Wikipédia Discussão:Página principal/Arquivo/26

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Reformulação de trecho na página principal[editar código-fonte]

Parece-me incorreta a informação de que "a Wikipédia existe graças à Wikimedia Foundation", tal qual está colocado logo abaixo do título do bloco sobre projetos irmãos. -- do ponto de vista cronológico, a Wikipédia (de 15 de janeiro de 2001) antecede a Fundação Wikimedia (20 de junho de 2003), ou seja, a enciclopédia não existiu graças à fundação, talvez tenha se desenvolvido ou ampliado a partir do surgimento da fundação; -- a existência da enciclopédia depende realmente da participação de milhares de usuários, a Fundação talvez dê apoio e sustentação material, mas o dinamismo produtivo, que garantiu a existência e a evolução do projeto, foi possível graças à mobilização humana

Aproveito para recomendar que se adote na página principal o termo Fundação Wikimedia e não Wikimedia Foundation, tal qual aliás aparece no verbete da Fundação na página em português.o comentário precedente não foi assinado por Joalpe (discussão • contrib.) 2014-03-27T00:37:36

Imagens destacadas[editar código-fonte]

Acho que embaixo da imagem do dia não deveria ter imagens de qualidade e sim imagens destacadas, pois para ser uma imagem do dia é preciso que ela seja uma imagem destacada, e não de qualidade. ArionEstar (discussão) 14h03min de 26 de janeiro de 2014 (UTC)

Precisamos de tradutores e embaixadores técnicos brasileiro no Meta-Wiki[editar código-fonte]

O texto que aqui estava foi movido para: WP:Esplanada/anúncios#Precisamos de tradutores e embaixadores técnicos brasileiro no Meta-Wiki. Helder.wiki (discussão) 10h22min de 13 de fevereiro de 2014 (UTC)


Páginas novas ou recentes[editar código-fonte]

Eu estive vendo as Wikipédia's em outras linguas, inglês por exemplo na inicial vc clica em 4,449,864 (números de artigos) vc vai direto em Estatísticas isso acontece com todas as wikis menos em português que vai para Páginas recentes, deveria mudar a pagina inicial e fazer igual as outras, isso poderia diminuir o nível de vandalismo ja que seria mais difícil para um vândalo encontrar as Páginas recentes, e as Páginas recentes colocar em negrito e mover para a sessão Páginas especiais. Eu propôs e mesma coisa aqui mas acabou sendo esquecido! Leonardo (discussão) 02h52min de 13 de fevereiro de 2014 (UTC)

Imagens destacadas[editar código-fonte]

Há um problema na PP. As imagens do dia são colocadas por um bot. Porém o bot não coloca as descrições delas. O que acontece: chega o dia da imagem do dia e ela fica sem descrição. Isso tem uma solução? Tem como o bot adicionar as descrições? ArionEstar (discussão) 16h13min de 18 de fevereiro de 2014 (UTC)

ArionEstar, vide tópicos acima. Helder.wiki (discussão) 20h26min de 18 de fevereiro de 2014 (UTC)

Naturalidade de Nicolau Copérnico[editar código-fonte]

Na página de Nicolau Copérnico não está escrito que ele é nascido no então Reino da Polônia, como então ele é um cientista 'alemão'? --Tiago (discussão) 17h28min de 24 de maio de 2014 (UTC)

  • Na página Nicolau Copérnico está indicado que Copérnico foi um astrônomo e matemático polaco. É importante notar no entanto que sua família era de origem alemã e que os idiomas mais utilizados eram latim e alemão, embora falasse o polonês. Em muitos países da Europa, ao contrário do que estamos acostumados, não é a geografia que determina a nacionalidade, se quem nasce no Brasil é brasileiro (Jus soli), para outras nacionalidades é necessário ser filho de um cidadão do pais (Jus sanguinis), isso vale para a Alemanha, para Portugal, Itália e muitos outros. Dai vem a famosa dupla cidadania. que muitos brasileiros descendentes de europeus possuem e também a cidadania nenhuma, filho de cidadão de um pais jus soli que nasce em outro que adote o jus sanguinis. concluindo, não é errado citar que Copérnico era alemão Veja um caso curioso neste artigo:Peter Brian MedawarJo Loribd 15h21min de 25 de maio de 2014 (UTC)

Noutros idiomas[editar código-fonte]

