X-Plane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde maio de 2012).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
X-Plane
Desenvolvedor Laminar Research
Plataforma x86, x86-64 e PowerPC
Versão estável 10
Sistema operacional Linux, Mac OS e Microsoft Windows
Gênero(s)
Estado do desenvolvimento Ativo
Página oficial http://www.x-plane.com

X-Plane é um programa, para Mac e PC, que simula voos com aeronaves.

Distintamente de jogos sobre o mesmo tema, que se limitam a proporcionar uma reprodução aproximada do comportamento de uma aeronave, X-Plane implementa um modelo de voo realista baseado nas forças exercidas sobre multiplas secções de uma aeronave. Neste aspecto é equivalente aos simuladores de voo "profissionais". Por esta e outras razões é, presentemente, o unico "simulador" para PC credenciado pela FAA como simulador de pleno direito.

Permite utilizar, com realismo para lá da mera aparência, cerca de 40 aviões e helicópteros, incluindo jatos, monomotores, planadores. E conta com uma base de dados mundial, para terreno e cerca de 18 mil aeroportos de todo o mundo, permitindo também pousar em porta-aviões.

Falhas Humanas[editar | editar código-fonte]

O X-Plane possui um modelo de falhas detalhado, com 35 sistemas que podem ter falhas manuais quando você menos esperar. Você pode falhar nos instrumentos de navegação, motores, controles de voo e controles de pouso a cada momento. É totalmente personalizável, permitindo a criação de texturas, sons e painéis de instrumentos para os seus aviões virtuais.

Certificação do FAA[editar | editar código-fonte]

O X-Plane é utilizado por pilotos reais para se treinarem para o exame de certificação FAA. Isto significa que o simulador é preciso nos modelos implementados, sejam estes de dinâmica, motorização, controle, instrumentação, navegação, meteorologia.

Assim, como simulador, revela-se completo e preciso, satisfazendo as condições necessárias de treino para um exame de certificação. No entanto, pelo seu aspecto e uso possível, pode ser confundido com os jogos sobre o mesmo tema.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.