

  • Formas de apresentação: o paracetamol existe também em comprimidos efervescentes( para pacientes acima dos 15 anos) e em pó (para criancinhas).
  • Nomes de marcas( comerciais): os medicamentos à base de paracetamol mais utilisados na França são: Dafalgan e Efferalgan.Mas não esqueçamos os medicamentos genéricos à base de parecetamol, com outros nomes comerciais. O Dafalgam existe também associado à codeina.
  • As indicações não poderiam ser mais precisas? Por exemplo, assinalar que se trata de um medicamento utilisado para o tratamento sintomático das dores e dos estados febris de pouca intensidade?
  • Posologia: que tal precisar um pouco mais a posologia diária, que depende do peso, da idade, da intensidade da dor,da febre,etc?
  • Sobredosagem: não seria necessário saber se o paciente toma outros medicamentos contendo paracetamol?
  • Não seria interessante falar de precauções? Por exemplo:em caso de dieta (de sal), levar em conta a presença de sódio na composição dos medicamentos?
  • Contra indicações: hipersensibilização ao paracetamol e insuficiência hepático-biliar.
  • Interações medicamentosas: O paracetamol pode alterar as análises sanguínias( ácido úrico e glicemia).
  • Em vez de Mecanismo da toxicidade, que tal utilisar a palavra Farmacodinâmica?

Veja-se a lista dos medicamentos contendo o paracetamol no Vidal [1]

Fonte: dicionário médico francês, o Vidal [2]

E. de Hollanda Cordeiro E.de Hollanda Cordeiro 18h58 min de 5 de maio de 2008 (UTC)

O artigo Paracetamol pode ser editado por usuários registrados, já que no momento está na Página principal.--OS2Warp msg 21h22min de 5 de Maio de 2008 (UTC)

Erros ortográficos na Página Principal

Sobre supostos erros ortográficos, tipográficos, gramaticais etc., não seria necessário que pessoas fossem encarregadas de revisar as contribuições editadas em todas as páginas e não somente na Página Principal? São erros que o autor não percebe, isto por diversas razões que não preciso enumerar aqui.Por exemplo, podemos ver um descuido na mensagem escrita mais acima:"Você deve ser avisado que a a wikipédia é" lusófona: o artigo definido feminino a saiu duplicado. Mas isto não tem muito importância, é um simples engano tipográfico, um descuido que pode ocorrer com qualquer um.Mas, como a Página principal é,de uma certa maneira, a vitrine da enciclopédia, deve-se prestar mais atenção ao que é editado na mesma. Sobre a passagem: “Isso não está errado e a wikipédia deve suportar todas as variantes da língua portuguesa”, estou inteiramente de acordo. Mas não diria somente suportar (no sentido de tolerar, admitir) porque, na realidade, as diversas variantes da língua portuguesa enriquecem nossa língua comum, falada e escrita. E. de Hollanda Cordeiro E.de Hollanda Cordeiro 10h58 min de 7 de maio de 2008 (UTC)

Caso constate algum erro, poderá corrigir. Clicando em editar na página principal, verá na parte inferior algums predefinições. As procure e poderá editar em algumas delas. Somos poucos a manter a wiki e erros são inevitáveis.--OS2Warp msg 21h47min de 7 de Maio de 2008 (UTC)

Verificação por código no hora de editar/criar artigos

Olá, será que não daria para retirar aquela verificação com códigos alfanúmericos que é requerida na hora de editar/criar um artigo aqui na Wikipédia? Eu tive olhando outras Wikis e nenhuma usa isso (a inglesa, a italiana, nem a japonesa por exemplo não usam). Fica a aí a sugestão.--201.19.118.59 (discussão) 11h39min de 7 de Maio de 2008 (UTC)

