The Woody Woodpecker Show

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a série originária da sit-com, veja Woody Woodpecker.
The Woody Woodpecker Show
Pica-Pau e Amigos (PT)
Pica-Pau e Seus Amigos / Pica-Pau (BR)
LOGO DO DESENHO
LOGO DA SÉRIE

Logotipo usado Pica Pau desde 1940 e 1972
Logotipo da série dos anos 60.
Informação geral
Formato série de desenho animado
Gênero Comédia, Animação
Duração 7 min. aprox. por episódio
Estado Cancelado
Criador(es) Walt Lantz
Baseado em Woody Woodpecker
por Walter Lantz
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 2
Episódios 196 (Lista de episódios)
Produção
Diretor(es) Walt. Lantz
Tema de abertura "Woody Woodpecker Theme"
Tema de encerramento "Woody Woodpecker Theme" (Instrumental)
Empresa(s) produtora(s) Universal Pictures
Exibição
Emissora original ABC (1957–58)
Distribuição Universal
Formato de exibição 240i (SDTV)
Transmissão original 3 de outubro de 195725 de setembro de 1958
Cronologia
Woody Woodpecker
(1941-1972)
The New Woody Woodpecker Show
(1999-2002)

The Woody Woodpecker Show (br: Pica Pau e seus Amigos, ou simplesmente Pica-Pau) é uma série de desenho animado americana criado por Walter Lantz e produzido e distribuído pela Universal. O programa estreou na ABC em 3 de outubro de 1957 e 25 de setembro de 1958, considerado um clássico da televisão, começou a ser produzido em 1940 e, após várias temporadas, foi cancelado em 1972, devido ao fechamento dos estudios Walter Lantz. Em 1999 seria produzida uma nova série baseada no programa, chamada The New Woody Woodpecker Show.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O programa gira em torno do Pica-Pau (Woody Woodpecker, no original), um pássaro maluco que vive se metendo em confusões e vivendo aventuras, com seus diversos amigos e inimigos.

No início, o Pica-Pau era completamente louco, e seu passatempo preferido era irritar os outros com suas bicadas e risadas, entre outras maluquices. Com o passar do tempo, a personalidade do Pica-Pau foi se definindo até ele se tornar um animal 100% "racional".

As aventuras do Pica-Pau se passam em vários cenários, desde parques arborizados até a cidade grande. Uma marca do programa é a característica risada do personagem, que fecha quase todos os episódios.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Episódios[editar | editar código-fonte]

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Assim como nos EUA, o programa fez um enorme sucesso no Brasil, sendo que foi o primeiro desenho animado a chegar à televisão brasileira. Já foi exibido pela Fox, Cartoon Network, Jetix, Boomerang e Tooncast.[1] Na TV aberta já passou pela TV Tupi, Rede Globo e SBT, e começou a ser reexibido pela Rede Record, que já havia exibido seus episódios na década de 60, em 2006, foi o programa de maior longevidade em exibição, chegando a ser um dos programas de maior sucesso da emissora. Com o encerramento do contrato com a Universal Pictures, em 3 de dezembro de 2015, a Record comunicou para as suas afiliadas e emissoras próprias o cancelamento da exibição do desenho animado.[2] Um ano ano depois, no dia 24 de setembro de 2016, a Record voltou a exibir Pica-Pau, aos sábados das 13h as 15:15 da tarde e aos domingos das 9h as 11h da manhã. Além disso, a Record voltou a exibir também após anos desenhos de outros personagens do Show do Pica-Pau.

Em 2008, a rede de lanchonetes Habib's dava como brinde DVD's do Pica-Pau, entre outros produtos licenciados da série. Os DVD's, que contavam com os episódios selecionados, também passaram a ser vendidos nas bancas e lojas.

A série foi disponibilizado em 11 de julho de 2022 na Globoplay, o serviço de streaming da Globo.[3][4]

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, a única vez que o programa passou na TV Portuguesa foi de 1965 até meados da década de 70, na rubrica "Lanterna Mágica", na versão original. Depois disso, foi retirado da programação e nunca mais foi exibido.

Em Portugal, ao contrário do Brasil, o desenho não foi o primeiro a chegar à televisão portuguesa, mas foi o primeiro a ser emitido no dia 25 de abril de 1974, que foi o dia em que se estabeleceu de novo a democracia no país, às 12h45 da tarde. Algum tempo depois saiu da programação e só nos anos 90 é que o personagem voltou em cassete VHS, com uma dublagem brasileira, com algum sucesso nas vendas.

Em 2001, foi emitida a nova série do Pica-Pau (The New Woody Woodpecker Show) na SIC, com uma dobragem portuguesa. Posteriormente em 2011, foi emitida na TVI, com uma nova dobragem portuguesa e mais tarde, em 2013, na SIC K, com a mesma dobragem portuguesa da SIC.

Também foram comercializados revistas em quadrinhos com o Pica-Pau e com os personagens criados por Walter Lantz. No século XX, o personagem fez mais sucesso no país nos quadrinhos.

Atualmente a RecordTV Europa exibe a série antiga, de manhã, no bloco Record Kids, com dublagem brasileira.

Referências

  1. «Todas as Notícias - NOTÍCIAS - Tooncast: canal por assinatura reúne desenhos clássicos». revistacrescer.globo.com. Consultado em 10 de outubro de 2021 
  2. Flávio Ricco (3 de dezembro de 2012). «Record anuncia fim da exibição do desenho "Pica-Pau"». UOL. Consultado em 3 de dezembro de 2015 
  3. «O Pica-Pau e Seus Amigos já disponível no Globoplay». ANMTV. 12 de julho de 2022. Consultado em 28 de janeiro de 2023 
  4. «Desenho animado clássico do Pica-Pau estreia no Globoplay». InfoAnimation. 11 de julho de 2022. Consultado em 28 de janeiro de 2023