xargs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

xargs é um comando dos sistemas operacionais tipo Unix usado para construir listas de parâmetros passados antes de sua execução[1] usando as informações produzidas por outro programa em sua saída padrão[2]. Seu nome é a abreviatura de extended arguments, que é argumentos estendidos em português[3].

Uso[editar | editar código-fonte]

Um exemplo trivial de uso é canalizar o conteúdo de um arquivo texto com um nome por linha e usá-los como parâmetros para o comando touch e criar arquivos com estes nomes deste modo:

$ cat teste.txt | xargs touch

Neste exemplo o arquivo texto teste.txt é enviado para a saída padrão com o comando cat e canalizado para o xargs que chama o comando touch uma vez para cada nome no arquivo texto.

O exemplo a seguir gera uma lista ordenada de usuários cadastrados num sistema operacional Linux[4].

$ cut -d: -f1 < /etc/passwd | sort | xargs echo

Referências

  1. Julio Cezar Neves (2 de março de 2021). «O comando xargs». Dicas-L. Consultado em 30 de agosto de 2023. Existe um comando, cuja função primordial é construir listas de parâmetros e passá-la para a execução de outros programas ou instruções. Este comando é o xargs e deve ser usado da seguinte maneira 
  2. Uirá Ribeiro. «Comando Xargs no Linux». Certificação Linux. Consultado em 30 de agosto de 2023. Ele resolve o problema de pegar a saída padrão de um programa e usá-la como argumentos ou parâmetros para um comando ou programa. 
  3. Wolfram Rösler (2006). «The Unix Acronym List». The Unix Acronym List. Consultado em 30 de agosto de 2023 
  4. Michael Kerrisk (24 de junho de 2023). «xargs(1) — Linux manual page». man7.org. Consultado em 30 de agosto de 2023 
Ícone de esboço Este artigo sobre informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.