Caro usuário, creio que esta funcionalidade foi colocada em MediaWiki:Monobook.css. Foi devido ao intenso vandalismo que ocorre diariamente na wikipédia em português. Os editores anônimos, que editam sem se logar, estas contribuições são as denominadas edições de IPs. Solicito que se registre e não verá mais a tela numérica. Leia Wikipedia:Por que se registrar?.--OS2Warp msg 21h47min de 7 de Maio de 2008 (UTC)
Olá OSWarp, em breve, talvez, eu criei uma conta aqui. Mas eu não sabia que com usuários registrados não tinha aquela verificação de código antispam. Mas eu sinceramente não consigo imaginar que a Wikipedia em inglês por exemplo não tenha vandalismo e spam. Eu também edito outras wikipédias em outras línguas e nenhuma delas têm a tal verificação alfanumérica. Muita gente não quer se registrar e criar conta, mas apenas contribuir anonimamente. O responsável por esse filtro faria um grande favor à comunidade se o retirasse, seguindo outras wikipédias que não possui verificação alguma com artigos editados por IPs/usuários sem conta, como eu e tantos outros que pretendem criar/editar seus artigos em diveras áreas.--201.19.109.216 (discussão) 15h34min de 10 de Maio de 2008 (UTC)
A wikipédia em português se caracteriza pelo intenso vandalismo e o filtro não poderá ser retirado.--OS2Warp msg 19h13min de 10 de Maio de 2008 (UTC)

Foto do Commons de 8 de maio

Salsicha, em países de língua portuguesa é um termo utilizado para apenas um tipo específico de embutido, aquele industrializado e utilizado no sanduíche chamado de cachorro-quente. O que aparece na foto nós chamamos de lingüiça (Br) ou chouriço (Pt). O pessoal está mesmo é enchendo lingüiça.-- Jo Lorib d 10h06min de 8 de Maio de 2008 (UTC)
Já acertei tardiamente o texto da imagem em Wikipedia:Imagem em destaque/8 de Maio de 2008 e em commons:Template:Potd/2008-05-08 (pt) texto em português que ilustra a imagem. Fiz a tradução usando o software Babylon. --OS2Warp msg 18h50min de 9 de Maio de 2008 (UTC)
Atualizei o meu Babylon e ele ainda indica salsicha e chouriço. Eu é que deveria saber disso.--OS2Warp msg 21h46min de 9 de Maio de 2008 (UTC)

Gostei muito do artigo! Destaque merecido. Parabéns a todos os que colaboraram. Yone (discussão) 18h00min de 8 de Maio de 2008 (UTC)

Um erro...

Olá Gosto muito de ler a página de notícias do wikipedia, pois é sempre bom estar informado. Ao ler o texto sobre o terremoto em São paulo, notei um erro grave; o conceito de epicentro (local da superfície até onde foi sentido ondas sísmicas) é comumente confundido com o hipocentro (área de choque das placas tectônicas), e vim pedir encarecidamente q corrijam esse erro tão comum! Muito obrigado,=D.Suseishi (discussão) 19h54min de 8 de Maio de 2008 (UTC)

Bem..lí a página principal e apesar de sua observação, o texto me parece estar correto. O verbete Terremoto no Brasil em 2008 também apresenta texto semelhante.--OS2Warp msg 00h25min de 9 de Maio de 2008 (UTC)

Arquitectura desconstrutivista

Em PE é "Arquitectura desconstrutivista" e não "Arquitectura desconstructivista". Vem de construtivo, pelo que não tem qualquer c mudo. Seria bom corrigir isto rapidamente. No artigo já está corrigido. Cumprimentos, Manuel de Sousa (discussão) 13h24min de 9 de Maio de 2008 (UTC)

Já foi corrigido, obrigado! Mateus Hidalgo quê? 13h31min de 9 de Maio de 2008 (UTC)

Erro: Estado Unidense?

Na página principal, esta escrito que a atriz é estado-unidenses, palavra que existe. Quero a correção dessa palavra o comentário precedente não foi assinado por Brunow12 (discussão • contrib.) 18h45min de 12 de Maio de 2008 (UTC)

Estado-unidense é um dos gentilicos para alguem nascido nos Estados Unidos da América. Não é um erro! Béria Lima Msg 18h47min de 12 de Maio de 2008 (UTC)

erro ortográfico em página principal

Sei que é uma edição menor, mas nem por isso desnecessária. Não me tenham por inoportuno, impertinente; apenas quero corrigir um erro ortográfico, mas por ser na página principal, não sei como fazê-lo. Em lugar de diverge, escreveu-se digerve. Corrijam-no, por favor. Retornaire (discussão) 08h14min de 13 de Maio de 2008 (UTC)

Corrigido. Obrigado pela observação. --Leonardo Stabile msg 08h21min de 13 de Maio de 2008 (UTC)

Nilton Santos

Ele nasceu em 1925, não em 1927. o comentário precedente não foi assinado por 201.7.103.7 (discussão • contrib.) JSSX uai 19h09min de 16 de Maio de 2008 (UTC)

A data no artigo Nilton Santos estava correto e acertei o ano da página principal. Agradeço pelo aviso.--OS2Warp msg 23h56min de 16 de Maio de 2008 (UTC)

Idéia

--200.96.3.1 (discussão) 20h51min de 16 de Maio de 2008 (UTC) Proponho a criação de uma página similar à do google: uma página sem nenhuma informação aquém uma janela para iniciar a busca de conteudo.