Por favor, seria possível adicionar um atalho para a Wikipédia em leto na seção "Noutros idiomas"? Pergunto porque é um pouco chato ter que clicar antes em "English" para aparecer a opção "Latviešu" de troca de idioma pelo menu. No Brasil há bastante descendentes de letos (concentrados principalmente em Nova Odessa e Tupã, mas várias outras cidades também receberam número considerável de imigrantes da Letônia). Inclusive, em Nova Odessa ocorrem festas típicas e em páginas na Internet dá para ver que há um número considerável de brasileiros que conhecem o idioma leto (e na biblioteca de Nova Odessa tem vários livros em leto). Então acho que faz sentido ter o atalho para a Wikipédia em leto aqui. O que acham? Harilik orav (discussão) 13h22min de 27 de junho de 2014 (UTC)

Vou tentar, não sei se é possível, mas não precisa ir até lá, na coluna outros idiomas já referida, ao final aparece o item lista completa e lá tem o link para letónico que leva ao mesmo local que o Latviešu da en-Wp.Jo Loribd 14h41min de 27 de junho de 2014 (UTC)

Foto da Amália[editar código-fonte]

A foto de Jade Barbosa, esta errada. E de Amalia rodrigues.

Acrescentar o nome da primeira mulher a ganhar a medalha Fields não é relevante? Otávio de ramalho (discussão) 18h13min de 16 de agosto de 2014 (UTC)

Erro de formatação![editar código-fonte]

Informo ao editor que atualiza a página principal, de que há uma má formatação da coluna esquerda da página. Ela está transpassando no final da página, bem abaixo da Imagem destacada. Luz28(Msgn) 14h25min de 28 de agosto de 2014 (UTC)

No meu navegador não notei nada (Firefox), se o defeito ainda persistir, nos informe o navegador, o sistema operacional etc para uma melhor resposta.Jo Loribd 17h33min de 28 de agosto de 2014 (UTC)
Agora está normalizado! Eu acesso para visualização e edição através de um PC com Windows 7 Ultimate SP1 e o Chrome Versão 36.0.1985.143 m. Luz28(Msgn) 01h43min de 29 de agosto de 2014 (UTC)

On the English Wikipedia, we started a project called TAFI. Each week we identify underdeveloped articles that require improvement. Our goal is to use widespread collaborative editing to improve articles to Good article, Featured article or Featured list quality over a short time frame.

This is all about improving important articles in a collaborative manner, and also inspiring readers of Wikipedia to also try editing. We think it is a very important and interesting idea that will make Wikipedia a better place to work. It has been very successful so far, and the concept has spread to the Hindi Wikipedia where it has been well received.

We wanted to know if your Wikipedia was interested in setting up its own version of TAFI. Please contact us on our talk page or here if you are interested.--Coin945 (discussão) 17h24min de 2 de setembro de 2014 (UTC)

Página inicial está ficando frequentemente desatualizada[editar código-fonte]

Muito mais nos finais de semana, mas tenho notado que recorrentemente a página inicial anda sendo muito tarde. Se puder ajudar de alguma forma, sei que ela é bloqueada para edição (óbvio) Palsyrangel (discussão) 13h32min de 9 de setembro de 2014 (UTC)

@Palsyrangel: O que está desatualizado? Helder 13h43min de 9 de setembro de 2014 (UTC)
@Helder:O artigo destacado, os acontecimentos relativos ao dia... em vez de mostrar, por exemplo, fatos do dia 09 de setembro, mostravam os do dia 8.Palsyrangel (discussão) 14h28min de 10 de setembro de 2014 (UTC)
  • Talvez seja cache, nas suas "preferências", estando logado, vá na aba gadget, seção "navegação" e selecione "Purgar: adiciona uma aba para forçar a atualização de páginas nos servidores", salve a página e uma aba será adicionada dentro da aba "mais". Se for cache acionar este botão deve resolver. Lembre também que a referência de data da Wikipédia é UTC, dependendo de onde você se encontra pode ser a explicação.Jo Loribd 14h49min de 10 de setembro de 2014 (UTC)
@Jo Lorib: perfeito, era exatamente o que estava acontecendo. agradeço.

Palsyrangel (discussão) 13h01min de 15 de setembro de 2014 (UTC)

Erro na seção "Eventos recentes"[editar código-fonte]

Na seção "Eventos recentes" o nome do Partido Social-Democrata está grafado "PartidoSocial-Democrata". comentário não assinado de 201.55.240.5 (discussão • contrib) Marquinhos diga aí 11h28min de 25 de setembro de 2014 (UTC) (UTC)

Caros, esse artigo em destaque sobre a Rede Globo não traduz a busca pelo equilíbrio e precisão da Wikpedia. Há outros artigos sobre o Grupo Globo que foram desconsiderados (https://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_Globo) nesse destaque da primeira página. Como usuário da Wikipedia desde o seu início entendo o espírito de construção do projeto, mas considero que em situações desse gênero todos os lados devem ser apresentados aos leitores.

