X-Tudo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de X-Tudo (programa))
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo lanche, veja Anexo:Lista de tipos de sanduíches.
X Tudo
Informação geral
Formato Didático
Gênero Educativo
Infantil
Duração 25 Minutos
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Apresentador(es) Márcio Ribeiro
Vozes de Fernando Gomes e Enrique Serrano
Elenco Gérson de Abreu
Rafael Meira
Raquel Barcha
Marcelo Mansfield
Márcio Ribeiro
Norival Rizzo
Joyce Roma
Fernando Gomes
Fernanda Souza
Enrique Serrano
Oscar Simch
Tema de abertura X Tudo
Exibição
Emissora de televisão original Brasil TV Cultura
Formato de exibição SD
Transmissão original 11 de abril de 1992 - 3 de novembro de 2002
N.º de temporadas 10
Cronologia
Último
Quintal da Cultura
Rá Tim Bum
Próximo

X-Tudo foi um programa de televisão infantil exibido originalmente pela TV Cultura a partir de 1992 produzido pelo SESI. Seu formato se prestava a transmitir informações de uma maneira clara e rápida, colaborando para a boa qualidade dos programas destinados ao público infantil da emissora durante o início da década de 1990. Terminou no final de 2002.

Sua primeira edição contava com a apresentação do ator Gerson de Abreu e do boneco X (criado e manipulado por Fernando Gomes desde a origem do programa até dezembro de 1998 e depois, por Henrique Serrano), que abordavam assuntos cotidianos e curiosidades em geral. Havia também a participação de Marcelo Mansfield no quadro de curiosidades científicas, Oscar Simch como o sultão e Raquel Barcha como Sherazade, ambos no quadro de sugestões de leitura e o entrevistador mirim Rafael Meira.

Com o decorrer do tempo, o programa teve seu elenco alterado, com a participação dos atores Márcio Ribeiro, Norival Rizzo, Joyce Roma em quadros de esquetes, a entrevistadora mirim Fernanda Souza e o reporter Henrique Stroeter.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Ganhou em 1995, o prêmio O Magnífico da Câmara Municipal de São Paulo.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • O programa estreou no dia 11 de abril de 1992, numa sexta-feira e foi extinto em 3 de novembro de 2002 num domingo, o fim do programa foi uma estratégia da TV Cultura em renovar sua programação infantil.
  • Gerson de Abreu começou a carreira na TV Cultura em 1982 no papel de um cozinheiro no programa É Proibido Colar, sendo depois convidado a integrar o elenco da emissora. Participou de programas como Som Pop e Bambalalão antes de participar de X Tudo. Apresentou o programa entre 1992 e 1994, quando mudou para a TV Record, onde participou dos programas Agente G e Vila Esperança (programa de televisão). Depois atuou em teatro, se retirou em março de 2002 por problemas de saúde e excesso de peso, falecendo aos 37 anos em 18 de julho de 2002 em sua casa em Iguapé, litoral sul de São Paulo.
  • Fernando Gomes (criador e manipulador do boneco X) desenvolveu inúneros trabalhos na área infantil e participou de programas como "Castelo-Rá-Tim-Bum", "Agente G", "Vila Sésamo" e "Cocoricó" onde além de ter criado vários bonecos, dá vida ao protagonista Júlio e dirige o programa.
  • Marcelo Mansfield era ator de teatro quando passou a integrar a equipe de educativos da TV Cultura no final dos anos 80. Depois teve seu próprio programa na TV Gazeta e prosseguiu sua carreira no teatro de comédia. Atualmente faz parte do programa "Agora é Tarde" da Band.
  • Depois do programa, a atriz Raquel Barcha passou a interpretar Sherazade no teatro ganhando diversos prêmios, entre eles o de melhor atriz e espetáculo pela Associação Paulista dos Críticos de Arte.
  • Rafael Meira começou no programa em pequenas participações, depois se tornou um dos apresentadores principais e tomou parte em seriados voltados a públicos de faixa etária maior como episódios das séries Telecurso e Turma do Gueto, também da TV Cultura.
  • Henrique Stroeter interpretou Perônio, o menos sério dos dois irmãos gêmeos cientistas Tíbio e Perônio no seriado Castelo Rá-Tim-Bum.
  • Fernanda Souza ficou famosa interpretando a Mili, na primeira edição da série Chiquititas Brasil em 1997.
  • Márcio Ribeiro ganhou vários prêmios por atuações no teatro, entre eles nos Festivais de Brasília e Gramado, depois participou de esquetes do seriado Camera Café exibido pelo SBT. Atuou em espetáculos de stand-up comedy até seu falecimento, em 29 de maio de 2013.
  • Norival Rizzo integrou a equipe da TV Cultura por vários anos. Um de seus papéis mais conhecidos foi o de um perverso treinador de jogadores de videogame em um episódio de Mundo da Lua.
  • Joyce Roma integrou o elenco de "Mundo da Lua", como a prima Gisela de Los Angeles, foi a protagonista da série "Qual É, Bicho?" como a Camila e depois ainda deu vida à divertida Filomena no "Quintal da Cultura". Participou de vários espetáculos teatrais como por exemplo "Francisco e Clara, o Musical" onde viveu a protagonista e ficou em cartaz em São Paulo em 1998.
  • Oscar Simch atuou no X-Tudo como o sultão, que durante algum tempo substituiu Sherazade (interpretada por Rachel Barcha) no quadro de sugestões de leitura. Ele ficou conhecido, principalmente no Rio Grande do Sul, por manipular alguns bonecos do Pandorga, um programa exibido pela TVE-RS, um canal educativo local, e por ter feito parte do elenco da peça de teatro "Homens de Perto".
  • Depois de anos fora do ar, a TV Cultura decidiu resgatar o X-Tudo. A estreia com o 1º programa exibido em 1992, ocorreu no dia 01 de Fevereiro de 2014 até 21 de Dezembro de 2014. A atração iá ao ar todo sábado, às 13h15.


Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde abril de 2011).

Emissoras em que o programa é ou foi exibido[editar | editar código-fonte]

Sites[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.