Estão melhorando o software que este site roda e pretendem melhorar o sistema de busca. No momento utilize o prório Google para pesquisar a wikipédia usando a sintaxe:

xxxx site:wikipedia.org ou

xxxx site:pt.wikipedia.org

--OS2Warp msg 23h59min de 16 de Maio de 2008 (UTC)

Sobra de espaço na PP

Sugiro que seja ocupado o espaço deixado abaixo da seção "Sabia que...". Talvez deva ser aumentado o espaço para o artigo em destaque. Yone (discussão) 17h13min de 17 de Maio de 2008 (UTC)

Quando eu constatava um buraco na página principal costumava remover algumas notícias do final de Predefinição:Eventos atuais. Mas houve reclamação e como esta predefinição é atualmente muito disputada, optei em não edita-la.
Para se precaver, convém vigiar as imagens do dia Wikipedia:Imagem em destaque/Maio de 2008, para ver se não vai aparecer uma imagem muito alta e que venha a deformar muito a página principal.--OS2Warp msg 20h23min de 17 de Maio de 2008 (UTC)

O prefeito de Gurupi

O Prefeito morreu, e alguem escreveu coisas erradas lá peço a vocês arrumerem o site. o novo prefeito é o Dr. Abdalla

Corrigido. Obrigado pela observação. Gugui gpi msg 13h55min de 20 de Maio de 2008 (UTC)

olá

acredito que o significado de Leis delegadas esteja errado, gostaria q fosse corrigido.. o comentário precedente não foi assinado por 200.223.251.152 (discussão • contrib.) JSSX uai 18h50min de 20 de Maio de 2008 (UTC)


ola. meu nome é rose gosto muito desse site mas o q/ esta faltando mais nesse site é o percuso do resultad da pesquisa o comentário precedente não foi assinado por 201.39.118.226 (discussão • contrib.) JSSX uai 14h30min de 21 de Maio de 2008 (UTC)

Detalhe bobo

Só para ajustar uma bobeira, em nascidos hoje, Laurence Olivier, argumentista inglês (n. 1989). O correto seria m. --Mwaldeck msg 03h16min de 22 de Maio de 2008 (UTC)

Feito Eu mesmo acertei. --Mwaldeck msg 03h20min de 22 de Maio de 2008 (UTC)

Imagem do dia

Na legenda, Ivan IV, o Terrível está direcionado para o Commons. O link não deveria apontar para o artigo da wiki-pt? Yone (discussão) 04h51min de 22 de Maio de 2008 (UTC)
Obs: Novamente sobrou espaço abaixo da seção "Sabia que..."

Neste dia...

23 de Maio é o dia da colonização do solo espírito-santense, data mais importante para o estado do Espírito Santo e feriado estadual, como capixaba acho que o fato deveria constar na seção "Neste dia...", mas deixo pra que vocês julguem a relevância. Imperatriz (discussão) 03h38min de 23 de Maio de 2008 (UTC)

Portais temáticos

Gostaria de saber se seria possivel discutirmos nesta página sobre assuntos relacionados com os Portais temáticos, que deixam muito a desejar se comparados com os das Wikis francesa, espanhola, italiana e inglesa. Se for possivel, editarei imediatamente alguns pontos que, no meu entender, merecem ser debatidos e talvez modificados, se assim for decidido. Abraços: E. de Hollanda Cordeiro E.de Hollanda Cordeiro 18h17 min de 24 de maio de 2008 (UTC)

