Wandi Doratiotto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wandi Doratiotto
Nascimento 5 de junho de 1953 (64 anos)
São Paulo
Nacionalidade Brasileira
Ocupação ator, apresentador de televisão, compositor e músico
Página oficial
IMDb: (inglês)

Wandi Doratiotto (São Paulo, 5 de junho de 1953) é um ator, apresentador de televisão, compositor e músico brasileiro.

É vocalista e violonista do grupo Premê, além de apresentador do programa Bem Brasil.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Wandi nasceu em uma família de músicos: seu pai tocava cavaquinho e violão, sua mãe formara uma dupla de música sertaneja com as irmãs e seus tios também haviam formado uma dupla sertaneja.[1] Cresceu no Bairro da Lapa, onde desde pequeno tocava violão.[2]

Na juventude, concluiu o curso de Música e Educação Artística pela Faculdade Mozarteum de São Paulo. No rádio, apresentou os programas Quase Lindo, na Rádio USP FM,[3] e Múltipla Escolha, na Rádio Musical FM. Em 1976, torna-se integrante do grupo Premeditando o Breque, com o qual gravou seis discos.

Na televisão, atuou no programa Nas Ondas do Rádio e na novela Kananga do Japão, ambos na Rede Manchete. Na TV Cultura, atuou em programas infantis, como Rá-Tim-Bum, X-Tudo e Castelo Rá-Tim-Bum. Na mesma emissora, apresenta, desde 1991 o programa musical Bem Brasil.[4]

No teatro, atuou no espetáculo A Estrambótica Aventura da Música Caipira e, desde 2003, na peça Não Mexe Com Quem Tá Quietinho, juntamente com os atores Arthur Kohl e Renato Caldas. Também em 2003, lançou o CD solo Pronto!, de forma independente.

Participou de vários comerciais de televisão e cinema, e, no final de 2006, lançou o livro "Haicais", pela Editora Papagaio.

Trabalhos na Televisão[editar | editar código-fonte]

No Cinema[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]