--Bites (discussão) 12h55min de 22 de setembro de 2014 (UTC)

Todos os lados foram apresentados no verbete em questão e ele não representa uma posição da comunidade. É apenas mais um artigo de qualidade na PP. Se quer que o artigo do Grupo Globo apareça a página principal, trabalhe por isso! Qualquer artigo pode aparecer na página principal se cumprir o critérios de destaque. Se está na Wikipédia pelo tempo que afirma, não deveria mais fazer esse tipo de confusão primária. Chronus (discussão) 01h17min de 25 de setembro de 2014 (UTC)

Interwiki em romeno[editar código-fonte]

Seria posible adicionar um link para a Wikipedia em romeno? Ela conta com um número de artigos semelhante ao wikipedia húngaro. Alem de isso, é uma Wikipedia em uma língua românica. --Danutz (discussão) 16h02min de 24 de setembro de 2014 (UTC)

Vladimir Putin[editar código-fonte]

Putin é o Presidente atual da Rússia. A primeira página da referida data está como Primeiro-Ministro, portanto errada. Segue link para constatação: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vladimir_Putin 179.111.75.22 (discussão) 21h08min de 7 de outubro de 2014 (UTC)

Erro na seção "Eventos recentes": Não existe um "Nobel da Economia"[editar código-fonte]

Como consta no próprio artigo Nobel da Economia, é incorreto se referir à esse prêmio como um dos prêmios nobel, já que não é da concedido pela Fundação Nobel. A frase precisa ser reformulada. Keplerbr (discussão) 03h30min de 14 de outubro de 2014 (UTC)

a Wikipédia apenas reflete suas fontes, embora o nome correto seja Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel todo mundo se refere a "Nobel de Economia" http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/10/1531570-nobel-de-economia-vai-para-frances-jean-tirole.shtml http://oglobo.globo.com/economia/frances-que-estuda-regulacao-de-monopolios-leva-nobel-de-economia-14228626 http://exame.abril.com.br/economia/noticias/por-que-o-nobel-de-economia-foi-para-jean-tirole http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/10/jean-tirole-ganha-o-nobel-de-economia.html http://www.bbc.co.uk/mundo/ultimas_noticias/2014/10/141013_ultnot_nobel_economia_jean_tirole_nc http://www.bbc.co.uk/portuguese/economia/story/2005/10/051010_nobeleconomiaro.shtml.Jo Loribd 12h50min de 14 de outubro de 2014 (UTC)

Lembro-me do caso do Nobel da Medicina, que ocorreu há uns anos, em que o argumento foi similar. Nesse caso o nome foi alterado para o Nobel de Fisiologia ou Medicina, apesar de não ser muito conhecido assim. Cumprs. Lijealso (discussão) 13h13min de 14 de outubro de 2014 (UTC)

Aqui na Suécia, este prémio é vulgarmente designado de Prémio Nobel da Economia (em sueco: Nobelpriset i ekonomi), ou até Prémio da Economia (em sueco: Ekonomipriset), embora o seu nome oficial seja Prémio do Banco Central da Suécia de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel (em sueco: Sveriges Riksbanks pris i ekonomisk vetenskap till Alfred Nobels minne). Foi instituído em 1968 pelo Banco Central da Suécia (em sueco: Sveriges riksbank) e aprovado pela Fundação Nobel (em sueco: Nobelstiftelsen). É atribuído anualmente pela Academia das Ciências da Suécia (em sueco: Vetenskapsakademien), e pago pelo Banco Central da Suécia (em sueco: Sveriges riksbank).HCa (discussão) 09h06min de 19 de janeiro de 2015 (UTC)

Contador de número de artigos[editar código-fonte]

O contador do número de artigos que aparece na página principal já inclui os ex-anexos, que agora são páginas do domínio principal? Se não, ele precisa ser atualizado, já que ele estaria defasado. Berganus (discussão) 06h42min de 10 de novembro de 2014 (UTC)

O contador sempre incluiu os anexos, pois o domínio anexo está configurado como domínio de conteúdo, então o número não muda ao movê-los para o domínio principal. Danilo.mac(discussão) 15h49min de 11 de novembro de 2014 (UTC)

Problema em editar a efeméride[editar código-fonte]

Fiz uma edição na efeméride do dia 27 (hoje), porém, na página principal continua mostrando como se não houvesse editado. O que houve? Keplerbr (discussão) 04h18min de 27 de novembro de 2014 (UTC)

De vez em quando demora para aparecer na PP a modificação que você faz em um lugar secundário. Chronus (discussão) 06h54min de 11 de dezembro de 2014 (UTC)

Ver o tópico acima "Página inicial está ficando frequentemente desatualizada".Jo Loribd 15h33min de 19 de janeiro de 2015 (UTC)