Essa crítica é muito genérica. Que aspecto dos portais é que deixa muito a desejar? Podia elaborar? Talvez uma página mais adequada seja na esplanada. GoEThe (discussão) 16h26min de 24 de Maio de 2008 (UTC)
GoEThe
Entre as coisas que deixam a desejar e merecem discussões: qual a razão do portal denominado Interesse geral (com as categorias FilosofiaMatemáticaEpistemologia) ? As outras categorias não são interessantes?
Dei uma olhadela nas páginas principais das wikipedias francesa, italiana e espanhola : matemática está no portal das ciências exatas ; filosofia no portal das ciências humanas e sociais ; Epistemologia aparece como um simples verbete na Wiki francesa, o que é normal, porque o termo designa o estudo do conhecimento.
Mais ainda, o portal Ciências humanas e Humanidades não existe em nenhuma das enciclopédias que consultei. O portal que encontramos é : Ciências humanas e sociais. É lógico por que humanidades se refere ao estudo da língua e da literatura grega e romana, etc.Questão: porque discutir na Esplanada? Um administrador me disse qur a área de discussão da página principal é para discussões específicas sobre a mesma, seu layout, seu conteúdo, etc. E. de Hollanda Cordeiro E.de Hollanda Cordeiro 15h45 min de 26 de maio de 2008 (UTC)


  • "Pertencem à área das Humanidades todos os núcleos dos saberes que saem do homem como objeto de estudo e voltam para o homem como objeto do conhecimento. São eles: saberes psicológicos, sociológicos, antropológicos, filosóficos, econômicos, administrativos, judiciários e lingüísticos, literários, artísticos ou estéticos." Maria Dalva Silva Pagotto, psicóloga, licenciada em Psicologia e mestre e doutora em Educação.

O termo humanidades abrange muito mais do que o "estudo da língua e da literatura grega e romana", na minha opinião o título do portal é adequado, talvez até "humanidades" apenas já seria suficiente posto que 'Ciências humanas' e 'Humanidades' tem o mesmo significado. Imperatriz (discussão) 02h05min de 27 de Maio de 2008 (UTC)

Não encontrei essa divisão como disseram no Índice dos portais nem em Predefinição:Portais. Em que página é que aparece essa classificação de Interesse geral? GoEThe (discussão) 09h47min de 30 de Maio de 2008 (UTC)
Já encontrei. Essa é a predefinição:enciclopédia seções. Vou copiar estas sugestões para a página de discussão da predefinição. GoEThe (discussão) 22h45min de 30 de Maio de 2008 (UTC)

Erros

William Harvey, morto no dia 3 de junho de 1657 não era físico, mas médico. Provavelmente um erro na tradução de "Physician" (médico), físico seria "Physicist".

Feito: corrigido o erro de tradução referente à profissão de William Harvey. Yone (discussão) 15h40min de 4 de Junho de 2008 (UTC)

Marte não é o unico planeta no qual já foram identificados fenômenos eólicos, conforme corrigido na página sobre desertos. o comentário precedente não foi assinado por 66.57.241.186 (discussão • contrib.) JSSX uai 03h29min de 3 de Junho de 2008 (UTC)

Proposta de citação do dia!

Olá Alegre, eu gostaria de que a página principal da Wikipédia tivesse uma seção "Citação do dia", incluída na versão em espanhol. Onde eu posso fazer uma votação? --Carlos Augusto contato 15h20min de 3 de Junho de 2008 (UTC)

O formato da PP é dado por votação... há uma discussão sobre o assunto... mas só quando for feita a votação é que se poderá mudar algo na página principal. Béria Lima Msg 16h21min de 3 de Junho de 2008 (UTC)

Uma ajuda

Olá, sou novo aqui no site wikipedia, e ficaria muito grato se alguém pudesse me ajudar no quesito de participar dessas discussões!o comentário precedente não foi assinado por Muhamad Ali (discussão • contrib.) 02h43min de 4 de Junho de 2008 (UTC)

Use a Wikipedia:Página de testes para experimentos.--OS2Warp msg 02h43min de 4 de Junho de 2008 (UTC)

Página principal

Olá. Eu precisava saber sobre o significado de "página principal". Mas quando digito "Página Principal", aparece a página principal do Wikipédia. Eu não quero a página principal, mas sim o significado de "página principal". Obrigado.o comentário precedente não foi assinado por 200.96.54.183 (discussão • contrib.) Ramisses (discussão) 01h48min de 5 de Junho de 2008 (UTC)

Consulte Home page. -Ramisses (discussão) 01h48min de 5 de Junho de 2008 (UTC)

Esporte Clube Oriente

Fundado em 11 de novembro de 1934 na cidade de Campo Bom, por Emilio Oscar Feldes o comentário precedente não foi assinado por Binho10 (discussão • contrib.) JSSX uai 18h12min de 4 de Junho de 2008 (UTC)

E? -Ramisses (discussão) 01h48min de 5 de Junho de 2008 (UTC)